Feira de Chocolate em Grândola de 10 a 12 de novembro 

Estimated read time 4 min read

Grândola

Feira de Chocolate em Grândola de 10 a 12 de novembro

A edição de 2023 apresenta o ”bombom de Grândola” que junta o chocolate ao pinhão, produto endógeno do concelho, utilizado nas tradicionais alcomonias e nos típicos rebuçados de pinhão.

O novo bombom artesanal de Grândola surge do desafio lançado pelo Município ao Chefe Chocolateiro Melgão que com a sua larga experiência criou o “bombom de Grândola” inspirado no património gastronómico do concelho.

Para Carina Batista, vereadora do Turismo, Feiras e Eventos,” a criação deste novo produto tem como objetivo aproveitar a grande variedade e reconhecida qualidade dos nossos produtos endógenos, neste caso o pinhão, para criar uma nova oferta gastronómica de Grândola. Foi com esta intenção que lançámos o desafio ao Chef Melgão que criou esta deliciosa tentação de chocolate e pinhão cujo processo de criação será dado a conhecer no dia 11, no espaço do show cooking, aos visitantes do certame e em particular aos agentes da restauração e da doçaria do concelho. Gostaríamos que no futuro viessem a confecionar e comercializar este bombom.”

O show cooking tem sido nas últimas edições um ponto de paragem eleito pelos visitantes. Este ano está novamente confirmada a presença de conceituados chefs que vão partilhar a sua arte nos três dias do evento.

Outra das novidades da edição deste ano é a exposição sobre o fabrico do chocolate, desde a plantação até à transformação no produto final.

Khiaro e Sebastião Antunes & Quadrilha no palco

e forte aposta na animação itinerante durante os três dias da Feira

 Khiaro o cantor alentejano autor do sucesso “aquelas madrugadas” da novela Festa é Festa sobe ao palco da Feira na primeira noite. No sábado, há música tradicional portuguesa com Sebastião Antunes & Quadrilha onde não faltará o sucesso “Cantigas da Burra”.

 O reforço do programa de animação itinerante é outra das apostas do Município com destaque o espetáculo “O2”. Trata-se de uma Performance em Andas que, através das linguagens do Teatro Físico e das Formas Animadas, convida o espectador a uma reflexão sobre como poderia sobreviver uma sociedade, onde a tecnologia desvanece as relações humanas e o acesso ao oxigénio se torna um luxo.

O teatro de rua promete conquistar as atenções dos visitantes diariamente com as companhias: Malatitsch, Cia Água no Deserto (Turistas Acidentais), Estátua Viva e Uh!Topia. Espetáculos circenses e de fogo completam a animação de rua que será uma constante durante o horário de funcionamento da Feira que volta a ter a Casinha de Chocolate com atividades diárias para os mais novos, carrosséis e insufláveis.**

A edição da Feira de Chocolate apresenta ainda mais de meia centena de expositores de venda e mostra sempre com o chocolate como ingrediente principal, tasquinhas com pratos regionais, street food e uma nova e confortável área de lazer.

Arte em chocolate

Com Marlene Alexandre e Humberto Lavos

Os chocolatiers Marlene Alexandre e Humberto Lavos vão estar durante os 3 dias da Feira a esculpir em chocolate a fachada da igreja de Igreja de Nossa Senhora de Azinheira dos Barros.

Magusto no Mercado

Este ano, a programação da Feira não se limita ao Parque de Feiras e Exposições(PFE). Na manhã de sábado – período que antecede a abertura da Feira no PFE – o Mercado Municipal recebe o tradicional magusto para celebrar o São Martinho. Das 09h00 às 14h00 haverá Animação itinerante com “Os Vocalistas”, muitos petiscos, oferta de castanhas e show cooking com a chocolatier Céu Carvalho.

AS MAIS IMPORTANTES DO DIA