Últimas:
No “APORMOR em notícias” desta semana falamos do PEPAC (Vídeo) – RÁDIO TDS
Siga-nos

MONTEMOR-O-NOVO

No “APORMOR em notícias” desta semana falamos do PEPAC (Vídeo)

CAP culpa o Governo pela situação que não recebe atençã

Publicado

em

MONTEMOR-O-NOVO

Pequenos Objetos de devoção expostos em Montemor-o-Novo

Estas exposições têm por objetivo descentralizar o património, tornando-o mais acessível a outros tipos de público.

Publicado

em

Montemor-o-Novo

‘Pequenos Objetos de Devoção’

No âmbito do Dia Nacional dos Centros Históricos, a Unidade de Património Cultural está a desenvolver um conjunto de exposições temporárias com o título: “O Castelo desceu à cidade”. Estas exposições têm por objetivo descentralizar o património, tornando-o mais acessível a outros tipos de público.

A primeira exposição tem por título ‘Pequenos Objetos de Devoção’ e está patente no Arquivo Municipal, Centro Interpretativo do Castelo e Igreja do Calvário.

O uso de pequenos objetos que remetem para o sagrado é conhecido desde a pré-história- onde o paganismo era comum a todos os territórios – e, sendo gradualmente dominado pelo Cristianismo, estende-se até aos dias de hoje. Este uso é, sobretudo, motivado pela crença num efeito protetor que estes possam ter.

Nesta exposição, nos três espaços físicos referidos, mostramos-lhe alguns objetos de devoção, encontrados em escavações arqueológicas realizadas no Castelo de Montemor-o-Novo, entre 2003 e 2012. A complementar estes objetos apresentamos também alguns documentos referentes ao tema.

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

Apagão deixa Montemor-o-Novo às escuras.

Avaria foi resolvida durante a noite

Publicado

em

Montemor-o-Novo

Apagão

Parte da cidade de Montemor-o-Novo esteve na última noite sem energia elétrica.

Uma avaria numa linha de média tensão esteve na origem do apagão.

Várias equipas da EDP resolveram o problema durante a noite.

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

Unidade Especial de recolha de resíduos perigosos

Veja os dias em que irá estar na cidade.

Publicado

em

Montemor-o-Novo

Entregue os seus resíduos perigosos!

A Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos (UER2P) vai estar em Montemor-o-Novo, junto à Praça de Touros, nos dias 15, 16, 19 a 23 e 26, 27 de fevereiro de 2024, com o seguinte horário de funcionamento, 10h – 13h e das 13h30 – 17h30.

A UER2P é um serviço gratuito, de recolha de pequenas quantidades de resíduos domésticos perigosos, disponibilizado pela GESAMB, com o propósito específico de recolher em segurança pequenas quantidades de resíduos domésticos de elevado grau de contaminação e perigosidade para serem colocados no lixo comum.

Estamos a falar mais concretamente de cosméticos, telemóveis, pequenos eletrodomésticos, lâmpadas, aerossóis, produtos de limpeza, pesticidas, tintas, vernizes, pilhas, baterias, etc. Objetos de uso quotidiano, presentes na maioria das habitações, mas perigosos, quer para a saúde pública, quer para os recursos ambientais da região, pois possuem na sua composição materiais tóxicos, inflamáveis, corrosivos, razão pela qual devem ser descartados em segurança.

Continuar a ler

Educação

Inaugurada Unidade de Saúde de São Cristóvão

“Uma aposta séria da Junta e do Município para prestar um excelente serviço à população”

Publicado

em

Inauguração da nova Unidade de Saúde de São Cristóvão

“Uma aposta séria da Junta e do Município para prestar um excelente serviço à população”

Foram inauguradas na sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024, as novas instalações da Unidade de Saúde de São Cristóvão. Esta foi uma intervenção articulada entre a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e a Junta de Freguesia de S. Cristóvão, que teve lugar num edifício municipal, anteriormente cedido à Junta de Freguesia.

Tratou-se de um investimento de cerca de 19 mil euros, executado pela Junta de Freguesia e suportado a 100% pela Câmara Municipal, que permitirá à população de S. Cristóvão receber cuidados de saúde primários num espaço adequado, de qualidade e condigno conforme vinham reivindicando há muitos anos! É de enaltecer a colaboração, em todo o processo, da ARS Alentejo, que esteve sempre na retaguarda da intervenção realizada, prestando o apoio técnico necessário.

