Últimas:
PSP aborda a violência doméstica, em Évora. – RÁDIO TDS
Siga-nos

ÉVORA

PSP aborda a violência doméstica, em Évora.

No próximo dia 28 de abril, pelas 09H00, no Auditório da Fundação Eugénio de Almeida.

Publicado

em

Évora

“Políticas e Dinâmicas da Violência Doméstica”

O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Évora realiza no próximo dia 28 de abril, pelas 09H00, no Auditório da Fundação Eugénio de Almeida, um Seminário subordinado ao tema: “Políticas e Dinâmicas da Violência Doméstica”.

Este evento pretende alertar para este fenómeno cada vez mais recorrente na sociedade portuguesa, através de um debate alargado a diversas entidades da sociedade civil e com quem a PSP e o Comando Distrital de Évora, em particular, procura dar cumprimento à lei e articular diariamente procedimentos, dando sequência ao surgimento e à evolução de novas políticas neste âmbito.

Pretende-se ainda fomentar o diálogo permanente com as comunidades que servimos, dando continuidade ao modelo desenvolvido e implementado pela PSP.

Nesse sentido, informa-se que o seminário encontra-se aberto à presença de todos os interessados, visando a obtenção de resultados ao nível da sensibilização e consciencialização da comunidade.

Para o efeito este comando conta com a participação de diversos oradores afetos à Rede Nacional de Apoio à Vitima de Violência Doméstica, os quais abordarão o tema de forma conceptual e no campo das suas valências.

Acresce ainda a participação de jovens do ensino secundário no âmbito  da problemática da “Violência no Namoro”.

ÉVORA

Viatura arde junto ao posto de combustível do Auchan, em Évora.

Não se registaram vítimas

Publicado

em

Fotos: TDS (direitos reservados)

Évora

Viatura ardeu parcialmente

Uma viatura ligeira ardeu junto ao posto de combustível do Auchan, em Évora.

A viatura circulava na via entre o posto de abastecimento e a empresa Tyco.

Não se registaram vítimas.

O incêndio foi rapidamente extinto.

Continuar a ler

ÉVORA

Violência com arma branca volta a Évora

Em comunicado PSP recusa aumento de criminalidade.

Publicado

em

Foto ilustrativa.

Évora

Homem esfaqueado

Uma desavença e tre três homens, em Évora,  provocou o esfaqueamento de um deles.

A briga aconteceu no Largo de S Vicente e foi testemunhada por alguns populares

A vítima acabou por não recorrer no momento ao Hospital do Espírito Santo,  em Évora.

A área criminal da PSP de Évora está a investigar.

Refira se que na última semana a PSP de Évora emitiu um comunicado a negar o aumento de criminalidade na cidade.

Continuar a ler

ÉVORA

PSP de Évora nega aumento da criminalidade e diz que em 2023 esteve mais proativa.

Leia nota da PSP de Évora

Publicado

em

Évora

Esclarecimento sobre criminalidade no Centro Histórico de Évora

A PSP de Évora, em comunicado, vem dizer que a criminalidade violenta, na cidade de Évora, tem vindo a diminuir. Ainda assim não refere na nota os números comparativos.

A Policia refere igualmente que o ano de 2023 foi um ano de maior proatividade.

A nota não refere os casos mais recentes como o assalto a uma ourivesaria mas adianta que nos últimos 6 meses não se registou qualquer violação como tem vindo a ser referido nas redes sociais.

 Nota da PSP de Évora

O Comando Distrital de Évora da PSP tem constatado nas ultimas semanas que se verifica no seio da população eborense um certo sentimento de insegurança relativamente a situações de suposta criminalidade, a qual tem sido motivo de conversa e de preocupação através das redes sociais e cuja informação é veiculada por alguns cidadãos através da comunicação social.

Concretamente, ontem, 21 de fevereiro, pelas 15H30, 4 elementos policiais encontravam-se em missão de regularização de trânsito e fiscalização no Largo Luís de Camões, tendo por si só, esta situação, provocado de imediato comentários sobre a presença policial naquele espaço e erroneamente tendo sido a mesma atribuída a outro tipo de ocorrências, no caso uma suposta violação de uma mulher.

Tal não corresponde à verdade, devendo ser referido que, relativamente a este tipo de crime, a PSP de Évora não possui qualquer registo há mais de seis meses, ou seja, não foi denunciada qualquer ocorrência neste âmbito, nem mesmo após as várias averiguações efetuadas com base nos comentários que se referem anteriormente.

