Últimas:
Concurso “Janelas, Varandas e Montras Engalanadas” (entrevista) – RÁDIO TDS
Siga-nos

Viana do Alentejo

Concurso “Janelas, Varandas e Montras Engalanadas” (entrevista)

O concurso abrange o percurso da romaria e restantes arruamentos da vila

Publicado

em

Abertas as inscrições para a nona edição do Concurso “Janelas, Varandas e Montras Engalanadas”, na chegada da XXI Romaria a Cavalo

O concurso abrange duas zonas distintas

Até dia 14 de abril estão abertas as inscrições para a nona edição do Concurso “Janelas, Varandas e Montras Engalanadas”, na chegada da XXI Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo, marcada para dia 29 de abril.

O concurso abrange duas zonas distintas, o percurso da romaria e restantes arruamentos da vila, dividido por duas categorias, melhor janela e/ou varanda e melhor montra, podendo cada participante concorrer apenas a uma delas.

A ficha de inscrição, disponível no Balcão Municipal e no sítio do Município, pode ser entregue em mão, na Câmara Municipal, via correio ou ainda pelo email gadecon@cm-vianadoalentejo.pt

A 9ª edição do concurso é promovida pelo Município de Viana do Alentejo e pela Junta de Freguesia local.

 

 

Continuar a ler
Publicidade

Acidentes

Acidente em Viana do Alentejo faz 1 morto e 1 ferido grave

Um dos feridos acabou por falecer.

Publicado

em

Viana do Alentejo

Acidente na ER254

Um acidente que envolveu um veículo pesado e um ligeiro provocou 2 feridos inicialmente, contudo um dos feridos acabou por falecer.

O acidente aconteceu ás 14h55 na ER254 ao km 70.

No local estão 14 operacionais apoiados por 6 veículos .

Continuar a ler

Últimas

Romaria a Cavalo promovida na Bolsa de Turismo de Lisboa

De 28 de fevereiro a 3 de março, na FIL, em Lisboa.

Publicado

em

Viana do Alentejo

Romaria a Cavalo promovida na Bolsa de Turismo de Lisboa

O Município de Viana do Alentejo volta a marcar presença na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, o maior evento de promoção turística realizado no nosso país, que decorre de 28 de fevereiro a 3 de março, na FIL, em Lisboa.

A presença, no pavilhão 1, integrada na Turismo do Alentejo e Ribatejo contempla algumas ações de promoção no stand municipal, nomeadamente o processo de fabrico de chocalhos, no dia 28 de fevereiro, com Rui Picavéu, e da olaria com
Feliciano Agostinho, no dia 29 de fevereiro, no stand do município. Para o dia 2 de março, também no stand do município, está agendada uma prova de vinhos “Hortas Velhas”, entre as 15h00 e as 18h00.

No mesmo dia, pelas 18h00, no auditório da Turismo do Alentejo e Ribatejo, é promovida a XXII Romaria a Cavalo Moita » Viana do Alentejo que vai realizar-se de 23 a 28 de abril.

Esta romaria estabelece um laço entre as populações das duas localidades, numa tradição desde há muito associada às antigas rotas de transumância de gado, aliando o profano ao sagrado.

Nesta edição, o evento prolonga-se por mais um dia e com diferentes etapas.

Já no pavilhão 2 vai ser promovido o projeto da Estrada Nacional 2, através de uma parceria entre o Município e a Associação da Rota da Estrada Nacional 2, onde a doçaria conventual do concelho vai estar em destaque, com produtos da Margarida
Ilhéu, Casa Maria Vitória, Mariana Nunes e Margarida Maia.

Continuar a ler

Crime

Assalto a banco em Alcáçovas rende cerca de 150 mil euros

A investigação do caso está entregue à Polícia Judiciária, mais precisamente à Unidade Nacional de Contraterrorismo.

Publicado

em

Foto: TDS (direitos reservados)

Alcáçovas, Viana do Alentejo

Assalto em Alcácovas rende entre 100 a 150 mil euros

Foi em plena luz do dia, por volta das 15h, desta quarta-feira, que um indivíduo assaltou a dependência bancária da Caixa de Crédito Agrícola de Alcáçovas.

