Educação
Felicidade nas escolas é prioridade de 99% dos diretores portugueses
Representantes da UNESCO apresentaram resultados do relatório em conferência organizada pela Atlântica – Instituto Universitário
Publicado
9 meses atrásem
Nacional
Felicidade nas escolas é prioridade de 99% dos diretores portugueses
Nas escolas portuguesas, a promoção da felicidade e do bem-estar é consensual: 99 por cento dos diretores tem como prioridade promover uma cultura escolar feliz e 92 por cento dos professores sentem satisfação ao observar o progresso dos alunos.
Estas são algumas das conclusões do Relatório Global da UNESCO “Why the World Needs Happy Schools”, lançado na última semana e apresentado pela primeira vez em Portugal, no dia 23 de março. Com o Dia Mundial da Felicidade – celebrado a 20 de março – como mote, a Atlântica – Instituto Universitário desafiou representantes da UNESCO, da Comissão Europeia e da Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) a participarem numa conferência, esclarecendo as conclusões do documento, que dedica um capítulo ao caso português.
Diretores e professores destacam felicidade como pilar da educação
O relatório apresentado inclui um balanço da implementação do modelo Happy Schools em Portugal, uma iniciativa da DGAE em parceria com a Atlântica. A UNESCO e a DGAE procuraram obter feedback sobre o projeto através de um inquérito que recebeu 2.042 respostas de professores, dos quais 80 por cento revela orgulho na criação de um ambiente positivo na sala de aula e 68,5 por cento afirma sentir felicidade ao ensinar; dois terços encara o futuro com esperança e mais de metade deseja currículos mais envolventes.
Já as respostas dos 115 diretores inquiridos confirmam que o foco no bem-estar tem contribuído para ambientes de aprendizagem mais felizes e positivos. 97 por cento considera que as suas escolas são lugares seguros e 90 por cento reporta um clima escolar positivo. Já 86 por cento afirma ter colocado o bem-estar dos alunos e professores em primeiro lugar. Destaque-se, ainda, a intenção de promover um ensino inovador, personalizado e com um maior foco na criatividade, revelada 76 por cento dos diretores.
Além de uma base teórica e da compilação de indicadores sobre temáticas como o bullying, o abandono escolar e a saúde mental, o Relatório Global “Why the World Needs Happy Schools” apresenta algumas componentes orientadas para a aplicação prática do modelo, à semelhança do que se tem verificado em Portugal e em países como a Finlândia, o Iémen, ou o Vietname. A felicidade nas escolas é uma das principais prioridades da UNESCO enquanto elemento central na transformação da educação. A organização pretende, através deste modelo e de ferramentas concretas, promover um ambiente de aprendizagem positivo e inclusivo através da integração de práticas de bem-estar emocional e social no currículo escolar.
Diagnóstico e formação são apostas da DGAE e da Atlântica
Em 2021, tendo por base as orientações da UNESCO – em particular a importância de dotar os profissionais de ensino com as competências necessárias à implementação deste modelo –, a DGAE desafiou a Atlântica a desenvolver um programa Happy Schools, assente na formação dos diretores portugueses. Jorge Humberto Dias, docente da instituição, é o responsável pela dinamização de cursos de formação destinados aos cerca de 800 diretores de escolas que existem atualmente em Portugal, no sistema público de educação. A formação – acreditada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua dos Professores – já contou com a participação de 240 formandos ao longo de seis edições, com a próxima a iniciar-se em abril.
O programa Happy Schools em Portugal conduziu, ainda, à criação de uma ferramenta de diagnóstico para avaliar os níveis de felicidade nas escolas. A primeira aplicação do inquérito, em novembro 2023, contou com a participação de 845 professores, que revelaram sentir-se mais infelizes na escola do que nas suas vidas pessoais, expressando descontentamento com a falta de reconhecimento, salários baixos e excesso de burocracia. Este diagnóstico pretende apoiar diretores e professores no desenvolvimento de planos estratégicos para a promoção da felicidade e bem-estar nas respetivas instituições de ensino. Refira-se que está em avaliação a criação de um selo “Happy School” destinado às escolas portuguesas, em reconhecimento do cumprimento de determinados padrões de felicidade.
Outras notícias recomendadas
-
Mensagem do Arcebispo de Évora para a Abertura do Ano Santo na Catedral e Basílica Metropolitana de Évora
-
Operação Natal: Uma morte no Alentejo e 10 no país.
-
Mulher agride companheiro à chapada na via pública (vídeo)
-
Câmara de Alcácer distribui 60 cabazes de Natal
-
Detidos 2 homens por crimes de tráfico de estupefacientes e posse de arma proibida
-
Tomada de água no Pomarão à ‘margem’ da Câmara de Mértola
-
Fábrica para construir aeronaves regionais avança em Ponte de Sor
-
Todos querem andar no galeão de Alcácer do Sal
-
Moura e Rosal de la Fronteira são ‘irmãs’
-
PS ‘esconde jogo’ em 4 autarquias do distrito de Évora.
-
Carlos Zorrinho ‘andou aos papeis’. Já viu o momento?
-
Carlos Zorrinho promete: ‘Se vencer fico até ao fim’
-
PCP de Évora não garante o mínimo de higiene urbana, diz Pedro Nuno Santos.
-
Candidato do PS a Évora pede ao presidente do Sporting para demitir treinador
-
Quinzena Gastronómica da Caça em Marvão
-
Beja: Campanha ‘Ser Natal’
-
Beja: Ceia de Natal no Chaparro
-
Grândola: Viva a magia do Natal
-
Arraiolos: a magia do Natal
-
Marvão: Magia do Natal chega à vila
-
Avis: leva a magia do Natal a todo o Concelho
-
Odemira: Natal para toda a família
-
Redondo: já vive a magia do Natal
-
Montemor-o-Novo: ‘Histórias na Biblioteca’
-
Pias: Natal com música
-
Évora: Hilton Garden Inn Évora
-
Casa Relvas – o vinho na mesa de Natal
-
Festival de Turismo Literário no fim de semana
-
Acidente grave na EN2 em Montargil
-
Cinco detidos por furto de 4 porcos