Já noutro âmbito, esta polícia informa que, no Centro Histórico da cidade de Évora, não se regista qualquer aumento de criminalidade sazonal e muito menos registou nas ultimas semanas um número alarmante de crimes contra o património, ainda que desde o mês de novembro de 2023 tenham ocorrido 3 situações em estabelecimentos comerciais, as quais foram devidamente investigadas e em que, em duas delas, foram já identificados os respetivos autores, levando ainda à detenção de dois indivíduos relacionados com as mesmas.

Por outro lado, neste tipo de crime, a maioria das denúncias está relacionada com furto de oportunidade, em que as vítimas, de algum modo, deixam os objetos à vista, facilmente acessíveis em estabelecimentos e no interior de viaturas que ficam abertas por esquecimento.

Destaca-se ainda a propensão para o aumento dos crimes praticados com recurso à internet, tal como se registou durante o ano de 2023, muito por desconhecimento e negligência das vítimas.

Já no âmbito da criminalidade violenta e grave, registe-se que esta tem diminuído gradualmente desde o final do ano de 2022 e que só recentemente ocorreu no centro histórico desta cidade uma situação com suposta ameaça de arma branca por individuo identificado, tratando-se de uma caso pontual.

Conhecem-se ainda outro tipo de informações e de preocupações na população relacionadas com a suposta presença e atuação criminosa de gangs formados por jovens, notícias que não correspondem à realidade pois esta polícia está atenta à ocorrência desse eventual fenómeno, não existindo até à data indícios e motivos que confirmem tal. Efetivamente este comando tem registados alguns casos de ofensa à integridade física, principalmente durante a noite e madrugada, no entanto e contrariamente à alegada existência de gangs, estas situações estão relacionadas com situações pontuais e com consumo excessivo de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos de diversão noturna.

Neste enquadramento, os locais onde mais ocorrem estes casos estão perfeitamente identificados pela PSP, fazendo esta um policiamento especifico, preventivo e de visibilidade variável na via pública, de acordo com ordens de missão previamente concebidas para o efeito.

Este tipo de atuação estende-se igualmente aos períodos diurnos, em locais de maior concentração de pessoas e veículos, concretamente, na Praça do Giraldo e artérias adjacentes, aí mantendo uma presença permanente não só a nível do patrulhamento mas também a nível do policiamento de proximidade, como é o caso do Programa Comércio Seguro, onde são privilegiados os contactos frequentes com os comerciantes e a visibilidade na via pública, a par do que acontece nas restantes freguesias e nos estabelecimentos escolares.

Refira-se ainda que durante o ano de 2023, o Comando Distrital de Évora aumentou significativamente a sua proatividade, daí resultando mais fiscalização, um maior número de detenções e por conseguinte um aumento dos crimes detetados no âmbito da criminalidade rodoviária e do tráfico de estupefacientes

Face a tudo o exposto, esta polícia aconselha a que os cidadãos se dirijam às instalações policiais no caso de terem conhecimento da prática dos ilícitos ou que eventualmente suspeitem de tal prática, evitando assim a circulação de informação incorreta que conduz à desinformação e ao alarmismo social.

Continuar a ler

ÉVORA

Assalto a ourivesaria em Évora rende 30 mil euros.(vídeo)

PSP investiga mas não se registam detenções.

Publicado

em

Évora

Assalto rende 30 mil € em ouro

Um assalto a uma ourivesaria, no centro da cidade de Évora, rendeu cerca de 30 mil €. Foi essencialmente ouro que foi roubado.

Os assaltantes fizeram um buraco no teto e desceram do primeiro andar para o res do chão.

A ourivesaria ficou praticamente sem nada.

O assalto volta a levantar uma onda de contestação por parte dos habitantes que falam num aumento de criminalidade na cidade assim como a falta de policiamento.

A PSP de Évora, área criminal, está a investigar mas ainda não se registaram detenções.

Continuar a ler

Autarquias

Prémio “Selo de mérito” foi atribuído a cinco municípios alentejanos

Publicado

em

Imagem retirada do site Saudebemestar.pt

Alentejo

Prémio “Selo de mérito” foi atribuído a cinco municípios alentejanos

Uma mão cheia de distinções atingiu a região do Alentejo.  A iniciativa Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais, do Movimento Cuidar dos Cuidadores, selecciona 59 entre 66 projetos de municípios analisados.  A missão desta atividade é reconhecer aqueles que têm as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.

