Últimas:
Nova central fotovoltaica de Monforte, Estremoz e Borba pode abastecer 100mil habitações. – TDS
Siga-nos

Tecnologia

Nova central fotovoltaica de Monforte, Estremoz e Borba pode abastecer 100mil habitações.

Akuo inaugura uma das maiores centrais solares de Portugal

Fotos: Akuo

Publicado

em

Monforte, Borba e Estremoz

Akuo inaugura uma das maiores centrais solares de Portugal

A Akuo, empresa de desenvolvimento e produção de energias renováveis, acaba de inaugurar a Central Solar Fotovoltaica de Santas, localizada nos concelhos de Monforte, Borba e Estremoz, na região do Alentejo. Com uma capacidade de 181 MWp, esta é uma das maiores centrais solares de Portugal.

Vencedora do concurso público lançado pelo Governo português em agosto de 2019, a Central Solar Fotovoltaica de Santas foi financiada em conjunto com a MEAG e o Eiffel Investment Group e começou a injetar eletricidade na rede elétrica portuguesa no passado dia 15 de maio, tendo atingido a sua potência máxima este verão. Além desta central, o concurso incluiu dois outros projetos de centrais fotovoltaicas na zona de Gavião, sendo que uma delas – a central de Margalha – já se encontra a ser construída. Estas três centrais fazem parte de um portefólio com uma capacidade total de 540 MWp.

Para Eric Scotto, Presidente e cofundador da Akuo, “esta central combina todos os critérios qualitativos de um projeto regional de 360°: eletricidade renovável, ciclo de vida exemplar, maximização do território, financiamento de cidadãos e projetos inclusivos que beneficiam os habitantes locais. Enquanto empresa, a Akuo orgulha-se de ser apoiada por parceiros como a MEAG e o Eiffel Investment Group em projetos tão ambiciosos como este em Portugal, onde a abordagem à inovação energética e social está muito alinhada com a nossa.”

Uma região com clima favorável para a produção de energia limpa e competitiva
A central beneficia de um clima ameno, com uma média de 2.030 horas de sol por ano. Este nível de exposição solar – um dos mais elevados da Europa – garante um grau de produtividade e competitividade acima da média para a produção fotovoltaica, fornecendo, assim, eletricidade local e renovável a mais de 100.000 habitações.

Uma central com um ciclo de vida e compromisso a longo prazo com a região
Com os seus 336.448 módulos fotovoltaicos de baixo carbono em localizadores, esta central permite evitar mais de 70.000 toneladas métricas de emissões de CO2 por ano, uma poupança que representa o equivalente às emissões de 27.100 viagens à volta do mundo num automóvel de combustão interna.

Para a construção desta central, foram implementadas medidas ambientais a longo prazo e considerados diversos aspetos, como a conservação, a gestão e o controlo dos recursos hídricos, que são fundamentais para o ecossistema. Situada num corredor de migração, a central é também objeto de acompanhamento ornitológico, o que a torna única pela sua abordagem à sustentabilidade.

Segundo uma análise exaustiva do ciclo de vida efetuada pela Akuo, a central de Santas emite 27gCO2e/kWh, um valor substancialmente inferior à média das centrais elétricas que se fixa em 44gCO2e/kWh, de acordo com a ADEME – Agência Francesa para a Transição Ecológica.

Paralelamente, a Fundação Akuo desenvolveu ações sociais destinadas aos habitantes de Monforte, através de um programa de apoio a pessoas com deficiências mentais e  idosos, adaptado às necessidades específicas deste município. Estas ações, que vão além das medidas compensatórias previstas na lei, reforçam o compromisso do Grupo Akuo com a sociedade envolvente.

Uma campanha de crowdfunding para a expansão da central
Para assinalar a inauguração da central, a Akuo – através da sua plataforma de crowdfunding AkuoCoop em parceria com a Lendosphere – vai lançar uma campanha para a obtenção de um milhão de euros, destinada a financiar a expansão da central em mais 45 MW além da sua capacidade atual. Esta campanha está aberta a todos os cidadãos da União Europeia mas, sobretudo, aos cidadãos e empresas portuguesas que queiram investir na transição energética do país e beneficiar da rentabilidade da central.