.Ao que tudo indica, o suspeito entrou nas instalações com uma arma de fogo e com a cara completamente destapada dirigiu-se a um dos funcionários e pediu os códigos para consumar o assalto.

Segundo testemunhos da população, o criminoso agiu de forma “discreta e muito natural” e logo após sair da agência bancária fugiu na sua própria viatura para lugar incerto.

Conseguiu fugir antes da chegada das autoridades e levou uma quantia a rondar entre os 100 a 150 mil euros

À TDS, Frederico Carvalho, Presidente da Junta de Freguesia de Alcáçovas, relata que a criminalidade tem aumentado nos últimos tempos na vila de Alcáçovas.

Aproveitando o momento, o autarca deixou críticas à falta de efetivos nas forças de segurança.

“Já tinhamos pedido um reforço de elementos da segurança ao Ministro da Administração Interna e até agora nada”, realça.

A investigação do caso está entregue à Polícia Judiciária, mais precisamente à Unidade Nacional de Contraterrorismo.

Continuar a ler

Últimas

DECO em Viana do Alentejo. Apoio ao consumidor

Serviço prestado na Câmara Municipal após assinatura de protocolo.

Publicado

em

Gabinete de Apoio ao Consumidor com apoio gratuito em Viana do Alentejo

O Gabinete de Apoio ao Consumidor mantém, em 2024, as sessões de atendimento jurídico gratuito prestadas pela DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, no Município de Viana do Alentejo, onde efetuou 29 atendimentos no ano
passado.

O atendimento é efetuado de forma presencial por um técnico jurista, nas instalações da Câmara Municipal, na última sexta-feira do mês, entre as 14h30 e as 17h30.

A marcação deve ser efetuada pelo email atendimento@cm-vianadoalentejo.pt ou pelo telefone 266 930 010.

A iniciativa visa prestar informação na resolução de conflitos de consumo e em situações de sobre-endividamento das famílias, de modo a que possam fazer as escolhas de consumo mais acertadas e uma melhor gestão do seu orçamento.

O protocolo de cooperação entre a DECO e o Município de Viana do Alentejo para a criação do Gabinete de Apoio ao Consumidor foi assinado a 25 de outubro de 2012.

Continuar a ler

Autarquias

Autarcas homenageados em Viana do Alentejo 

Cinquenta e nove autarcas do concelho de Viana do Alentejo foram distinguidos, no passado dia 13 de janeiro, com a medalha de honra do Município

Publicado

em

Viana do Alentejo

Autarcas homenageados em Viana do Alentejo 

Cinquenta e nove autarcas do concelho de Viana do Alentejo foram distinguidos, no passado dia 13 de janeiro, com a medalha de honra do Município, numa cerimónia que teve lugar no Cineteatro Vianense, no âmbito das comemorações do 126º aniversário sobre a Restauração do Concelho.

A efeméride homenageou os autarcas que exerceram o cargo de presidente nos diversos órgãos autárquicos – Câmara, Juntas de Freguesia, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia – após a instauração do poder local democrático e até setembro de 2021, alguns a título póstumo.

Na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Luis Miguel Duarte, fez “um agradecimento a todos os antigos eleitos dos diversos órgãos autárquicos desde 1976 até setembro de 2021”, mas também àqueles que “fizeram parte das comissões administrativas aquando da transição para o poder local democrático”. O autarca destacou ainda a coragem e disponibilidade que estes homens e mulheres tiveram para gerir o concelho. Uma tarefa que, hoje, considera ser “ingrata”, havendo cada vez menos pessoas disponíveis para desempenhar o cargo. Independentemente das divergências, Luis Miguel Duarte, considerou que “hoje o concelho de Viana do Alentejo é melhor e mais desenvolvido que há 50 anos atrás”. 

Para além do presidente da Câmara, Luis Miguel Duarte, a cerimónia contou com a presença do presidente da Assembleia Municipal, Estevão Pereira, e dos presidentes das Juntas de Freguesia de Aguiar, Rosinda Gaio, de Alcáçovas, Frederico Carvalho, e de Viana do Alentejo, Tânia Milhano. 

Em termos desportivos as comemorações incluíram ainda o 9º Raid de BTT promovido pelo Galopar & Pedalar – Clube de BTT de Aguiar e as provas regionais de judo, no pavilhão de Alcáçovas, promovidas em parceria pelo Judo Clube de Alvito e a Associação de Judo do Distrito de Beja.

