Últimas:
Setúbal, Palmela e Sesimbra realizam vigília pela saúde – TDS
Siga-nos

Saúde

Setúbal, Palmela e Sesimbra realizam vigília pela saúde

17 de novembro, junto do Hospital de São Bernardo

Publicado

em

Setúbal, Palmela e Sesimbra

Vigilia junto do Hospital de São Bernardo

As câmaras municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra, agendaram, através do Fórum Intermunicipal de Setúbal, uma vigília para 17 de novembro, junto do Hospital de São Bernardo, para exigir a resolução dos problemas que afetam o acesso aos cuidados de saúde.

O organismo, reunido ontem à noite, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença de várias entidades ligadas ao setor da saúde, foi convocado pelos presidentes das câmaras municipais de Setúbal Palmela e Sesimbra para analisar o atual estado da saúde nos três concelhos, que, de acordo com estes autarcas, vive “numa instabilidade e precariedade sem precedentes”.

Num documento final aprovado pela cerca de meia centena de presentes na reunião, o Fórum Intermunicipal da Saúde constata que o que foi anunciado há cerca de um ano pelo Ministério da Saúde como conjuntural, como é o caso do encerramento programado e temporário de maternidades e urgências de obstetrícia, “já começa a ser admitido como definitivo” pelo Governo.

“A incerteza gerada por uma situação em que se regista cada vez menor capacidade de resposta leva a uma situação de insegurança que se vai acentuando e generalizando. A cativação pelo Governo de verbas que estavam destinadas à saúde é um exemplo que comprova a sua falta de vontade política para garantir a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde”, lê-se no documento.

Os autarcas estão “muito preocupados” com o “processo de degradação progressiva” dos cuidados de saúde, designadamente com a situação das urgências do Hospital de São Bernardo “relacionada com o défice de profissionais de saúde e com a incapacidade de os centros de saúde darem uma primeira resposta aos utentes”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins.

Perante o quadro atual, exigem “medidas articuladas que possam reverter a situação que está criada e tem tendência a agravar-se”, enquanto manifestam o apoio aos profissionais de saúde na luta por melhores condições de trabalho e remuneratórias, “de cujo êxito depende a disponibilidade e motivação daqueles sem os quais os serviços de saúde não funcionam”.

Tendo em conta que a situação nas urgências do Centro Hospitalar de Setúbal “chegou ao limite”, como vincou André Martins, e que é necessário “defender o Serviço Nacional de Saúde”, o Fórum Intermunicipal da Saúde deliberou convocar uma vigília junto do Hospital de São Bernardo a realizar-se no dia 17 de novembro entre as 19h00 e as 24h00, acompanhando os profissionais que prestam serviço de urgência no turno noturno.

O presidente André Martins assinalou que as três autarquias têm privilegiado o caminho do diálogo com o ministro da Saúde na reivindicação da resolução dos problemas, de forma que as populações dos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra tenham acesso a cuidados de saúde condignos, mas, advertiu, poderão decidir outras formas de luta.

“É importante encontrar sempre outras formas de diálogo e é isso que vamos continuar a fazer. Mas, se este caminho não resultar, avaliamos a situação e, se for necessário, mobilizamos as populações para nos manifestarmos à porta do Ministério da Saúde.”

De acordo com o documento aprovado ontem, os dados de setembro revelam que 62.329 utentes dos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra não têm médico de família e um número superior a 5000 doentes já viu ultrapassado o prazo clinicamente recomendado para submissão a cirurgia prescrita em 11 especialidades.

A problemática da falta de profissionais de saúde reflete-se ainda na permanência dos utentes no Serviço de Urgência do Hospital de São Bernardo, que, entre 17 de outubro de 2022 e 17 de outubro de 2023, teve um “tempo médio de 8 horas e 27 minutos”, sendo que, de entre os 123.135 episódios de urgência registados durante este período, 12.730 referem-se a utentes que se ausentam sem que se tivesse completado a avaliação clínica do seu caso.

Os presentes na sessão do Fórum Intermunicipal de Saúde manifestam “grande preocupação” com a situação da saúde na região e no país, que, consensualmente, consideram “muito grave”.

O presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, lamentou os constrangimentos diários que se registam em vários serviços do Centro Hospitalar de Setúbal, “situação anormal, mas que passou a ser o novo normal”, gerando “um clima de incertezas e de falta de confiança por parte dos utentes que começam a ter dúvidas sobre o serviço público”.

O autarca referiu que as populações anseiam “medidas que consigam dotar o Centro Hospitalar de Setúbal dos profissionais das várias especialidades para responder cabalmente às populações das regiões” e exigiu que o Governo diga “efetivamente o que está a ser preparado” para a área da saúde.

