Últimas:
Morreu a cantora brasileira Rita Lee – RÁDIO TDS
Siga-nos

Publicado

em

Ficou conhecida por fazer parte da banda de rock psicadélico Os Mutantes, nos anos 60

Era conhecida como a “rainha” do rock brasileiro”

Morreu na noite passada em São Paulo, aos 75 anos, a cantora brasileira Rita Lee, conhecida como a rainha do rock brasileiro.

Rita Lee era considerada uma das maiores cantoras e compositoras da história do Brasil.

Em 2021, a cantora foi diagnosticada com cancro do pulmão.

A notícia foi confirmada na manhã  de hoje, através de um comunicado partilhado nas redes sociais oficiais da cantora.

“Mania de Você”, “Lança-Perfume”, “Jardins da Babilônia”, “Doce Vampiro”, “Baila Comigo” “Desculpe O Auê”, “Flagra”, “Baby” e tantas outras canções, ficam marcadas um pouco por todo o mundo.

Continuar a ler
Publicidade

destaque

Em Évora, a 5a edição do Artes à Rua teve muita chuva e 8000 espectadores

Publicado

em

Évora

Com chuva, o Artes à Rua abrigou 8000 pessoas

Entre 5 e 10 de Setembro, o Artes à Rua contagiou vários locais da cidade de Évora. Uma iniciativa que completou a sua quinta edição e que terminou ontem. Durante os dias festivos, eborenses e forasteiros puderam contar com 38 espetáculos que abordaram a descolonização do pensamento e a igualdade do género.

Depois de uma onda de calor, o evento que convida as pessoas a sair para as principais artérias da cidade de Évora teve o azar de ser apadrinhado pelo mau tempo. Dadas as condições meteorológicas, o palco principal do Festival foi a Arena de Évora. Para lá, saltaram artistas que representaram músicas oriundas dos quatro cantos do mundo. No último dia, Domingo, o espectáculo São Jorge Batido, de Jonas, esgotou a lotação do Teatro Garcia de Resende e a seguir foi a vez dos concertos na Arena d’Évora, que encerraram a programação durante a noite, com a apresentação de Monda e Ghorwane.

Um cruzamento de culturas que registou uma afluência de 8000 visitantes.

Para o ano há mais.

Continuar a ler

Agenda

Fado, Cante e Flamenco na vila de Cabrela

Sara Correia, Luís Trigacheiro, o Coro participativo de cante alentejano, a Companhia Barcelona Flamenco Ballet e Duquende, entre
outros artistas, compõem o cartaz do festival.

Publicado

em

Cabrela

Alentejo World Heritage Festival

A Vila de Cabrela, a pouco mais de uma hora de Lisboa, prepara-se para acolher um festival que homenageia as três heranças musicais da Península Ibérica reconhecidas pela UNESCO.

A vila alentejana de Cabrela já está em contagem decrescente para a primeira edição do “Alentejo World Heritage Festival”, um evento único que acontece nos dias 25, 26 e 27 de agosto no concelho de Montemor-o-Novo.

Ao longo destes três dias, a vila será o palco perfeito para um diálogo muito especial entre as três principais tradições musicais da Península Ibérica reconhecidas como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO: o
cante alentejano, o fado e o flamenco.

A fadista portuguesa Sara Correia, Luís Trigacheiro (cante alentejano), o Coro participativo de cante alentejano, a Companhia Barcelona Flamenco Ballet e Duquende (considerado um dos cantores de flamenco mais conceituados), entre
outros artistas, compõem o cartaz do festival.

O ponto alto deste festival, que acontece a pouco mais de uma hora de Lisboa, será no dia 26 de agosto, numa deslumbrante seara, com o pôr do sol como pano de fundo.

O concerto “Cante Alentejano, Fado e Flamenco numa seara alentejana” está marcado para as 19h30 e junta, em palco, Sara Correia, Luís Trigacheiro, Duquende, a companhia Barcelona Flamenco Ballet, o Trio de Daniel Bernardes, Os Músicos do Tejo, o grupo coral Fora d’Oras e o Coro Participativo de Cante de Cabrela.

Este é um evento que pretende contribuir para uma maior oferta cultural de excelência num território de baixa densidade populacional, como é a Vila de Cabrela, que conta já com um histórico de um conjunto de iniciativas culturais marcadas pela surpreendente adesão por parte da comunidade local.

Agenda de 21 a 25 de agosto

Workshop de Cante Alentejano: A comunidade de Cabrela é convidada a participar num workshop de Cante Alentejano dinamizado pelo Grupo Coral Fora D’oras.

25 de agosto
22h00: Serão de “Cante ao Luar de Cabrela” e Celina da Piedade
Nesta noite muito especial, os habitantes de Cabrela, reunidos no Coro Participativo de Cante de Cabrela, são convidados a juntar-se ao Grupo Coral Fora d’Oras. Este concerto resulta do workshop desenvolvido durante a semana pelos próprios
habitantes de Cabrela. Concerto por Celina da Piedade.

