Música
“Os Ganhões” de Castro Verde com Ricardo Ribeiro no Tivoli
Neste espetáculo o fadista vai recuperar os seus fados e traz para palco a paixão alentejana, homenageando também o cante alentejano.
Neste espetáculo o fadista vai recuperar os seus fados e traz para palco a paixão alentejana, homenageando também o cante alentejano.
Publicado
9 meses atrásem
Música em Lisboa
Alentejanos no Tivoli
Ricardo Ribeiro sobe ao palco do Teatro Tivoli BBVA a 14 de outubro para cantar “Fados e Modas do Sul” com o grupo coral alentejano “Os Ganhões” de Castro Verde.
Neste espetáculo o fadista vai recuperar os seus fados e traz para palco a paixão alentejana, homenageando também o cante alentejano, reconhecido como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas em 2014.
No palco do Teatro Tivoli BBVA cruzam-se assim gerações, dos 16 aos 80 anos, para um concerto intimista, no qual vai ecoar a melancolia do fado através da voz de Ricardo Ribeiro, que se entrelaça com a sonoridade única do cante alentejano.
Lisboeta de gema e Alentejano por afinidade, Ricardo Ribeiro nasceu em 1981 no Rio Seco, Ajuda, e aos 40 anos mudou-se para Cabrela, Montemor-o-Novo. É na tranquilidade do campo que Ricardo Ribeiro está a preparar o concerto no âmbito do centenário do Teatro Tivoli BBVA e ao qual se junta o grupo de cante alentejano já quinquagenário de Castro Verde: ACA “Os Ganhões” de Castro Verde.
Ricardo Ribeiro conta com mais de 30 anos de carreira, tendo recebido vários prémios, entre os quais Prémio Amália, nas categorias Revelação Fadista (2005) e Melhor Intérprete (2011), assim como o Troféu Revelação (2005), atribuído pela Casa da Imprensa.
Ao longo da carreira, o fadista já apresentou cerca de seis álbuns e integrou o elenco musical de filmes como “Rio Turvo” (2007), “Fados” (2007) e “Filme do Desassossego” (2010). Em 2006 cantou ‘A Portuguesa’ numa versão adaptada ao Fado Tradicional durante o Campeonato do Mundo, que decorreu na Alemanha. Já em 2015, Ricardo Ribeiro foi agraciado com a Ordem do Infante D. Henrique.
Internacionalmente o fadista português destaca-se pela colaboração com o artista libanês Rabih Abou- Khalil. Em 2017, foi nomeado “Melhor Artista” pela revista britânica Songlines, após o sucesso de “Hoje é Assim, Amanhã Não Sei”, produzido por Carlos Manuel Proença.
Temas dos discos “Português” (2008), “Porta do Coração” (2010), “Largo da Memória” (2013), “Hoje é Assim” (2016), “Respeitosamente” (2019) e “Terra que Vale o Céu” (2023) vão ser também entoados junto do público e, pela primeira vez, no Teatro Tivoli BBVA.
Os bilhetes para “Ricardo Ribeiro Canta Fados e Modas do Sul” já estão à venda em Ticketline e nos locais habituais.
Portalegre volta a destacar-se pelas descidas no arrendamento, enquanto Beja e Évora aceleram no mercado de compra
El Quintas não ouviu presencialmente a sentença.
A animação vai ser dividida em três espaços: o Palco Cidade junto à ponte que dá nome à localidade, o...
Está agendada para o dia 28 de junho, num percurso de 17 km entre Porto Covo e Vila Nova de...
De realçar que toda a produção das herdades da Freguesia que a Junta administra diretamente, hortícolas, azeite, vinho, frutas é...
Meio aéreo pesado de Ourique não ajudou.
Reportagem TDS esta manhã em Carregueiro com o resultado do incêndio de ontem.
Voltou a normalidade com o efectivo no terreno em forma de prevenção e rescaldo.
Alentejo continua em alerta vermelho
Mourão Calor intenso Mourão vai ser um dos concelhos mais quentes do país. A previsão aponta para maximas de 42...
Mau estado da estrada coloca em risco condutores. IP diz que não tem obras previstas.
Animação durante todo o mês.
Tempo instável em toda a região
Tribunal confirma factos da acusação.
Está a ser ouvido.
Trágico acidente de Nisa fez duas vítimas mortais.
7 meios aéreos no conjunto dos dois incêndios.
Teatro Garcia de Resende
Políticos entram na campanha do Almirante
Candidato comprou uns chinelos e um típico 'talego' alentejano.
Toda a reportagem na TDS
É o primeiro vencedor alentejano.
Via cortada.
Autopsia à vítima deverá ser feita esta quinta feira.
IPMA 'assustou' banhistas.
Também patente está uma exposição sobre o autor d' Os Lusíadas.
Não se registaram feridos.
Os 3 assaltantes são de nacionalidade brasileira
Saiba qual o atleta que conseguiu o feito.
Ponte de Sor assinala os 40 anos de elevação a cidade.
O jogo está marcado para sábado, a partir das 14:00, em Zenica, na Bósnia.
Um dos maiores interpretes da musica portuguesa.
GNR mostra em vídeo um dos momentos.
Agressor e vítima são de nacionalidade estrangeira.
Assaltaram balcão à mão armada e foram detidos em Reguengos de Monsaraz.
Três meios aéreos estiveram no combate ás chamas.
Os 3 assaltantes são de nacionalidade brasileira
Roubados 1 200 quilos de fio de cobre, avaliados em cerca de 5 500 euros.
A ação culminou na identificação de um homem de 47 anos e na apreensão dos lagostins, acompanhados de 74 caixas...
É a que tem mais expositores ate hoje.