Portugal: um modelo para o desenvolvimento das energias renováveis na Europa
No Plano Nacional de Energia e Clima 2030, Portugal aumentou os seus objetivos de capacidade de energias renováveis em 50%, passando agora  a ter como meta 42,8 GW. Assim, até ao final da década, 85% da produção total de eletricidade em Portugal será proveniente de fontes renováveis, incluindo 20,4 GW de energia solar fotovoltaica contra os atuais 3,7 GW.

Tecnologia

O mais avançado telescópio ótico para monitorar o espaço é lançado em Beja.

Permite otimizar a análise de dados espaciais, transformando informações complexas em conhecimentos valiosos para fins de defesa e proteção civil.

Publicado

em

Beja

Permite otimizar a análise de dados espaciais, transformando informações complexas em conhecimentos valiosos para fins de defesa e proteção civil.

Amanhã, dia 10 de setembro, a Força Aérea Portuguesa e a Neuraspace realizam a apresentação oficial do mais avançado telescópio ótico em Portugal, uma parceria com impacto na defesa nacional e europeia, que permitirá otimizar a análise de dados espaciais, transformando informações complexas em conhecimentos valiosos para fins de defesa e proteção civil.

A apresentação realiza-se na Base Aérea N.º 11, em Beja, e conta com uma demonstração em direto das capacidades do telescópio e dos benefícios para a defesa e para os operadores de satélites.

Também amanhã a Força Aérea realiza a cerimónia de brevetamento de novos Pilotos- Aviadores.

Doze militares, dos quais uma mulher, recebem as asas completas da especialidade de Piloto-Aviador num ato simbólico que determina a conclusão do curso em Pilotagem Aeronáutica e a transição para a atividade operacional.

A cerimónia realiza-se amanhã na Base Aérea N.º 11, em Beja, às 16h00.

Continuar a ler

Educação

Luis Montenegro em Évora: ‘Isto tem muito a ver com a nossa visão para Portugal ‘

Montenegro diz que PACT é exemplo nacional

Publicado

em

Évora

Primeiro ministro inaugura o PACT 3.0

Luís Montenegro, primeiro-ministro, fez questão de salientar que ‘ este é o caminho ‘, referindo-se ao desenvolvimento tecnológico que se pratica no PACT.

‘Isto tem muito a ver com a nossa visão para Portugal ‘, acrescentou Montenegro.

O governante fez questão de dizer que os ‘ fundos estruturais estão a ser aqui utilizados… mas nem sempre são’, concluiu.

Montenegro refere que ‘ estes projetos que juntam a comunidade academica, autarquias e outras instituições’ são de enaltecer.

O primeiro-ministro segue agora para Urra no distrito de Portalegre.

Continuar a ler

ÉVORA

Encontro do setor da energia solar decorre em Évora

Com mais de 40 anos de história, as últimas quatro edições contaram com a participação da UIBCongrés na organização, incluindo uma edição em Madrid, uma online durante a pandemia, uma em Maiorca e, agora, na Universidade de Évora.

Publicado

em

Foto: Iberdrola

Universidade de Évora, Évora

XIX Congresso Ibérico e XV Congresso Iberoamericano de Energia Solar

Entre os dias 19 a 21 de junho, no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, irá decorrer o XIX Congresso Ibérico e XV Congresso Iberoamericano de Energia Solar (CIES’24).

Este evento reunirá cerca de 130 participantes no mais relevante e histórico encontro do setor da energia solar.

O CIES’24 destacará temas como a energia solar térmica para processos domésticos e industriais, a energia fotovoltaica e os sistemas de armazenamento e gestão.

Serão apresentados os novos avanços em sistemas de captação, rastreamento e transformação de energia, bem como no design de casas e bairros sustentáveis e tecnologias para o desenvolvimento e a agricultura.

Organizado pela Associação Espanhola de Energia Solar (AEDES), pela Cátedra de Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) e pela Universidade das Ilhas Baleares (UIB), o congresso tem como objetivo principal divulgar os avanços em energia solar e as suas aplicações no ambiente iberoamericano, tanto em português como em espanhol.

Com mais de 40 anos de história, as últimas quatro edições contaram com a participação da UIBCongrés na organização, incluindo uma edição em Madrid, uma online durante a pandemia, uma em Maiorca e, agora, em Évora.

O evento conta com a participação da EDP Renováveis, Smartenergy, Direção-Geral de Energia e Geologia, DECO, Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN), Universidade Politécnica de Madrid, entre outros.