Aos contemplados é-lhes entregue um Selo de Mérito, que foi o caso de cinco autarquias alentejanas: Cuba, Évora, Moura, Odemira, Santiago do Cacém.

De relembrar que os 59 escolhidos foram: Albufeira, Almada, Almagreira, Amadora, Amarante, Arruda dos Vinhos, Cabeceiras de Basto, Cantanhede, Caniço, Carriço, Castelo Branco, Celorico da Beira, Cinfães, Coruche, Cuba, Espinho, Évora, Felgueiras, Gondomar, Guimarães, Ílhavo, Loures, Louriçal, Lousada, Machico, Mafra, Maia, Marco de Canaveses, Matosinhos, Mealhada, Miranda do Corvo, Mirandela, Montalegre, Moura, Nelas, Odemira, Oeiras, Ourém, Ovar, Paredes, Penafiel, Pombal, Portimão, Porto, Póvoa de Lanhoso, Queluz e Belas, Santa Maria da Feira, Santa Marta de Penaguião, Santiago do Cacém, São Pedro Fins, Sesimbra, Tavira, Trofa, Viana do Castelo, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Pouca de Aguiar, Vila Verde, Vouzela.

 

 

 

 

.

Continuar a ler

ÉVORA

Manada de vacas invade cemitério do Espinheiro.(vídeo)

Veja o vídeo.

Publicado

em

Évora

Vacas no cemitério

Uma manada de vacas invadiu, este fim de semana, o cemitério do Espinheiro, em Évora.

O episódio provocou mau estar e indignação principalmente junto de familiares de mortos sepultados no local.

Os animais terão entrado por uma zona em que a vedação cedeu e espalharam-se rapidamente entre as campas.

Veja o video.

Continuar a ler

ÉVORA

Insalubridade mata peixes do Lago da Malagueira, em Évora.

Autarquia diz que a responsabilidade é da empresa Águas do Vale do Tejo, S.A., que originou descargas indevidas e a sua contaminação.

Publicado

em

Évora

Salubridade do Lago da Malagueira

A insalubridade verificada nos últimos dias no Lago da Malagueira, e consequente mortalidade de peixes, se deveu à sobrecarga de um coletor localizado numa conduta de águas residuais “em alta”, sob responsabilidade da empresa Águas
do Vale do Tejo, S.A., que originou descargas indevidas e a sua contaminação.

A mortandade deveu-se a esta sobrecarga que está associada à intempérie de 19 de janeiro.

Apesar da autarquia de Évora não ter responsabilidade sobre este facto, desencadeou de imediato algumas medidas de modo a minimizar o impacte provocado, promovendo durante vários dias a limpeza superficial do Lago

A empresa Águas do Vale do Tejo, S.A. já foi contactada pela câmara de Évora, exigindo-se que desenvolva as diligências necessárias para evitar que situações idênticas ocorram no futuro.

Adicionalmente, os serviços municipais já procederam a colheitas de água para análise, pelo que, enquanto não é conhecido o respetivo relatório, se apela que a fruição do Lago seja efetuada com prudência.

Continuar a ler

ÉVORA

Vidro fotovoltaico substitui placas de acrílico

Remodelação da cobertura do edifício da câmara de Évora

Publicado

em

Remodelação da cobertura do edifício dos Paços do Concelho de Évora

A eletricidade produzida, de forma limpa, através deste sistema de captação de energia solar, permitirá satisfazer parte dos consumos de energia elétrica do edifício, quer seja para iluminação, quer seja a necessária para os equipamentos dos postos de trabalho.

Em momentos de excedente de  produção elétrica, a energia será injetada na rede.

A Obra de remodelação da cobertura do Palácio dos Condes de Sortelha, o imponente edifício que domina a Praça do Sertório onde atualmente estão localizados os Paços do Concelho, entrou numa fase importante do seu desenvolvimento: está prestes a ser executada a substituição do acrílico existente na cobertura metálica do lanternim, por vidro fotovoltaico.

Os vidros serão instalados numa nova caixilharia metálica assente sobre a estrutura existente, de forma a obter um sistema solar fotovoltaico com área total de envidraçados de 169m2.

