Agricultura
Portugal tem três finalistas nos prémios de Inspiração Agrícola e Rural-ARIA 2024
Votações decorrem até 1 de dezembro
Votações decorrem até 1 de dezembro
Publicado
6 meses atrásem
Portugal tem três finalistas nos prémios ARIA 2024
Votações decorrem até 1 de dezembro
Há três finalistas portugueses nos Prémios de Inspiração Agrícola e Rural – ARIA 2024, que tem por lema “Empowering young people” (Empoderamento dos jovens).
Os projetos nacionais a concurso são Bananika na categoria “Agricultura Inteligente e Competitiva”, Espaço Utopia em “Proteção do Ambiente” e Quinta da Moscadinha na categoria “Tecido Socioeconómico das Zonas Rurais”.
Esta segunda edição dos Prémios de Inspiração Agrícola e Rural (ARIA) procura os projetos mais ecológicos, inteligentes, socialmente inclusivos, inovadores e resilientes da Política Agrícola Comum (PAC) implementados a nível local. Este ano, o concurso destaca os projetos que capacitam os jovens e as mulheres nas zonas rurais.
Os Prémios de Inovação Agrícola e Rural, promovidos pela EU CAP Network (Rede Europeia da PAC), têm o objetivo de reconhecer e incentivar a participação dos jovens na agricultura e no desenvolvimento das zonas rurais, através da distinção de projetos financiados pelos Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) e/ou Fundo Europeu Agrícola de Garantia (FEAGA).
Em 2023, o projeto português “The Landscape Farm” venceu os prémios ARIA na categoria de “Proteção do Ambiente”. Os ARIA 2024 dividem-se em quatro categorias: “Agricultura Inteligente e Competitiva”, “Proteção do ambiente”, “Tecido socioeconómico das zonas rurais” e “Juventude Rural”.
Após a avaliação de mais de 100 candidaturas, foram pré-selecionados 24 projetos inspiradores, que concorrem agora ao prémio na sua categoria temática, mas também ao Prémio Igualdade de Género e ao Prémio Voto Popular. As votações do público já estão abertas e podem ser formalizadas até 1 de dezembro (18h CET).
Rede Nacional PAC | Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural Av. Afonso Costa, 3, 1949-002 LISBOA | Telefone: +351 218442200 | https://www.rederural.gov.pt/ | rederuralnacional@dgadr.pt
A cerimónia de entrega dos Prémios ARIA 2024 realiza-se a 4 de dezembro, em Bruxelas e tem transmissão online. Nessa data são divulgados os seis vencedores: quatro de categorias temáticas, o vencedor do Prémio para a Igualdade de Género escolhido pelo júri e o vencedor do Prémio do Voto Popular – decidido pelo público.
Ao votar e ajudar a divulgar os projetos portugueses, o público está a apoiar projetos inspiradores nacionais e a dar-lhes o reconhecimento e a visibilidade que merecem.
Quais são os projetos portugueses?
A Rede Nacional PAC submeteu seis propostas para a edição de 2024 dos ARIA, resultado do trabalho colaborativo entre a RNPAC, a equipa dos projetos e os seus pontos focais regionais (que se situam nas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Norte, Centro, Alentejo e Algarve e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira).
Bananika, Ilha Terceira, “Agricultura inteligente e competitiva”
“Bananas com final feliz!” Só na Ilha Terceira, estima-se que são desperdiçadas 100 toneladas/ano de bananas. Confrontados com esta problemática, dois jovens, um produtor e um estudante, criam a Bananika, uma sidra sustentável de banana, pensada com o objetivo de reduzir o desperdício, valorizando a banana não aproveitada. Desde o início do projeto já conseguiram salvar 3 toneladas de banana e produzem 14 000 garrafas/ano destinadas essencialmente ao consumo local e nacional.