Os participantes terão a oportunidade de assistir a palestras e painéis informativos, além de participar em três workshops práticos focados em armazenamento e gestão de energia e cozinhas solares. Haverá também duas reuniões de projetos europeus para promover a colaboração entre centros de investigação, universidades e empresas do ambiente iberoamericano e da Península Ibérica.

Com uma previsão de 130 inscritos e a apresentação de mais de 100 palestras e posters, este congresso promete ser um evento enriquecedor para a comunidade científica, professores e estudantes.

Continuar a ler

SINES

Porto de Sines na BreakBulk

Sines prevê reforçar o seu papel de hub para os fluxos de movimentação de carga entre o continente americano e o europeu.

Publicado

em

Porto de Sines na BreakBulk Europe 2024

O Porto de Sines e o Grupo ETE – Portsines marcaram presença na Breakbulk Europe 2024, um dos maiores eventos no setor da logística, transporte de carga e comércio internacional, realizado de 21 a 23 de maio no Rotterdam Ahoy, em Roterdão, Países Baixos.

Esta participação conjunta no stand APP – Portos de Portugal, destaca a importância estratégica de Portugal como ponto de entrada e saída de carga, consolidando a sua posição como hub logístico global. De realçar o evento de “Networking dos portos portugueses”, realizado a 22 de maio com o apoio da AICEP Portugal Global – Agência para o investimento e Comércio Externo de Portugal – permitiu explorar novas oportunidades de negócio para o Porto de Sines, destacando as mais valias do Terminal Multiusos de Sines em colaboração com o concessionário do terminal, o Grupo ETE – Portsines.

De relembrar que Sines prevê reforçar o seu papel de hub para os fluxos de movimentação de carga entre o continente americano e o europeu. Com ligações diretas regulares aos principais mercados internacionais, Sines posiciona-se como porta de entrada e saída da Europa no setor da carga contentorizada no Terminal XXI, bem como no segmento dos granéis sólidos, onde o agroalimentar, minério e carga especializada de projeto têm vindo a ganhar destaque devido às características únicas do Terminal Multiusos de Sines.

Em parceria com os portos portugueses, estiveram também presentes no stand da APP a APAT – Associação dos Transitários de Portugal, as Comunidades Portuárias nacionais, a AGEPOR — Associação dos Agentes de Navegação de Portugal bem como a MIND 4 Logistics, Grupo NOGAR Logística, IBERO LINHAS Transportes, ZALDESA, YILPORT, Alkion, Foztráfego, GALP, Operfoz e Prio.

Continuar a ler

PONTE DE SOR

Portugal Air Summit discute atração de investimentos para Ponte de Sor

7ª Edição do Portugal Air Summit 2024

Publicado

em

Ponte de Sor

Agendas mobilizadoras e a capacidade única de atração de investimento de Ponte de Sor

 destaque no primeiro dia de Portugal Air Summit

A vitalidade do cluster de Ponte de Sor, a sua estratégia, oportunidades e desafios para a economia local, fazendo a ligação com a importância da formação, qualificação e retenção de recursos humanos no território, foram os temas que marcaram o primeiro dia de conferências do Portugal Air Summit – Take Off para 2024, no recém-inaugurado edifício da Torre de Informação de Voo do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor.

A abertura do ciclo de conferências foi protagonizada pelo Presidente do Município, Hugo Hilário, que no seu discurso assinalou os dez anos da formação de pilotos de linha aérea em Ponte de Sor e a concretização de investimentos como a conclusão de novas áreas de acolhimento empresarial e da Torre de Informação e Controlo, que se realizaram em 2023.

O Presidente do Município de Ponte de Sor destacou igualmente o impacto do Portugal Air Summit (PAS) na afirmação de Ponte de Sor no cluster da aeronáutica, que se verificou também na economia do concelho e do Alentejo: “o PAS promove organismos nacionais e internacionais, privados e públicos, e fomenta, através destas empresas, a partilha do melhor que se faz neste setor.”

No âmbito d`”A próxima década de investimento em Ponte de Sor”, os representantes das três agendas mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em desenvolvimento no território – Agenda Mobilizadora Aero.next Portugal, Agenda NeuroSpace e Agenda Mobilizadora New Space Portugal – fizeram um ponto da situação do progresso dos seus projetos, que se materializam em duzentos milhões de euros e na potencial criação de cerca de quinhentos postos de trabalho diretos e mais de mil indiretos.

