Últimas:
“Dependências e Comportamentos Aditivos” tema de Conferência em Alcácer do Sal – RÁDIO TDS
Siga-nos

Últimas

“Dependências e Comportamentos Aditivos” tema de Conferência em Alcácer do Sal

Inicia-se às 15h30 no Auditório Municipal

Publicado

em

“Dependências e Comportamentos Aditivos”

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal dinamiza, todas as quintas-feiras do mês de maio, pelas 15h30, uma conferência gratuita no âmbito da 1.ª edição das Jornadas de Saúde e Ação Social do Município, que proporcionam simultaneamente momentos de reflexão e de capacitação da comunidade.

Realiza-se no dia 18 de maio a terceira conferência, que vai ter lugar no Auditório Municipal de Alcácer do Sal.

Tem como palestrante Paulo Jesus, coordenador do Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central, que vai abordar “Dependências e Comportamentos Aditivos”.

Ainda em maio vai ter lugar no Auditório Municipal da cidade a conferência “Interculturalidade e Responsabilidade Individual” (dia 25).

Continuar a ler
Publicidade

BEJA

Combustíveis e Gás de Beja são os mais caros do país

Publicado

em

Combustíveis,

Combustíveis e Gás de Beja são os mais caros do país

É uma dor de cabeça para os habitantes de Beja. No distrito de Beja, a gasolina simples 95 atingiu um valor médio de 1,77€/1 e está mais 1% mais cara do que a média nacional. Já o gasóleo simples tem um valor médio de 1,77/1, mais 0,9% que a média nacional.

Uma informação retirada do último boletim de combustíveis e GPL da Entidade dos Serviço Energéticos.

A nível nacional, os preços mais alto pertencem aos distritos de Beja, Évora e Bragança.

No que concerne ao gás butano, também os valores são os mais elevados em solo bejense.

Continuar a ler

ALCÁCER DO SAL

Furto a residência em Alcácer do Sal. Um dos assaltantes está em fuga.

Um dos suspeitos foi detido em flagrante

Publicado

em

Alcácer do Sal

Detido em flagrante por furto em residência

O Comando Territorial de Setúbal, através do Posto Territorial de Grândola, no dia 16 de abril, deteve um homem de 34 anos em flagrante, por furto em residência, no concelho de Alcácer do Sal.

Na sequência de uma denúncia a dar conta de um furto numa residência, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato para o local, tendo sido possível intercetar em flagrante um dos suspeitos, que se encontrava na posse de uma televisão furtada.

No decorrer das diligências policiais, foi possível apurar, através de sistema de videovigilância, que o furto foi efetuado por dois suspeitos, sendo que um deles ainda se encontra em fuga.  

O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Grândola.

Continuar a ler

Sociedade

Mercadona de Évora já tem data de abertura

Saiba mais sobre a abertura da nova loja

Publicado

em

Évora

Abertura anunciada

O ano de 2023 terminou com 49 lojas a funcionar em Portugal, a Mercadona vai, em 2024, continuar a expandir-se.

Este ano, a cadeia espanhola irá inaugurar lojas na Guarda, Oliveira de Azeméis, Coimbra (Solum e Eiras), Leiria, Évora, Vila Nova de Gaia (Canelas), Sintra (Rio de Mouro), Maia (Moreira), Seixal (Fernão Ferro) e Barreiro (Lavradio), fazendo com que termine o ano com 60 supermercados em funcionamento em território nacional.

A Mercadona Évora, será inaugurada algures durante o mês de outubro, embora ainda não tenha uma data fixa definida.

A loja ainda está a contratar para esta loja, havendo vagas para operador de loja em part-time.

Continuar a ler

SINES

Regiões do Arco Atlântico reuniram em Sines

Durante dois dias reuniu em Sines, a Assembleia-Geral de 2024 da Comissão Arco Atlântico da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas (CRPM).

Publicado

em

Sines

Macrorregião Atlântica, modelo de governação e Declaração Política de 2024 em destaque na Assembleia-Geral de 2024 da Comissão ArcoAtlântico em Sine

Durante dois dias reuniu em Sines, a Assembleia-Geral de 2024 da Comissão Arco Atlântico da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas (CRPM).

A CCDR Alentejo é membro da CRPM desde 1982 e membro da Comissão Arco Atlântico desde 1989. Recorde-se que a Conferência das Regiões Periféricas Marítimas (CRPM) reúne 150 Regiões de 24 Estados da União Europeia e não só. Representando cerca de 200 milhões de pessoas defendendo um desenvolvimento mais equilibrado do território europeu.

Na sessão de abertura desta reunião para alem de María Ángeles Elorza Zubiría, Secretária- Geral da UE e Ação Externa, Governo Basco ‒ Presidência da Comissão Arco Atlântico, estiveram presentes o Presidente e a Vice-Presidente da CCDRA, I.P. António Ceia da Silva e Carmen Carvalheira.