Destaque para a Corrida Viana-a-par-de-Alvito que, nesta 5ª edição, ligou os castelos de Alvito e de Viana do Alentejo e foi organizada pelos Municípios de Alvito e de Viana do Alentejo, pelas Juntas de Freguesia de Alvito, Viana do Alentejo e Vila Nova da Baronia com o apoio das Associações de Atletismo de Beja e de Évora, Bombeiros Voluntários, GNR de Alvito e de Viana do Alentejo. 

De salientar também a inauguração, na Igreja da Misericórdia (Castelo), em Viana do Alentejo, da “Mostra de Artesanato do Concelho”, que vai estar patente ao público até dia 3 de março. Destaque ainda para as arruadas com a Banda Filarmónica da Sociedade União Alcaçovense, nas três freguesias do concelho e o concerto “Vozes da Terra” pela Filarmónica União Montoitense.

Continuar a ler

Últimas

Viana do Alentejo assinala restauração do concelho

Corrida de Atletismo “Viana-a-par-de-Alvito”, que irá ligar os concelhos Alvito e de Viana do Alentejo, num total de 12,77 quilómetros, é um dos pontos altos das comemorações.

Publicado

em

Viana do Alentejo

Restauração do Concelho com homenagem a autarcas

O Município de Viana do Alentejo assinala no próximo dia 13 de janeiro, o 126º aniversário sobre a Restauração do Concelho, numa cerimónia que terá lugar no Cineteatro Vianense, pelas 15h00.

A efeméride vai ser assinalada com a entrega de medalhas de honra do Município aos autarcas que exerceram o cargo de presidente nos diversos órgãos autárquicos – presidentes de câmara, de junta de freguesia, da assembleia municipal e da assembleia de freguesia – após a instauração do poder local democrático e até setembro de 2021.

As comemorações começam no dia 7, com 9º Raid de BTT, com uma extensão de 27 e
55 Kms, promovido pelo Galopar & Pedalar – Clube de BTT de Aguiar, com cerca de 150
inscritos.
No dia 12 vai ser inaugurada na Igreja da Misericórdia (Castelo), em Viana do Alentejo, a exposição “Mostra de Artesanato do Concelho”, pelas 18h00. Aquela que é a primeira exposição do Ciclo de Exposições Temporárias do Castelo de Viana do Alentejo, vai estar patente ao público até dia 3 de março.

No dia 13, as atividades começam às 8h00 com provas regionais de judo, no Pavilhão Municipal de Alcáçovas, promovidas em parceria pelo Judo Clube de Alvito e a Associação de Judo do Distrito de Beja.

Entre as 10h00 e as 12h00, vão decorrer arruadas com a Banda Filarmónica da Sociedade União Alcaçovense, nas três freguesias do concelho. Ainda no dia 13, pelas 21h30, o Cineteatro Vianense é palco do concerto “Vozes da Terra” pela Filarmónica União Montoitense, fundada a 1 de dezembro de 1907.

Já a manhã de domingo, dia 14, vai ser marcada por atividades desportivas, nomeadamente as provas regionais de judo, no Pavilhão Municipal de Alcáçovas e a Corrida de Atletismo “Viana-a-par-de-Alvito”, que irá ligar os concelhos Alvito e de Viana do Alentejo, num total de 12,77 quilómetros, a partir das 10h00. Agendada está, igualmente, uma caminhada de 8,9 kms, com partida junto à Casa do Povo de Vila Nova da Baronia.

Continuar a ler

Alvito

5ª edição da Corrida Viana–a–par–de–Alvito a 14 de janeiro

A prova principal de 12,77 kms que vai ligar os castelos de Alvito e de Viana do Alentejo está marcada para as 10h00, com passagem por Vila Nova da Baronia. Já as provas jovens (400, 800, 1000, 2000 e 3000 metros) vão terminar em Viana do
Alentejo.

Publicado

em

Viana do Alentejo

Corrida Viana – a – par – de – Alvito

A 5ª edição da prova que liga os concelhos de Alvito e de Viana do Alentejo e que está agendada para dia 14 de janeiro, está dividida em vários escalões e destina-se a todos os atletas federados e não federados, em representação de coletividades,
organizações populares, grupos desportivos, escolas ou a título individual.