26 de agosto
19h30: Concerto de Fado, Flamenco e Cante Alentejano
Com Sara Correia, Luís Trigacheiro, Duquende, companhia Barcelona Flamenco Ballet, Trio de Daniel Bernardes, Os Músicos do Tejo, grupo coral Fora d’Ouras e o Coro Participativo de Cante de Cabrela.

22h00: Serão de “Fado Cabrela”
O Largo Pascoal Coelho acolhe a homenagem aos 35 anos de carreira do cantor João Paulo Marques.

27 de agosto
11h00: Workshop de flamenco
Com os guitarristas e bailarinos da companhia Barcelona Flamenco Ballet

19h00: Missa flamenca
Com os guitarristas e cantores da companhia Barcelona Flamenco Ballet. O evento é promovido pela associação Égide – Associação Portuguesa das Artes,em coorganização com a associação Lar Doce Ler e apoio institucional e logístico da
Câmara Municipal de Montemor e da Junta de Freguesia de Cabrela.

Continuar a ler

ARRAIOLOS

Eco Festival, música em ambiente de aldeia

No concelho de Arraiolos

Publicado

em

Aldeia da Serra, Arraiolos

Eco Festival

O Eco Festival vai acontecer durante o mês de março.

A Aldeia da Serra, em pleno montado, dona de uma natureza íntegra é um local inigualável, quiça único e por isso eleito para receber este evento promovido pela Câmara Municipal de Arraiolos, com o apoio da União das Freguesias de S. Gregório e Santa Justa e da Sociedade Recreativa da Aldeia da Serra.

Num dos pontos mais elevados do concelho, onde é possível contemplar o voo deslizante das aves,  observando-as num plano superior, em cada um dos seus movimentos.

Ora o planar das espécies rapinantes e solitárias, ora o voo rápido dos que voam em bando, conforme cada época do ano.

De encontros com o meio envolvente e os seus sons, a música e as pessoas se faz este Eco Festival.

Visite a Aldeia a Serra e viva a plenitude do lugar.

Continuar a ler

Música

Marco Paulo com estado de saúde muito ‘fragil’

Sic dedicou hoje programa ao cantor alentejano.

Publicado

em

Mourão

Marco Paulo com saúde debilitada

A saúde de Marco Paulo degradou-se nos últimos dias.

A notícia é confirmada por fontes próximas do cantor alentejano.

A SIC avançou hoje com um programa especial do cantor.

E logo a abrir recuperou a canção ‘Cuida de mim’, cujo os primeiros versos são: “Meu Senhor, desta vez estou te falando porque estou desesperado, sem saber o que fazer…”.

O cantor romântico de 78 anos está a enfrentar neste momento nova situação grave.

Recorde-se que Marco Paulo venceu, por várias vezes, as batalhas contra doenças oncológicas de que foi vítima.

Continuar a ler

Música

Carminho em entrevista à TDS

Apresenta o seu novo trabalho.

Publicado

em

Álbum ‘Portuguesa’

Carminho em entrevista

A fadista Carminho, lançou no passado dia 3 de Março o seu novo álbum “Portuguesa”, onde canta fados clássicos mas também originais.

São 14 temas alguns com letra e música da sua autoria e de outros autores.

Em entrevista à TDS, a fadista refere que ” faz os discos porque está a praticar o fado, cantar continuar fazer repetidamente procura de poemas e músicas de fados tradicionais, isso tem a ver sempre com a pratica do fado.”

Uma entrevista, de Sónia Soares, para ouvir amanhã na emissão da manhã na TDS.

Continuar a ler

Música

Miguel Moura lança o seu primeiro álbum em Moura

Intitulado “Quem Sou Eu”, o trabalho pretende ser uma viagem pelas raízes do jovem artista.

Publicado

em

Cine teatro Caridade

Miguel Moura lança o seu primeiro álbum em Moura

O cantor mourense Miguel Moura prepara-se para fazer o lançamento do seu primeiro álbum de originais.

Intitulado “Quem Sou Eu”, o trabalho pretende ser uma viagem pelas raízes de Miguel Moura, pela sua transformação enquanto homem e pelos “sacrifícios” feitos pelo sonho de cantar, como aliás retrata o seu primeiro single “Tenho de Abalar”.

Este álbum, que toca o fado mas também a música pop ligeira, inclui temas já conhecidos do público com “Amor Maior”, “Andei Sozinho”, “Nossa Senhora do Carmo” e ainda uma versão do tema “Para os Braços da Minha Mãe”, de Pedro Abrunhosa.

O lançamento do primeiro álbum de originais de Miguel Moura será realizado em Moura, no Cine-Teatro Caridade, dia 18 de março, pelas 21:30 e irá contar com apresentação de Jorge Gabriel.

A entrada é gratuita, no entanto sujeita a reserva antecipada, devido à limitação de lugares.

Assim, os interessados poderão fazer a sua reserva pelo telefone 285 250 460, ou no próprio dia, a partir das 19:30, na bilheteira do Cine-Teatro Caridade, podendo cada pessoa solicitar um máximo de duas entradas.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!