Para além do Presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, e do Presidente da Junta de Freguesia de São Cristóvão, Vasco Picaró, estiveram presentes nesta inauguração, a montemorense Maria Filomena Mendes, Presidente do Conselho Diretivo da ARS Alentejo, IP, e Vítor Fialho, Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central, EPE. Para além da população, marcaram também presença na iniciativa o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Henrique Lopes, e os vereadores Sílvia Santos e António Pinto Xavier.

Olímpio Galvão referiu que este é “um dia feliz para a freguesia de São Cristóvão e para o concelho de Montemor-o-Novo”, numa operação que “vem dar excelentes condições para as pessoas terem acesso aos cuidados de saúde primários, acrescentando que esta é “uma aposta séria da Junta e do Município para prestar um excelente serviço à população”.

Vasco Picaró era também ele um homem tremendamente satisfeito pois “atingimos aqui um marco importante, uma melhoria significativa a nível do serviço de saúde, tanto para os profissionais de saúde como para os utentes, com todas as condições de conforto e acessibilidade para uma prestação de serviço de excelência”.

Maria Filomena Mendes explicou que “esta é a primeira inauguração que temos, no âmbito das novas construções e requalificações financiadas pelo PRR”, sendo “muito gratificante começar a ver os resultados de todo este trabalho e todo este empenho, porque efetivamente quem está próximo das populações são as Câmaras e as Juntas de Freguesia”. A Presidente do Conselho Diretivo da ARS Alentejo deixou um forte agradecimento à Câmara Municipal pelo “empenho neste processo de descentralização e também de requalificação destes espaços”, mas também à Junta de Freguesia, “que fez um trabalho absolutamente excecional”.

Vítor Fialho, por sua vez, disse que a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central, “vai tentar corresponder às expetativas da população, pelas instalações criadas, trazer os médicos necessários e suficientes, para que haja um bom acompanhamento da população do ponto de vista médico”.

A Unidade de Saúde de S. Cristóvão, vai ter ainda outra intervenção, no âmbito da candidatura a PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, já aprovada, que será sobretudo ao nível da eficiência energética, num investimento de 67 mil euros.

Este trabalho de proximidade vai de encontro àquilo que a população destas freguesias há muito lutava. O Município acredita que será também um forte incentivo à fixação de pessoal médico no nosso concelho. Motivo de alegria para todos!

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

Presidente da ‘Património Cultural’ visitou a Gruta do Escoural

A visita começou no Centro Interpretativo da Gruta do Escoural, onde foi possível experimentar os novos recursos multimédia e interativos da nova exposição

Publicado

em

Foto: C.M. de Mont. o Novo

Montemor o Novo

João Carlos dos Santos esteve na Gruta

No âmbito do funcionamento da Gruta do Escoural e do seu Centro Interpretativo, a nova entidade gestora deste monumento, o Património Cultural, I.P., fez uma visita ao Escoural, sendo representada pelo seu presidente, o Arquiteto João Carlos dos Santos, e pela arquiteta Elisabete Moura.

A visita começou no Centro Interpretativo da Gruta do Escoural, onde foi possível experimentar os novos recursos multimédia e interativos da nova exposição, inaugurada em outubro passado. Seguiu-se depois a visita à Gruta, acompanhada pela guia do monumento Sónia Contador.

O Município de Montemor-o-Novo esteve representado pelo seu Presidente, Olímpio Galvão, pelo vereador com os Pelouros do Património Cultural e Turismo, António Pinto Xavier, e por vários técnicos da Câmara Municipal.

A iniciativa foi também acompanhada pelo Presidente da Junta de Freguesia de Santiago do Escoural, José Geraldo.

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

“Economia Circular em Montemor-o-Novo”

A sessão teve como convidados Conceição Pires, promotora do projeto Tinctória

Publicado

em

Foto: C.M. Montemor o Novo

6.ª SESSÃO “STARTUP CONVIDA…”

Nas instalações da incubadora startUP Montemor-o-Novo®, decorreu a 6.ª Sessão “StartUP Convida…”, dedicada ao tema “Economia Circular em Montemor-o-Novo”.