A prova principal de 12,77 kms que vai ligar os castelos de Alvito e de Viana do Alentejo está marcada para as 10h00, com passagem por Vila Nova da Baronia. Já as provas jovens (400, 800, 1000, 2000 e 3000 metros) vão terminar em Viana do
Alentejo.

Agendada está, igualmente, uma caminhada de 8,9 kms, com partida junto à Casa do Povo de Vila Nova da Baronia.

As inscrições para as provas jovens devem ser efetuadas em www.fpacompeticoes.pt podendo obter mais informações junto das Associações de Atletismo de Beja e de Évora.

A partir do escalão de juniores, inclusive, as inscrições são efetuadas no site www.acorrer.pt, até dia 9 de janeiro.

A quinta edição da prova é organizada pelos Municípios de Alvito e de Viana do Alentejo, pelas Juntas de Freguesia de Alvito, Viana do Alentejo e Vila Nova da Baronia com o apoio das Associações de Atletismo de Beja e Évora, Bombeiros Voluntários, GNR de Alvito e de Viana do Alentejo.

Continuar a ler

Sociedade

Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo 2024 já mexe

Reunião serviu para começar a traçar um plano de organização para a próxima Romaria a Cavalo Moita -Viana do Alentejo.

Publicado

em

Viana do Alentejo e Moita

Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo 2024 já mexe

Os elementos da Câmara Municipal da Moita, bem como de Viana do Alentejo, Associação dos Romeiros da Tradição Moitense, Associação Equestre de Viana, entre demais parceiros, reuniram, para começar a traçar um plano de organização para a próxima Romaria a Cavalo Moita -Viana do Alentejo.

O presidente da Câmara Municipal da Moita, Carlos Albino, bem como o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Luís Miguel Duarte mostram-se muito confiantes de que a parceria na organização deste evento será, aos olhos de anos anteriores, um sucesso.

E é por acreditarem nisso mesmo que ambas as autarquias darão todos os apoios necessários aos restantes parceiros para que em 2024 aconteça a XXII edição deste que é um dos maiores eventos equestres e ao mesmo tempo religiosos do nosso país.

Continuar a ler

Sociedade

Universidade Sénior de Viana do Alentejo já iniciou ano letivo.

O polo de Viana do Alentejo vai ser um dos polos experimentais neste ano letivo.

Publicado

em

Viana do Alentejo

Universidade Sénior já iniciou ano letivo

O Polo de Viana do Alentejo da Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora (UPTE/UÉ) iniciou no passado dia 17 de novembro, o novo ano letivo com 120 inscritos.

A cerimónia teve lugar no Cineteatro Vianense e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Luis Miguel Duarte, do diretor da UPTE/UÉ, Bravo Nico, da coordenadora da UPTE/UÉ, Paula Bentinho, do coordenador do Clube de Saúde +, Tiago Cardoso, e dos muitos alunos/as e professores/as que integram este projeto.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo agradeceu o empenho de todos neste projeto e fez um “agradecimento especial aos professores/as voluntários/as pela dedicação demonstrada ao longo dos anos”. Luis Miguel Duarte mostrou-se
também agradado com a adesão de novos alunos e cada vez mais novos, realçando a importância do projeto para manter ativa esta camada da população.

O diretor da UPTE/UÉ, Bravo Nico, destacou a importância da Universidade Sénior, “um dos maiores projetos de educação não formal do país que une pessoas de todos os níveis de escolaridade, num total de 1500 pessoas” que contempla os Polos de Viana
do Alentejo, Alandroal, Évora (Canaviais, Bacelo e Senhora da Saúde, São Manços e São Miguel de Machede), Portel, Reguengos de Monsaraz, Barrancos, Sousel (Polo do Cano), Redondo, Vila Viçosa e Cuba. Bravo Nico aproveitou a ocasião para anunciar para janeiro a inauguração do 14º polo, em Galveias, no concelho de Ponte de Sor.

Durante as boas vindas aos alunos do Polo de Viana do Alentejo, o diretor da UPTE/UÉ, Bravo Nico, anunciou algumas novidades, nomeadamente a criação de uma plataforma online através da qual os alunos podem contactar com os professores, partilhar documentos e trocar ideias com alunos de outros polos.