Este será complementado por um sistema de telas interiores deslizantes, em parte da cobertura, de forma a atingir o desempenho adequado que garanta as condições térmicas, acústicas e luminotécnicas confortáveis e adequadas.

A cablagem elétrica das fileiras será instalada no interior da caixilharia em calha própria, pelo que não será visível.

A implementação do sistema de captação de energia solar no Edifício dos Paços do Concelho integra-se no POCITYF – Positive Energy CITY Transformation Framework, um projeto que pretende transformar o tecido urbano das cidades em que intervém, com enfoque nas áreas cultural e historicamente protegidas, em locais mais sustentáveis, saudáveis, acessíveis e fiáveis para os seus cidadãos.

Em última análise, melhorar a qualidade de vida através de um modelo sustentável e centrado no cidadão.

Esta será a fase inicial de um percurso que irá prosseguir com a instalação de sistemas idênticos em edifícios localizados no Centro Histórico de Évora.

Será assim atingido mais um objetivo importante na estratégia municipal de luta contra os efeitos negativos das alterações climáticas, que o Município tem vindo a implementar com vários planos e projetos atualmente em desenvolvimento.

Continuar a ler

ÉVORA

Héli de Évora está inoperacional.

Avaria deixa a região Alentejo sem helicóptero durante as 24horas.

Publicado

em

Foto: TDS (direitos reservados)

Helicóptero inoperacional

Está inoperacional o helicóptero do INEM em Évora, situado no Aerodromo de Évora.

Uma avaria provocou que tenha sido rebocado para um Hangar, no aeródromo de Évora,  depois de uma manhã em que técnicos e profissionais do INEM tentaram resolver o problema.

Este é um dos helicópteros que durante 6 meses está igualmente inoperacional durante a noite por falta de tripulação, segundo anunciou o INEM em comunicado..

O INEM tem vindo a garantir que irão estar disponíveis duas viaturas medicas de emergência e reanimação no Hospital de Évora mas isso ainda não acontece.

Agora esta avaria deixa a região Alentejo sem helicóptero durante as 24horas.

Uma situação que não tem ainda data para ser resolvida.

Continuar a ler

Crime

Assalto à mão armada em minimercado de Évora

Assaltantes continuam a monte.

Publicado

em

Évora

Assalto à mão armada

Dois homens encapuzados assaltaram ontem, durante a tarde, um minimercado em Évora.

Os assaltantes roubaram cerca de 2 centenas de euros em numerário num minimercado da freguesia de Nª Srª da saúde.

Não se registaram feridos entre os funcionários e os clientes.

Até esta altura a PSP ainda não emitiu qualquer informação.

A TDS sabe que os assaltantes continuam a monte.

Continuar a ler

ÉVORA

Mercadona de Évora abre este ano e já está a recrutar.

Em comunicado, a Mercadona salienta que as vagas em aberto são principalmente para operador de supermercado, auxiliares de manutenção e operador de armazém.

Publicado

em

Évora

Évora vai ter novo supermercado da Mercadona durante este ano

Mercadona vai estrear-se em 2024 em Évora. Retalhista já emprega mais de 5.000 pessoas em Portugal.

Oliveira de Azeméis, Porto, Coimbra, Guarda, Évora e Leiria são as localizações para as quais a empresa de origem espanhola já está a contratar, para as lojas que projeta abrir ao longo deste ano.

Em comunicado, a Mercadona salienta que as vagas em aberto são principalmente para operador de supermercado, auxiliares de manutenção e operador de armazém.

Os interessados podem apresentar a sua candidatura através do portal para as ofertas de emprego.

Promete contrato de efetividade desde o primeiro dia, com um salário de entrada anual de 13.791,61 euros brutos e possibilidade de progressão até 18.861,84 euros (inclui subsídios de férias e Natal).

Acrescem a estes valores o subsídio de alimentação diário e outros, como os relativos ao trabalho aos domingos e feriados.

Todas as ofertas de emprego para os novos supermercados e bloco logístico têm um período inicial de formação teórica e prática (em lojas ou no bloco logístico já em funcionamento), a cargo da empresa e “em todas as habilidades necessárias para desempenhar o posto de trabalho”. Não é requisito ter experiência anterior, detalha a empresa.

Continuar a ler

ÉVORA

Évora Retail Park comprado por fundos franceses.

