CAP | União Europeia
Reiterada a reclamação de proibição da compra de produtos agrícolas abaixo dos custos de produção
Vítor Rodrigues, da Direcção da CNA, integrou a delegação da ECVC – Coordenadora Europeia Via Campesina – que reuniu com o novo Comissário da União Europeia (UE) para a Agricultura, Christophe Hansen.
Nesta reunião, realizada segunda-feira em Bruxelas, a ECVC voltou a reclamar preços justos à produção, incluindo a proibição da compra de produtos agrícolas abaixo dos custos de produção, bem como a introdução de instrumentos de regulação de mercado na próxima reforma da Organização Comum de Mercado, como elementos fundamentais para valorizar a produção agrícola e os rendimentos dos agricultores.
Foram ainda reafirmadas as propostas quanto a medidas que facilitem o direito e acesso à terra por parte dos agricultores, em particular, jovens, e que combatam a actual especulação em torno do seu valor e expansão de usos não agrícolas em terras com aptidão produtiva.
Alertámos, ainda, para as consequências negativas dos tratados comerciais internacionais, em particular, para os pequenos e médios agricultores.
Para a CNA e a ECVC, é essencial aumentar o número de agricultores na UE, garantindo rendimentos e preços justos para produtores e consumidores, valorizando a produção local, e o acesso de todos a uma alimentação saudável e de produção sustentável, condições necessárias para alcançar a soberania alimentar.