Na sua intervenção António Ceia da Silva, para alem de reconhecer a importância de trabalhar em colaboração com outras entidades regionais, nacionais e europeias para promover uma governação eficaz e inclusiva que esteja alinhada com os interesses e necessidades da macrorregião atlântica, destacou “a importância estratégica do Arco Atlântico como uma zona
crucial para o futuro da Europa, onde o mar nos une e as nossas diferenças culturais e históricas nos enriquecem”.

O Presidente do Conselho Diretivo da CCDRA, I.P, salientou o momento crucial” para as regiões do Arco Atlântico e para toda a Europa. A proposta da criação de uma macrorregião atlântica não é apenas uma visão estratégica, mas uma necessidade imperativa para enfrentar os desafios que transcendem fronteiras e exigem uma ação coordenada”.

Na sua intervenção Ceia da Silva destacou ainda a macrorregião atlântica como “uma oportunidade única para harmonizar políticas, compartilhar melhores práticas e alavancar recursos de uma forma que nenhum país ou região poderia fazer isoladamente”.

Também a transição para uma economia verde e azul deve estar para este responsável “no centro das nossas estratégias”, bem como a inovação sem esquecer que “Precisamos promover um ambiente que favoreça a pesquisa e desenvolvimento, estabelecendo parcerias entre as universidades, institutos de investigação e o setor privado. As iniciativas de especialização inteligente, que alavancam os nossos recursos e talentos locais, são fundamentais para manter nossa competitividade no cenário global” foram temas abordados por António Ceia da Silva.

Continuar a ler

Acidentes

Ferido do acidente de Santa Catarina transferido para o Hospital de Évora.

Acidente grave com vítima mortal

Publicado

em

Santa Catarina, Alcácer do Sal

Vítima mortal é uma jovem de 18 anos

Esta manhã um despiste em Santa Catarina, Alcácer do Sal, provocou um morto e um ferido leve.

Na viatura, ligeira de passageiros, seguiam dois jovens que caíram numa ribeira.

Na sequência do despiste, o jovem do sexo masculino conseguiu sair da viatura pelo próprio pé mas a mulher ficou encarcerada. 

Para o local foi acionado o helicóptero do inem que acabou por não ser utilizado.

O ferido leve foi transportado para o hospital de Évora.

O departamento de  investigação criminal da GNR foi acionado para recolher vestígios e apurar a causa do despiste.  

No local estiveram o INEM, os bombeiros de Alcácer  do Sal e a gnr.

A estrada que liga Santa Catarina a Alcácer do Sal está cortada ao trânsito.

Rapariga morre em despiste em Santa Catarina, Alcácer do Sal.

Continuar a ler

Acidentes

Rapariga morre em despiste em Santa Catarina, Alcácer do Sal.

Helicóptero do INEM no local.

Publicado

em

Fotos: TDS (direitos reservados)

Santa Catarina, Alcácer do Sal

Uma vítima mortal e um ferido leve

Um despiste próximo de Santa Catarina, Alcácer do Sal, provocou esta manhã uma morte e um ferido leve.

A vítima mortal é uma rapariga com cerca de 18 anos de idade. O jovem que vinha na viatura é ferido ligeiro.

A viatura seguia na estrada que liga a EN (Estrada Nacional) ao povoado.

No local estão 18 operacionais, apoiados pelo meio aéreo e pela vmer.

Estão 7 meios terrestres no local.

Foi entretanto accionado o helicóptero do INEM de Évora acabando por não realizar qualquer transporte.

No local estão os Bombeiros de Alcácer do Sal, a VMER de Santiago do Cacém e a GNR.

O acidente ocorreu ás 10h53.

Continuar a ler

ÉVORA

Policias de Portugal e Espanha encontram-se em Évora e Estremoz

Com vista ao reforço desta cooperação, ocorreu, ontem, dia 9 de abril, reunião com a Chefia da Polícia da Estremadura espanhola com a presença da Chefe Superior daquela força de segurança, do Comandante Distrital da PSP de Évora e dos responsáveis a nível Operacional, de investigação criminal.

Publicado

em

PSP

Policias de Portugal e Espanha fazem encontro em Évora

Em dezembro de 2013, a PSP e o Corpo Nacional de Polícia (CNP) de Espanha firmaram um memorando de entendimento com vista a potenciar os mecanismos de cooperação policial entre ambas as Polícias.

O Comando Distrital de Évora da PSP, neste âmbito, tem promovido essa cooperação institucional, com o desenvolvimento durante o ano de 2023 e já no atual, de diversas ações de patrulhamento mistas na sua área de atuação, com a presença de polícias espanhóis nas cidades de Évora e Estremoz.

Foram concretamente levadas a cabo nos dias 20 e 21 de março, ações de sensibilização na Escola Secundária Gabriel Pereira e Escola Secundária Rainha Santa Isabel com o objetivo de sensibilizar os jovens para os perigos associados às viagens de finalistas, tendo sido abordados os comportamentos de risco e consumos aditivos, conselhos de segurança, incivilidades e aspetos da legislação espanhola.

