Últimas:
“Tudo em Prol do Coração!” (entrevista) – RÁDIO TDS
Siga-nos

Publicado

em

Ao final do dia haverá um showcooking pela Mirabusiness sobre alimentação saudável

Ação de sensibilização sobre alimentação saudável e hábitos de vida saudável

“Tudo em Prol do Coração!”, é o lema da iniciativa agendada para o próximo dia 26 de maio, no Jardim da Elsa em São Teotónio, concelho de Odemira e que vai reunir rastreios de saúde, showcooking sobre alimentação saudável e atividades desportivas.

A iniciativa assinala o mês do Coração e é promovida pela autarquia de Odemira.

Promover hábitos de vida saudáveis entre a população, como a prática regular de atividade física e alimentação equilibrada, é o objetivo conforme adiantou à TDS, Isabel Palma Raposo vereadora da câmara municipal de Odemira.

 

 

ODEMIRA

Rio Mira recebe a quinta subida internacional em K4

A iniciativa é promovida pelo Clube Fluvial Odemirense, Clube Náutico do Litoral Alentejano, Federação Portuguesa de Canoagem e Município de Odemira.

Publicado

em

Odemira

Troféu Jorge Domingos

Está agendada para o dia 1 de outubro a 5ª Subida Internacional do Rio Mira em K4 – Troféu Jorge Domingos, entre Vila Nova de Milfontes e Odemira. A prova terá inicio na Praia da Franquia, em Vila Nova de Milfontes, pelas 13.00 horas, e chegada prevista das primeiras embarcações a Odemira a partir das 14.45 horas.

Esta é uma regata que marca o calendário da canoagem em Portugal, tanto pela singularidade em termos de distância, como pela beleza que o rio Mira oferece ao longo dos 31 kms, tratando-se de uma competição rápida, a favor da corrente.

Serão atribuídas medalhas às primeiras três embarcações de cada categoria e prémios monetários para as primeiras embarcações masculinas e femininas a passar os 13 kms e para as primeiras embarcações a chegar a Odemira.

Continuar a ler

ODEMIRA

Odemira assinala Dia Mundial do Turismo

Veja programação

Publicado

em

Foto: TDS

Odemira

Dia Mundial do Turismo

O Município de Odemira vai assinalar o Dia Mundial do Turismo, dia 27 de setembro, através de conjunto de atividades gratuitas para o público residente e turistas, sublinhando a importância do turismo para a economia local.

Para assinalar a data, serão promovidas degustações de produtos locais e agradáveis passeios de barco realizados por operadores marítimo-turísticos locais.

Nos Postos de Turismo do concelho, entre as 09.00 e as 13.00 horas e entre as 14.00 e as 17.00 horas, os visitantes poderão provar os melhores produtos da região. No Posto de Turismo de Odemira, podem ser degustados licores e chocolates e o Posto de Turismo da Zambujeira do Mar oferece a provar pão, compotas, patês e mel. Já no Posto de Turismo de Vila Nova de Milfontes, poderá encontrar medronho e alconcoras, doce típico do interior do concelho.

O Posto de Turismo do Almograve dá as boas-vindas a todos os visitantes que queiram provar vinho, pão e queijo.

O Dia Mundial do Turismo em Odemira será ainda comemorado com passeios de barco ao sabor da maré. A partir do Polo Náutico de Santa Clara-a-Velha, tem início às 10.00 horas um passeio na Albufeira de Santa Clara. Pelas 11.30 horas, poderá embarcar no Polo Náutico de Vila Nova de Milfontes para a ligação fluvial entre a vila e Odemira, a que se seguirá às 12.00 horas e no mesmo local um passeio ao Moinho de Maré.

Durante a tarde está agendado um passeio de três horas até ao cais da Casa Branca, cujo ponto de encontro está marcado para as 14.00 horas no Polo Náutico de Vila Nova de Milfontes. Para fechar o dia de comemoração, a ligação fluvial entre Odemira e Vila Nova de Milfontes poderá ser feita a partir das 15.00 horas, com embarque no Polo Náutico de Odemira. Haverá transporte dos participantes a partir do Posto de Turismo de Vila Nova de Milfontes até Odemira, a partir das 13.30 horas.

Os interessados em todas estas atividades deverão inscrever-se previamente, de forma gratuita, até às 13.00 horas do dia 26 de setembro, através do email turismo.milfontes@cm-odemira.pt , ou presencialmente nos Postos de Turismo de Odemira, Zambujeira do Mar, Vila Nova de Milfontes e Almograve.