A sessão teve como convidados Conceição Pires, promotora do projeto Tinctória, um projeto incubado na startUP Montemor-o-Novo®, dedicado à produção de tintas naturais à base de bio resíduos; Olivia Page, co-fundadora do projeto Mykor, uma futura unidade industrial de Montemor-o-Novo, que se dedicará ao fabrico de painéis de isolamento feitos de resíduos industriais, micélio e alimentados por biotec; e António Ferreira, promotor do projeto Naturbosque, que se dedica à produção e comercialização de cogumelos.

Durante a sessão, que teve a abertura a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, os convidados deram a conhecer os seus percursos pessoais, partilhando informações sobre os seus projetos, desde os processos de produção e fabrico dos seus produtos a curiosidades e aspetos comuns entre os três.

Houve ainda oportunidade para interagir com o público, que se mostrou bastante atento e interessado existindo no final um momento de debate/conversa.

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

4 desalojados em Montemor-o-Novo e 2 em Borba devido ao mau tempo

Habitantes realojados em casa de familiares

Publicado

em

Depressão Juan

4 desalojados em Montemor o Novo e 2 em Borba

A forte precipitação no concelho de Montemor-o-Novo provocou 6 desalojados, nos Alentejo.

Em Montemor o Novo uma mulher residente em S.Brissos e uma família de 3 pessoas residente na Freguesia de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras tiveram que ser realizadas.

A proteção civil informa que em Borba um casal de idosos também foi realojado após a habitação ficar sem condições de habitabilidade.

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

“Cantigas de Prevenção e Alguns Dizeres”

A iniciativa decorrerá na Sala do Aluno da Escola Secundária de Montemor-o-Novo, no dia 25 de janeiro

Publicado

em

Em Montemor-o-Novo

A iniciativa “Pela Saúde dos Nossos Filhos” que tem como título “Cantigas de Prevenção e Alguns Dizeres” vai decorrer em Montemor o Novo.

A iniciativa decorrerá na Sala do Aluno da Escola Secundária de Montemor-o-Novo, no dia 25 de janeiro, pelas 17:30h, com o objetivo de desconstruir a normalização do consumo de tabaco e álcool.

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

Câmara de Montemor-o-Novo visita União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras

O executivo da Junta de Freguesia, recebeu a comitiva municipal, orientando uma visita guiada a alguns locais, identificando problemas que são preocupação dos fregueses e, naturalmente, daquele executivo.

Publicado

em

Executivo da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo visita União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras

O Executivo da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, com pelouros, acompanhado por alguns Chefes de Divisão e pelo Gabinete de Apoio às Freguesias, retomou a realização dos “Encontros nas Freguesias”, sempre numa perspetiva de proximidade e diálogo.

No passado dia 12 de janeiro, durante todo o dia, realizou-se uma visita à União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, numa iniciativa que se focou, sobretudo, fora da cidade. Após encontro na Sede da União de Freguesias, durante a manhã a iniciativa esteve de visita a Santa Sofia, Pintada, Represa, Fazendas do Cortiço e São Geraldo, enquanto que, no período da tarde, as atenções focaram-se em Ferro da Agulha, Silveiras, Maia e Reguengo.

O executivo da Junta de Freguesia, recebeu a comitiva municipal, orientando uma visita guiada a alguns locais, identificando problemas que são preocupação dos fregueses e, naturalmente, daquele executivo.

Os serviços da Câmara Municipal presentes, tentarão encontrar soluções para as situações identificadas, com a maior brevidade possível, por forma a proporcionar uma melhor qualidade de vida aos habitantes desta freguesia.

Estas visitas permitem igualmente um contacto informal com os munícipes das localidades visitadas, que aproveitam a presença do executivo para dar as suas sugestões e opiniões, ou apenas para cumprimentar eleitos e técnicos.

Continuar a ler

Autarquias

Estratégia de Mobilidade Urbana Sustentável para Montemor-o-Novo

Denominada MobiMor, esta estratégia é estruturada em 4 Eixos fundamentais.

Publicado

em

Montemor-o-Novo

Estratégia de Mobilidade Urbana Sustentável: MobiMor quer conquistar MONTEMOR

Está em elaboração uma estratégia concertada de Mobilidade Urbana Sustentável para Montemor-o-Novo.

