Universidade de Évora, Évora
XIX Congresso Ibérico e XV Congresso Iberoamericano de Energia Solar
Entre os dias 19 a 21 de junho, no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, irá decorrer o XIX Congresso Ibérico e XV Congresso Iberoamericano de Energia Solar (CIES’24).
Este evento reunirá cerca de 130 participantes no mais relevante e histórico encontro do setor da energia solar.
O CIES’24 destacará temas como a energia solar térmica para processos domésticos e industriais, a energia fotovoltaica e os sistemas de armazenamento e gestão.
Serão apresentados os novos avanços em sistemas de captação, rastreamento e transformação de energia, bem como no design de casas e bairros sustentáveis e tecnologias para o desenvolvimento e a agricultura.
Organizado pela Associação Espanhola de Energia Solar (AEDES), pela Cátedra de Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) e pela Universidade das Ilhas Baleares (UIB), o congresso tem como objetivo principal divulgar os avanços em energia solar e as suas aplicações no ambiente iberoamericano, tanto em português como em espanhol.
Com mais de 40 anos de história, as últimas quatro edições contaram com a participação da UIBCongrés na organização, incluindo uma edição em Madrid, uma online durante a pandemia, uma em Maiorca e, agora, em Évora.
O evento conta com a participação da EDP Renováveis, Smartenergy, Direção-Geral de Energia e Geologia, DECO, Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN), Universidade Politécnica de Madrid, entre outros.
Os participantes terão a oportunidade de assistir a palestras e painéis informativos, além de participar em três workshops práticos focados em armazenamento e gestão de energia e cozinhas solares. Haverá também duas reuniões de projetos europeus para promover a colaboração entre centros de investigação, universidades e empresas do ambiente iberoamericano e da Península Ibérica.
Com uma previsão de 130 inscritos e a apresentação de mais de 100 palestras e posters, este congresso promete ser um evento enriquecedor para a comunidade científica, professores e estudantes.