Últimas:
ULSNA com equipamento para apoio à investigação científica baseada em dados do mundo real – RÁDIO TDS
Siga-nos

PORTALEGRE

ULSNA com equipamento para apoio à investigação científica baseada em dados do mundo real

Permitirá à instituição participar em estudos de investigação científica baseados em dados do Mundo Real.

Publicado

em

ULSNA – Portalegre

Permitirá à instituição participar em estudos de investigação científica baseados em dados do Mundo Real.

A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano procedeu à instalação de um equipamento AWS Snowball Edge, que permitirá à instituição participar em estudos de investigação científica baseados em dados do Mundo Real.

Esta iniciativa surge no contexto de uma candidatura a um projeto europeu OCRE – Open Clouds for Research Environments – para execução do estudo multicêntrico “Algoritmos preditivos para deteção de Violência Doméstica no Sistema de Saúde” proposta por investigadores da CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário.

Trata-se de um estudo que tem como objetivo desenvolver algoritmos de Inteligência Artificial para deteção de violência doméstica com base nos registos clínicos das Unidades Locais de Saúde.

A abordagem tecnológica deste projeto através de AWS Snowball Edge, dispositivos de elevada capacidade de computação, garante que a totalidade do processamento de dados da ULSNA,EPE ocorre na própria instituição, assegurando que não existe partilha de dados pessoais com entidades terceiras.

A primeira etapa deste processo consistirá na harmonização dos dados da ULSNA,EPE de acordo com o standard OMOP-CDM, o que habilitará a instituição a candidatar-se a redes de geração de evidência como o EHDEN – European Health Data Evidence Network, bem como a iniciativa DARWIN promovida pela Agência Europeia do Medicamento.

Seguir-se-á o desenvolvimento dos algoritmos de Inteligência Artificial para deteção de casos de violência doméstica em colaboração com os profissionais de saúde da ULSNA,EPE. Estes algoritmos poderão contribuir para a identificação e sinalização precoce de situações de risco de violência doméstica, fortalecendo o papel das instituições de saúde na proteção de pessoas vulneráveis a este fenómeno.

A implementação deste equipamento e a harmonização dos dados da ULSNA,EPE permitirão a investigação clínica de forma segura, garantindo que os dados permanecem sempre à guarda da ULSNA,EPE. É um importante marco para esta entidade a concretização deste projecto, pois em lugar de receber estudos que são produzidos e processados sobre dados de outros países ou regiões, a ULSNA,EPE ficará habilitada a realizar de forma segura e robusta, estudos baseados nos dados dos pacientes que serve, na realidade local, o que permitirá caracterizar melhor os doentes e tomar decisões mais precisas e adequadas ao
contexto de saúde da população do Norte Alentejano.

A operacionalização deste projeto conta ainda com o apoio da MTG Research and Development Lab e da SCIENCE@WORK, empresas especializadas neste domínio.

Continuar a ler
Publicidade

PORTALEGRE

Apreendidos 510litros de azeite falsificado.

Foram realizadas 18 colheitas de amostras a todos os produtos oleicos detetados, as quais foram encaminhadas para o Laboratório de Segurança Alimentar da ASAE, para a realização das respetivas análises físico-químicas e sensoriais.

Publicado

em

Portalegre

ASAE apreende 510 litros de azeite falsificado e uma viatura em desmantelamento de rede de falsificação de azeite

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, no âmbito da sua missão na proteção de produtos nacionais e de combate às práticas fraudulentas, realizou através da Unidade Regional do Sul – Unidade Operacional de Évora e na sequência de diligências de investigação, várias ações de fiscalização e de inspeção direcionadas para a cadeia de valor do azeite, para identificar potenciais inconformidades sobre a autenticidade e qualidade do produto, e ainda, práticas de concorrência desleal.

Como resultado das ações que decorreram na margem Sul do Tejo e nas imediações da cidade de Portalegre, foram inspecionados diversos operadores económicos não sedentários, com ligações entre si, tendo sido detetado em flagrante delito a comercialização de um produto com indicação de “azeite virgem”, com forte suspeita de se tratar de óleo alimentar, apresentando preços unitários por embalagem de 5 litros a rondar os 30,00 e 40,00€.

Foram ainda instaurados três processos-crime, pelos ilícitos de Fraude Sobre Mercadorias e géneros alimentícios anormais falsificados e apreendidos 510 litros de produto falsificados, centenas de rótulos, uma viatura de mercadorias e diversa documentação probatória e indiciária, tudo avaliado num valor aproximado de 29 000,00 Euros.