Denominada MobiMor, esta estratégia é estruturada em 4 Eixos fundamentais. O primeiro eixo é a Circulação pedonal, que inclui a continuação da implementação e gestão do Plano de Acessibilidade e Mobilidade para a Cidade de Montemor-o-Novo (percursos livres de obstáculos) e espaços lineares de circulação pedonal corrente (passeios). Um segundo eixo é a Circulação viária, que abrange a revisão do Plano de Sinalização e Trânsito e a gestão mais eficaz e coerente dos espaços para estacionamento automóvel. O terceiro eixo é referente aos Transportes públicos urbanos, e tem como objetivo criar soluções alternativas concretas, capazes de promover uma ampla redução da utilização do automóvel privado, sobretudo nas deslocações regulares quotidianas “casa-trabalho-casa” ou “casa-escola-casa”, contribuído assim eficazmente para atenuar a procura por estacionamento, sobretudo em locais específicos caracterizados por maior pressão. Finalmente, o quarto eixo incide na Descarbonização do setor dos transportes.

O Município acredita que os resultados das ações combinadas dos dois últimos Eixos, possam contribuir significativamente para uma eficaz redução das emissões de gases com efeito de estufa e, por consequência, para as metas estabelecidas nas estratégias nacionais de descarbonização.

A estratégia MobiMor reunirá, entre outras Medidas, algumas ações concretas já implementadas e/ou em implementação, tais como:

– Percursos livres de obstáculos;

MorBus – Projeto piloto de transporte público urbano, baseado num minibus – procedimento de contratação a decorrer pela CIMAC;

MorTaxis – Projeto experimental de transporte público flexível (transporte “a pedido”), baseado no parque local de táxis que aderirem ao projeto – procedimento de contratação a decorrer pela CIMAC;

MorBike – Sistema de Partilha de Bicicletas Elétricas Públicas, comparticipado financeiramente no âmbito do Programa Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Montemor-o-Novo (PEDU / Alentejo 2020), agregado à Operação ALT20-04-2316-FEDER-000063 “Implementação de Percursos livres de obstáculos no âmbito do Plano de Acessibilidade e Mobilidade”, no valor de 219.910,47 € (Duzentos e Dezanove Mil Novecentos e Dez Euros e Quarenta e Sete Cêntimos), num investimento total de 258.718,20 € (Duzentos e Cinquenta e Oito Mil Setecentos e Dezoito Euros e Vinte Cêntimos).

Continuar a ler

Autarquias

Montemor-o-Novo atribui quase 100 mil € em bolsas

Os valores variam entre os 60 euros e os 140 euros e representam a disponibilização por parte do município de um valor global de 99.900,00€, um aumento de 3.550,00€ face ao ano letivo anterior.

Publicado

em

Montemor-o-Novo

Município atribui 109 bolsas de estudo, no valor global de 99.900.00€ para frequência do Ensino Superior

No dia 4 de dezembro de 2023, reuniu o júri para atribuição das bolsas de estudo para o Ensino Superior, com o objetivo de analisar os processos entregues pelos candidatos às bolsas de estudo para frequência no ensino superior no ano letivo 2023/2024.

Deram entrada 135 pedidos de atribuição de bolsa, representando um aumento de 10 pedidos relativamente ao ano letivo anterior.
Aplicados os critérios anteriormente aprovados, foi proposta a atribuição de 109 bolsas de estudo, traduzindo-se num aumento de 7 bolsas em relação ao ano letivo 2022/2023.
As bolsas são atribuídas por ano letivo, durante 10 meses (de outubro de 2023 a julho de 2024).
Os valores variam entre os 60 euros e os 140 euros e representam a disponibilização por parte do município de um valor global de 99.900,00€, um aumento de 3.550,00€ face ao ano letivo anterior.

A proposta de atribuição das referidas bolsas de estudo foi aprovada por unanimidade em sede de Reunião de Câmara no passado dia 13 de dezembro de 2023.

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

Utentes da Cercimor foram graffitar (veja fotos)

Este foi um projeto da Terras Dentro, dinamizado por Nuno Marques que foi desafiando os utentes da Cercimor e da Associação 29 de Abril, a ajudarem a graffitar um espetacular mural.

Publicado

em

Montemor o Novo

Mês do cidadão idoso

No âmbito do Mês do Cidadão Idoso decorreu no Centro de Reabilitação da Cercimor, em Montemor-o-Novo, uma Oficina de Graffiti.

