Sociedade
Festival Internacional de Balões de Ar Quente já começou.
A 26ª edição promete colorir os céus alentejanos, onde a população poderá viver a inesquecível experiência de voar.
A 26ª edição promete colorir os céus alentejanos, onde a população poderá viver a inesquecível experiência de voar.
Publicado
1 ano atrásem
Portalegre, Alentejo
Festival Internacional de Balões de Ar Quente regressa em Novembro ao Alentejo
O Festival Internacional Balões de Ar Quente volta pelo 26º ano consecutivo ao alto Alentejo, que reunirá participantes oriundos de diversos países europeus. A 26ª edição do festival terá lugar no distrito de Portalegre (localidades a anunciar em breve), de 6 a 12 de Novembro.
Nesta edição, o evento contará com a participação de 30 equipas de vários países (Portugal, Espanha, França, Holanda, Bélgica e Luxemburgo).
A 26ª edição do Festival Internacional Balões de Ar Quente promete colorir os céus alentejanos, onde a população poderá viver a inesquecível experiência de voar.
COMO VOAR
“ Este é um festival que promete levar ao céu todos aqueles que se atreverem a sonhar e a voar num balão de ar quente” – refere, Maria Inês Soares da organização – “ A nossa preocupação social e ambiental está, uma vez mais presente no FIBAQ pelo que os voos a realizar estarão associados a campanhas solidárias que revertem na totalidade para os Bombeiros Voluntários dos concelhos aderentes.”
Todos os voos podem ser cancelados devido a condições meteorológicas adversas que comprometam a prática da atividade em segurança.
NIGHT GLOW
Nesta edição, a organização proporciona gratuitamente um Night Glow.
O Night Glow é um espetáculo noturno que é muitas vezes considerado o clímax de um festival de balões de ar quente. Os pilotos preparam os seus balões como se fossem descolar, no entanto, os mesmos ficam presos a alguns metros do chão, onde as chamas libertadas intercaladamente pelos queimadores criam um espectáculo visual único que conjuga luz, cor e música.
Para o Night Glow a entrada livre. Não requer aquisição de nenhuma pulseira.
A organização do festival cabe, como sempre, à Publibalão e é coorganizado pelo Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo, fundado em Novembro de 2012, sendo a primeira e única escola do país para pilotos de balões de ar quente, sediada em Fronteira, no Alto Alentejo
Aníbal Soares, primeiro piloto profissional em Portugal, sócio-gerente da Publibalão e organizador do FIBAQ, assinala que “é uma honra regressar com este festival ao Alentejo, que já acontece há 26 anos, e levar a magia de voar a todos os que queiram ter uma experiência de voo”. Assim, os objetivos primordiais do festival passam pela “promoção da prática do balonismo em Portugal, pelo reforço da aposta no impacto do festival nas localidades aderentes e, naturalmente, o aumento do retorno mediático para todas as partes envolvidas”, conclui.
Sobre o Festival Internacional Balões de Ar Quente
O Festival Internacional de Balões de Ar Quente (FIBAQ) teve a sua primeira edição em 1997. É anualmente organizado pela Publibalão (e coorganizado, pelo quinto ano, pelo Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo e, após 25 edições marcadas pelo forte sucesso deste evento, assume-se como um dos maiores e mais importantes festivais da Europa. Este evento pretende promover o balonismo em Portugal entre os amantes do desporto e a comunidade local, gerando um intercâmbio de experiências entre pilotos, bem como o conhecimento técnico e a inovação da atividade.
Ministra da Agricultura em Portalegre
“Vinhos de Altitude – Serra de São Mamede” regressa a Portalegre.
Jovem esfaqueado em Portalegre está fora de perigo.
Jovem detido por esfaquear outro jovem.
Presidente do Conselho de Arbitragem da FPF reuniu em Portalegre
Portalegre com concelhos em risco máximo de incêndio rural.
Incêndio em Portalegre fere estudante.
Homem de 80 anos detido por violência doméstica.
Iniciativa Liberal exige melhoria das ligações ferroviárias a Beja e Portalegre
Violência doméstica dá pulseira eletrónica
Deputados felicitam futura Universidade Politécnica de Portalegre
Politécnico de Portalegre integra consórcio sobre o Hidrogénio