O consórcio Aero.next Portugal, responsável por produzir a primeira aeronave portuguesa, o LUS 222, anunciou que a construção da fábrica da primeira aeronave portuguesa está prevista para 2024, quando acontecerá a 7ª edição. Por seu turno, o consórcio New Space Portugal terá a capacidade para produzir, nos próximos anos, vinte satélites com engenharia portuguesa e integrados em Portugal.

No mesmo painel, o economista e antigo secretário de estado da Economia, João Neves, salientou aquela que é, no seu entender, a vantagem crítica de Ponte de Sor: “a qualidade institucional de definição de políticas públicas que permitem aos investidores um olhar sobre o Município diferente daquele que têm sobre outras regiões. De Ponte de Sor recebem a confiança essencial para se sentirem impelidos a investir”.

O dia ficou ainda marcado pelas intervenções do administrador da NAV Portugal, Pedro Ângelo, que abordou os desafios prementes deste organismo de gestão do tráfego aéreo, e por debates fundamentais a propósito da consolidação do desenvolvimento da indústria de defesa em Portugal, com a participação da IDD, Força Aérea, Thales Edisoft Portugal e OGMA, e da análise do AED Cluster Portugal, que agrega mais de 80 entidades portuguesas a trabalhar nos setores da Aeronáutica, do Espaço e da Defesa.

Amanhã, 10 de novembro, o dia centra-se na discussão de temas mais abrangentes do setor aeronáutico, como a mudança do contexto no transporte aéreo, o futuro da aviação, a gestão e sustentabilidade das atividades espaciais ou o “crescimento de escolas de pilotos de linha aérea em Ponte de Sor”, no âmbito da comemoração dos dez anos desta atividade no concelho. A fechar, será lançada a 7.ª edição do Portugal Air Summit de 2024.

7ª Edição do Portugal Air Summit 2024: colocar Ponte de Sor no mapa mundial

A edição de 2024 vai marcar o início do novo ciclo de crescimento do projeto, com a realização da cimeira num formato bienal e de carácter internacional, marcada pela forte componente expositiva, destinada a stakeholders nacionais e internacionais, e pela aposta na convergência das áreas científica, industrial, académica e empresarial.

O Portugal Air Summit, realizado desde 2017, e a partir de 2018 em parceria entre o Município de Ponte de Sor e a entidade promotora do evento ACIPS – Associação Comercial e Industrial de Ponte de Sor, integra uma estratégia de posicionamento, promoção e desenvolvimento do setor na região e no país, tendo já contribuído diretamente para a atração de investimento gerador de emprego e dinâmica económica, contribuindo para a fixação de famílias, invertendo o ciclo de desertificação da região Alentejo.

Continuar a ler

ELVAS

Elvas comemora 11 anos de Património Mundial

O destaque vai para um espetáculo de video mapping na Sé de Elvas

Publicado

em

Elvas

Património Mundial

A cidade de Elvas prepara-se para comemorar o 11º aniversário da sua classificação como Património da Humanidade, pela UNESCO, com um programa diverso e cujo destaque vai para um espetáculo de video mapping na Sé de Elvas.

Esta sexta-feira, dia 30 de junho, para além do já anunciado espetáculo de vídeo mapping e concerto da banda “A Portuguesa”, haverá mais surpresas com a subida ao palco do fadista Marco Rodrigues e o grupo de cantares “Os Boinas”, num concerto que une vários estilos musicais.

O programa inicia-se com o concerto do grupo “A Portuguesa”, um projeto musical de fado, que tem como fadista, Raquel Guerra, natural de Elvas, com raízes e tradição familiar neste estilo musical e gosto especial pela dança.

Com um conjunto de artistas convidados, é apresentada a sonoridade de fado dançado e contemporâneo, uma aliança desta tradição musical portuguesa, que de forma contemporânea recupera os tempos em que o fado era bailado e promove uma viagem transatlântica da canção urbana de lisboa desde o tradicional, à morna, samba, tango, bolero, etc.

O espetáculo une a efervescência da criatividade à riqueza da tradição e à imensidão da história, num espetáculo de tirar o fôlego, uma performance audiovisual ao vivo, única e irrepetível.

Uma experiência imersiva num show de 40 minutos permitindo que o público se envolva profundamente na narrativa e na atmosfera criada pela tecnologia do vídeo mapping.