Foram realizadas 18 colheitas de amostras a todos os produtos oleicos detetados, as quais foram encaminhadas para o Laboratório de Segurança Alimentar da ASAE, para a realização das respetivas análises físico-químicas e sensoriais.

Os suspeitos foram Constituídos Arguidos e sujeitos a Termo de Identidade e Residência, tendo os factos sido comunicados à Autoridade Judiciária.

A ASAE alerta os consumidores para estarem atentos a ofertas deste produto com preço abaixo do expectável, induzindo o consumidor em erro com objetivo de serem comercializadas outras substâncias oleicas como azeite.

Continuar a ler

Educação

Profissionais não docentes em protesto

A greve em Portalegre tem durabilidade de 24 horas.

Publicado

em

Escola Mouzinho da Silveira, Portalegre

Portalegre,

Profissionais não docentes desfilaram em Portalegre

Um dia depois de um curto período de férias de carnaval, os alunos regressaram às aulas debaixo de uma greve dos profissionais não docentes. O objetivo desta paralisação prende-se com a falta de efetivos em todas as escolas do concelho de Portalegre.

A greve tem durabilidade de 24 horas e na manhã de hoje, 15 de Fevereiro, os assistentes operacionais juntaram-se à porta da escola Mouzinho da Silveira e em seguida marcharam em direção à Câmara Municipal de Portalegre para se fazerem ouvir.

“O número de alunos têm aumentado e o rácio não tem acompanhado. São precisas mais pessoas para acompanhar alunos com deficiência”, conta-nos Ana Nóvoa, Dirigente Sindical da Função Pública.

Também Celeste Pinto, da Escola Básica do Atalaião, se fez ouvir durante este protesto. “Somos só três pessoas no refeitório para dar à volta de 120 refeições. É muita gente e pouco pessoal”, confidencia.

Foram cerca de 30 profissionais que demonstraram o seu descontentamento e que se fizeram ouvir na cidade de Portalegre.

Ao chegar ao município, os profissionais foram recebidos pela vereadora da Educação.

Continuar a ler

PORTALEGRE

“Vinhos de Altitude – Serra de São Mamede” regressa a Portalegre.

Com base nos aromas e na notabilidade dos vinhos de altitude, esta mostra assume o Enoturismo como produto estratégico, na promoção da região.

Publicado

em

Portalegre

“Vinhos de Altitude – Serra de São Mamede” regressa a Portalegre, nos dias 1 e 2 de dezembro, na Igreja de São Francisco

O Município de Portalegre realiza em dezembro, dia 1, das 18h00 às 22h00 e dia 2, das 16h00 às 21h30, a segunda edição de “Vinhos de Altitude – Serra de São Mamede Portalegre”, dando continuidade anual ao evento que se pretende consolidar.

Com o objetivo de associar as características excecionais da Serra de São Mamede a um dos elementos patrimoniais mais antigos de Portalegre – a Igreja do Convento de São Francisco –, o evento procura, igualmente, proporcionar a todos os habitantes e visitantes do concelho uma experiência única.

Com base nos aromas e na notabilidade dos vinhos de altitude, esta mostra assume o Enoturismo como produto estratégico, na promoção da região.

O evento contará novamente com um programa diversificado, onde os showcookings, as degustações, a música, os momentos de animação, as sessões sobre vinhos e vinhas do terroir de Altitude, entre outras atividades, permitirão elevar esta experiência, tornando-a diferenciadora.

Os produtos tradicionais serão também aliados a este grande evento, com o intuito de realçar as potencialidades deste setor e demonstrar a fusão ideal entre dois tipos de produtos regionais.

Através de patrimónios materiais e imateriais, o Município de Portalegre pretende promover as particularidades naturais de um território abundante em produtos de valor, desenvolvendo, cada vez mais, o interesse e a aposta crescente nas qualidades infindáveis da Serra de São Mamede.

“Vinhos de Altitude – Serra de São Mamede Portalegre” é uma organização da Câmara Municipal de Portalegre, com o apoio da Associação de Municípios Portugueses de Vinho, dos Vinhos do Alentejo e do Turismo do Alentejo e Ribatejo – ERT.

Continuar a ler

Acidentes

Hospital de Portalegre com alguns serviços inundados

Publicado

em

Portalegre

Rotura em canalização provoca inundações no Hospital de Portalegre

O hospital de Portalegre viveu esta segunda-feira momentos de alguma tensão. Uma rotura numa canalização e a queda parcial de dois tetos falsos causou alarmismo dentro da unidade hospitalar.