É a primeira aquisição em Portugal desta empresa de origem francesa

Publicado

em

Évora

Évora Retail Park vendido a franceses

A Sogenial Immobilier, gestora de fundos imobiliários, comprou o Évora Retail Park a uma instituição bancária. É a primeira aquisição em Portugal desta empresa de origem francesa, concluída em dezembro, em representação de um fundo pan-europeu. Tem como inquilinos a Worten, Sportzone, Rádio Popular e JOM, com um total de 8.000 metros quadrados.

Citado em comunicado, o presidente da gestora de fundos imobiliários destaca a “importância” desta transação, considerando que Portugal apresenta-se “cada vez mais como um destino de investimento sólido, com fundamentais muito interessantes”. “Estes levam-nos a querer crescer em Portugal, que se tornou no terceiro mercado do nosso fundo pan-europeu”, adiantou Jean-Marie Souclier.

Já Francisco Seabra Ferreira, Head of Real Estate para a Serris REIM em Portugal, realça o “posicionamento de referência na cidade de Évora” e “a qualidade dos lojistas nos diversos setores, associados a sólidos contratos de longa duração”.

A Sogenial Immobilier, empresa de origem francesa e com presença em Portugal, foca a sua atividade na gestão de investimentos e gestão de ativos nos mais variados setores, como retalho, escritórios, logística ou saúde.

Atualmente, tem um portefólio de fundos num total superior a 1.000 milhões de euros.

(Notícia publicada no ECO)

Continuar a ler

ÉVORA

PSP de Évora interceta homem com 54 petardos

Veja relatório completo dos últimos 7 dias de 2023.

Publicado

em

Évora

Homem tem 44 anos

A PSP de Évora anunciou ter intercetado um homem com 44 anos de idade na posse de material pirotécnico.

Em causa o transporte de 54 petardos  (apreensão de 30 petardos tipo F2, 20 petardos tipo F3 e 04 petardos desconhecidos).

A apreensão registou-se na noite de passagem de ano.

Nos últimos 7 dias a PSP eborense fez ainda outras detenções:

Detido 1 Homem com 18 anos de idade por falta de habilitação legal para conduzir.

Detido 1 Homem com 38 anos de idade por furto em supermercado. Apreensão de televisor.

Detido 1 Homem com 26 anos de idade por condução sob efeito do álcool.

Detido 1 Homem com 36 anos de idade em cumprimento de mandado de detenção e condução a EP para cumprimento de 6 meses de prisão efetiva.

Quanto à actividade operacional, entre 25 e 31 de dezembro, foram realizadas 9 operações policiais:

7 operações de fiscalização de trânsito, tendo sido fiscalizados 144 viaturas/condutores (25 condutores submetidos ao teste de alcoolemia, 1518 viaturas controladas pelo radar), detetadas 50 infrações das quais destacamos:

26 por excesso velocidade;

3 por falta de inspeção periódica;

2 por não utilização de cinto de segurança.

2 operações de fiscalização no âmbito da segurança privada a 01 estabelecimento e a 06 vigilantes de segurança privada. Foi detetada 01 infração.

O Comando Distrital da PSP da Évora aproveita para recomendar a todos os cidadãos que tenham conhecimento de ilícitos de natureza criminal, que contactem, no mais curto espaço de tempo, qualquer Esquadra da PSP a fim de acionar a intervenção policial em tempo útil e em prol de um melhor serviço à comunidade.

Continuar a ler

BEJA

Jogo ilegal no Alentejo: ASAE deteve cinco pessoas e apreendeu 156 máquinas

Publicado

em

Jogo ilegal no Alentejo

Jogo ilegal no Alentejo: ASAE deteve cinco pessoas e apreendeu 156 máquinas

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) efetuou uma operação de combate ao jogo ilegal realizada no Alentejo, nomeadamente em Évora, Beja e Ferreira do Alentejo. Das diligências efetuadas pelas autoridades, foram detidas cinco pessoas e ainda apreendidas 156 máquinas.

A ASAE emitiu um comunicado, durante o dia de hoje, onde explica que a operação de fiscalização esteve direcionada a armazenistas e distribuidores de jogos de fortuna ou azar. As buscas foram feitas ao longo das últimas semanas pela Unidade Regional do Sul – Unidade Operacional de Évora.