Pela grande variedade e preservação ambiental, clima, qualidade das praias, da paisagem e da cultura, o concelho de Odemira tem crescente procura turística, sendo este setor de extrema importância para a economia e desenvolvimento local.

Continuar a ler

ODEMIRA

Petiscos e tradição à mesa em Odemira

Nos seis dias do roteiro não perca “Sonoridades & Sabores”.

Publicado

em

Odemira

Esta iniciativa pretende dinamizar as aldeias das freguesias do concelho de Odemira

O roteiro pela tradição musical e gastronómica do concelho de Odemira, “Sonoridades & Sabores”, está de regresso com seis momentos agendados entre os meses de setembro e dezembro de 2023. À semelhança de edições anteriores, os melhores petiscos e pratos tradicionais da região serão acompanhados pelo cante ao baldão, viola campaniça, acordeonistas e música tradicional.

Esta iniciativa pretende dinamizar as aldeias das freguesias do concelho de Odemira, através da promoção de eventos que enaltecem o melhor da gastronomia local e da música tradicional.

O primeiro momento das Sonoridades & Sabores acontecerá no dia 23 de setembro, no Centro Desportivo e Cultural do Cavaleiro, na Freguesia de São Teotónio, seguindo-se no dia 21 de outubro, no Centro Social da Junta de Freguesia de Luzianes-Gare. No dia 11 de novembro, o programa decorrerá em Algoceira, na sede da Associação de Moradores de Algoceira e Vale do Bispo, na Freguesia de São Salvador e Santa Maria. Segue-se a 25 de novembro o encontro no Café Miguel, em Ribeira do Salto, na Freguesia de Relíquias, e dia 2 de dezembro no Pavilhão da Junta de Freguesia de Santa Clara-a-Velha. O último momento acontecerá no dia 16 de dezembro, no Café Eira da Lagoa, em Colos.

Nos seis dias do roteiro “Sonoridades & Sabores”, a partir das 16.00 horas a tradição cultural encherá os espaços, com cantadores ao baldão acompanhados pela viola campaniça e, pelas 18.00 horas, será dado espaço aos poetas populares da região. A partir das 19.00 horas, a música tradicional será garantida com a atuação do Grupo do Centro de Valorização da Viola Campaniça de São Martinho das Amoreiras (dias 23 de setembro e 21 de outubro), de acordeonistas amadores da região (dias 11 e 25 de novembro e 16 de dezembro) e do grupo musical Atar e Pôr ao Fumeiro (dia 2 de dezembro).

A organização é da responsabilidade da Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare (no âmbito do Plano de Atividades do Centro de Valorização da Viola Campaniça e Canto de Improviso) e do Município de Odemira, com o apoio das Juntas de Freguesia de São Teotónio, Luzianes-Gare, São Salvador e Santa Maria, Relíquias, Santa Clara-a-Velha e Colos.

 

Continuar a ler

ODEMIRA

Imersão cultural em São Teotónio com Jorge Palma.

Entradas gratuitas.

Publicado

em

Odemira

Jorge Palma em São Teotónio

No âmbito da programação do Setembro, uma imersão cultural, o Parque de Feiras e Exposições, em São Teotónio, concelho de Odemira, vai ser palco para um espetáculo com Jorge Palma, agendado para dia 23 de setembro pelas 22h00.

Segue-se, a partir das 00h00, a atuação do DJ Lighthouse.

 

 

 

 

Continuar a ler

ODEMIRA

Prova XCO dos Duraizos em Almograve

Esta é a última etapa do Inter-regional de XCO da zona B.

Publicado

em

Odemira

A prova vai contar com a participação de atletas das associações do Algarve, Santarém e Lisboa

No próximo dia 17 de setembro, a localidade de Almograve, no litoral do concelho de Odemira, vai ser palco para a prova XCO dos Duraizos.

Para além de ser uma das etapas da Taça Regional de XCO do Algarve, é também a última etapa do Inter-regional de XCO da zona B.

Dinamizada pela Secção de BTT da Associação Cultural e Desportiva e Recreativa da Longueira “Os Duraizos”, com uma pista de 4 km e alguma dureza técnica, esta prova vai contar com a participação de atletas das associações do Algarve, Santarém e Lisboa.

O secretariado abre pelas 07.30 horas e as provas terão início a partir das 09.00 horas, com o Encontro de Escolas do Algarve. Segue-se a prova principal, agendada para as 12.00 horas.

A organização conta com o apoio da Associação Cultural e Desportiva e Recreativa da Longueira, Junta de Freguesia de Longueira/Almograve, Município de Odemira, Associação de Ciclismo do Algarve, Associação de Ciclismo de Lisboa, Associação de Ciclismo de Santarém e Federação Portuguesa de Ciclismo.