De salientar que o Polo de Viana do Alentejo é um dos polos mais antigos da Universidade Popular, contando com 13 anos de existência em conjunto com o Clube de Saúde + que assinala também os mesmos anos.

A sessão de abertura do novo ano letivo contou ainda a atuação da Tuna do Polo de Viana do Alentejo da Universidade Popular Túlio Espanca.

Continuar a ler

Sociedade

Viana do Alentejo participou no Training Course na Bulgária

O Município de Viana é membro efetivo da Rede Europeia de Sítios da Paz, juntamente com Évora Monte, desde 2017.

Publicado

em

Viana do Alentejo

Município de Viana presente em encontro promovido pela European Network of Places of Peace na Bulgária

O Município de Viana do Alentejo participou, na vila de Kaynardza (Bulgária), no Training Course promovido por European Network of Places of Peace, juntamente com técnicos de 7 nacionalidades (Ucrânia, Holanda, Hungria, Bulgária, Roménia, Alemanha, Eslováquia), com vista à partilha de experiências e estratégias de trabalho para uma Cultura de Paz, a implementar em cada um dos municípios representados.

Os trabalhos que, decorreram em vários lugares do país búlgaro, contaram com vários momentos desde a apresentação dos países participantes e respetivo Tratado de Paz, contacto direto com a população de Silistra, um importante centro cultural, industrial e de transporte, junto ao rio Danúbio, e partilha de opiniões sobre alguns dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O encontro terminou com a apresentação do plano de trabalho, pós mobilidade, para cada um dos países, estando planeada para Alcáçovas, a realização de atividades que promovam a abertura do Paço dos Henriques à comunidade, bem
como atividades de intercâmbio entre os parceiros.

Recorde-se que o Município de Viana é membro efetivo da Rede Europeia de Sítios da Paz, juntamente com Évora Monte, desde 2017.

Continuar a ler

Últimas

Mostra de Doçaria volta a Alcáçovas em dezembro

Haverá também o 10º Concurso de Doçaria Conventual e Palaciana.

Publicado

em

Viana do Alentejo

Os doces conventuais e palacianos vão ser as “estrelas” da Mostra de Doçaria

A Vila de Alcáçovas volta a acolher, de 8 a 10 de dezembro, a XXII Mostra de Doçaria um dos principais eventos do calendário de inverno da região.
O certame organizado pelo Município de Viana do Alentejo com o apoio da Junta de Freguesia de Alcáçovas, promete continuar a fazer as delícias dos muitos visitantes esperados, num fim de semana onde o Bolo Real, o Bolo Conde de Alcáçovas, os
Amores de Viana e as Sardinhas Albardadas são os cartões-de-visita.
Os doces conventuais e palacianos vão ser as “estrelas” da Mostra de Doçaria que terá também um programa cultural recheado e que inclui o 10º Concurso de Doçaria Conventual e Palaciana, que visa preservar a doçaria tradicional portuguesa.
As inscrições para a Mostra de Doçaria devem ser efetuadas até dia 10 de novembro, podendo consultar o regulamento em www.cm-vianadoalentejo.pt, na área destinada aos regulamentos.

Continuar a ler

Últimas

Abertas candidaturas para atribuição de hortas comunitárias em Viana do Alentejo

São 31 hortas com uma área aproximada de 71 m2 cada.

Publicado

em

Viana do Alentejo

Para se candidatarem, os munícipes residentes no concelho devem ter idade igual ou superior a 16 anos

Estão abertas até 31 de março de 2024 as candidaturas para atribuição de lotes nas Hortas Comunitárias no Concelho de Viana do Alentejo, situadas na Rua do Poço do Concelho, em Viana.
São 31 hortas com uma área aproximada de 71 m2 cada que, para além de incentivarem à prática da horticultura biológica ou tradicional, pretendem ainda contribuir para um complemento ao orçamento familiar, proporcionar um estilo de vida saudável, fomentar a inclusão social, as relações de convívio entre gerações e o espírito comunitário.
O espaço dispõe de uma área comum de lazer e uma zona para sanitários e arrumos.
Para se candidatarem, os munícipes residentes no concelho devem ter idade igual ou superior a 16 anos e não serem proprietários ou arrendatários de prédio rústico no qual exerçam a prática agrícola.
As candidaturas devem ser formalizadas mediante a entrega de um conjunto de documentos e o preenchimento de um formulário próprio disponível no site do Município.