Prepare-se para se maravilhar com uma experiência inovadora de vídeo mapping ao vivo, LUX ELVAS, que promete levar o público numa jornada visual única. Este espetáculo extraordinário é uma fusão entre tradição, etnografia e arte digital e é o resultado de uma colaboração entre o artista visual Pedro Zaz e o coletivo United VJs, a ADLC audiovisuais e a produção criativa da Cósmica. Esta fusão de criatividade resulta numa performance audiovisual impressionante, que despertará os sentidos e deixará uma marca duradoura nos corações dos espetadores,

Uma oportunidade imperdível para celebrar a diversidade cultural de Elvas e testemunhar a confluência entre memórias, culturas e videoarte.

Durante 40 minutos, os espectadores serão transportados para um mundo onde a riqueza cultural de Elvas ganha vida de forma criativa. Por meio de conteúdos imagéticos e sonoros cuidadosamente elaborados, o espetáculo estabelece ligações profundas com o património da cidade e do Alentejo, mergulhando nas histórias da região.

Nos dois dias haverá ainda animação com dj e percussão.

Programa:
Sexta-feira, 30 junho
19h00 – 21h00 Quintas Percussion e DJ Dinga
21h30 – 23h00 Concerto “A Portuguesa”, Marco Rodrigues e “Os Boinas”

23h00 – 23h40 Vídeo mapping show

Sábado 1 julho
21h00 – 23h00 Quintas Percussion e DJ Cuba
23h00 – 23h40 Vídeo mapping show

Continuar a ler

ÉVORA

Sistema da Universidade de Évora detecta pluma de fumo proveniente de incêndios florestais no Canadá.

A confirmação é do Instituto de Ciências da Terra (ICT), da Universidade de Évora.

Publicado

em

Universidade de Évora

“Pluma de fumo proveniente de incêndios florestais no Canadá”

O Instituto de Ciências da Terra (ICT), da Universidade de Évora sublinha que a pluma de fumo proveniente de incêndios florestais no Canadá atingiu a Península Ibérica nos últimos dias e o seu transporte e dispersão continua notando-se já a sua presença também sobre o Mediterrâneo, prevendo-se que nos próximos dias atinja outros países da Europa central.

O Sistema Lidar Raman da Universidade de Évora começou a detetar a pluma de fumos dos incêndios do Canadá no final da tarde de quarta-feira, 26 de junho em altitudes compreendidas entre 1 e 5 km.

Este sistema faz parte da rede EARLINET que se insere no Consórcio Europeu de Infraestrutura de Investigação ACTRIS (The Aerosol, Clouds, and Trace Gases Research Infrastructure) e permite obter informação resolvida em perfil referente a diferentes altitudes na atmosfera.

A estação de Évora foi a primeira da rede Europeia a registar o evento, continuando atualmente a monitorizar a situação, obtendo um conjunto de dados de observação único, constituindo informação preciosa para melhorar a caracterização das partículas provenientes dos incêndios, a compreensão dos processos e alterações que podem sofrer com o transporte de longa distância e os seus efeitos no clima.

Continuar a ler

PONTE DE SOR

João Galamba pede o apoio de todos os aeródromos ao novo aeroporto.(vídeo)

Declarações ontem em Ponte de Sor.

Publicado

em

Ponte de Sor

“Envolver os aeródromos do país”

João Galamba, Ministro das Infra-estruturas, apelou ontem, em Ponte de Sor, a todos os aeródromos do país para apoiarem o novo aeroporto.

Veja as declarações proferidas na cerimónia de inauguração da nova torre de controlo do Aeródromos Municipal de Ponte de Sor.

Continuar a ler

PONTE DE SOR

Já conhece o Aeródromo de Ponte de Sor? Agora com a nova Torre de controlo.(vídeo)

Visibilidade 360º

Publicado

em

Foto e imagens: TDS (direitos reservados)

Ponte de Sor

Nova torre de controlo

O Aeródromo de Ponte de Sor conta a partir de agora com uma nova Torre de Controlo de todo o tráfego aéreo, com visibilidade de 360º, vem trazer novas valências para este espaço municipal.

Foi ontem inaugurada com a presença do Ministro João Galamba.

Veja as Imagens.

Continuar a ler

Agenda

Portalegre recebe fórum internacional ‘Academia Net Zero’

A Virtual Educa é uma organização que promove a inovação na Educação, cuja atividade tem lugar, principalmente, no espaço ibero-americano.

Publicado

em

Portalegre

“Academia Net Zero”

Hoje e amanhã, 15 e 16 de junho, realiza-se o Fórum Internacional “Academia Net Zero”, em Portalegre, organizado pela Virtual Educa e o Politécnico de Portalegre.

