Últimas:
Ministro da Saúde hoje no distrito de Évora – RÁDIO TDS
Siga-nos

Saúde

Ministro da Saúde hoje no distrito de Évora

Visita começou em Mourão

Publicado

em

Mourão, Évora

Manuel Pizarro

A iniciativa Saúde Aberta, do Ministério da Saúde, regressa à estrada esta segunda-feira, 3 de abril, às 09h00, no distrito de Évora.

O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, a Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, e o Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, vão percorrer todos os concelhos desta região do Alentejo Central para conhecer as unidades e investimentos em curso e dialogar com a população, profissionais de saúde, órgãos dirigentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e autarcas.
Esta é a terceira edição desta iniciativa do Ministério da Saúde, que visa conhecer os projetos em curso e identificar necessidades. A Saúde Aberta tem um carácter periódico e visitará todos os distritos do país.

Depois de ter arrancado, em janeiro, no Algarve, seguiu-se o Litoral Alentejano, em fevereiro, com a comitiva a passar sempre por todos os concelhos destas zonas.

GOVERNO EM ÉVORA

Manuel Pizarro em 3 concelhos hoje e amanhã.

Ministro da Saúde vai conhecer o programa para cativar mais médicos para Reguengos de Monsaraz

Publicado

em

Governo Mais Próximo

Saúde

O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, desloca-se aos concelhos de Évora, Redondo e Reguengos de Monsaraz para visitar várias infraestruturas e investimentos do Serviço Nacional de Saúde, tanto na área dos cuidados de saúde primários como na vertente hospitalar. Esta ação descentralizada insere-se na iniciativa Governo Mais Próximo, que decorre no distrito de Évora nos dias 21 e 22 de junho.

PROGRAMA

12h00: Inauguração e visita à obra de requalificação do Centro de Saúde de Redondo.

Local: Centro de Saúde de Redondo, Alameda do Calvário, 9, 7170-025 REDONDO

15h30: Assinatura de acordo de colaboração com a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz para fixação de médicos de Medicina Geral e Familiar.

Local: Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Salão Nobre, Praça da Liberdade, 7200-999 REGUENGOS DE MONSARAZ

16h30: Inauguração do Balcão SNS 24 na União de Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde.

Local: Edifício da Senhora da Saúde, Rua Dr. Manuel Carvalho Moniz, 34, 7005-796 ÉVORA

18h00: Visita à obra do novo Hospital Central do Alentejo. A iniciativa conta com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa. A visita é seguida de Assinatura de Protocolo de Cooperação Estratégica entre a ARS Alentejo, a CCDR Alentejo e a Câmara Municipal de Évora, para a constituição de infraestruturas rodoviárias, de abastecimento de água e saneamento do novo Hospital Central do Alentejo.

Local: Caminho Municipal 1085, ÉVORA

Continuar a ler

GOVERNO EM ÉVORA

Ministro da Saúde em Reguengos de Monsaraz

Ministro presente para realçar oferta da autarquia aos médicos que queiram trabalhar em Reguengos de Monsaraz

Publicado

em

Reguengos de Monsaraz

Esta quarta feira

No âmbito da iniciativa “Governo Mais Próximo”, o concelho de Reguengos de Monsaraz vai receber amanhã, dia 21 de junho, o Ministro da Saúde Manuel Pizarro.

O Ministro da Saúde vai estar às 15h30 no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Reguengos de Monsaraz.

Assina o acordo de princípio entre o ministério e a autarquia para ser efetuado o protocolo de cooperação para a melhoria dos cuidados primários de saúde no concelho.

O mesmo prevê a constituição de uma equipa de médicos para tratar do processo de transição da USF REMO para o modelo B e a concretização do pacote de medidas integrado no Regulamento Municipal de Apoio à Atração e Fixação de Médicos de Família, que atribui incentivos superiores a 100 mil euros por ano aos profissionais de saúde, entre os quais mil euros mensais aos médicos de medicina geral e familiar que pretendam trabalhar nesta unidade de saúde.

Continuar a ler

Saúde

Urgências do Hospital de Serpa encerradas

Misericórdia ainda não reagiu.

Publicado

em

Serpa

Hospital encerra diz movimento

“O Movimento de defesa do Hospital S. Paulo teve conhecimento que a urgência do Hospital de São Paulo em Serpa fechou às 15h30 desta sexta-feira, sem data para reabrir, alegadamente pela falta de pagamento aos profissionais de saúde desta instituição! “, esta é a informação avançada pelo Movimento em Defesa do Hospital.

