AIR SUMMIT
Portugal Air Summit discute atração de investimentos para Ponte de Sor
7ª Edição do Portugal Air Summit 2024

Publicado
2 anos atrásem

Ponte de Sor
Agendas mobilizadoras e a capacidade única de atração de investimento de Ponte de Sor
destaque no primeiro dia de Portugal Air Summit
A vitalidade do cluster de Ponte de Sor, a sua estratégia, oportunidades e desafios para a economia local, fazendo a ligação com a importância da formação, qualificação e retenção de recursos humanos no território, foram os temas que marcaram o primeiro dia de conferências do Portugal Air Summit – Take Off para 2024, no recém-inaugurado edifício da Torre de Informação de Voo do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor.
A abertura do ciclo de conferências foi protagonizada pelo Presidente do Município, Hugo Hilário, que no seu discurso assinalou os dez anos da formação de pilotos de linha aérea em Ponte de Sor e a concretização de investimentos como a conclusão de novas áreas de acolhimento empresarial e da Torre de Informação e Controlo, que se realizaram em 2023.
O Presidente do Município de Ponte de Sor destacou igualmente o impacto do Portugal Air Summit (PAS) na afirmação de Ponte de Sor no cluster da aeronáutica, que se verificou também na economia do concelho e do Alentejo: “o PAS promove organismos nacionais e internacionais, privados e públicos, e fomenta, através destas empresas, a partilha do melhor que se faz neste setor.”
No âmbito d`”A próxima década de investimento em Ponte de Sor”, os representantes das três agendas mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em desenvolvimento no território – Agenda Mobilizadora Aero.next Portugal, Agenda NeuroSpace e Agenda Mobilizadora New Space Portugal – fizeram um ponto da situação do progresso dos seus projetos, que se materializam em duzentos milhões de euros e na potencial criação de cerca de quinhentos postos de trabalho diretos e mais de mil indiretos.
O consórcio Aero.next Portugal, responsável por produzir a primeira aeronave portuguesa, o LUS 222, anunciou que a construção da fábrica da primeira aeronave portuguesa está prevista para 2024, quando acontecerá a 7ª edição. Por seu turno, o consórcio New Space Portugal terá a capacidade para produzir, nos próximos anos, vinte satélites com engenharia portuguesa e integrados em Portugal.
No mesmo painel, o economista e antigo secretário de estado da Economia, João Neves, salientou aquela que é, no seu entender, a vantagem crítica de Ponte de Sor: “a qualidade institucional de definição de políticas públicas que permitem aos investidores um olhar sobre o Município diferente daquele que têm sobre outras regiões. De Ponte de Sor recebem a confiança essencial para se sentirem impelidos a investir”.
O dia ficou ainda marcado pelas intervenções do administrador da NAV Portugal, Pedro Ângelo, que abordou os desafios prementes deste organismo de gestão do tráfego aéreo, e por debates fundamentais a propósito da consolidação do desenvolvimento da indústria de defesa em Portugal, com a participação da IDD, Força Aérea, Thales Edisoft Portugal e OGMA, e da análise do AED Cluster Portugal, que agrega mais de 80 entidades portuguesas a trabalhar nos setores da Aeronáutica, do Espaço e da Defesa.
Amanhã, 10 de novembro, o dia centra-se na discussão de temas mais abrangentes do setor aeronáutico, como a mudança do contexto no transporte aéreo, o futuro da aviação, a gestão e sustentabilidade das atividades espaciais ou o “crescimento de escolas de pilotos de linha aérea em Ponte de Sor”, no âmbito da comemoração dos dez anos desta atividade no concelho. A fechar, será lançada a 7.ª edição do Portugal Air Summit de 2024.
7ª Edição do Portugal Air Summit 2024: colocar Ponte de Sor no mapa mundial
A edição de 2024 vai marcar o início do novo ciclo de crescimento do projeto, com a realização da cimeira num formato bienal e de carácter internacional, marcada pela forte componente expositiva, destinada a stakeholders nacionais e internacionais, e pela aposta na convergência das áreas científica, industrial, académica e empresarial.
O Portugal Air Summit, realizado desde 2017, e a partir de 2018 em parceria entre o Município de Ponte de Sor e a entidade promotora do evento ACIPS – Associação Comercial e Industrial de Ponte de Sor, integra uma estratégia de posicionamento, promoção e desenvolvimento do setor na região e no país, tendo já contribuído diretamente para a atração de investimento gerador de emprego e dinâmica económica, contribuindo para a fixação de famílias, invertendo o ciclo de desertificação da região Alentejo.
Outras notícias recomendadas
-
Incêndio de Messejana começou com grade discos e acabou com proprietário a desrespeitar a GNR.
-
Ladrões de melão apanhados pela GNR
-
Reguengos recolhe assinaturas para pedir serviço de urgência básica
-
Vendas Novas relata ao Ministro das Infraestruturas mau serviço da CP
-
Portos de Setúbal e Sesimbra e o Clube de Vela do Sado assinam Protocolo de Cooperação para Regatas do Sado.
-
Sugestão fim-de-semana: Festival de cinema Periferias, em Portalegre.
-
27 mil utentes sem médico de família no Litoral Alentejano
-
Porto de Sines esclarece entradas e saídas de fronteiras marítimas
-
Rendas no sul caem 25% e casas valorizam 40% num ano.
-
‘El Quintas’ condenado a 20 anos de cadeia e a mais de 100 mil €.
-
Ponte de Sor comemora 40 anos de cidade com festas de ‘arromba’
-
3ª etapa do nacional de canoagem de mar entre Porto Covo e Vila Nova de Milfontes
-
Galveias já prepara a próxima campanha do Azeite
-
Primeiro ataque ao incêndio de Aljustrel falhou. Falta de meio aéreo adequado na origem.
-
Mil hectares arderam em Aljustrel. Veja o que ardeu.
-
Em resolução o incêndio de Aljustrel. Estrada esteve cortada e zonas foram evacuadas.
-
Mora ultrapassa Alcácer do Sal e tem agora a temperatura mais alta em junho
-
Alentejo a derreter. Hoje é o dia mais quente do ano.
-
EN253 entre Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo em péssimo estado. IP ignora autarquias.
-
Torrão com animação durante julho. José Liaça e Fabiana Candeias abrem iniciativa e os ‘Vizinhos’ encerram.
-
Está quente mas estão previstos aguaceiros e granizo no Alentejo.
-
Homem que matou senhorio em Évora apanhou 18 anos e meio de prisão
-
El quintas entra no Tribunal de Portalegre. Conheça o homem que quiz violar duas jovens numa barragem.
-
Camionista brasileiro e treinador dos petizes de Castelo Branco foram as vítimas do acidente de Niza
-
Incêndios no distrito de Évora mobilizam mais de 240 bombeiros.
-
Ruy de Carvalho esteve em Évora. Exposição fica até julho.
-
Socialista Ricardo Pinheiro coordena campanha de Gouveia e Melo no Alentejo
-
Gouveia e Melo foi conhecer a história da pirites de Aljustrel e visitou a Feira do Campo Alentejano
-
Lusitano recebido na Câmara de Évora após ganhar título nacional (vídeo)
-
Lusitano de Évora é campeão de Portugal