A Virtual Educa é uma organização que promove a inovação na Educação, cuja atividade tem lugar, principalmente, no espaço ibero-americano.

O Politécnico de Portalegre, anfitrião do Fórum, é uma instituição pública de ensino superior comprometida em contribuir para o desenvolvimento sustentável e promoção de espaços de diálogo.

Realizada em formato presencial e virtual, a Academia Net Zero será um espaço para explorar a forma como as instituições de ensino superior (IES) podem trabalhar em conjunto com os governos e o setor privado, para alcançar o objetivo “net zero” para as emissões de gases com efeito de estufa.

O evento reunirá especialistas em sustentabilidade de diversos setores e países, nomeadamente de Espanha e de vários países da América Latina.

Está confirmada a participação da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato; da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira; da ministra da Educação Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação do Equador, Andrea Montalvo; do diretor de Ação Climática e Meio Ambiente para a América Latina, da OCDE, Rodolfo Lacy; da coordenadora do programa internacional Eco-Escolas, Idoia Arellano; entre outros intervenientes.

Juntamente com os especialistas, representantes de governos, da educação, das empresas e da sociedade civil são convidados a discutir de que formas as IES podem ser líderes na luta contra as alterações climáticas e oferecer soluções inovadoras para alcançar um futuro sustentável para todos. 

O Fórum propõe: o intercâmbio de ideias sobre as diferentes visões das IES perante o desafio que representam as alterações climáticas para a humanidade; dar visibilidade às ações que estão a ser levadas a cabo, neste âmbito, no que respeita à docência, investigação e extensão; bem como gerar potenciais oportunidades para o crescimento do rol de instituições de ensino superior que desenvolvam soluções replicáveis, que permitam fazer frente às alterações climáticas e mitigar as suas consequências. 

A luta contra as alterações climáticas é uma tarefa urgente e global. Todos temos um papel crítico que desempenhar na procura de soluções sustentáveis e o ensino superior tem um papel chave nesta missão, uma vez que pode contribuir de diversas formas: 

  • Na preparação dos estudantes para se tornarem “líderes sustentáveis”, capacitando-os com os conhecimentos e competências necessários para fazer face aos desafios atuais e trabalhar para um futuro mais sustentável; 
  • Na liderança da investigação e desenvolvimento de soluções inovadoras para abordar os desafios da sustentabilidade e apoiar a transição até um futuro sem emissões de gases com efeito de estufa;
  • Na implementação de práticas sustentáveis em cada campus, incluindo a adoção de energias renováveis, a gestão eficiente dos recursos e a promoção de hábitos sustentáveis entre os estudantes, colaboradores e comunidade;
  • Na consciencialização sobre a importância da sustentabilidade e as alterações climáticas, incentivando os estudantes e a comunidade a agir e trabalhar para um futuro mais sustentável.

Continuar a ler

SETÚBAL

Ligação Setúbal-Tróia por ‘ferry-boats’ interrompida.

Avaria técnica na causa do problema.

Publicado

em

Tróia

Sem ‘ferry-boats’

Estão interrompidas as ligações por ‘ferry-boats’ entre Setúbal e Troia.

A suspensão é temporária e questões técnicas estão na origem na paragem.

A empresa responsável já afirmou que a situação deverá estar normalizada nas próximas horas.

Quem pretende fazer a ligação entre os dois pontos só é possível via terrestre.

Continuar a ler

ALCÁCER DO SAL

Alcácer do Sal: Sala de Snoezelen registou 198 utilizações.

Instalada na Escola Básica Pedro Nunes, a Sala de Snoezelen funciona em horário ininterrupto das 9h às 17h, nos dias úteis.

Publicado

em

Alcácer do Sal

Sala de Snoezelen registou 198 utilizações até ao início de junho

No período compreendido entre janeiro e o início do mês de junho de 2023, a Sala de Snoezelen de Alcácer do Sal registou 198 utilizações, número que demonstra um interesse significativo por parte das entidades parceiras e que reflete a importância deste espaço para a promoção do bem-estar e qualidade de vida da comunidade. A procura reflete-se principalmente na faixa etária infantojuvenil, tanto em contextos preventivos como terapêuticos.