Continuar a ler

ODEMIRA

Festival “Tass Jazz” regressa ao concelho de Odemira

Serão ainda promovidos Workshops de Improvisação com o músico e compositor Vasco Agostinho.

Publicado

em

Odemira

15ª edição do Festival Tass Jazz

Entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro, o melhor do jazz regressa ao concelho de Odemira para várias noites de concertos e espetáculos, com entradas livres. A 15ª edição do Festival Tass Jazz irá decorrer no Jardim do Mercado, na freguesia de São Luís, numa iniciativa promovida pelo Município de Odemira.

O Tass Jazz tem início no dia 29 de setembro pelas 21.30 horas, com o espetáculo de Rui Fernandes Quarteto, que explora timbres, técnicas e acordes numa homenagem à Viola Amarantina. A partir das 23.00 horas, o baterista histórico do jazz português Mário Barreiros sobe ao palco do Jardim do Mercado, num concerto em que marca presença o Quarteto Pacífico, no qual brilham Ricardo Toscano no sax alto, Abe Rábade no piano e Carlos Barretto no contrabaixo.

Na noite de sábado, a partir das 21.30 horas, as atenções vão para Indra Trio, com o pianista Luís Barrigas, o contrabaixista João Custódio e o baterista Jorge Moniz a dar voz aos seus instrumentos na construção de composições originais onde a improvisação é uma presença constante. Segue-se um concerto com Alex Stuart Quinteto, pelas 23.00 horas, com o guitarrista australiano a ser acompanhado por Miroslav Bukovsky, Matt Handel, Massimo Cavalli e João Cunha.

Durante a tarde de 1 de outubro, Jorge Pardo é convidado do Trio do algarvio João Frade, que ao lado de Michael Olivera e Yarel Hernandez promete um concerto especial e único. Em simultâneo com o Festival Tass Jazz, São Luís recebe o evento Street Food Tour, um evento que anuncia comidas do mundo, doçaria conventual, música ao vivo e animação de rua.

No âmbito do festival, entre os dias 23 e 24 de setembro, serão ainda promovidos Workshops de Improvisação com o músico e compositor Vasco Agostinho, a decorrer entre as 14.00 e 18.00 horas, no Quintal da Música em Odemira. Esta iniciativa é organizada em parceria com a Associação Jazz e Não Só e tem inscrições gratuitas.

 

Continuar a ler

ODEMIRA

Ana Abrunhosa reuniu-se com o Presidente da Câmara Municipal de Odemira relativamente ao incêndio de agosto

Os valores finais dos prejuízos serão apresentados pelo município à tutela.

Publicado

em

Odemira

O tema abordado foi o incêndio de agosto

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, reuniu-se com o Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, o Presidente da Câmara Municipal de Aljezur, José Gonçalves, e o Presidente da Câmara Municipal de Monchique, Paulo Alves, depois do incêndio de agosto que causou prejuízos que poderão rondar os 10 milhões de euros.

Os valores finais dos prejuízos serão apresentados pelo município à tutela, que deverá identificar os apoios financeiros definidos pelo Governo a conceder aos lesados pelo incêndio.

A reunião contou com a presença do Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, da Secretária de Estado da Habitação, Fernanda Rodrigues, e do Secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues.

Continuar a ler

ODEMIRA

Festival comunitário de artes e artesanato em S. Luís concelho de Odemira

Vivenciar o potencial da comunidade e participar neste evento de organização comunitária é um dos objetivos.

Publicado

em

Odemira

Festa de encerramento das Montras, com a Adiafa, no dia 9 de setembro

Até dia 9 de setembro, as “MONTRAS” – Mostra de Artistas e Artesãos de São Luís estão em São Luís, no concelho de Odemira. A aldeia foi transformada num espaço artístico e as ruas e montras das lojas em espaços de exposição para os artistas e artesãos locais.

As intervenções artísticas nas montras são visitáveis até 9 de setembro, em lojas em funcionamento ou encerradas, que ganham uma nova vida tornando-se espaço de exposição. Para honrar as tradições locais, será promovida uma festa de encerramento das Montras, a Adiafa, no dia 9 de setembro.

As Montras são um convite aberto para viver a aldeia de São Luís de forma diferente, vivenciar o potencial da comunidade e participar neste evento de organização comunitária, criado por todos e para todos.

Continuar a ler

ODEMIRA

Odemira recebe os sons e as artes do Festival Sete Sóis Sete Luas

O programa musical e artístico será vasto e irá envolver músicos e artistas internacionais em concertos e circo acrobático.