Segundo o mesmo Movimento “… os médicos que prestam serviço na Urgência só voltarão ao trabalho quando lhes forem pagos os vencimentos em atraso, pelo que este serviço continuará encerrado nos próximos dias.”

Desde que o Hospital de Serpa foi entregue à Misericórdia em 2015 o serviço tem se degradado nomeadamente com o fecho do serviço de urgência no período noturno desde 2022, (mesmo no período diurno o hospital encontra-se fechado diversas vezes), a ausência de meios complementares diagnóstico e a inexistência de consultas externas conforme estava previsto no Acordo de Cooperação assinado entre o Ministério da Saúde,  a ULSBA e a Misericórdia.

Continuar a ler

PORTALEGRE

ULSNA com equipamento para apoio à investigação científica baseada em dados do mundo real

Permitirá à instituição participar em estudos de investigação científica baseados em dados do Mundo Real.

Publicado

em

ULSNA – Portalegre

Permitirá à instituição participar em estudos de investigação científica baseados em dados do Mundo Real.

A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano procedeu à instalação de um equipamento AWS Snowball Edge, que permitirá à instituição participar em estudos de investigação científica baseados em dados do Mundo Real.

Esta iniciativa surge no contexto de uma candidatura a um projeto europeu OCRE – Open Clouds for Research Environments – para execução do estudo multicêntrico “Algoritmos preditivos para deteção de Violência Doméstica no Sistema de Saúde” proposta por investigadores da CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário.

Trata-se de um estudo que tem como objetivo desenvolver algoritmos de Inteligência Artificial para deteção de violência doméstica com base nos registos clínicos das Unidades Locais de Saúde.

A abordagem tecnológica deste projeto através de AWS Snowball Edge, dispositivos de elevada capacidade de computação, garante que a totalidade do processamento de dados da ULSNA,EPE ocorre na própria instituição, assegurando que não existe partilha de dados pessoais com entidades terceiras.

A primeira etapa deste processo consistirá na harmonização dos dados da ULSNA,EPE de acordo com o standard OMOP-CDM, o que habilitará a instituição a candidatar-se a redes de geração de evidência como o EHDEN – European Health Data Evidence Network, bem como a iniciativa DARWIN promovida pela Agência Europeia do Medicamento.

Seguir-se-á o desenvolvimento dos algoritmos de Inteligência Artificial para deteção de casos de violência doméstica em colaboração com os profissionais de saúde da ULSNA,EPE. Estes algoritmos poderão contribuir para a identificação e sinalização precoce de situações de risco de violência doméstica, fortalecendo o papel das instituições de saúde na proteção de pessoas vulneráveis a este fenómeno.

A implementação deste equipamento e a harmonização dos dados da ULSNA,EPE permitirão a investigação clínica de forma segura, garantindo que os dados permanecem sempre à guarda da ULSNA,EPE. É um importante marco para esta entidade a concretização deste projecto, pois em lugar de receber estudos que são produzidos e processados sobre dados de outros países ou regiões, a ULSNA,EPE ficará habilitada a realizar de forma segura e robusta, estudos baseados nos dados dos pacientes que serve, na realidade local, o que permitirá caracterizar melhor os doentes e tomar decisões mais precisas e adequadas ao
contexto de saúde da população do Norte Alentejano.

A operacionalização deste projeto conta ainda com o apoio da MTG Research and Development Lab e da SCIENCE@WORK, empresas especializadas neste domínio.

Continuar a ler

BEJA

Beja é o distrito do sul com menos médicos por habitante.(veja gráficos)

Coimbra tem uma taxa de médicos por mil habitantes que é 457% superior à do distrito de Beja.

Publicado

em

Beja, Baixo Alentejo

Apenas um em cada três médicos trabalha em hospitais do SNS

Portugal tem um dos melhores rácios de médicos por mil habitantes no mundo, mas isto não significa que eles estejam bem distribuídos geograficamente no país. A HelloSafe Portugal analisou o número de médicos em cada distrito, as especialidades e o número de profissionais que trabalham no sistema nacional de saúde do país. Confira o resultado abaixo.