Instalada na Escola Básica Pedro Nunes, a Sala de Snoezelen funciona em horário ininterrupto das 9h às 17h, nos dias úteis, contando com o apoio contínuo da Câmara Municipal de Alcácer do Sal através da intervenção de uma técnica de Psicomotricidade, uma mais-valia sobretudo para as entidades que não possuem formação para acompanhamento dos seus utentes neste espaço.

De entre as entidades parceiras que receberam a oferta formativa por parte do Município para frequentarem a Sala de Snoezelen, destaca-se a presença regular e/ou ocasional das seguintes: Associação para o Desenvolvimento do Torrão (ADT), mais especificamente através da resposta social do Centro para a Promoção da Saúde Mental “Passo a Passo”; Centro Social Paroquial do Torrão;  Centro Social de Santa Susana;  Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal, mais especificamente Centro de Educação Pré-Escolar de Alcácer, Escola Básica Pedro Nunes e Escola Secundária; Equipa Local de Intervenção Precoce de Alcácer do Sal; Gabinete de Psicologia, resposta do Município de Alcácer do Sal.

Continuar a ler

PORTALEGRE

ULSNA com equipamento para apoio à investigação científica baseada em dados do mundo real

Permitirá à instituição participar em estudos de investigação científica baseados em dados do Mundo Real.

Publicado

em

ULSNA – Portalegre

Permitirá à instituição participar em estudos de investigação científica baseados em dados do Mundo Real.

A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano procedeu à instalação de um equipamento AWS Snowball Edge, que permitirá à instituição participar em estudos de investigação científica baseados em dados do Mundo Real.

Esta iniciativa surge no contexto de uma candidatura a um projeto europeu OCRE – Open Clouds for Research Environments – para execução do estudo multicêntrico “Algoritmos preditivos para deteção de Violência Doméstica no Sistema de Saúde” proposta por investigadores da CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário.

Trata-se de um estudo que tem como objetivo desenvolver algoritmos de Inteligência Artificial para deteção de violência doméstica com base nos registos clínicos das Unidades Locais de Saúde.

A abordagem tecnológica deste projeto através de AWS Snowball Edge, dispositivos de elevada capacidade de computação, garante que a totalidade do processamento de dados da ULSNA,EPE ocorre na própria instituição, assegurando que não existe partilha de dados pessoais com entidades terceiras.

A primeira etapa deste processo consistirá na harmonização dos dados da ULSNA,EPE de acordo com o standard OMOP-CDM, o que habilitará a instituição a candidatar-se a redes de geração de evidência como o EHDEN – European Health Data Evidence Network, bem como a iniciativa DARWIN promovida pela Agência Europeia do Medicamento.

Seguir-se-á o desenvolvimento dos algoritmos de Inteligência Artificial para deteção de casos de violência doméstica em colaboração com os profissionais de saúde da ULSNA,EPE. Estes algoritmos poderão contribuir para a identificação e sinalização precoce de situações de risco de violência doméstica, fortalecendo o papel das instituições de saúde na proteção de pessoas vulneráveis a este fenómeno.

A implementação deste equipamento e a harmonização dos dados da ULSNA,EPE permitirão a investigação clínica de forma segura, garantindo que os dados permanecem sempre à guarda da ULSNA,EPE. É um importante marco para esta entidade a concretização deste projecto, pois em lugar de receber estudos que são produzidos e processados sobre dados de outros países ou regiões, a ULSNA,EPE ficará habilitada a realizar de forma segura e robusta, estudos baseados nos dados dos pacientes que serve, na realidade local, o que permitirá caracterizar melhor os doentes e tomar decisões mais precisas e adequadas ao
contexto de saúde da população do Norte Alentejano.

A operacionalização deste projeto conta ainda com o apoio da MTG Research and Development Lab e da SCIENCE@WORK, empresas especializadas neste domínio.

Continuar a ler

PONTE DE SOR

CanSor’23 este ano com equipa da casa (a decorrer)

A decorrer no Aeródromo de Ponte de Sor até final do mês.

Publicado

em

10ª edição do CanSat Portugal no Aeródromo Municipal

CanSor ’23 : Equipa de Ponte de Sor entre as equipas participantes

A Escola Secundária de Ponte de Sor tem, pela primeira vez, uma equipa participante no CanSat ’23. Constituída por seis alunos do 10º, 11º e 12º anos de escolaridade, a equipa CanSor’23 foi uma das 15 escolhidas para participar na final da 10.ª edição da competição anual, que terá lugar no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, pela terceira vez consecutiva, entre os dias 26 e 30 de abril.

