Sociedade
Turismo foi alvo de mais de 4000 reclamações desde o início do ano
Entre as companhias aéreas, a TAP ganha o pódio de mais reclamada, acumulando cerca de duas centenas de reclamações, desde o início do ano.
Entre as companhias aéreas, a TAP ganha o pódio de mais reclamada, acumulando cerca de duas centenas de reclamações, desde o início do ano.
Publicado
2 meses atrásem
Nacional
Turismo em Portugal
O setor do Turismo foi alvo de mais de 4000 reclamações desde o início do ano, verificando-se uma subida de 22%, face ao ano anterior, revela uma análise do Portal da Queixa por ocasião do Dia Mundial do Turismo, assinalado a 27 de setembro. Os consumidores queixam-se sobretudo dos sites de reservas de viagens e das companhias aéreas. A cobrança indevida, os problemas com o reembolso motivam as principais ocorrências registadas este ano.
O número de reclamações dirigidas ao setor do Turismo aumentou este ano, indica uma análise do Portal da Queixa realizada no âmbito do Dia Mundial do Turismo, que se assinala esta semana (27 de setembro). “Turismo e Paz” foi o tema escolhido pela ONU Turismo para celebrar este ano a data.
De acordo com os dados analisados, entre os dias 1 de janeiro e 22 de setembro deste ano, o Portal da Queixa recebeu 4.079 reclamações relacionadas com o setor do Turismo. Comparativamente com o período homólogo de 2023, verificou-se um crescimento de 22% do número de reclamações. No ano passado, foram registadas 3.344 queixas.
A análise efetuada à categoria ‘Hotéis, Viagens e Turismo’, revela que o maior número de reclamações registado, este ano, é dirigido às categorias: Sites de Reservas de Viagens (46.1%) e Companhias Aéreas (20.5% das queixas).
Em terceiro lugar estão os Sites de Reservas de Alojamento (10.4%). Seguem-se os Marketplaces – Viagens, Produtos e Serviços (6.7%) e as Agências de Viagens a acolher 5.9% das reclamações. Já os Hotéis e Cadeias Hoteleiras somaram 4.9% e os Aeroportos geraram 2.7% das ocorrências.
Entre os principais motivos de reclamação dos consumidores dirigidos ao setor de turismo estão: a cobrança indevida (29.1%) e os problemas com o reembolso (16.1%). Seguem-se a falta de qualidade do serviço/hospedagem (8.6%); os problemas com o cancelamento da reserva (7.4%) e a dificuldade no apoio ao cliente (5.2%).
Companhias Aéreas: TAP é a mais visada
Entre as companhias aéreas, a TAP ganha o pódio de mais reclamada, acumulando cerca de duas centenas de reclamações, desde o início do ano.
Numa altura em que a privatização da empresa está a ser negociada – e cuja operação financeira deverá arrancar após a discussão do Orçamento do Estado para 2025 – as principais queixas contra a companhia aérea portuguesa denunciam problemas relacionados com o reembolso (33%); dificuldades com o cancelamento/alteração de voo (13.6%); problemas com bagagem danificada (13.1%) e bagagem extraviada (9.7%) e mau atendimento ao cliente (9.1%).
Sobre a performance da TAP no que se refere à resolução dos problemas reportados pelos consumidores, a marca regista baixos indicadores: com um Índice de Satisfação (IS) avaliado pelos consumidores em 15.2 (em 100); a taxa de resposta é de 11,3% e a taxa de solução de 12,4%, resultando uma reputação “Insatisfatória”.
Força conjunta regressou de Valência com missão cumprida.
Pedra de grandes dimensões mata homem em Gavião
Galeão de Alcácer do Sal volta aos passeios de Natal
XXI Feira da Vinha e do Vinho na Amareleja
Nova aldeia do Pisão em concurso público
III Encontro de Redes Intermunicipais de Bibliotecas
Mil militares com 200 viaturas em Ponte de Sor
2 detidos por roubo de esticão em Azaruja
Em Memória das Vítimas da Estrada
Ministro da agricultura garante reforço orçamental para o setor
Trânsito cortado entre Viana do Alentejo e Alvito
Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva e Desenvolvimento Rural
Universidade de Évora e CCDRA assinam compromisso de 1M€
Ameaça de bomba na Pousada de Alvito
12.500 visitaram a Festa da Castanha em Marvão
Três imóveis do concelho de Portalegre classificados como Monumentos de Interesse Municipal
Alcácer renova redes de abastecimento público
Airbus A320 aterrou no Aeródromo de Ponte de Sor
Limpeza da Barragem de Montargil
5 detidos por roubo de azeitona
Eléctrico vence e convence
Edifício cedido à junta de freguesia de Seda para horta biológica
Jovem de 21 anos detido por violência doméstica em Ponte de Sor
40.ª Feira da Castanha de Marvão
Academia Ponto Verde chega às escolas do distrito de Évora
Azeitonas brancas em Avis
Bayern-Benfica hoje com relato na TDS
Balões voltam ao céu do distrito de Portalegre
Acidente grave entre Évora e Reguengos
Tony Carreira veio a Alcácer oferecer carrinha a Tiago Santana