Arraiolos alertou para a falta de verbas previstas na área da saúde

Estimated read time 2 min read

Arraiolos, Évora

Defender o SNS-Serviço Nacional de Saúde

Sílvia Pinto, Presidente da Câmara Municipal de Arraiolos e o Vice Presidente Jorge Macau receberam, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, no âmbito da iniciativa Saúde Aberta, do Ministério da Saúde.

O Secretário de Estado da Saúde referiu-se à importância de contactar com a realidade dos territórios para encontrar as respostas necessárias, em termos dos serviços de saúde, referindo também o processo de descentralização em curso.

Neste contexto foi colocada pela Câmara Municipal de Arraiolos a questão da insuficiência das verbas previstas na proposta de acordo e a instabilidade do quadro de assistentes operacionais, razões pelas quais a autarquia de Arraiolos, à semelhança de cerca de dois terços das câmaras do país ainda não assinaram os respetivos protocolos de transferência de competências.

Sílvia Pinto salientou a necessidade de responder às questões dos recursos humanos e financeiros para garantir o acesso aos cuidados de saúde, bem como defender a universalidade do Serviço Nacional de Saúde.