Nos dias 30 e 31 de março foram efetuadas patrulhas mistas com a colaboração de Equipas  Policiais do Corpo Nacional da Polícia Espanhola, efetuando um  policiamento proactivo, dissuasor e de visibilidade, no sentido de transmitir sentimento de segurança aos cidadãos e assegurar uma ligação mais próxima com os turistas em particular os de nacionalidade Espanhola, uma vez que normalmente se verifica um grande afluxo de cidadãos  espanhóis, nesta época do ano e nestas duas cidades.

Com vista ao reforço desta cooperação, ocorreu, ontem, dia 9 de abril, reunião com a Chefia da Polícia da Estremadura espanhola com a presença da Chefe Superior daquela força de segurança, do Comandante Distrital da PSP de Évora e dos responsáveis a nível Operacional, de investigação criminal e de estrangeiros de ambas as instituições, tendo sido acordada a manutenção da referida cooperação no futuro, com vista a uma mais intensa atividade de troca de informação, essencialmente no âmbito da prevenção, da investigação  criminal, da formação  e do patrulhamento nos respetivos territórios.

Continuar a ler

PONTE DE SOR

Abril em Ponte de Sor

Veja programação.

Publicado

em

Município de Ponte de Sor celebra a Liberdade com duas dezenas de atividades

Neste mês de abril onde se comemora o meio século da revolução de 1974, o Município de Ponte de Sornão poderia deixar de se associar a este marco da história recente de Portugal e preparou um conjunto de atividades culturais, lúdicas e desportivas com o intuito de assinalar a efeméride.

A Conferência Internacional “Ponte de Sor: Cidade que Educa e Transforma” que se realiza quarta-feira, pelas 14h, no Teatro-Cinema de Ponte de Sor é um dos principais destaques deste conjunto de atividades, um evento integrado na Cátedra da UNESCO.

No dia 25 de abril, a Sessão da Assembleia Municipal de Ponte de Sor será realizada no Teatro Cinema de Ponte de Sor, será aberta, como sempre, à população e contará com atuações musicais do Coral Polifónico de Ponte de Sor e Orquestra Ligeira da Câmara Municipal, para além da apresentação da Curta Metragem “Dia 25 de abril de 1974”.

A inauguração de exposições sobre a revolução dos cravos, no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor e no Centro Cultural de Montargil, a exibição de filmes sobre o 25 de abril, concerto musical pela Escola de Artes do Norte Alentejano, o Recital de Poesia e Música com Ivo Canelas e João Vasco e o espetáculo FestFado intitulado “Cantar Abril” são grandes atrativos para todo o mês de abril a que se juntam a Peça de Teatro “Paz é Paz” e atividades desportivas que reforçam a importância desta data história para Portugal e para a Democracia, com a qual Ponte de Sor quer deixar bem vincada o seu relevo.

Eis a lista completa de eventos:

PROGRAMA DE ATIVIDADES PARA O MÊS DE ABRIL DE 2024

  • 10 abril – 14h – Conferência Internacional “Ponte de Sor a Cidade que Educa e Transforma – A democracia em ação” – Teatro Cinema de Ponte de Sor
  • 13 abril – 16 h – Abertura da Exposição “Sala de aula – Estado Novo” – Centro de Artes e Cultura
  • 18 abril – Das 9h30 às 16h – Projeto “con.Raízes” – Apresentação dos projetos pelos alunos no auditório da Escola Secundária com 10 Escolas do Distrito e visita ao CAC
  • 19 abril – 14h – Apresentação do livro + espetáculo – Projeto Fábrica de Histórias – Serviço Educativo CIMAA – Teatro Cinema de Ponte de Sor
  • 20 abril – 15h – Inauguração da exposição “A Revolução nos olhares de 30 pintores internacionais da Rede Sete Sóis”, no Centro Cultural de Montargil, em parceria com a Associação Cultural Sete Sóis Sete Luas
  • 20 abril – 16h – Lançamento do Livro “Algumas de Nós, 5 Mulheres Designers”, no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor;
  • 20 abril – 17h – Inauguração da exposição de desenho “Rostos do Sonho” de João Relvas no Centro de Artes e Cultura.
  • 21 abril – 17h – Recital de Poesia e Música com Ivo Canelas e João Vasco (Piano), intitulado “SINÉDOQUE”, – Teatro Cinema de Ponte de Sor
  • 21 abril – Caminhada “Corrida Sempre Mulher” organizado pela Associação Portuguesa do Cancro da Mama – Ponte de Sor
  • 22 abril – 10h30 e 14h30 – Projeção do filme “O que podem as palavras”, seguido de debate com a realizadora Luísa Marinhais e os alunos do AEPS – Auditório do Centro de Artes e Cultura.
  • 24 abril – 18h30 – Concerto Primavera de Abril, da Escola de Artes do Norte Alentejano – Teatro Cinema de Ponte de Sor
  • 25 abril – 10h – Sessão Assembleia Municipal – Apresentação da Curta Metragem “…dia 25 de abril de 1974…” (Plano Nacional das Artes – AEPS) + Atuação Coral Polifónico & Crianças Orquestra Ligeira da Câmara Municipal de Ponte de Sor – Teatro Cinema de Ponte de Sor
  • 25 abril – 16h – Final da Taça Inatel de Santarém – GDR Tramaga – Seiça – Estádio Municipal de Ponte de Sor
  • 25 abril – 16h – Cinema: Salgueiro Maia: O Implicado (entrada gratuita) – Teatro Cinema de Ponte de Sor
  • 25 a 28 abril – 10h – Torneio de Padel 25 de abril – GEPS – Campos Cobertos de Padel de Ponte de Sor
  • 26 abril – 21h – FestFado “Cantar Abril” – Teatro Cinema de Ponte de Sor
  • 27 e 28 abril – 21h – Cinema “Revolução (sem) Sangue” – Teatro Cinema de Ponte de Sor
  • 29 abril – 15h – Sessão com a poeta e jornalista Maria João Carvalho no Auditório da Escola Secundária, dirigida às turmas dos 10º e 11º anos.
  • 30 abril – 11h e 21h – A peça teatral “A Paz é a Paz” da UMCOLETIVO, em parceria Teatro Nacional D. Maria II + elementos da Orquestra Ligeira da Câmara Municipal de Ponte de Sor, no Teatro Cinema de Ponte de Sor, com uma sessão diurna, gratuita, para alunos do secundário do Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor, e uma sessão noturna para o publico em geral, com valor dos bilhetes idênticos aos praticados nas sessões de cinema (3,00 € e 2,50 €).