No comunicado, as autoridades referem que as cinco pessoas foram detidas em flagrante delito, uma vez que estavam a “programar de forma digital o material de jogo” no momento das buscas. Após as detenções foram instaurados cincos processos-crime por exploração de jogos fora dos locais legalmente autorizados. A mesma fonte refere ainda que foi desmantelado um local clandestino onde se encontrava armazenado o material de jogo ilícito.

Destas diligências, foram apreendidas “156 máquinas de jogo, uma viatura utilizada para a distribuição do material do jogo ilegal, diversos componentes e ferramentas e documentação indiciária da prática dos ilícitos de índole criminal”, referem.

O valor estimado do material apreendido chega a 160 mil euros.

Continuar a ler

ÉVORA

Urgência dos Hospital de Évora continua com constrangimentos

Cirurgia geral e medicina interna com falta de profissionais.

Publicado

em

Foto: TDS (direitos reservados)

Hospital do Espírito Santo, Évora

​Constrangimentos no funcionamento do Serviço de Urgência Polivalente dias 19 e 20 de novembro

O Hospital do Espírito Santo de Évora EPE informa que o Serviço de Urgência Polivalente terá constrangimentos no seu funcionamento, hoje, dia 19 de novembro, a partir das 10h00 até às 12h00 de dia 20 de novembro.

As dificuldades decorrem das declarações de indisponibilidade para realização de trabalho extraordinário, para além das 150 horas/ano obrigatórias por lei, apresentadas pelos Médicos das várias especialidades.

Nestes dias, os constrangimentos ocorrem nas equipas de CIRURGIA GERAL e MEDICINA INTERNA, que garantirão resposta às situações urgentes e emergentes, apenas a doentes encaminhados pelo CODU/INEM.

Apela-se a todos os Utentes que contactem a Linha de Saúde 24, para que sejam devidamente encaminhados, em função da gravidade do seu quadro clínico.

Continuar a ler

ÉVORA

11ª Iniciativa do Estendal Solidário está de volta a Évora com um lado sustentável

Publicado

em

Jardim do Paraíso, Évora, TDS

Estendal Solidário

Iniciativa Estendal Solidário está de volta a Évora

É uma iniciativa feita pela Santa Casa da Misericórdia de Évora e serve para ajudar quem mais precisa. Através da loja Dar+, da SCME,  são oferecidas várias peças de roupa própria para o inverno e ainda sapatos e brinquedos.

A completar a 11ª edição, o estendal solidário vai estar em funcionamento até ao dia de hoje. Ao espaço deslocaram-se pessoas de várias idades e de diferentes nacionalidades.”Hoje em dia quase toda a gente precisa e vim aqui para levar umas coisinhas”, diz-nos uma senhora enquanto coloca algumas peças de roupa num saco. “São para mim e para minha família”.

A TDS esteve no local e também falou com Luis Gamito, responsável pela loja Dar+, que forneceu a roupa para preencher o estendal.  “Esta iniciativa tem duas vertentes, a de prestar auxilio às pessoas que precisam e por outro lado a parte ecológica porque têm o reaproveitamento da roupa”, conta-nos, acrescentando ainda que “as pessoas entregam a roupa que já não necessitam e nós fazemos uma triagem, ou seja, a que não serve vai para a reciclagem”, explica.

Em apenas dois dias foram recolhidas mais de 3 mil peças, uma iniciativa social que, nos dias de hoje, torna-se numa ajuda essencial para quem mais precisa.

 

 

 

 

Continuar a ler

BEJA

Bolsa de Novos Talentos da Gulbenkian atribuída a alunos naturais de Évora e Beja

Publicado

em

Imagem retirada do site da Fundação Calouste Gulbenkian

Bolsa de Novos Talentos da Gulbenkian

Bolsa de Novos Talentos da Gulbenkian atribuída a alunos de Évora e Beja

Dois alunos de Évora e um de Beja foram contemplados com a atribuição da bolsa de Novos Talentos da Gulbenkian. Um programa concebido pela Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, que tem como premissa apoiar o talento de estudantes excepcionais e ainda estimular a iniciação à investigação nas áreas sociais de ciência básica, como biologia, física, matemática e química, e em qualquer área das humanidades e ciências sociais.

