Publicado
1 ano atrásem
Por
Carla CorreiaBaixo Alentejo
Agricultores do Baixo Alentejo pedem ajuda ao governo
Segundo a federação de agricultores, a seca está a provocar “uma acentuada disrupção na atividade agropecuária da região do Alentejo”, com a “inexistência de pastagens, palhas e fenos”.
A seca está a provocar uma acentuada disrupção na atividade agropecuária da região do Alentejo, com a inexistência de pastagens, palhas e fenos, uma realidade avançada pela Federação de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA). Face a esta a realidade, o Federação reclamou, no inicio desta semana, junto do Governo a atribuição de apoios diretos aos animais e às culturas, tudo devido à seca que a região atravessa.
As propostas fazem parte de um conjunto de reivindicações relacionadas com a seca e o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) apresentado pela FAABA, com sede em Beja.
A Federação de agricultores queixa-se das alterações que a seca está a provocar uma profunda alteração na atividade agropecuária da região do Alentejo, registando-se muitos produtores a vender os seus animais, ou até mesmo, a cessar a atividade por causa dos custos elevados da produção. As queixas também se estendem às reservas hídricas, quer em explorações de sequeiro, ou de regadio, devido, à falta de chuva.
Para além destas reivindicações, a federação também defende a criação de um sistema de seguros agrícolas e da criação de infraestruturas públicas que permitam a retenção e o armazenamento de água no Alqueva.
Montenegro mais próximo dos agricultores e anuncia Plano Nacional para a Água
Roubo de cobre preocupa agricultores no Alentejo
Agricultores do Sudoeste Alentejano vão receber apoio de 200 mil euros
Baixo Alentejo com uma descida ligeira no preço dos alojamentos familiares
Agricultores alentejanos indignados com a falta de apoio do Ministério da Agricultura
“Um erro de programação” resulta num corte de 35% em apoios aos agricultores
Baixo Alentejo regista um valor dos alojamentos de 629€/m2
No “APORMOR em notícias” desta semana falamos do PEPAC (Vídeo)
Ceia da Silva está disponível para receber os agricultores
As imagens de drone da manifestação dos agricultores
Tratores em movimento a caminho de Évora