A equipa, a única a concurso da região do Alentejo, destacou-se das demais pela apresentação do projeto-missão de avaliação do montado Norte Alentejano, por meio de uma machine learning. O projeto consiste no lançamento de microssatélites, que por via de um software fotográfico, conseguem captar imagens do arvoredo da região, nomeadamente de sobreiros, para posteriormente serão avaliadas pelos alunos e monitorizar a vitalidade da paisagem e das espécies arbóreas do território.

O CanSat Portugal é um projeto educativo do ESERO Portugal, organizado pela Ciência Viva e pela Agência Espacial Europeia (ESA) com o objetivo principal desafiar os estudantes do país a lançarem modelos funcionais de microssatélites, cujo sistema base está integrado num volume equivalente ao de uma lata de refrigerante (daí o nome “can”, lata em inglês).

As diferentes equipas, compostas por 4 a 6 elementos, têm de elaborar um projeto completo como numa situação real, com todas as suas fases, integrar todos os seus componentes, testar o sistema, preparar para o lançamento e analisar os dados científicos obtidos. Devem projetar um CanSat que seja capaz de sobreviver a um lançamento. Este pode ser feito através de um pequeno foguetão (até 1km de altitude), ou através de um avião, drone ou balão. Após o lançamento, durante a descida, o CanSat deve executar uma missão científica, comunicar os dados a um computador no solo e aterrar de forma segura. A missão inclui a análise dos dados recolhidos. A equipa vencedora das quinze a concurso representará Portugal na final internacional.

“Estamos muito satisfeitos, uma vez mais, com o envolvimento total do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor e da Autarquia, em mais uma edição do CanSat, pelo terceiro ano consecutivo. Este ano, com o extra de vermos representada a nossa Escola Secundária de Ponte de Sor entre as equipas participantes, o que só mostra a qualidade do ensino do nosso município e da excelência dos nossos estudantes. Paralelamente, a realização deste evento consolida o alinhamento do projeto da ESERO Portugal com a estratégia que definimos para Ponte de Sor, para o cluster da Aeronáutica, Espaço e Defesa e que tem como pressuposto a qualificação dos nossos jovens nestas áreas”, refere Hugo Hilário, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor.

No final da competição, as equipas serão avaliadas por um júri que terá em conta o valor científico e matemático do tratamento dos dados apresentados, a concretização das missões, a qualidade do hardware e do software, a escolha dos componentes utilizados, a qualidade dos relatórios finais, bem como as plataformas de divulgação do projeto.

Prevêem-se a atribuição dos seguintes prémios: melhor pontuação global – 1º lugar e vencedor (representante de Portugal na European CanSat Competition); prémio para o melhor Desempenho Técnico; prémio para a melhor Missão Científica; prémio para a equipa mais profissional; prémio para a melhor Divulgação; Prémio para a melhor Antena (ground station) e uma Menção Honrosa (opcional).

Continuar a ler

Educação

Politécnico de Portalegre integra consórcio sobre o Hidrogénio

Presidente do Politécnico de Portalegre, Luís Loures, assinou o contrato de consórcio da parceria do projeto Mobilizador – H2DRIVEN

Publicado

em

Politécnico de Portalegre integra consórcio

Agenda mobilizadora para o Hidrogénio

O Presidente do Politécnico de Portalegre, Luís Loures, assinou o contrato de consórcio da parceria do projeto Mobilizador – H2DRIVEN, financiado pelo PRR, e no qual o Politécnico de Portalegre é um dos parceiros de I&DT.

O projeto liderado pela EFACEC tem como objetivos a proposta de implementação e valorização de uma nova cadeia de valor na área dos electro-combustíveis verdes em Portugal, com capacidade para concepção, desenvolvimento e produção de H2 verde, CO2 biogénico e electro-metanol, assumindo-se como plataforma agregadora e indutora de novas competências em diferentes áreas disciplinares e em tecnologias disruptivas, pretendendo reduzir, até 2027, um total de emissões de 105 kton/CO2 (ano), com um investimento superior aos 300 M€.

O Politécnico irá colaborar mais diretamente num dos projetos relacionado com avaliação da utilização de um fluxo de ar enriquecido em oxigénio para alimentar a caldeira de biomassa realizando estudos experimentais nos equipamentos instalados no laboratório industrial do Politécnico de Portalegre situado na BioBIP-Bioenergy.

Continuar a ler

destaque

x
error: O conteúdo está protegido!!