Este foi um projeto da Terras Dentro, dinamizado por Nuno Marques que foi desafiando os utentes da Cercimor e da Associação 29 de Abril, a ajudarem a graffitar um espetacular mural.

Todos deram o seu contributo, cada um à sua maneira, e revelaram-se bem talentosos! O desenho deste mural foi imaginado pelos próprios utentes, tendo como base e inspiração o tema União, uma ligação entre utentes e técnicos que ficou bem patente no resultado final.

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

Banda do Exército esta sexta-feira em Montemor-o-Novo

Iniciativa inserida no âmbito das Comemorações da Arma de Artilharia e do Regimento de Artilharia N.º 5, sediado em Vendas Novas.

Publicado

em

Montemor-o-Novo

Banda do Exército no Curvo Semedo

Herdeira das mais antigas tradições musicais do Exército Português, a Banda Sinfónica do Exército (BSE) apresenta-se em concerto no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, na próxima sexta-feira, 10 de novembro de 2023, pelas 21h30, numa iniciativa inserida no âmbito das Comemorações da Arma de Artilharia e do Regimento de Artilharia N.º 5, sediado em Vendas Novas.

A BSE, inserindo as suas atuações no âmbito das atividades culturais, recreativas ou de divulgação do Exército, colabora com as autoridades e organismos civis na realização de concertos musicais.

Desde a sua criação, apresenta-se regularmente em concertos e festivais de norte a sul do País onde obtém assinalável êxito, destacando-se os alcançados nos mais emblemáticos auditórios como por exemplo os Teatros da Trindade, S. Luiz, Coliseu dos Recreios e Casa da Música entre outros.

Reconhecendo todo o seu valor, por Alvará de 07 de outubro de 2005, foi atribuído à Banda Sinfónica do Exército por S. Exª o Presidente da República, a Medalha de Ouro de Serviços Distintos. Em 10 de junho de 2023, a Banda Sinfónica do Exército foi condecorada por S. Exª o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, como Membros Honorários da Antiga Ordem Militar de Sant’iago da Espada.

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

Podia ter marcado golo mas preferiu ajudar o adversário. Roberto Carlos vence troféu “Ética Desportiva”

Cerimónia decorre sexta-feira, dia 3 de novembro, às 10h no IPDJ Alentejo

Publicado

em

Montemor o Novo

Roberto Carlos com o troféu ”Ética Desportiva”. Jogador do U.Montemor com atitude de fair play

O futebolista Roberto Carlos, lateral esquerdo do União de Montemor, teve há alguns dias uma atitude de fair play digna dos mais rasgados elogios.

O defesa daquele clube recebeu, inclusive, por parte do árbitro do jogo, o cartão branco, recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, publico e outros agentes desportivos.

Roberto Carlos trocou a glória de um golo relativamente fácil, pelo apoio e ajuda a um adversário que se lesionou no mesmo lance. Em vez de, simplesmente, rematar a bola para a baliza com todas as possibilidades de sucesso, o atleta optou por atirar a bola para fora para ajudar um seu companheiro da equipa adversária.

É este o verdadeiro sentido do desporto! Competir para ganhar, respeitando sempre os princípios do respeito, ética e fair play, para com todos os intervenientes no fenómeno desportivo!

Por isso, entendeu o IPDJ Alentejo agraciar o Roberto Carlos com o troféu ”Ética Desportiva” numa simples, mas muito significativa, cerimónia a realizar nas instalações deste Instituto em Évora, na próxima sexta-feira, dia 3 de novembro, às 10h.

Para além do Diretor Regional do IPDJ Alentejo, Miguel Rasquinho, estarão presentes o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, o Presidente da Associação de Futebol de Évora, António Pereira e o Presidente do União de Montemor, Nuno Malagueira.

TDS Montemor o Novo: 93.9FM

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

Documentário sobre a guerra no Ultramar, em Montemor o Novo.

É um filme de guerra de uma geração, contada por quem ficou à espera

Publicado

em

Montemor o Novo

documentário Quem Vai à Guerra, de Marta Pessoa

Inserido nas comemorações do centenário do Núcleo da Liga dos Combatentes de Montemor-o-Novo, dia 11 de novembro, às 21h00, no Cineteatro Curvo Semedo, assista ao documentário Quem Vai à Guerra, de Marta Pessoa.