Espaço Utopia, Póvoa de Lanhoso, “Proteção do ambiente”
Uma empresa da tecnologia, um projeto pioneiro e inovador, que combina um espaço de co- working e um viveiro de plantas aromáticas e medicinais em modo de produção biológico. A inovadora construção do edifício principal, recorreu ao uso materiais reutilizados e reciclados
Quinta da Moscadinha, Camacha, “Tecido socioeconómico das zonas rurais”
Revitalizar a Camacha é a motivação por detrás deste projeto. A Quinta da Moscadinha, remete- nos para o passado, para a glória das inúmeras quintas madeirenses do séc. XIX e para os passeios de domingo em que todos iam beber sidra à Camacha.
A combinação do alojamento turístico, com o restaurante tradicional e a fábrica de sidra artesanal, fazem com que este seja
um projeto da e para a população da Camacha, não só pelos postos de trabalho criados, mas em particular por recuperar os pomares há muito abandonados que hoje são produtivos e fonte de rendimento. Motivos que levam à fixação da população a esta zona rural da Ilha da Madeira.
Sismo foi sentido pelas populações mas não se registaram danos.
O detido foi constituído arguido, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Grândola.
Novo técnico será anunciado em breve.
Chuva intensa durante o fim de semana provocou desalojados e muitas inundações.
Sarapatel é um dos pratos típicos da região nesta altura.
Arronches falha ida à fase de subida após derrota em casa com o Elvas. Lusitano de Évora e O Elvas...
O n.º78 de O Elvas, a cumprir a primeira campanha no Patalino, foi titular, apenas, em seis partidas
Oiça as declarações da governante
Em 2025, iniciou o seu projeto a solo com o single "Alentejano Pelo Mundo", uma homenagem aos alentejanos espalhados pelo...
Veja a intervenção de Lopes Figueira, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Évora
Cerimónia contou com a presença de Luis Montenegro
Autarca enviou ofício à Ministra da Saúde
Envolve 15 municípios do distrito de Portalegre
Abril será mês com espetáculos por todo o país
Vítima tem 85 anos de idade
Mais detidos, mais identificados e maior número de ocorrências.
Oiça as declarações do presidente da CCDRA
Homem foi identificado e presente a Tribunal
Condutor está detido e vai ser ouvido amanhã em Tribunal
Este é um novo recurso que permite um reforço do acompanhamento à Comunidade com Médicos Especialistas em MGF no Centro...
No decorrer da ação, foi apurado que a mulher sofreu uma queda, ficando com lesões nos membros inferiores, ou que...
Em duas campanhas, Pedro Hipólito liderou, assim, o Elvas em 49 jogos, com um saldo de 30V, 14E e 5D...
Realiza nos dias 09, 10 e 11 de maio, no Centro Histórico da vila.
Esta rota convida os visitantes a percorrer dezoito lugares do concelho, descobrindo as histórias criadas por nove escritores nacionais, que...
Pretende-se promover o desenvolvimento económico do concelho.
A iniciativa decorrerá na vila do Torrão, tem como objetivos valorizar e dinamizar a economia local na área da doçaria...
Xutos são um dos destaques.
Vai juntar dois grupos convidados ao Coral Almira de Alcácer do Sal na Igreja da Pousada D. Afonso II
O Gil Vicente não venceu nenhum dos últimos 9 jogos em casa diante do Benfica.
A construção de campos de padel e ténis vai ter lugar no Parque Desportivo
Oiça a reportagem de Teixeira Correia
Congresso da transparência decorreu em Montargil.
É professora e tem 51 anos.
A Volta ao Alentejo em bicicleta volta a ser acompanhada pela TDS
Um deles tinha mandado de detenção.
Decorre em Montargil. Fique a conhecer os intervenientes.
Operação decorreu entre os dias 1 a 28 de fevereiro, com a II Fase da “ Illegal Livestock Farming ”.
Alqueva no seu limite. Abertura de comportas não está prevista.
Veja as imagens na TDS.
Zona está sinalizada com sintética de trânsito proibido.