De acordo com o enfermeiro diretor da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, Jorge Marques, o incidente ocorreu por volta das 07h30. Em declarações aos jornalistas, o enfermeiro conta que a rotura aconteceu na zona do Serviço de Esterilização provocando inundações. A água também se alastrou até um dos serviços de cirurgia, o que resultou em infiltrações em áreas como a cozinha, refeitório e rouparia.

Apesar do aparato, a administração do hospital garante que no respeita aos utente e cirurgias, a atividade não foi afetada, sem registo de maiores danos a acrescentar.

Continuar a ler

Crime

Jovem esfaqueado em Portalegre está fora de perigo.

Estado de saúde está a evoluir bem mas continua internado.

Publicado

em

Portalegre

Jovem está internado num Hospital da capital

O jovem de 17 anos, esfaqueado em Portalegre, por outro jovem, está fora de perigo, segundo fonte hospitalar.

Fonte próxima do Hospital de Santa Maria disse à TDS que o jovem ‘está estável’.

O jovem foi vítima de 3 golpes nas zonas do Abdómen e do Tórax.

Foi transportado de urgência num helicóptero do INEM para uma unidade hospitalar de Lisboa onde permanece hospitalizado.

 

Continuar a ler

Crime

Jovem detido por esfaquear outro jovem.

Vítima foi transportada para o Hospital.

Publicado

em

Portalegre

Arma branca

Um  jovem com 15 anos de idade foi detido pela PSP de Portalegre, segundo fonte próxima da PSP local.

Em causa estão ferimentos provocados com arma branca a um outro jovem menor, durante a última madrugada.

Os bombeiros foram alertados via 112 e transportaram o jovem agredido para o Hospital de Portalegre.

Continuar a ler

Desportos

Portalegre vence liga de bronze no Torneio Lopes da Silva

Alentejanos em destaque

Publicado

em

AFPortalegre

Liga de bronze

A Seleção Distrital de Portalegre conquistou a Liga de Bronze do Torneio Lopes da Silva, a mítica competição que neste ano decorre nos distritos de Castelo Branco e Guarda e que anualmente junta as Seleções de Futebol Masculino Sub-14 das 22 Associações Distritais e Regionais do país.

A equipa orientada pelos treinadores Hugo Lopes, André Alfaia, Mário Claudino e Francisco Teixeira garantiu presença nesta fase da competição após defrontar as Associações de Futebol do Porto, Coimbra e Castelo Branco (com duas derrotas e um empate, respetivamente).

Na Liga de Bronze, a AF Portalegre venceu a AF Horta (2-0) e a AF Bragança (2-1) e empatou com a AF Angra do Heroísmo (1-1), combinação de resultados que bastou para a conquista
desta fase da prova.

O Presidente da Direção, Daniel Pina, mostra-se “muito orgulhoso por esta conquista” e aproveita para sublinhar que “o mais importante é o facto de os nossos atletas terem conseguido mostrar-se aos Selecionadores Nacionais”, um dos principais propósitos deste Torneio.

O líder máximo da Instituição faz “um balanço geral muito positivo de toda a época, tanto no masculino como no feminino, uma vez que as nossas Seleções alcançaram muito boas
prestações ao longo de 2022/2023”.

Continuar a ler

Agenda

Portalegre recebe fórum internacional ‘Academia Net Zero’

A Virtual Educa é uma organização que promove a inovação na Educação, cuja atividade tem lugar, principalmente, no espaço ibero-americano.

Publicado

em

Portalegre

“Academia Net Zero”

Hoje e amanhã, 15 e 16 de junho, realiza-se o Fórum Internacional “Academia Net Zero”, em Portalegre, organizado pela Virtual Educa e o Politécnico de Portalegre.

A Virtual Educa é uma organização que promove a inovação na Educação, cuja atividade tem lugar, principalmente, no espaço ibero-americano.

O Politécnico de Portalegre, anfitrião do Fórum, é uma instituição pública de ensino superior comprometida em contribuir para o desenvolvimento sustentável e promoção de espaços de diálogo.

Realizada em formato presencial e virtual, a Academia Net Zero será um espaço para explorar a forma como as instituições de ensino superior (IES) podem trabalhar em conjunto com os governos e o setor privado, para alcançar o objetivo “net zero” para as emissões de gases com efeito de estufa.

O evento reunirá especialistas em sustentabilidade de diversos setores e países, nomeadamente de Espanha e de vários países da América Latina.

Está confirmada a participação da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato; da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira; da ministra da Educação Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação do Equador, Andrea Montalvo; do diretor de Ação Climática e Meio Ambiente para a América Latina, da OCDE, Rodolfo Lacy; da coordenadora do programa internacional Eco-Escolas, Idoia Arellano; entre outros intervenientes.