Publicado

em

Odemira

31ª edição do festival arrancam no próximo sábado

O Festival Sete Sóis Sete Luas regressa ao concelho de Odemira entre os dias 2 e 10 de setembro com uma programação repleta de diversidade cultural do mundo mediterrâneo e lusófono. Com o apoio do Município de Odemira, o programa musical e artístico será vasto e irá envolver músicos e artistas internacionais em concertos e circo acrobático, entre outras iniciativas com entradas gratuitas.

Os espetáculos da 31ª edição do festival arrancam no próximo sábado, dia 2 de setembro, pelas 21.30 horas no Quintalão em São Martinho das Amoreiras, com Ana González y Su Gente a representar o flamenco da região de Andaluzia, oferecendo uma noite de baile e canto.

No dia 3, pelas 19.00 horas, o Multiusos do Almograve recebe a atuação da companhia de circo-teatro de Bilbao, Orain-Bi e, às 21.30 horas, o concerto Med Luso 7Sóis Band irá juntar no palco da Praça dos Fuzileiros, no Almograve, seis músicos de Cabo Verde, Espanha, França, Itália e Portugal.

A programação continua com o concerto de Fetén Fetén no dia 9, às 21.30 horas, no Recinto de Festas em Odemira, que oferece uma viagem à música popular e tradicional do mundo ibérico com os seus ritmos mais característicos.

No dia 10, o festival despede-se de Odemira com o grupo musical catalão Germà Negre, a atuar na antiga moagem de Sabóia pelas 20.30 horas, com um concerto que promete uma atmosfera festiva onde é impossível não dançar.

Além dos diversos concertos e espetáculos dirigidos ao público em geral, está previsto um concerto solidário no Estabelecimento Prisional de Odemira, no dia 4 de setembro, com Med Luso 7Sóis Band.

De relembrar que o primeiro momento do festival acontece entre 21 e 25 de agosto, com residência artística e criação de uma obra de arte urbana a cargo do artista e ilustrador luxemburguês Alain Welter.

Em 2023, os espetáculos do Festival Sete Sóis Sete Luas estão inseridos na programação da iniciativa Setembro, uma imersão cultural, que tem por objetivo levar a descentralização e democratização da cultura no concelho de Odemira, conferindo ao mês de setembro um dinamismo diferente.

O Festival Sete Sóis Sete Luas é promovido por uma rede cultural que une 30 cidades de 12 países do Mediterrâneo e do mundo lusófono: Brasil, Cabo Verde, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Itália, Luxemburgo, Marrocos, Portugal, Tunísia e Turquia.

Continuar a ler

ODEMIRA

Odemira promove semana gastronómica do polvo (Entrevista)

O principal objetivo é mostrar o que de melhor tem a gastronomia da região.

Publicado

em

Odemira

Serão vários os pratos de polvo disponíveis nas ementas dos restaurantes do concelho

A Semana Gastronómica do Polvo regressa ao concelho de Odemira entre os dias 9 e 17 de setembro e conta com a adesão de 15 restaurantes que irão servir uma seleção de pratos pensados especialmente para a ocasião.

Com o objetivo primordial de mostrar o que de melhor tem a gastronomia da região, o grande protagonista é o polvo, que pode ser degustado como ingrediente principal, em diversas formas de confeção nos espaços aderentes.

Serão vários os pratos de polvo disponíveis nas ementas dos restaurantes Sabores e Mar (Longueira/Almograve), Restaurante Planície Alentejana (Boavista dos Pinheiros), Marisqueira A Chaminé (Brejão), Rocamar (Cavaleiro), O Tarro e O Escondidinho do Poço (Odemira), Porto das Barcas, StressFree, Oásis, Tasca do Celso, Adega 22 e Casa Amigos do Benfica (Vila Nova de Milfontes), Sol Dourado, Taberna Ti Vitória e Costa Alentejana (Zambujeira do Mar).

Arroz de polvo, polvo à pescador, à lagareiro, frito, panado, grelhado, assado no forno, ensopado de polvo, feijoada, cataplana, massada, em filetes, pataniscas ou ainda na tradicional salada de polvo, são algumas das propostas em que poderá degustar esta iguaria da costa sudoeste.

A iniciativa promovida pelo Município de Odemira visa promover um dos produtos mais procurados e apreciados da costa odemirense: o polvo capturado na região, de enorme qualidade e de variadíssimas potencialidades nas mais diferentes confeções gastronómicas.

Oiça a entrevista com Ricardo Cardoso, vereador da câmara municipal de Odemira.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!