17 distritos estão abaixo da média nacional de médicos por habitante

Com base na informação fornecida pela Ordem dos Médicos, calculámos o número médio de médicos por mil habitantes em cada distrito de Portugal. No final de 2022, a média para o país é de 5,88 médicos por mil habitantes. No entanto, esta média não é uniforme em todos os distritos do país. Coimbra tem uma taxa de médicos por mil habitantes que é 457% superior à do distrito de Beja. Enquanto Coimbra tem cerca de 14,5 médicos por mil habitantes, Beja tem apenas 2,6.

A elevada taxa de Coimbra, juntamente com Lisboa e Porto, contribui significativamente para o aumento da média nacional. Apenas estes três distritos têm taxas acima da média nacional e concentram 61% de todos os médicos em exercício no país. Os restantes 17 distritos têm uma taxa inferior a 5,88 médicos por mil habitantes. A situação mais desfavorável encontra-se nos distritos de Beja, Santarém e Leiria.

Apenas um em cada três médicos trabalha em hospitais do SNS

Embora Portugal tenha um grande número de médicos, isto não significa que eles sejam acessíveis a todos. De acordo com os dados mais recentes do INE, existem aproximadamente 21.883 médicos a trabalhar nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde em Portugal. Se compararmos este número com o número de médicos actualmente em exercício, 61.235, podemos ver que apenas 36% dos profissionais estão disponíveis para o serviço público. Por outras palavras, apenas estes últimos estão realmente ao serviço de toda a população do país.

39% dos médicos que exercem em Portugal não tem uma especialidade

Após análise da distribuição das especialidades médicas dos profissionais que exercem em Portugal, constatamos que 39% deles não têm especialidades e constituem a maioria. Em segundo lugar estão os especialistas em medicina geral e familiar, e em ordem os especialistas em medicina interna.

O primeiro gráfico abaixo mostra as dez primeiras posições em termos de especializações médicas em Portugal. O segundo gráfico mostra as dez especialidades nas quais o país tem o menor número de especialistas.

Continuar a ler

ALCÁCER DO SAL

Câmara de Alcácer tenta inverter encerramento de extensões de saúde.

E acaba de ceder terreno em Santa Suzana.

Publicado

em

Alcácer do Sal

Autarquia cede terreno para Extensão de Saúde

A Câmara de Alcácer do Sal acaba de ceder, a título gratuito, um terreno à Unidade Local de Saúde.

O objectivo é a construção da nova Extensão de Saúde de Santa Suzana.

Segundo o presidente da autarquia, Vítor Proença, ‘assim, as pessoas deixam de esperar à chuva ou ao frio”, referiu.

O autarca garante que a obra desta Extensão de Saúde irá iniciar-se em breve.

Torrão , Palma e Casebres, já tem as suas extensões de saúde renovadas e prontas a oferecer os devidos cuidados de saúde ás populações.

Continuar a ler

ÉVORA

Custos do novo Hospital Central do Alentejo vão disparar (vídeo)

Europa já suporta investimento de 40 milhões mas pode aumentar valor.

Publicado

em

Évora

Obras do novo Hospital em marcha

O valor da construção do novo Hospital Central do Alentejo deverá ser muito mais elevado do que o inicialmente proposto e que fez parte do concurso público.

A Acciona Construcción, que em abril de 2020 ganhou o concurso para a construção do novo Hospital já reclamou uma compensação ao Estado em sede de tribunal arbitral.

O grupo espanhol que apresentou uma proposta para a construção por 148,9 milhões de euros, exige agora mais 50 milhões de euros.

Este valor poderá não ficar por aqui sendo o valor a reclamar pelo grupo construtor ser muito superior.

O Ministro da Saúde, em visita recente, garantiu contudo que esse valor numa deverá duplicar o valor inicialmente proposto (148,9 milhões de euros).

O governo quer que a construção do novo Hospital Central do Alentejo termine até final do ano.

Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, referiu, em visita recente, que “Quanto mais a obra evoluir maior é a possibilidade de ser financiada pela Europa, referiu.

A ministra garante que para já ‘estão garantidos 40 milhões de euros’.

Segundo a governante o governo tem todo o interesse de que a obra possa terminar até final do ano.

Certo é que a obra vai ficar mais cara devido à inflação. O objectivo é colocar mais fundos europeus para não sobrecarregar o Orçamento de Estado.