Quem Vai à Guerra é um filme de guerra de uma geração, contada por quem ficou à espera… por quem quis voluntariamente ir ao lado e por quem foi socorrer os soldados às frentes de batalha. Um discurso feminino sobre a guerra.

Entre 1961 e 1974, milhares de homens foram mobilizados e enviados para Angola, Moçambique e Guiné-Bissau para combater na Guerra Colonial. Passados mais de 60 anos desde o seu início, a guerra é, ainda hoje, um tema que muitos gostariam de esquecer e outros não conseguem esquecer.

Entrada gratuita. Bilhetes nos locais habituais e on-line na Bol do Município.
Organização: Núcleo da Liga dos Combatentes de Montemor-o-Nov
Apoio: Município de Montemor-o-Novo

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

Ação de formação sobre “Gestão de Alojamento”, em Montemor o Novo

A formação pretende capacitar os participantes para identificar as diferentes formas de gestão e diferentes tipologias de clientes

Publicado

em

Montemor o Novo

“Gestão de Alojamento”

Inicia-se no próximo dia 7 de Novembro, no Gandum Village em Montemor-o-Novo, uma ação de formação, em formato presencial, com o tema: “Gestão de Alojamento”. A formação pretende capacitar os participantes para identificar as diferentes formas de gestão e diferentes tipologias de clientes bem como os serviços a prestar e a importância de sistemas de gestão de reserva. Esta ação de formação é gratuita, contabilizada para horas de formação profissional e é certificada pelo Turismo de Portugal.

Horários:

7,14 e 21 de Novembro – 09h00-13h00;

(12 Horas de formação certificadas pela Turismo de Portugal)

Em formato presencial

Local da formação: Gandum Village, Montemor-o-Novo

A inscrição na formação terá de ser realizada até ao dia 6 de Novembro (prazo máximo).

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

Inaugurada nova exposição na Gruta do Escoural

O primeiro visitante a entrar na exposição foi, de forma simbólica, o Sr. Olímpio Graixinha, que em 1963, também foi o primeiro dos dois trabalhadores da pedreira da Herdade da Sala a entrar na Gruta do Escoural.

Publicado

em

Escoural,  Évora

Nova exposição permanente

Está inaugurada a nova exposição permanente do Centro Interpretativo da Gruta do Escoural, na localidade de Santiago do Escoural.

O primeiro visitante a entrar na exposição foi, de forma simbólica, o Sr. Olímpio Graixinha, que em 1963, também foi o primeiro dos dois trabalhadores da pedreira da Herdade da Sala a entrar na Gruta do Escoural. Na exposição podemos, inclusive, ter uma experiência aproximada do olhar destes trabalhadores através da introdução à exposição numa experiência multimédia que simula o momento da descoberta.

Desde as primeiras investigações se percebeu o uso da Gruta do Escoural como necrópole durante o Neolítico, e se descobriram nas suas paredes vestígios de Pinturas e Gravuras Rupestres datados do Paleolítico Superior. Aspetos estes explicados na exposição que agora ocupa de forma permanente o Centro Interpretativo.

O Centro Interpretativo da Gruta do Escoural é tutelado pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, e dinamizado pelo Município de Montemor-o-Novo, Junta de Freguesia do Escoural e Associação Amigos Unidos Pelo Escoural, e pode ser visitado, em horário de inverno, de segunda-feira a sexta-feira das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, e ao sábado das 9h00 às 13h00.

Nesta cerimónia de abertura estiveram presentes, em representação do município de Montemor-o-Novo, o Presidente da Câmara Municipal Olímpio Galvão, o Vice-Presidente Henrique Lopes, a vereadora Silvia Santos e o Vereador do pelouro do Património Cultural, António Pinto Xavier. Também marcaram presença o Presidente da Junta de Freguesia de Santiago do Escoural, José Geraldo, Sara Nascimento da Associação Amigos Unidos Pelo Escoural, e, em representação da Direção Regional de Cultura do Alentejo, o arqueólogo, Nélson de Almeida.

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

A verdadeira história do ‘rapto’ de crianças em Montemor-o-Novo

A verdadeira história apurada pela TDS

Publicado

em

Montemor-o-Novo

Redes sociais ampliaram ‘mentira’

Nos últimos dias tem sido muitas as mensagens a circular nas redes sociais, essencialmente de habitantes de Montemor-o-Novo, de que uma carrinha com imigrantes andava nas escolas a tentar raptar crianças.