Continuar a ler

Acidentes

Encontrada a roupa de um dos desaparecidos

Buscas continuam em terra, mar e ar entre Tróia e Pinheiro da Cruz

Publicado

em

Foto: TDS (direitos reservados)

Grândola

Buscas continuam

As roupas de um dos desaparecidos, o jovem de 23 anos, foram encontradas.

As autoridades recuperaram as roupas o que pode evidenciar que o jovem tenha ficado preso e tenha tentado libertar-se.

Entretanto o corpo do irmão, já recuperado, foi identificado pelos familiares.

Hoje as buscas voltaram a ser alargadas estando agora num perímetro de 12 milhas náuticas, cerca de 21 kms, entre Tróia e Pinheiro da Cruz.

Até agora não foi registado qualquer avistamento.

Continuar a ler

Acidentes

Buscas vão ser alargadas até Pinheiro da Cruz

Buscas a decorrrer entre Tróia e Comporta.

Publicado

em

Foto: TDS (direitos reservados)

Grândola

Buscas alargadas

Continuam as buscas por 2 homens pelo terceiro dia consecutivo.

A policia marítima decidiu alargar o perímetro e ao final do dia deverá ser anunciado novo alargamento até Pinheiro da Cruz.

Nesta altura as buscas decorrem em cerca de 8 milhas, entre Tróia e a Comporta.

Serrano Augusto, capitão do Porto de Setúbal, referiu ser necessário este alargamento com o decorrer do tempo após o naufrágio de domingo.

Continuar a ler

Acidentes

Buscas por 2 corpos entre Tróia e Comporta

Buscas a decorrer. Dois corpos continuam desaparecidos.

Publicado

em

Tróia

Buscas retomadas

Já foram reeniciadas as buscas hoje com um perímetro mais alargado.

Área de buscas foi aumentada para 8 Milhas Náuticas para Oeste e para Sul.

Os meios são hoje muito idênticos aos de ontem.

No mar:

Navio NRP Sines da Marinha + lancha ISN (AM Estação Salva-vidas Sines e PM Estação Salva-vidas Sesimbra)

Por terra:

Viatura Viatura Vigilância Costeira da Polícia Marítima c/ drone ( período AM) e drone CEOV da Marinha (período PM)+ moto 4 da Policia Marítima.

Continuar a ler

Economia

Assembleia-Geral da Comissão Arco Atlântico reúne em Sines

A Comissão Arco Atlântico da CRPM assegura que os interesses comuns às Regiões atlânticas são representados e promovidos na UE.

Publicado

em

Sines

Assembleia-Geral da Comissão Arco Atlântico em Sines

Sines vai receber nos próximos dias 9 e 10 de abril a Assembleia-Geral de 2024 da Comissão Arco Atlântico da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas (CRPM).

A CCDR Alentejo I.P. é membro da CRPM desde 1982 e membro da Comissão Arco Atlântico desde 1989 e tem participa nos vários grupos de trabalho da Comissão Arco Atlântico, contribuindo nomeadamente para a cooperação nos domínios da inovação, da economia azul e do desenvolvimento turístico.

Graças às suas políticas em matéria de economia azul e de desenvolvimento turístico, a CCDR Alentejo I.P. tem promovido a cooperação europeia através da participação dos intervenientes regionais em vários projetos e iniciativas a nível transfronteiriço e transnacional.