Segundo o comunicado que a organização enviou à TDS, os cem alunos premiados, dos quais três são da região do Alentejo, e que frequentam cursos de licenciatura e de mestrado nas universidades portuguesas, vão ter direito a uma bolsa que ronda os 2.500 euros, incluindo ainda um apoio para o pagamentos das propinas. No entanto, esse valor pode chegar mesmo aos 3.500€ , quando os candidatos apresentem um valor anual de rendimento, do seu agregado familiar, inferior a 12 mil euros.

Informações que constam no comunicado e que ainda acrescenta que estes talentosos jovens irão ainda frequentar cursos de formação avançada, participar em conferências, entre outros eventos que proporcionem o enriquecimento destes 100 premiados.

Continuar a ler

ÉVORA

Salvaguarda e valorização do Cromeleque dos Almendres 

Sendo essencial para a solidez de implantação dos menires, é importante que este processo seja bem-sucedido, pelo que continuará a ser necessário manter a interdição do acesso ao recinto do Cromeleque.

Publicado

em

Évora

Salvaguarda e valorização do Cromeleque dos Almendres

Concluídos os trabalhos de reposição do solo no espaço de implantação do monumento, a Câmara Municipal de Évora está nesta fase a proceder à sementeira de prado que constituirá o coberto vegetal.

Sendo essencial para a solidez de implantação dos menires, é importante que este processo seja bem-sucedido, pelo que continuará a ser necessário manter a interdição do acesso ao recinto do Cromeleque.

Assim, mais uma vez, a Câmara Municipal apela à compreensão de todos os visitantes pelos eventuais constrangimentos, devendo ser respeitada a sinalização instalada no local.

Continuar a ler

ÉVORA

Eduardo Cabrita não vai a julgamento pelo atropelamento mortal na A6

Publicado

em

Tribunal de Évora,

Eduardo Cabrita não vai a julgamento pelo atropelamento mortal na A6

O anterior Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, não vai a julgamento no caso do atropelamento mortal de um trabalhador na A6, em 2021. O Ministério Público considera que não havia indícios suficientes para levar o governante a julgamento.

O caso remonta a 18 de Junho, de 2021, quando a viatura oficial em que seguia Eduardo Cabrita atropelou mortalmente Nuno Santos, trabalhador que fazia a manutenção da Autoestrada A6,  ao quilómetro 77 da via, no sentido Estremoz-Évora. Quem conduzia o automóvel era um dos motoristas do ministério. Após o sucedido, o ex-ministro apresentou a demissão do cargo de ministro da Administração Interna, lugar que ocupou entre 2017 e 2021.

De acordo com o MP, não havia indícios suficientes que sustentassem a ida de Eduardo Cabrita a julgamento, considerando que o ex-governante ia a trabalhar  durante a viagem e não se apercebeu da presença do peão na via, da mesma forma que não ficou provado que o mesmo soubesse da velocidade a que o carro seguia.

 

 

 

 

Continuar a ler

ÉVORA

Urgência Pediátrica do Hospital de Évora encerrada durante a noite até domingo

Durante aquele período (das 21h00 às 09h00), o Serviço de Urgência Pediátrica continuará a funcionar para garantir a resposta às situações urgentes e emergentes. 

Publicado

em

Foto: TDS (direitos reservados)

Hospital de Evora

Constrangimentos no funcionamento do Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital do Espírito Santo de Évora, entre os dias 7, 8, 10, 11 e 12 de novembro

O Hospital do Espírito Santo de Évora EPE informa a população que o Serviço de Urgência Pediátrica ficará com uma equipa reduzida, nos dias 7, 8, 10, 11 e 12 de novembro, durante o período compreendido entre as 21h00 e as 09h00. Esta redução da equipa decorre dos constrangimentos já conhecidos ao nível dos Serviços de Urgência do SNS.

Durante aquele período (das 21h00 às 09h00), o Serviço de Urgência Pediátrica continuará a funcionar para garantir a resposta às situações urgentes e emergentes. Serão assistidos os doentes que sejam referenciados pelo CODU/INEM, pela Linha de Saúde 24 ou por outros Médicos.

Apela-se a todos os Utentes que contactem a Linha de Saúde 24 antes de se dirigirem ao Serviço de Urgência Pediátrica, entre as 21:00 e as 09:00, para que sejam devidamente encaminhados, em função da gravidade do seu quadro clínico.

Informamos ainda que o atendimento durante o dia, das 09h00 às 21h00, manter-se-á como habitualmente.

Continuar a ler

Últimas

x
error: O conteúdo está protegido!!