Já o presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus, sublinhou que “quase nunca há ganhos” nas reivindicações de resolução deste tipo de problemas, uma vez que “o que acaba por acontecer é o restabelecimento da situação anterior antes de serem retirados serviços às populações”.

O autarca evidenciou que os municípios recebem diariamente mensagens a dar conta dos constrangimentos no Centro Hospitalar de Setúbal, situação que “tende a agravar-se e necessita de respostas urgentes”.

Durante o encontro, os autarcas de Palmela, Sesimbra e Palmela destacaram o investimento realizado pelos municípios em parcerias para a construção de centros de saúde, no âmbito das quais cedem o terreno, fazem o projeto, lançam os concursos, acompanham as obras e fazem os arranjos exteriores, enquanto o Governo disponibiliza fundos comunitários, mas temem que depois os equipamentos fiquem fechados por falta de profissionais de saúde.

É o caso, em Setúbal, da Unidade de Saúde Familiar de Azeitão, com obra concluída e pronta para ser entregue à Câmara Municipal e ao Ministério da Saúde.

“Este equipamento está em condições de ser inaugurado em novembro. Mas só faremos a inauguração quando estiverem lá os profissionais de saúde”, garantiu André Martins.

O autarca destacou ainda as parcerias estabelecidas para a construção dos novos centros de saúde na Bela Vista, para substituir a UCSP Santos Nicolau, e na Praceta Maria Lamas, no Bairro do Liceu, como exemplos da disponibilidade das autarquias para trabalharem em conjunto com o Governo mesmo quando não têm responsabilidades legais em determinadas matérias.

“Agimos, somos parceiros e trabalhamos em conjunto porque a saúde é uma componente fundamental do bem-estar das pessoas.”     

O Fórum Intermunicipal da Saúde, criado há dois anos pelos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra, é um movimento destinado a debater as questões da saúde e exigir respostas para os problemas nesta área, com destaque para o Centro Hospitalar de Setúbal.

A reunião de ontem contou com as presenças do presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Luís Matos, do diretor de Infeciologia do Hospital de São Bernardo,  José Poças, e de representantes do Bastonário da Ordem dos Médicos, da Assembleia de Freguesia de Palmela, Junta de Freguesia de Santiago, União dos Sindicatos de Setúbal, Sindicato dos Médicos da Zona Sul, Associação Nacional de Farmácias, comissões de utentes de Saúde de Azeitão e do Pinhal Novo e Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Setúbal.

Continuar a ler
Publicidade

Artigos recentes

Facebook

Justiça5 horas atrás

CHEGA faz queixa crime contra presidente da Câmara de Odemira.

Queixa já deu entrada nos serviços do MP

Incêndios6 horas atrás

Três helis no combate às chamas em Monforte

Incêndio continua ativo

ÉVORA6 horas atrás

Évora acolhe piloto inovador no domínio da dessalinização solar

Conheça este novo projeto que chega a Évora

A29 horas atrás

Trânsito condicionado na A2 em Grândola

A2, Grândola Trânsito condicionado Acidente em resolução na A2, entre os nós de Grândola -Norte e Grândola-Sul ao Km 117,...

Política15 horas atrás

PS vence Alcácer do Sal, Odemira e Grândola. CDU ganha em Sines. Movimento vence Sant.Cacém.

Veja as mudanças no litoral alentejano.

Política15 horas atrás

Ponte Sor: Rogério Alves é o novo presidente e PS faz pleno nas freguesias.

Autarca sucede a Hugo Hilário na presidência.

PEGÕES16 horas atrás

CHEGA vence Junta de Pegões.

Chega perde câmara do Montijo para Movimento popular.

Política16 horas atrás

Carlos Zorrinho vence e devolve câmara ao PS. Pinto Sá conquista Montemor. PSD vence em Vendas Novas.

PS vence em Évora, CDU em Montemor o Novo e PSD em Vendas Novas. Conheça os novos autarcas.

Política16 horas atrás

Vila Viçosa: PSD ganhou todos os mandatos e não tem oposição.

Inácio Esperança é o grande vencedor.

Política16 horas atrás

PSD vence Beja. PS garante Serpa. As maiores surpresas no Baixo Alentejo.

PSD garante câmara de Beja e CDU reconquista Aljustrel.

Política17 horas atrás

PS é quem mais vence no distrito de Portalegre. Rouba Monforte ao PCP. Em Ponte de Sor conquista Galveias.

Veja retrato do distrito de Portalegre

ELVAS20 horas atrás

Chega vence Assembleia Municipal em Elvas

Rondão Almeida venceu a câmara.

MONFORTE21 horas atrás

PS vence Monforte. CDU perde câmara e CHEGA desilude.

Rasquinho deixa IPDJ

GAVIÃO21 horas atrás

PS ganha primeira ‘câmara’ fechada no Alentejo.