Recorde-se que a Conferência das Regiões Periféricas Marítimas (CRPM) reúne 150 Regiões de 24 Estados da União Europeia e não só. Representando cerca de 200 milhões de pessoas defendendo um desenvolvimento mais equilibrado do território europeu.

A Comissão Arco Atlântico (CAA) é uma das seis comissões geográficas da CRPM que reúne as Regiões da bacia atlântica, do sul de Espanha à Irlanda. Inclui igualmente membros não comunitários, como o País de Gales, que é um membro histórico da CRPM, e o Quebeque, que aderiu recentemente à CAA na qualidade de membro associado.

A Comissão Arco Atlântico da CRPM assegura que os interesses comuns às Regiões atlânticas são representados e promovidos na UE, centrando-se nos grandes desafios comuns, como a implantação de energias marinhas renováveis, a pesca e a aquicultura sustentáveis, a poluição oceânica, a inovação, os transportes, a cooperação transatlântica, o turismo e a cultura,  criando sinergias neste espaço.

A presidência da Comissão Arco Atlântico é atualmente exercida por Íñigo Urkullu Renteria, Presidente do Governo Basco (Espanha), e a primeira vice-presidência por Maria Teresa Mourão de Almeida, Presidente da CCDR de Lisboa e Vale do Tejo (Portugal).

A reunião de Sines é de extrema importância estratégica pois vai reunir os representantes eleitos com vista a celebrar a unidade atlântica e a preparar o caminho para um território ainda mais coeso e atrativo, indo debater temas como as questões estatutárias, a Criação de uma estratégia macrorregional atlântica e descarbonização da frota atlântica: oportunidades, desafios e caminhos a seguir e ainda a cocriação de um Vale de Inovação Atlântica.

A Declaração Política de 2024 vai ser submetida à votação de todos os membros da Comissão Arco Atlântico durante a Assembleia-Geral de Sines.

Continuar a ler

Desportos

Hoje todas as decisões do bp Ultimate Rally-Raid Portugal em Alcácer e Grândola

A última etapa é disputada em dois setores seletivos.

Publicado

em

Grândola

António Maio é o primeiro português a vencer no bp Ultimate Rally-Raid Portugal. João Ferreira ganha tempo a Nasser Al-Attiyah

O motard português António Maio foi o grande herói da penúltima etapa do bp Ultimate Rally-Raid Portugal, a terceira prova do calendário do Campeonato do Mundo de Rally-Raid.

Totalmente disputada na Estremadura espanhola, a especial terminou com João Ferreira a aproximar-se do líder e cinco vezes vencedor do Dakar, Nasser Al-Attiyah, que ainda assim parte para os arenosos 100 quilómetros da derradeira etapa em boa posição para assegurar a vitória. Tosha Schareina também continua líder nas motos.

Amanhã, os concelhos de Grândola e de Alcácer do Sal prometem ser invadidos por uma multidão de entusiastas. É a derradeira oportunidade para verem muitas das estrelas que têm feito a história mais recente do Dakar, como Carlos Sainz, Nasser Al-Attiyah, Sébastien Loeb, nos carros, ou Ross Branch, Adrien van Beveren, Pablo Quintanilla, Skyler Howes, nas motos; ou ainda portugueses como João Ferreira, Armindo Araújo, António Maio e Bruno Santos, que têm rivalizado com os melhores do mundo.

“os concelhos de Grândola e de Alcácer do Sal prometem ser invadidos por uma multidão de entusiastas”

Este sábado, a penúltima etapa da prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP) foi cumprida do outro lado da fronteira. Um percurso de 208 quilómetros cronometrados, desenhado a sul da cidade espanhola de Badajoz.

João Ferreira a 2m41s de Nasser Al-Attiyah. Pódio em aberto

À partida da derradeira etapa e quase 1.000 quilómetros ao cronómetro depois, escassos 2m41s separam Nasser Al-Attiyah (Prodrive) de João Ferreira (Mini), os dois primeiros classificados da classificação. Hoje, o português foi o quinto mais rápido da especial, recuperando 1m58s ao piloto do Catar. “Conseguimos imprimir um ritmo forte e ganhar tempo ao Nasser, que é o nosso adversário direto. Por outro lado, a vantagem que temos para o Carlos não é nada… porque é o Carlos Sainz! Mas estou muito contente”, resumiu o leiriense.

Já Nasser Al-Attiyah, o oitavo mais rápido do dia, admitiu: “Abrimos a estrada e tentámos não perder muito tempo. Por isso, foi um dia OK e estamos satisfeitos por terminar a etapa sem problemas. Vamos ver como será amanhã.”

Com o quarto melhor do tempo, Carlos Sainz ascendeu ao derradeiro lugar do pódio, a escassos 59 segundos do colega de equipa da Mini, João Ferreira. O espanhol, bicampeão do mundo de ralis e quatro vezes vencedor do Dakar, afirmou “Foi um bom dia. Atacámos o máximo que era possível.”

