PORTALEGRE
ULSNA com equipamento para apoio à investigação científica baseada em dados do mundo real
Permitirá à instituição participar em estudos de investigação científica baseados em dados do Mundo Real.

Publicado
2 anos atrásem

ULSNA – Portalegre
Permitirá à instituição participar em estudos de investigação científica baseados em dados do Mundo Real.
A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano procedeu à instalação de um equipamento AWS Snowball Edge, que permitirá à instituição participar em estudos de investigação científica baseados em dados do Mundo Real.
Esta iniciativa surge no contexto de uma candidatura a um projeto europeu OCRE – Open Clouds for Research Environments – para execução do estudo multicêntrico “Algoritmos preditivos para deteção de Violência Doméstica no Sistema de Saúde” proposta por investigadores da CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário.
Trata-se de um estudo que tem como objetivo desenvolver algoritmos de Inteligência Artificial para deteção de violência doméstica com base nos registos clínicos das Unidades Locais de Saúde.
A abordagem tecnológica deste projeto através de AWS Snowball Edge, dispositivos de elevada capacidade de computação, garante que a totalidade do processamento de dados da ULSNA,EPE ocorre na própria instituição, assegurando que não existe partilha de dados pessoais com entidades terceiras.
A primeira etapa deste processo consistirá na harmonização dos dados da ULSNA,EPE de acordo com o standard OMOP-CDM, o que habilitará a instituição a candidatar-se a redes de geração de evidência como o EHDEN – European Health Data Evidence Network, bem como a iniciativa DARWIN promovida pela Agência Europeia do Medicamento.
Seguir-se-á o desenvolvimento dos algoritmos de Inteligência Artificial para deteção de casos de violência doméstica em colaboração com os profissionais de saúde da ULSNA,EPE. Estes algoritmos poderão contribuir para a identificação e sinalização precoce de situações de risco de violência doméstica, fortalecendo o papel das instituições de saúde na proteção de pessoas vulneráveis a este fenómeno.
A implementação deste equipamento e a harmonização dos dados da ULSNA,EPE permitirão a investigação clínica de forma segura, garantindo que os dados permanecem sempre à guarda da ULSNA,EPE. É um importante marco para esta entidade a concretização deste projecto, pois em lugar de receber estudos que são produzidos e processados sobre dados de outros países ou regiões, a ULSNA,EPE ficará habilitada a realizar de forma segura e robusta, estudos baseados nos dados dos pacientes que serve, na realidade local, o que permitirá caracterizar melhor os doentes e tomar decisões mais precisas e adequadas ao
contexto de saúde da população do Norte Alentejano.
A operacionalização deste projeto conta ainda com o apoio da MTG Research and Development Lab e da SCIENCE@WORK, empresas especializadas neste domínio.
Outras notícias recomendadas
-
Vendas Novas relata ao Ministro das Infraestruturas mau serviço da CP
-
Portos de Setúbal e Sesimbra e o Clube de Vela do Sado assinam Protocolo de Cooperação para Regatas do Sado.
-
Sugestão fim-de-semana: Festival de cinema Periferias, em Portalegre.
-
27 mil utentes sem médico de família no Litoral Alentejano
-
Porto de Sines esclarece entradas e saídas de fronteiras marítimas
-
Rendas no sul caem 25% e casas valorizam 40% num ano.
-
‘El Quintas’ condenado a 20 anos de cadeia e a mais de 100 mil €.
-
Ponte de Sor comemora 40 anos de cidade com festas de ‘arromba’
-
3ª etapa do nacional de canoagem de mar entre Porto Covo e Vila Nova de Milfontes
-
Galveias já prepara a próxima campanha do Azeite
-
Primeiro ataque ao incêndio de Aljustrel falhou. Falta de meio aéreo adequado na origem.
-
Mil hectares arderam em Aljustrel. Veja o que ardeu.
-
Em resolução o incêndio de Aljustrel. Estrada esteve cortada e zonas foram evacuadas.
-
Mora ultrapassa Alcácer do Sal e tem agora a temperatura mais alta em junho
-
Alentejo a derreter. Hoje é o dia mais quente do ano.
-
EN253 entre Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo em péssimo estado. IP ignora autarquias.
-
Torrão com animação durante julho. José Liaça e Fabiana Candeias abrem iniciativa e os ‘Vizinhos’ encerram.
-
Está quente mas estão previstos aguaceiros e granizo no Alentejo.
-
Homem que matou senhorio em Évora apanhou 18 anos e meio de prisão
-
El quintas entra no Tribunal de Portalegre. Conheça o homem que quiz violar duas jovens numa barragem.
-
Camionista brasileiro e treinador dos petizes de Castelo Branco foram as vítimas do acidente de Niza
-
Incêndios no distrito de Évora mobilizam mais de 240 bombeiros.
-
Ruy de Carvalho esteve em Évora. Exposição fica até julho.
-
Socialista Ricardo Pinheiro coordena campanha de Gouveia e Melo no Alentejo
-
Gouveia e Melo foi conhecer a história da pirites de Aljustrel e visitou a Feira do Campo Alentejano
-
Lusitano recebido na Câmara de Évora após ganhar título nacional (vídeo)
-
Lusitano de Évora é campeão de Portugal
-
Acidente no IP2, Nisa, faz dois mortos.
-
Crime na comunidade cigana de Amareleja. Pai que matou filho continua a ser procurado.
-
Comporta praticamente vazia em feriado nacional