Juntamente com os especialistas, representantes de governos, da educação, das empresas e da sociedade civil são convidados a discutir de que formas as IES podem ser líderes na luta contra as alterações climáticas e oferecer soluções inovadoras para alcançar um futuro sustentável para todos. 

O Fórum propõe: o intercâmbio de ideias sobre as diferentes visões das IES perante o desafio que representam as alterações climáticas para a humanidade; dar visibilidade às ações que estão a ser levadas a cabo, neste âmbito, no que respeita à docência, investigação e extensão; bem como gerar potenciais oportunidades para o crescimento do rol de instituições de ensino superior que desenvolvam soluções replicáveis, que permitam fazer frente às alterações climáticas e mitigar as suas consequências. 

A luta contra as alterações climáticas é uma tarefa urgente e global. Todos temos um papel crítico que desempenhar na procura de soluções sustentáveis e o ensino superior tem um papel chave nesta missão, uma vez que pode contribuir de diversas formas: 

  • Na preparação dos estudantes para se tornarem “líderes sustentáveis”, capacitando-os com os conhecimentos e competências necessários para fazer face aos desafios atuais e trabalhar para um futuro mais sustentável; 
  • Na liderança da investigação e desenvolvimento de soluções inovadoras para abordar os desafios da sustentabilidade e apoiar a transição até um futuro sem emissões de gases com efeito de estufa;
  • Na implementação de práticas sustentáveis em cada campus, incluindo a adoção de energias renováveis, a gestão eficiente dos recursos e a promoção de hábitos sustentáveis entre os estudantes, colaboradores e comunidade;
  • Na consciencialização sobre a importância da sustentabilidade e as alterações climáticas, incentivando os estudantes e a comunidade a agir e trabalhar para um futuro mais sustentável.

Continuar a ler

Crime

Homem de 32 anos detido no Crato por tráfico de droga

O detido foi presente no Tribunal Judicial de Portalegre, onde lhe foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Publicado

em

Crato

Prisão preventiva por tráfico de cerca de 4 200 doses de estupefacientes

O Comando Territorial de Portalegre, através do Destacamento Territorial de Portalegre, deteve em flagrante um homem de 32 anos por tráfico de estupefacientes, no concelho do Crato.

No âmbito de uma operação especial de prevenção e combate à criminalidade, os militares da Guarda abordaram um veículo sendo que um dos ocupantes manifestou um comportamento suspeito. Ao verificarem que o suspeito mantinha algum nervosismo, foi realizada uma revista pessoal de segurança e uma busca ao veículo, onde foi possível verificar que um dos ocupantes trazia na sua bagagem um elevado número de produtos estupefacientes

No seguimento da ação foi apreendido o seguinte material:

·         886 doses de cocaína;

·         2 430 doses de anfetaminas;

·         800 doses de MDMA;

·         137 selos de LSD;

·         14 doses de canábis (folha);

·         458 euros em numerário.

O detido foi presente no Tribunal Judicial de Portalegre, onde lhe foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

A ação contou com o reforço de meios da Secção de Informações e Investigação Criminal do Comando Territorial de Portalegre, do Destacamento de Intervenção (DI) de Portalegre, do Destacamento de Intervenção (DI) de Santarém, e do Grupo de Intervenção Cinotécnico (GIC) da Unidade de Intervenção (UI).

Continuar a ler

Desportos

AFPortalegre com mais clubes certificados

Veja lista de clubes

Publicado

em

Portalegre

AFPortalegre a que teve maior crescimento

A Associação de Futebol de Portalegre foi a Associação Distrital e Regional que teve o maior aumento percentual de Certificações de Clubes em relação à época passada.
A AF Portalegre teve um aumento de 83,33% seguida da AF Bragança com um aumento de 69,23%, com a AF Beja a completar o pódio com um aumento de 54,55%.
Para o Presidente da Direção, Daniel Pina, “este resultado é fruto do excelente trabalho realizado pela Subcomissão de Certificação da AF Portalegre bem como do empenho dos dirigentes desportivos dos nossos clubes filiados”.
Certificações da AFP nesta época 2022/2023:
Futebol
Eléctrico FC – 4 Estrelas
“O Elvas CAD” – 3 Estrelas
SC Campomaiorense – 3 Estrelas
CF “Os Elvenses” / S. Arronches e Benfica – 3 Estrelas
AC Fronteirense – 2 Estrelas
CD Portalegrense – 1 Estrela
Futsal
Eléctrico FC – 3 Estrelas
União DC Sousel – 3 Estrelas
FC Monfortense – 2 Estrelas
CF “Os Avisenses” – CBFF

Continuar a ler

Futebol

Presidente do Conselho de Arbitragem da FPF reuniu em Portalegre

Referidas preocupações atuais no âmbito da arbitragem.