Uma excelente luta em perspetiva, também com a companhia de Lucas Moraes. O brasileiro parte para a derradeira etapa de amanhã a apenas oito segundos de Sainz. Hoje, o piloto da Toyota reconheceu: “Especial bem legal, com menos água. Deu para andar bem. Claro que estamos na disputa pelo top 3 da geral, portanto não dá para exagerar. Vamos lá acelerar amanhã!”

Sem hipóteses de lutar por um lugar no pódio, Yazeed Al-Rajhi ocupa o 5º lugar da geral, tendo hoje somado importantes pontos para o W2RC, com a vitória na etapa. “Andámos 40 quilómetros a tentar ultrapassar outro piloto, que nunca facilitou a manobra. Quando finalmente conseguimos, aumentámos o ritmo e conseguimos ganhar a especial.”

Entre os Challenger, nova vitória de Rokas Baciuška, com o lituano a beneficiar de uma penalização de 5 minutos atribuída a Ghislain de Mévius. O piloto do Can-Am é o atual sexto classificado da geral e o líder da categoria, perseguido pelos portugueses Armindo Araújo e Ricardo Porém, ambos em Can-Am.

O jovem sul-africano Saood Variawa (Toyota) foi um dos primeiros a marcar o ritmo na categoria Ultimate, mas foi penalizado por três infrações por excesso de velocidade no terceiro dia. Os Comissários Desportivos decidiram impor uma penalização de duas horas e uma desclassificação suspensa, desde que não houvesse mais infrações, mas o sul-africano decidiu abandonar antes da partida, na sequência de problemas mecânicos.

Já João Monteiro aumentou a liderança nos SSV e manteve o 14º lugar da geral. Ainda na categoria, referência para os pilotos inscritos em W2RC, com o espanhol Ricardo Ramilo a continuar a ocupar o segundo lugar e a liderança no W2RC, depois dos problemas técnicos do líder do campeonato, Yasir Seaidan, na sexta-feira.

Vitória do português António Maio e Tosha Schareina reforça liderança

Nas motos, António Maio (Yamaha) estreou-se a vencer numa etapa do W2RC e tornou-se no primeiro português a vencer uma etapa do bp Ultimate Rally-Raid Portugal. O militar da GNR assumiu a liderança nos derradeiros quilómetros da especial, triunfando com 28 segundos de vantagem para o francês Adrien van Beveren. “Adorei o percurso. Nunca tinha andado em Espanha, mas foi uma etapa fantástica, rápida e escorregadia, ao meu gosto.

Fiz uma boa escolha de pneus, andei sempre rápido, sem correr riscos e não cometi erros.” Uma vitória importante também para a Yamaha, que não vencia uma etapa desde o Abu Dhabi Desert Challenge, em 2021, por intermédio de Adrien van Beveren.

Challenge, em 2021, por intermédio de Adrien van Beveren.

Mas se António Maio foi o herói do penúltimo dia da prova do Campeonato do Mundo de Rally-Raid,

Tosha Schareina (Honda) foi o grande beneficiado da etapa. Apesar de ter sido o quinto mais rápido do setor seletivo, o espanhol aumentou para 4m33s a vantagem para o segundo classificado, que lhe permite encarar o dia de amanhã com relativa tranquilidade.

“No início foi muito bom. Nos primeiros 100 km estávamos a liderar, mas depois disso, os pneus ficaram completamente destruídos e limitei-me a sobreviver nos últimos 150 km!”

O português Bruno Santos (Huskvarna) voltou a estar em evidência: estabeleceu o terceiro melhor tempo, conservou idêntica posição à geral e, mais importante do que isso, reforçou a liderança entre os Rally2. “Acho que ninguém estava à espera de um terreno tão abrasivo porque ao final de 100 km já não tínhamos ‘pneu’ traseiro. Acho que fiz uma boa segunda parte da etapa, que era mais ao meu estilo.”

O americano Skyler Howes (Honda) foi o quarto mais rápido do dia, à frente de Tosha Schareina (Honda), Bradley Cox (KTM) e de Sebastian Bühler (Hero), que manteve a vice-liderança entre as motos. “Foi uma etapa difícil, porque ao fim de 100 quilómetros os pneus estavam praticamente acabados.

Tive de gerir bem a mousse dos pneus para conseguir terminar. Em alguns pontos, foi quase como um passeio de domingo”, sublinhou o luso-alemão.

Entre os Rally3, Gonçalo Amaral (Honda) voltou a impor-se à concorrência, reforçando a liderança da categoria.

Já entre os quads, Kamil Wisniewski foi a surpresa. O polaco venceu a etapa, beneficiando dos problemas de que foi vítima Manuel Andujar, e assumiu a liderança da categoria, com uma vantagem de 5min 49s sobre o francês Gaetan Martinez.

Hoje, é o dia de todas as decisões do bp Ultimate Rally-Raid Portugal. A última etapa é disputada em dois setores seletivos.

