Últimas:
O Papel das Misericórdias em Colóquio no Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo – RÁDIO TDS
Siga-nos

Publicado

em

Montemor-o-Novo

Reconhecer e valorizar o papel das Misericórdias na sociedade foi o objetivo

Decorreu no Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo, a 26 de maio, o Colóquio ‘Misericórdias: assistência, sociedade e poder’. A iniciativa centrou-se no aprofundamento do conhecimento e debate sobre o papel  incontornável que as Misericórdias assumem na sociedade ao longo do tempo. Em perspetiva, estiveram as diversas abordagens das Misericórdias, nos âmbitos assistencial, social e patrimonial.

Da parte do Município de Montemor-o-Novo marcaram presença e intervieram o Presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, bem como o Vereador com o Pelouro do Património, António Pinto Xavier. O Colóquio contou também com a participação de investigadores do ISCTE, Escola Superior de Educação de Coimbra, CEPESE, Ayuntamiento de Olivenza e Universidades de Coimbra, Évora e Minho.

Esta foi, no mês de maio, a segunda iniciativa organizada pelo Município com o intuito de reconhecer e valorizar o papel das Misericórdias na sociedade. No mesmo âmbito, e também no Arquivo Municipal, encontra-se patente a exposição ‘A Misericórdia de Montemor-o-Novo. História e Arte’, que contém algum do acervo documental da Misericórdia de Montemor-o-Novo, transferido para o Arquivo Municipal, pela sua relevância histórica e patrimonial. A exposição pode ser visitada ao longo do ano corrente de 2023.

Continuar a ler
Publicidade

MONTEMOR-O-NOVO

Atriz montemorense Helena Caldeira está entre os cinco nomeados para os prémios da Revista Mais Alentejo

As votações para os Prémios da Revista Mais Alentejo estão abertas até dia 8 de outubro.

Publicado

em

Montemor-o-Novo

Primeira nomeação da atriz

A atriz montemorense Helena Caldeira está entre os cinco nomeados para os prémios da Revista Mais Alentejo, na categoria Mais Representação.

Esta que é a sua primeira nomeação que foi uma surpresa para a jovem atriz.

Também a série “Rabo de Peixe”, da qual a atriz faz parte, está nomeada para estes prémios.

Para esta categoria estão também nomeados Albano Jerónimo, Ana Guiomar, Rui Melo e Sara Barros Leitão.

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

Taças Tibetanas continuam a criar ambiente de relaxamento na Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo

O principal objetivo é o alcance de uma rápida e profunda sensação de relaxamento.

Publicado

em

Montemor-o-Novo

Corpo e espírito são unidos pelo fluxo energético resultante desta experiência.

A Biblioteca Municipal Almeida Faria continua a dinamizar as sessões da iniciativa ‘Uma Pausa com Taças Tibetanas’, nas quais Ana Rita Palmiro e as suas taças nos convidam para um momento de pleno relaxamento.

Trata-se de sessões individuais de massagens de som cujo principal objetivo é o alcance de uma rápida e profunda sensação de relaxamento. O impacto da imersão neste ambiente sente-se também nos campos da criatividade e da motivação. Corpo e espírito são unidos pelo fluxo energético resultante desta experiência. As reações têm sido altamente positivas e, por isso, as taças tibetanas regressam em breve à Biblioteca Municipal.

As próximas sessões realizam-se a 10 e 24 de outubro, entre as 14h30 e as 17h00.

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

No “APORMOR em notícias” Joaquim Capoulas faz balanço definitivo da Expomor (Video)

Expomor 2023 visitada por milhares de pessoas.

Publicado

em

Montemor-o-Novo

Expomor recebeu mais visitas este ano do que nos últimos três juntos

No “APORMOR em notícias” de hoje, Joaquim Capoulas, presidente da direção da Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-O-Novo, faz o balanço final da Expomor 2023.

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

Oficinas do Convento promove workshop em formato de estaleiro aberto

Bootcamp tem o intuito de contribuir para a regeneração integrada da aldeia.

Publicado

em

Montemor-o-Novo

Arquitetura regenerativa em comunidades locais

Entre 6 e 15 de outubro, em Casa Branca, concelho de Montemor-o-Novo, a “Oficinas do Convento” promove um workshop em formato de estaleiro aberto.

Enquadrado no projeto da Estação Cooperativa de Casa Branca, o Bootcamp tem o intuito de contribuir para a regeneração integrada da aldeia.

 

 

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo abre portas para visita guiada

Conheça o património do município de Montemor-o-Novo.

Publicado

em

Montemor-o-Novo

Semelhante iniciativa repete-se a 18 de novembro

A 23 de setembro, o Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo abre portas, pelas 10h00, para uma visita guiada à exposição ‘A Misericórdia de Montemor-o-Novo – História e Arte’.

A visita vai ser guiada pela historiadora de arte montemorense Filomena Caetano, segue para a Igreja da Misericórdia e Sala do Despacho.

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

Leilões da APORMOR superam expectativas (Video)

O presidente da APORMOR está bastante satisfeito com o resultado dos leilões.

Publicado

em

Montemor-o-Novo

Leilões foram um sucesso

No decorrer da feira da Luz/Expomor, tiveram lugar vários leilões numa organização da APORMOR.

Joaquim Capoulas, presidente da direção da APORMOR considera que os leilões têm sido um sucesso.

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

SEMEA lançou website e 2ª revista (Video)

Oiça as declarações de Anabela Ferreira do Projeto SEMEA e do autarca montemorense.

Publicado

em

Montemor-o-novo

Projeto SEMEA já tem website

O projeto SEMEA – Semear em Montemor Estratégia Alimentar, lançou o seu website e a 2ª revista.

Este lançamento aconteceu, no decorrer e inserido na Feira da Luz/Expomor.

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

Colóquio sobre o montado ontem na APORMOR (Video)

Joaquim Capoulas presidente da direção da APORMOR falou à TDS.

Publicado

em

Montemor-o-Novo”

“O montado, o ecossistema a proteger”

Ontem à tarde teve lugar no auditório da APORMOR, um colóquio denoninado “O montado, o ecossistema a proteger”, uma organização da Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-O-Novo.

 

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

Tingimento natural com casca de cebola roxa na feira da Luz/Expomor (Video)

Entrevista com Alice Candeia, vice-presidente da Associação “Ciranda”.

Publicado

em

Montemor-o-Novo

Tingimento natural com casca de cebola roxa em destaque no espaço artesanato

A associação de artesãos de Montemor-o-Novo “Ciranda”, está presente na feira da Luz/expomor, para apresentação da mostra de trabalhos.

Ontem foi dia da oficina de Tingimento natural com casca de cebola roxa, com a artesã Alice Candeias.

A TDS esteve a acompanhar esta oficina.

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

Olímpio Galvão faz balanço positivo da Feira da Luz até ao momento (Video)

Autarca montemorense satisfeito com a edição deste ano.

Publicado

em

Montemor-o-Novo

Primeiro balanço bastante positivo

Está a decorrer em Montemor-o-Novo, maisuma edição da Feira da Luz/expomor.

Um certame que todos os anos recebe milhares de visitantes, e este ano não tem sido exceção.

Olímpio Galvão, fez o balanço dos primeiros dias.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!