Publicado

em

Presidente do Conselho de Arbitragem da FPF em reunião na sede da AFP

O Presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, José Fontelas Gomes, esteve nesta quarta-feira na sede da Associação de Futebol de Portalegre reunido com o Presidente da Direção, Daniel Pina, e com o Presidente do Conselho de Arbitragem da AFP, Paulo Paiva.

O encontro teve como ponto de partida a preparação para a próxima época no que diz respeito à “colaboração que o Conselho de Arbitragem Nacional pode dar aos Conselhos de Arbitragem distritais”, como explicou José Fontelas Gomes.

O dirigente garante que “o foco sempre esteve e continua a estar na formação dos árbitros” com o objetivo de “crescer cada vez mais” e de “termos cada vez melhores árbitros nos campeonatos nacionais”.

O Presidente do Conselho de Arbitragem da FPF deixou ainda “um agradecimento ao trabalho que tem sido realizado pelo Conselho de Arbitragem da AFP, pela forma como tem contribuído para o desenvolvimento da arbitragem nacional.

Mas também à Direção da Associação por todo o apoio que presta à arbitragem no seu distrito". Quanto ao Presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Portalegre, Paulo Paiva, aproveitou a reunião para “demonstrar as
preocupações atuais no âmbito da arbitragem” e apresentou algumas “propostas de melhoria para o sector”.

Continuar a ler

PORTALEGRE

Portalegre com concelhos em risco máximo de incêndio rural.

A nível nacional estão 60 concelhos com idêntica classificação.

Publicado

em

Portalegre

Concelhos em risco máximo de incêndio

Portalegre é um dos distritos do país que conta com alguns concelhos em risco máximo de incêndio rural.

A nível nacional são quase 60 concelhos que tem esta classificação, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Vários concelhos dos 18 distritos do continente apresentam hoje perigo muito elevado e elevado de incêndio rural.

Continuar a ler

Incêndios

Incêndio em Portalegre fere estudante.

Fuga de gás na origem das chamas

Publicado

em

Portalegre

Incêndio em residência de estudantes

Ao início da noite uma jovem de 20 anos ficou ferida após ter deflagrado um incêndio na casa onde habita.

Cerca das 20h47, segundo fonte da Proteção Cívil, as chamas atingiram uma residência de estudantes na Rua de Elvas, em plena zona histórica de Portalegre.

A jovem, vitima de uma eventual fuga de gás, está bem e preferiu não ser assistida na unidade de saúde recebendo apenas tratamentos leves mo local do incêndio.

No local estiveram 18 operacionais apoiados por 6 viaturas.

Continuar a ler

Economia

Espaços de incubação de empresas inaugurado por Ana Abrunhosa

O espaço, agora inaugurado, tem cerca de 1500 m2 e resulta de um investimento de 3,3 milhões de euros.

Publicado

em

Ana Abrunhosa

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, inaugurou a BioBIP2 TechTRANSFER, em Portalegre. A este momento solene, juntou-se o Presidente do Politécnico de Portalegre, Luís Loures, e dois dos seus antecessores envolvidos neste projeto, Joaquim Mourato e Albano Silva.

O espaço, agora inaugurado, tem cerca de 1500 m2 e resulta de um investimento de 3,3 milhões de euros.

O projeto foi financiado pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e contempla novos equipamentos, mais espaços para incubação de empresas, laboratório de bioenergia, laboratório de multimédia e animação, e laboratório de fabricação digital e robótica.

Continuar a ler

Crime

Homem de 80 anos detido por violência doméstica.

Vítima tem 79 anos.

Publicado

em

Portalegre

Pulseira eletrónica por violência doméstica 

O Posto Territorial de Portalegre, deteve um homem de 80 anos, por violência doméstica, no concelho de Portalegre.

No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que o agressor exercia de forma continuada coação psicológica e agressões físicas contra a vítima, sua companheira de 79 anos.

Após diligências policiais foi dado cumprimento a um mandado de detenção, que culminou na localização e detenção do agressor.

O detido foi presente no Tribunal Judicial de Portalegre, no dia 31 de março, onde lhe foram aplicadas as medida de coação de proibição de se aproximar da vítima por qualquer meio num raio de 500 metros, controlado por pulseira eletrónica, bem como a proibição de permanecer na residência do casal.

Continuar a ler

Últimas

x
error: O conteúdo está protegido!!