Educação
Professora de Évora vence Prémio Professor Bibliotecário
Este reconhecimento decorre do desempenho dos profissionais nos últimos quatro anos letivos, incluindo o ano em que é aberta e submetida a candidatura.

Publicado
12 horas atrásem

Escola Secundária Gabriel Pereira
Prémio Professor Bibliotecário
A professora bibliotecária Margarida Amaral, do Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, em Évora, é a vencedora da 2.ª edição do Prémio Professor Bibliotecário, promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) em parceria com o Grupo LeYa.
A professora ficou conhecida por levar os alunos a ler poesia na fila para a biblioteca da Escola Gabriel Pereira, em Évora.
Na biblioteca, os alunos lêem poesia e transformam-se palavras e frases soltas em poemas coletivos. É uma das iniciativas que esta bibliotecária criou para despertar o gosto pela leitura.
A distinção, entregue no Fórum RBE que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, pretende destacar o trabalho dos professores bibliotecários que, através de projetos inovadores, consolidam o papel da biblioteca escolar na promoção da literacia, do conhecimento e da inclusão nas escolas portuguesas.
As professoras Manuela Baptista, da Escola Secundária de Paços de Ferreira, e Teresa Morais, da Escola Secundária de São Pedro, em Vila Real, foram distinguidas com menções honrosas, reconhecendo o mérito e a qualidade das suas práticas de promoção da leitura e dinamização da biblioteca escolar. Este reconhecimento decorre do desempenho dos profissionais nos últimos quatro anos letivos, incluindo o ano em que é aberta e submetida a candidatura.
De acordo com o júri, presidido por Guilherme d’Oliveira Martins, Administrador Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, e composto por Ana Rita Bessa, CEO da LeYa, Isabel Alçada, Escritora, Isabel Mendinhos, especialista em bibliotecas escolares e Teresa Calçada, especialista em leitura e bibliotecas escolares, “as candidaturas apresentadas este ano revelam a vitalidade e a diversidade de práticas nas bibliotecas escolares, reforçando o contributo dos professores bibliotecários para a transformação educativa.”
A vencedora recebeu um prémio pecuniário de cinco mil euros e cada menção honrosa foi premiada com dois mil euros. As escolas das três docentes vencedoras são igualmente contempladas com apoios financeiros para reforçar a dinamização das suas bibliotecas.
Em 2025, foram apresentadas 87 propostas, abrangendo 64 professores bibliotecários, das quais 50 foram validadas para submissão das candidaturas. Destas 50 propostas validadas, foram submetidas 25 candidaturas, que foram avaliadas pelo júri. O número representa um crescimento significativo face à edição anterior, que registou 56 propostas, das quais 41 foram consideradas elegíveis.
“Este prémio é uma celebração do trabalho inspirador que os professores bibliotecários desenvolvem nas escolas portuguesas. O aumento expressivo de candidaturas confirma o dinamismo e o envolvimento crescente das escolas e, em especial, destes profissionais na valorização das bibliotecas como polos de inovação pedagógica, refere Manuela Pargana Silva, Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares.”
“Para a LeYa, esta parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares traduz o nosso compromisso contínuo com a promoção da leitura e o acesso ao conhecimento. Acreditamos que os professores bibliotecários têm um papel fundamental na formação de leitores críticos e curiosos, e é uma honra podermos reconhecer o seu trabalho e dedicação através deste prémio”, afirma Ana Rita Bessa, CEO da LeYa.
Criado em 2023, o Prémio Professor Bibliotecário é de periodicidade bienal. Com esta distinção, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Grupo LeYa reforçam o reconhecimento do papel dos professores bibliotecários na modernização e dinamização das bibliotecas escolares e a importância da leitura como o alicerce de uma escola mais justa, participativa e preparada para o futuro.
Outras notícias recomendadas
-
Porto de Sines: Visita do novo Coordenador Europeu do Corredor Atlântico
-
ULSAC certificada como Escola de Reanimação pelo Conselho Português de Ressuscitação
-
Comércio online: reclamações disparam 64% em 2025
-
Comissão propõe medidas de apoio à renovação geracional na agricultura para garantir a alimentação, a agricultura e o futuro rural da Europa
-
39ª edição da Baja Portalegre 500 já mexe
-
Montargil: Apreensão de máquina ilegal de jogo de fortuna ou azar
-
Beja recebe a 1.ª edição das Jornadas da Grávida
-
Colóquio debate “A problemática da água na Bacia do Sado: Desertificação, Demografia e Alterações Climáticas”
-
GNR encerra estabelecimento por violação das regras de saúde pública
-
76% dos portugueses usam viatura própria diariamente para ir trabalhar
-
Atletas do Clube Mourense conquistam títulos regionais
-
Mulher de 19 anos detida por posse de armas proibidas
-
Opinião: O rei português encarcerado num quarto em Sintra
-
Redondo assinala Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza
-
Úlvio Gregório Jimenez, natural da República Dominicana ordenado padre em Borba
-
Évora_27 no primeiro Seminário Internacional de Transferência de Conhecimentos
-
2 homens detidos por condução sem habilitação legal e por tráfico de produto estupefaciente
-
Helicóptero de emergência médica de Évora ao serviço 24horas/dia
-
Detido foragido condenado por crimes de violência domestica e abuso sexual de menor
-
CNA acusa governo de usar ‘estratagema’ para justificar aumento de despesa.
-
Caminhadas e passeios nas margens do Ardila, em Moura.
-
XVI Feira da Caça de regresso a Mértola
-
Entrega de faixas à equipa juvenil do Redondense
-
Ponte de Sor: Detido por cultivo e tráfico de estupefacientes
-
Hoje é Dia Mundial da Lavagem das Mãos
-
Acidente em Cuba com duas vítimas em avaliação
-
Hoje é Dia Internacional da Mulher Rural. Oiça o testemunho da diretora da APORMOR.
-
Pelotão do Granfondo Serra d ́Ossa “pedalou” no Concelho de Redondo
-
Prof. Luís Loures reeleito, por unanimidade, presidente do Politécnico de Portalegre
-
Opinião: Cancro Hereditário por Tamara Hussong Milagre
You must be logged in to post a comment Login