Continuar a ler

Últimas

Abertas candidaturas para bolsas de estudo em Viana do Alentejo

A Bolsa de Estudo será suportada integralmente pelo Município durante 10 meses.

Publicado

em

Viana do Alentejo

A Bolsa de Estudo por Carência Económica visa apoiar os alunos matriculados e inscritos em estabelecimentos de ensino superior

Até dia 30 de outubro estão abertas as candidaturas para atribuição de Bolsas de Estudo aos alunos do concelho de Viana do Alentejo que frequentam o ensino superior.
A Bolsa de Estudo por Carência Económica visa apoiar os alunos matriculados e inscritos em estabelecimentos de ensino superior, em cursos que confiram grau de licenciatura, mestrado integrado e mestrado, que comprovem ter dificuldades
económicas e aproveitamento escolar.
A Bolsa de Estudo, suportada integralmente pelo Município durante 10 meses e paga em duas prestações, visa custear as despesas de alojamento, alimentação, transporte, material escolar e propinas.
O Município pretende, deste modo, minorar as dificuldades económicas sentidas por alguns agregados familiares, que representam sérios obstáculos à continuidade dos estudos e garantir, também, a igualdade de oportunidades, independentemente da sua condição.

Continuar a ler

Últimas

Têmpera e Forja trazem o encanto do ferro forjado ao Castelo de Viana do Alentejo

Trata-se da 4ª e última exposição do ciclo de exposições da Igreja da Misericórdia de Viana do Alentejo.

Publicado

em

Viana do Alentejo

A exposição é composta por uma seleção de peças elaboradas por Francisco António Pisco

Está patente ao público na Igreja da Misericórdia, no Castelo de Viana do Alentejo, a exposição “Têmpera e Forja: o encanto do trabalho do ferro forjado”, de Francisco António Pisco.

Trata-se da 4ª e última exposição do ciclo de exposições da Igreja da Misericórdia de Viana do Alentejo/Castelo no ano de 2023, ciclo que marca os 10 anos de exposições no castelo local.

Francisco António Pisco, natural de Viana do Alentejo, com cerca de 12 anos foi aprender o ofício de ferreiro. Tendo desenvolvido outras profissões na sua vida ativa, o regresso ao trabalho do ferro é um compromisso com o ofício que aprendeu em jovem idade.

A exposição é composta por uma seleção de peças elaboradas por Francisco António Pisco, especificamente para o Castelo de Viana, sendo na sua maioria constituída por peças de armamento de evocação medieval e do período moderno.

Promovida pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo e da Junta de Freguesia de Viana do Alentejo, a exposição poderá ser visitada até dia 31 de dezembro entre as 9h30 e as 13h00, no
período da manhã, e entre as 14h00 e as 17h30, no período da tarde.

Continuar a ler

Últimas

Viana do Alentejo dá a conhecer história e património local no TransAlentejo Walking Festival

Objetivo é promover o primeiro percurso pedestre homologado em território concelhio.

Publicado

em

Viana do Alentejo

Ao longo do percurso serão abordados temas relacionados com a história e o património local

O Município de Viana, em parceria com a SAL – Sistemas de Ar Livre, vai organizar no próximo dia 28 de outubro, uma caminhada pelo percurso pedestre “Rota da Peregrinação a Nossa Senhora D’Aires”, no âmbito da 3ª edição do “TransAlentejo
Walking Festival”, promovido pelo Turismo do Alentejo ERT, com o apoio do Turismo de Portugal.

Ao longo deste percurso, com 8,4 kms, serão abordados temas relacionados com a história e o património local, nomeadamente o conjunto arquitetónico do Castelo de Viana, o mármore verde das antigas pedreiras, a olaria de Viana do Alentejo e a sua
tradição, sem esquecer os Caminhos de Santiago e o barroco do Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, tendo como objetivo promover o primeiro percurso pedestre homologado em território concelhio.