O primeiro, de 98,18 quilómetros, é 90 por cento percorrido em estradões de areia rápidos, enquanto o segundo, com 3,05 quilómetros de extensão, é literalmente disputado ao lado do Parque de Feiras e Exposições de Grândola.

Uma especial-espetáculo que vai consagrar os vencedores e onde são esperados milhares de espetadores, com transmissão direta pelo canal SportTV, a partir das 12h15.

Continuar a ler

Sociedade

Fuga de gás faz 1 ferido, em Ponte de Sor.

Mulher ferida recebeu assistência médica no local

Publicado

em

Ponte de Sor

Fuga de gás.

Uma mulher de 34 anos ficou ferida na explosão mas recusou ser transportada ao Centro de Saúde.

A habitação era habitada por 4 pessoas que tiveram que abandonar a casa.

A explosão numa casa de habitação registou-se cerca das 20h15.

No local, estiveram 10 operacionais, com quatro viaturas.

Continuar a ler

Agenda

‘Deus Pátria Autoridade’ e ‘Bom Portugês’ de Rui Simões para ver em Évora.

A exibição destes dois filmes antecipam a chegada da PRIMEIRA OBRA novo filme de RUI SIMÕES dia 25 de abril nos cinemas.

Publicado

em

Évora e Montemor o Novo

A exibição destes dois filmes antecipam a chegada da PRIMEIRA OBRA novo filme de RUI SIMÕES dia 25 de abril nos cinemas.

Sessão especial dia 11 de abril em Montemor-o-Novo.

Hoje e amanhã, às 21h30 no Auditório Soror Mariana, Rui Simões estará presente na exibição de Deus Pátria Autoridade e Bom Povo Português, um regresso às salas de cinema após mais de 40 anos. A exibição destes dois filmes é no âmbito da programação do ciclo de cinema, 50º aniversário do 25 de abril.

A exibição destes dois filmes vem antecipar a chegada de PRIMEIRA OBRA, o mais recente filme do realizador Rui Simões que chega às salas de cinema no próximo dia 25 de abril, sendo esta a sua primeira longa-metragem na área da ficção. Com distribuição da Real Ficção, teve a sua estreia mundial na última edição do Festival IndieLisboa. A chegada deste filme às salas de cinema portuguesas vem comemorar o 50ºaniversário do 25 de Abril, assim como os 50 anos de carreira de Rui Simões e o seu 80º aniversário.  Ainda antes da chegada às salas de cinema, decorrerá no dia 11 de abril, uma sessão especial no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo que contará com a presença do realizador.

Abril será ainda marcado pelo regresso às salas de cinema de documentários que marcaram a carreira do cineasta. 40 anos depois é possível revisitar Deus Pátria Autoridade e Bom Povo Português.

PRIMEIRA OBRA

É também um filme autobiográfico, uma vez que tem como ponto de partida o anterior filme do realizador. Retrata a história de um jovem investigador luso-descendente, Michel que chega de câmara na mão para pesquisar a Revolução por cumprir. Traçando paralelismos com a contemporaneidade, mapeia as formas em que o filme BOM POVO PORTUGUÊS reflete o país inserido na Europa. Em conversa com Simão, histórico cineasta, Michel procura respostas para o seu filme. Ao conhecer Susy, activista do ambiente, percebe que o amor é o caminho. Como sempre, a vida e o cinema misturam-se.

Sobre esta obra, Rui Simões refere que ”Uma das minhas preocupações na realização desta minha primeira longa de ficção foi tentar casar realidade e ficção, na esperança de um final feliz. O cinema conta sempre uma história de amor, por vezes também de luta de classes”.

Ficha técnica

Atores – Zé Bernardino, Ulé Baldé, António Fonseca, Joana Brandão, Maty Galey, Beatriz Gaspar, Jean-Marie Galey e Alice Barros Simões
Participação Especial – Dalila Carmo, Manuel João Vieira, Miguel Seabra, Manuel Mozos, Adriana Queiroz, Isabel Ruth Olga Roriz e Filipa Mayer
Realização – Rui Simões
A partir de um argumento de Sabrina D. Marques
de uma ideia de Rui Simões
Direcção de Fotografia – João Serralha
Director de Som – Paulo Cerveira
Montagem – Francisco Costa
Música Original e Sound Design – Ricardo Guerreiro
Misturas – Paulo Abelho
Montagem de Som – Tiago Inuit
Decoração – João Dourado
Figurinos – Tânia Franco
Maquilhagem e Cabelos – Íris Peleira
Direcção de Produção – Beatriz Jarmela
Produção – Jacinta Barros, Rui Simões

Sobre Rui Simões

Rui Simões nasceu em 1944, estudou realização de cinema e televisão no Institut des Arts de Diffusion em Bruxelas, Bélgica. Onde trabalhou como fotógrafo de cena. De volta a Portugal a seguir à revolução de 1974 viria a realizar os icónicos filmes do pós 25 de Abril, “Deus Pátria, Autoridade” e “Bom Povo Português”.

Continuar a ler

SINES

Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Sines preocupada com aumento de taxas dos bancos.