A verdadeira história apurada pela TDS é esta:

O aluno de uma das escolas encomendou uns ‘phones’ pela internet e mandou que fossem entregar a escola.

Assim aconteceu dias depois.

Uma carrinha branca, de uma transportadora, foi entregar a compra à escola.

Os dois trabalhadores, condutor e ajudante, perguntaram a alguns alunos se sabiam quem era o aluno, referindo o nome, que tinha adquirido os respectivos ‘phones’ para entrega.

Alguém terá visto a situação e foi escrever nas redes sociais uma história que nada tem a ver com a realidade alegando que se tratava de uma carrinha com imigrantes a tentar raptar crianças.

A GNR já esclareceu, oficialmente, que “não existem denúncias registadas relativas à situação em apreço”.

E adianta: “Atendendo ao alarme social causado, é importante que as pessoas eventualmente visadas possam fazer a denúncia junto da Guarda, para que se possa monitorizar os fenómenos criminais e ajustar e orientar o patrulhamento.

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

Município de Montemor-o-Novo apoia Rugby Clube de Montemor e Grupo União Sport

Apoios até 174 mil euros.

Publicado

em

Montemor-o-Novo

O Município tenta estar ao lado e apoiar todas as associações

Reconhecendo que a atividade desenvolvida pelos diversos clubes e associações desportivas é um contributo importante para a dinâmica do concelho de Montemor-o-Novo, participação essa considerada essencial para o bem-estar da comunidade Montemorense, evidenciando um elevado interesse municipal e público, o Município tenta estar ao lado e apoiar todas as associações.

Recentemente, foram assinados contratos programa para a época 2023/2024, entre o Município e duas das mais relevantes associações desportivas do concelho. Considerando a importância do Grupo União Sport e do Rugby Clube de Montemor na promoção e desenvolvimento da atividade física e desportiva, o executivo municipal, representado pelo Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, assinou um Contrato-Programa para a época 2023/24, com cada uma destas associações, onde se estruturam os apoios num documento único, definindo-se os direitos e obrigações das partes outorgantes.

O Município de Montemor-o-Novo perspetiva conceder um apoio financeiro que poderá atingir um valor máximo de 68.500,00€ para o Rugby Clube de Montemor-o-Novo, e um valor máximo de 105.850,00€ para o Grupo União Sport.

É comum a estes Contratos o apoio ao investimento em remuneração de Diretor Técnico, Coordenador Técnico de camadas jovens valorizando a formação de atletas, assistente administrativo e fisioterapeuta; bem como apoio ao desenvolvimento de equipa/escalão feminino e apoio ao desenvolvimento do Desporto Adaptado. Estes Contratos preveem ainda, entre outras ajudas, inscrições de atletas, pagamento de seguros desportivos, investimento em comunicação e marketing, investimento em infraestruturas desportivas e organização de torneios.

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

“Noite das criaturas das trevas” na ecopista de Montemor-o-Novo

O passeio pela Ecopista do Montado tem o ponto de partida na antiga estação ferroviária.

Publicado

em

Montemor-o-Novo

O objetivo de alertar para a importância da proteção da biodiversidade noturna

No próximo dia 3 de novembro, tem lugar na Ecopista do Montado em Montemor-o-novo, a “Noite das criaturas das trevas”.

A iniciativa está sujeita a inscrição e tem um limite de 20 participantes.

A organização está a cargo do grupo HerpEbora, e conta ainda com o apoio da Unidade de Biologia da Conservação, do MED UEvora, da Universidade de Évora e do Município de Montemor-o-Novo.

A “Noite das Criaturas das Trevas” é um evento com expressão nacional, com o objetivo de alertar para a importância da proteção da biodiversidade noturna, tentando desmistificar muitas histórias que são contadas há gerações, mas muitas vezes sem fundamento científico. Aproveitando a noite das bruxas (também conhecida por noite de Halloween), convidamos os participantes a dar um passeio noturno para procurar sapos, corujas, morcegos, insetos, entre outros, e falarmos um bocadinho sobre o seu papel nos ecossistemas e que a maioria dos contos não passam de ficção e fantasia.

Continuar a ler

Últimas

x
error: O conteúdo está protegido!!