O evento, que conta também com a colaboração do projeto Alcáçovas Outdoor Trails da Associação dos Amigos de Alcáçovas, tem participação gratuita e as inscrições, limitadas a 40 participantes, podem ser efetuadas até dia 25 de outubro, presencialmente, no Posto de Turismo de Viana, através do 266 930 012 ou por email para turismo@cm-

Continuar a ler

Últimas

Candidaturas para bolsas de estudo abriram em Viana do Alentejo

A Bolsa de Estudo por Carência Económica visa apoiar os alunos matriculados e inscritos em estabelecimentos de ensino superior.

Publicado

em

Viana do Alentejo

A Bolsa de Estudo visa custear as despesas de alojamento, alimentação, transporte, material escolar e propinas

Até 30 de outubro estão abertas as candidaturas para atribuição de Bolsas de Estudo aos alunos do concelho de Viana do Alentejo que frequentam o ensino superior.
A Bolsa de Estudo por Carência Económica visa apoiar os alunos matriculados e inscritos em estabelecimentos de ensino superior, em cursos que confiram grau de licenciatura, mestrado integrado e mestrado, que comprovem ter dificuldades
económicas e aproveitamento escolar.
A Bolsa de Estudo, suportada integralmente pelo Município durante 10 meses e paga em duas prestações, visa custear as despesas de alojamento, alimentação, transporte, material escolar e propinas.
O Município pretende, deste modo, minorar as dificuldades económicas sentidas por alguns agregados familiares, que representam sérios obstáculos à continuidade dos estudos e garantir, também, a igualdade de oportunidades, independentemente da sua condição.

Continuar a ler

Últimas

Município de Viana do Alentejo promove Mês Sénior

Mês do idoso em Viana do Alentejo

Publicado

em

Viana do Alentejo

Comemorações durante todo o mês de outubro

O Município de Viana do Alentejo assinala, até 31 de outubro, o Mês Sénior com várias atividades diversificadas e atrativas.
A iniciativa tem início, esta 4ª feira, com a sessão de abertura do Clube de Saúde +, temporada 2023/2024, no Cineteatro Vianense, numa parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade de Viana do Alentejo e proporciona, ao longo do mês, uma ida ao cinema, ginástica, noite de fados, passeio de barco no Alqueva, risoterapia,lançamento de um livro, uma sessão sobre Igualdade de Direitos Humanos em todas as fases da vida, muita música e o tradicional Baile da Pinha, na Sociedade União Alcaçovense, em Alcáçovas.
Nas redes sociais do Município serão ainda publicados trabalhos realizados pelos utentes da Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas e de Viana do Alentejo.
Com o objetivo de proporcionar momentos de convívio, lazer e promover o envelhecimento ativo, a iniciativa terminará com o habitual almoço convívio, servido no Salão dos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo.
Em colaboração com as Juntas de Freguesia de Aguiar, Alcáçovas e Viana do Alentejo, a inscrição para participação nas várias atividades deverá ser feita em Aguiar e Alcáçovas, no Polos da Biblioteca Municipal e em Viana do Alentejo, no Balcão Municipal.

Continuar a ler

Últimas

Feira D’Aires encerrou com balanço positivo (Video)

Nos últimos dias passaram milhares de pessoas por Viana do Alentejo.

Publicado

em

Viana do Alentejo

O certame celebrou nesta edição 270 anos

Durante quatro dias, passaram milhares de pessoas que desfrutaram de mais uma edição da Feira D’Aire em Viana do Alentejo.

O certame conseguiu atingir os objetivos pretendidos, conforme adiantou à TDS, Luís Miguel Duarte, Presidente da autarquia.

Continuar a ler

Últimas

Calçado artesanal em exposição na Feira D’Aires em Viana do Alentejo (Video)

Último dia para visitar.

Publicado

em

Viana do Alentejo

Todo o tipo de calçado em pele

A empresa eborense “Barbinhas”, é uma das empresas que está presente na Feira D’Aires.

Continuar a ler

Últimas

Caminhada D’Aires marca a manhã deste domingo em Viana do Alentejo

Muitos foram os participantes.

Publicado

em

Viana do Alentejo

Caminhada D’Aires – Homenagem a Luís Filipe Branco

O terceiro dia do certame de Viana do Alentejo, começou com a Caminhada D’Aires – Homenagem a Luís Filipe Branco, organizada pelo Município em conjunto com o Alcáçovas Outdoor Trails.

 

Continuar a ler

Últimas

x
error: O conteúdo está protegido!!