Era vice presidente da autarquia

Acidentes24 horas atrás

10 feridos em acidente em Grândola

Dos quais 1 ferido ligeiro

Crime1 dia atrás

Quatro detidos por furto de animais

Detidos em flagrante delito

Notícia TDS2 dias atrás

‘Comando vermelho’ ataca em Évora. Sem abrigo foi espancado.

Inscrições na parede terão sido feitas com sangue da própria vítima

GALVEIAS3 dias atrás

Galveias: Freguesia mais rica do país recebe Irmãs dos pobres.

Prevê- se a sua chegada a Galveias na segunda quinzena de Janeiro de 2026.

Religião3 dias atrás

Saiba onde vai estar o Arcebispo de Évora

Atividades Principais do Arcebispo de Évora

BEJA3 dias atrás

CCDRA e IPBeja lançam Pós- Graduação em Gestão de Programas e Fundos Europeus

Assinatura de dois protocolos de colaboração consolidam a cooperação entre ambas as instituições e reforçam o compromisso conjunto com o...

SOCIEDADE3 dias atrás

Viana do Alentejo celebra mês sénior em outubro

Noite de fados, baile da pinha, passeio ao Zoomarine e uma sessão de contos são algumas das atividades que integram...

Opinião3 dias atrás

Opinião: a prevenção do Cancro do Fígado erradica a mortalidade.

Artigo de Opinião de José Presa, Hepatologista

Agricultura3 dias atrás

Produção de azeite: 850 milhões de quilos de azeitona, que deverão originar 115.000 toneladas de azeite.

Os lagares associados da OLIVUM, estimam a receção de cerca de 850 milhões de quilos de azeitona, que deverão originar,...

Saúde3 dias atrás

Dia Mundial da Saúde Mental

Foram abordados temas como a comunicação não-violenta, o estigma associado à doença mental, a valorização da saúde mental e omindfulness

CAMPO MAIOR3 dias atrás

Dois detidos em flagrante por burla

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas.

Agricultura2 semanas atrás

80 especialistas em Odemira a discutir o futuro da agricultura

7º Colóquio Nacional de Produção de Pequenos Frutos leva participantes a conhecer projetos de sustentabilidade de produção, otimização do uso...

Educação2 semanas atrás

IP Portalegre com 203 novas camas

Ministro da Educação esteve na inauguração

Crime2 semanas atrás

Dois detidos por roubo em herdade na Landeira

Individuos serão presentes a um juiz

SANTIAGO DO CACÉM2 semanas atrás

Detido por permanência ilegal em território nacional

Detido em Ermidas-Sado

Turismo2 semanas atrás

Turismo: Alentejo recebe Convenção Braztoa em 2026

O anúncio foi feito, em Córdoba (Argentina), durante o jantar oficial da Convenção Braztoa 2025.

ELVAS2 semanas atrás

GNR: Recuperação de animal de companhia desaparecido

Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas.

ELVAS2 semanas atrás

Futebol: O Elvas em todas as frentes

O Elvas vive um sábado especial, com três das suas principais equipas em competição, num sinal claro da vitalidade do futebol...

SINES2 semanas atrás

Portos: Sines reforça parceria com Sevilha

O Presidente da Autoridade Portuária de Sevilha, Rafael Carmona Ruiz, foi recebido pelo Conselho de Administração da APS, num encontro...

BEJA2 semanas atrás

Montenegro inaugura residência de alunos e é recebido com música

Veja vídeo

Futebol3 semanas atrás

Sorteio da Taça: Lusitano de Évora recebe Olivais e Moscavide

Veja mapa completo de jogos

SOCIEDADE3 semanas atrás

Furacão Gabrielle passa a tempestade e atinge o sul após passar pelos Açores.

Tempestade vai provocar vento, chuva intensa e agitação marítima, no sul.

Política3 semanas atrás

Jovens do CHEGA reunidos em Évora

Jovens do CHEGA ouviram André Ventura

cultura4 semanas atrás

Cabeço de Vide é ´O Lugar dos Sonhos´

Em exibição nos cinemas.

Crime4 semanas atrás

Quatro detidos por furto de metais não preciosos

O suspeitos foram detidos, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Redondo.

Desportos4 semanas atrás

Alina Korneeva vence Cartuxa Évora Ladies Open

Na final perante a espanhola Kaitlin Quevedo, primeira favorita e atual 179.ª do ranking WTA, Korneeva entrou determinada a resolver...

Outubro 2025
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Histórias antigas

Copyright © 2022 TDS - Rádio e Televisão do Sul | redação: info@televisaodosul.pt 266702926 |Comercial: dialogohabil@gmail.com Publicidade site | rádio: 266702926 917278022

x
error: O conteúdo está protegido!!