Debate com a população no dia 6 de abril

Publicado

em

Sines

Taxas dos bancos

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Sines está muito preocupada com o aumento do valor das Taxas e Comissões Bancárias, cobradas aos Utentes dos diversos Bancos.

Os Bancos em Portugal cobram o valor mais alto da Europa, com estas operações, perfazendo mais de 7 milhões de euros por dia. Os Utentes que tenham contraído empréstimos, é cobrado pelo seu respectivo Banco, das mais altas taxas de juro da União Europeia. 

A Banca em Portugal, tem tido lucros históricos, a cada ano que passa, como é o exemplo da Caixa Geral de Depósitos que obteve em 2023 mais de 1.000 milhões de Euros. Diminuindo o número de Trabalhadores e encerrando muitos Balcões a nível nacional.

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Sines vai levar a efeito um Evento, no dia 6 de Abril (Sábado), pelas 15:00, um Debate com a População no Centro de Artes de Sines, sob o lema “Abril é avanço, é mais e melhores Serviços Públicos”, e que tem como Convidado, o Sr. Miguel Tiago, em que já produziu diversas obras literárias, sobre o assunto em questão.

Continuar a ler

Sociedade

Temperaturas altas voltam esta sexta feira mas a chuva volta no sábado.

Poeiras do Saara também estão de regresso este fim de semana.

Publicado

em

Por

Alentejo

Sol, chuva e poeiras

A primavera não pára de surpreender. Esta sexta feira vai ser de muito sol e com temperaturas que chegam aos 26º em Évora, 25º em Sines e 24º em Portalegre e Beja.

O sul volta a registar temperaturas elevadas apesar da instabilidade do tempo.

É caso para dizer que é ‘sol de pouca dura’ já que no sábado o IPMA prevê o regresso da chuva ao sul doa país com uma queda natural das temperaturas.

Quem está de regresso são as poeiras em suspensão, do Saara, que deverão intensificar-se até domingo.

Continuar a ler

BEJA

22 anos de cadeia para autores da morte de casal alemão

Condenados vão recorrer.

Publicado

em

Tribunal de Beja

22 anos de cadeia

O tribunal confirmou praticamente todos os factos relatados na acusação. Os arguidos foram responsáveis pela morte do casal alemão

Ainda assim deixou cair o crime de homicídio qualificado para homicídio simples.

Homem e mulher foram condenados a 22 anos de prisão e a uma indemnização de 30 mil euros à família das vitimas.

O ministério publico pedia a pena máxima de 25 anos.

A defesa dos dois condenados anunciou a intenção de recorrer.

O crime foi cometido à um ano , o casal alemão foi morto na sua própria casa com uma barra de ferro. Os corpos só foram encontrados um mês depois do crime.

A filha das vitimas, natural e residente na Alemanha, acompanhou toda a leitura da sentença com a fotografia da mãe junto ao coração.

Continuar a ler

ARRAIOLOS

Ecofestival termina com passeio da Biodiversidade

Decorreu no concelho de Arraiolos

Publicado

em

Aldeia da Serra, Arraiolos

Passeio pela Biodiversidade

Entre 20 e 23 de março de 2024 teve lugar o Ecofestival, na Aldeia da Serra, no concelho de Arraiolos.

O evento terminou com o passeio da Biodiversidade, orientado pelo André Oliveira, Investigador na Universidade de Évora, num encontro entre a natureza e a ciência, onde se viu e ouviu a diversidade de plantas e animais que, na Aldeia da Serra, subsistem de forma natural e cuidada.

Contámos também com a presença do grupo ‘Vadecaja’, dois momentos musicais, antes e depois do passeio, que encheram os participantes de boa disposição energia com a sua atuação de cantares e música com instrumentos musicais tradicionais, onde o Bombo, a flauta, os paus, os chocalhos e búzios transmitiram-nos a música e a expressão rítmica e natural.

Com o encontro da música com a biodiversidade, a semente ficou lançada, agora é preservar, respeitar e cuidar da diversidade de vida na terra.

Continuar a ler

GALVEIAS

Laranja é rainha em Galveias

É a primeira festa da Laranja em Galveias

Publicado

em

Galveias, Ponte de Sor

Primeira Festa da Laranja

A Junta de Freguesia de Galveias, concelho de Ponte de Sor, realiza nos próximos dias 6 e 7 de Abril a Primeira Festa da Laranja.

A iniciativa decorrerá no Multiusos o Mercado e incluirá:

O concurso de odores e sabores em que estarão a concurso receitas de bolos/tortas de laranja; doces e compotas com laranjas e licores de laranja:

Mostra de laranjas e produtos com laranja.

A animação está a cargo da Tunas Académicas do IPP – Instituto Politécnico de Portalegre e da UBI – Universidade da Beira Interior (dia 6) e da Orquestra Ligeira do Alto Alentejo (dia 7).

A iniciativa tem entrada livre.

Continuar a ler

Últimas

x
error: O conteúdo está protegido!!