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

Rastreio Gratuito do Cancro de Mama em Montemor-o-Novo (entrevista)

Todas as outras freguesias rurais do concelho vão ceder transporte

Publicado

em

Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro continua rastreios em Montemor-o-Novo

Rastreio para mulheres entre os 50 e os 69 anos

O Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro, em parceria com a ARS Alentejo e o ACES Alentejo Central, vão continuar o Rastreio do Cancro de Mama no Município de Montemor-o-Novo, que se irá realizar de 12 de abril a 23 de maio, de 2ª a 6ª feira, das 09h-13h e 14h-17h30.

A Unidade Móvel da LPCC estará nos seguintes períodos e locais:

– 12 e 13 abril – Santiago do Escoural (Pavilhão Multiusos);

– 14 de abril – Foros de Vale Figueira (junto ao Centro Cultural);

– 17 a 19 abril – Cortiçadas de Lavre (junto ao Centro Cultural);

– 20 abril a 23 maio – Montemor-o-Novo (junto ao Centro de Saúde).

Todas as outras freguesias rurais do concelho vão ceder transporte para deslocação das mulheres convidadas.

As mulheres do município, elegíveis para o rastreio (50-69 anos), vão poder contar com uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama e com equipamentos digitais novos que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico.

O rastreio é de base populacional, para mulheres entre os 50 e os 69 anos e realiza-se por convite, de 2 em 2 anos. No Núcleo Regional do Sul, teve início em 1997 e, gradualmente, foi sendo feito o seu alargamento. Até hoje, já se realizaram cerca de 5 milhões de mamografias a nível nacional e cerca de 1 milhão de mamografias na região Sul.

De acordo com um inquérito lançado pelo NRS-LPCC, 97% das utentes do rastreio do cancro mama sentiram-se seguras com as medidas adotadas nas instalações e com a equipa técnica, durante a pandemia COVID-19. O NRS-LPCC garante que todos os procedimentos de segurança e higienização vão continuar a ser feitos para manter o bom funcionamento do rastreio durante o atual período de pandemia.

Oiça a entrevista com a vereadora Sílvia Santos, da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

 

 

Continuar a ler

Saúde

Enfermeiros reclamam ordenados dentro dos prazos, em Serpa.

A Direção Regional do Alentejo do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, teve conhecimento do não pagamento dos vencimentos do mês de março no prazo legal, na Santa Casa da Misericórdia de Serpa.

Publicado

em

Santa Casa da Misericórdia de Serpa reiteradamente

Não paga o vencimento no prazo legal

A Direção Regional do Alentejo do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, teve conhecimento do não pagamento dos vencimentos do mês de março no prazo legal, na Santa Casa da Misericórdia de Serpa.

Segundo nota do SEP (Sindicato dos Enfermeiros Portugueses) “também continua por pagar aos trabalhadores o subsídio de natal de 2022.”

O SEP, refere que já enviou um pedido de esclarecimento – urgente à Santa Casa, e mais uma vez deu conhecimento à Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARS), ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e ao Ministério da Saúde, pois estas entidades têm um acordo com a Santa Casa.

O SEP caracteriza esta situação como “inadmissível” pois os trabalhadores cumprem com as suas obrigações laborais e têm direito a receber o vencimento dentro do prazo legal.

Continuar a ler

Saúde

Fomos ver as obras do novo Hospital do Alentejo. [de Drone]

Veja as imagens do drone da TDS

Publicado

em

Foto e imagens: Exclusivo TDS
  • veja na resolução máxima  1080HD

Novo Hospital do Alentejo

Vista de drone

Está a decorrer a construção do novo Hospital Central do Alentejo, em Évora.

O projeto do novo hospital, recorde-se, envolve um investimento total de cerca de 210 milhões de euros, uma vez que aos cerca de 180 milhões da construção, se juntam perto de “mais 30 milhões” para “equipamento de tecnologia de ponta”.

A futura unidade hospitalar vai ocupar uma área de 1,9 hectares e ter uma capacidade de 351 camas em quartos individuais, que pode ser aumentada, em caso de necessidade, até 487.

Com 30 camas de cuidados intensivos/intermédios e 15 de cuidados paliativos, a nova unidade vai ter, entre outras das valências, 11 blocos operatórios, três dos quais para atividade convencional, seis para ambulatório e dois de urgência, cinco postos de pré-operatório e 43 postos de recobro.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!