Últimas:
Dj’s Edu e Angelita animaram primeira noite (Fotos) – RÁDIO TDS
Siga-nos

Últimas

Dj’s Edu e Angelita animaram primeira noite (Fotos)

Noites animadas em Viana do Alentejo.

Publicado

em

Viana do Alentejo

Multidão na primeira noite

A primeira noite da Feira D’Aires em Viana do Alentejo, terminou ao som dos Dj’s Edu e Angelit.

Continuar a ler
Publicidade

ÉVORA

Policias de Portugal e Espanha encontram-se em Évora e Estremoz

Com vista ao reforço desta cooperação, ocorreu, ontem, dia 9 de abril, reunião com a Chefia da Polícia da Estremadura espanhola com a presença da Chefe Superior daquela força de segurança, do Comandante Distrital da PSP de Évora e dos responsáveis a nível Operacional, de investigação criminal.

Publicado

em

PSP

Policias de Portugal e Espanha fazem encontro em Évora

Em dezembro de 2013, a PSP e o Corpo Nacional de Polícia (CNP) de Espanha firmaram um memorando de entendimento com vista a potenciar os mecanismos de cooperação policial entre ambas as Polícias.

O Comando Distrital de Évora da PSP, neste âmbito, tem promovido essa cooperação institucional, com o desenvolvimento durante o ano de 2023 e já no atual, de diversas ações de patrulhamento mistas na sua área de atuação, com a presença de polícias espanhóis nas cidades de Évora e Estremoz.

Foram concretamente levadas a cabo nos dias 20 e 21 de março, ações de sensibilização na Escola Secundária Gabriel Pereira e Escola Secundária Rainha Santa Isabel com o objetivo de sensibilizar os jovens para os perigos associados às viagens de finalistas, tendo sido abordados os comportamentos de risco e consumos aditivos, conselhos de segurança, incivilidades e aspetos da legislação espanhola.

Nos dias 30 e 31 de março foram efetuadas patrulhas mistas com a colaboração de Equipas  Policiais do Corpo Nacional da Polícia Espanhola, efetuando um  policiamento proactivo, dissuasor e de visibilidade, no sentido de transmitir sentimento de segurança aos cidadãos e assegurar uma ligação mais próxima com os turistas em particular os de nacionalidade Espanhola, uma vez que normalmente se verifica um grande afluxo de cidadãos  espanhóis, nesta época do ano e nestas duas cidades.

Com vista ao reforço desta cooperação, ocorreu, ontem, dia 9 de abril, reunião com a Chefia da Polícia da Estremadura espanhola com a presença da Chefe Superior daquela força de segurança, do Comandante Distrital da PSP de Évora e dos responsáveis a nível Operacional, de investigação criminal e de estrangeiros de ambas as instituições, tendo sido acordada a manutenção da referida cooperação no futuro, com vista a uma mais intensa atividade de troca de informação, essencialmente no âmbito da prevenção, da investigação  criminal, da formação  e do patrulhamento nos respetivos territórios.

Continuar a ler

PONTE DE SOR

Abril em Ponte de Sor

Veja programação.

Publicado

em

Município de Ponte de Sor celebra a Liberdade com duas dezenas de atividades

Neste mês de abril onde se comemora o meio século da revolução de 1974, o Município de Ponte de Sornão poderia deixar de se associar a este marco da história recente de Portugal e preparou um conjunto de atividades culturais, lúdicas e desportivas com o intuito de assinalar a efeméride.

A Conferência Internacional “Ponte de Sor: Cidade que Educa e Transforma” que se realiza quarta-feira, pelas 14h, no Teatro-Cinema de Ponte de Sor é um dos principais destaques deste conjunto de atividades, um evento integrado na Cátedra da UNESCO.

No dia 25 de abril, a Sessão da Assembleia Municipal de Ponte de Sor será realizada no Teatro Cinema de Ponte de Sor, será aberta, como sempre, à população e contará com atuações musicais do Coral Polifónico de Ponte de Sor e Orquestra Ligeira da Câmara Municipal, para além da apresentação da Curta Metragem “Dia 25 de abril de 1974”.

A inauguração de exposições sobre a revolução dos cravos, no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor e no Centro Cultural de Montargil, a exibição de filmes sobre o 25 de abril, concerto musical pela Escola de Artes do Norte Alentejano, o Recital de Poesia e Música com Ivo Canelas e João Vasco e o espetáculo FestFado intitulado “Cantar Abril” são grandes atrativos para todo o mês de abril a que se juntam a Peça de Teatro “Paz é Paz” e atividades desportivas que reforçam a importância desta data história para Portugal e para a Democracia, com a qual Ponte de Sor quer deixar bem vincada o seu relevo.

Eis a lista completa de eventos:

PROGRAMA DE ATIVIDADES PARA O MÊS DE ABRIL DE 2024

  • 10 abril – 14h – Conferência Internacional “Ponte de Sor a Cidade que Educa e Transforma – A democracia em ação” – Teatro Cinema de Ponte de Sor
  • 13 abril – 16 h – Abertura da Exposição “Sala de aula – Estado Novo” – Centro de Artes e Cultura
  • 18 abril – Das 9h30 às 16h – Projeto “con.Raízes” – Apresentação dos projetos pelos alunos no auditório da Escola Secundária com 10 Escolas do Distrito e visita ao CAC
  • 19 abril – 14h – Apresentação do livro + espetáculo – Projeto Fábrica de Histórias – Serviço Educativo CIMAA – Teatro Cinema de Ponte de Sor
  • 20 abril – 15h – Inauguração da exposição “A Revolução nos olhares de 30 pintores internacionais da Rede Sete Sóis”, no Centro Cultural de Montargil, em parceria com a Associação Cultural Sete Sóis Sete Luas
  • 20 abril – 16h – Lançamento do Livro “Algumas de Nós, 5 Mulheres Designers”, no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor;
  • 20 abril – 17h – Inauguração da exposição de desenho “Rostos do Sonho” de João Relvas no Centro de Artes e Cultura.
  • 21 abril – 17h – Recital de Poesia e Música com Ivo Canelas e João Vasco (Piano), intitulado “SINÉDOQUE”, – Teatro Cinema de Ponte de Sor
  • 21 abril – Caminhada “Corrida Sempre Mulher” organizado pela Associação Portuguesa do Cancro da Mama – Ponte de Sor
  • 22 abril – 10h30 e 14h30 – Projeção do filme “O que podem as palavras”, seguido de debate com a realizadora Luísa Marinhais e os alunos do AEPS – Auditório do Centro de Artes e Cultura.
  • 24 abril – 18h30 – Concerto Primavera de Abril, da Escola de Artes do Norte Alentejano – Teatro Cinema de Ponte de Sor
  • 25 abril – 10h – Sessão Assembleia Municipal – Apresentação da Curta Metragem “…dia 25 de abril de 1974…” (Plano Nacional das Artes – AEPS) + Atuação Coral Polifónico & Crianças Orquestra Ligeira da Câmara Municipal de Ponte de Sor – Teatro Cinema de Ponte de Sor
  • 25 abril – 16h – Final da Taça Inatel de Santarém – GDR Tramaga – Seiça – Estádio Municipal de Ponte de Sor
  • 25 abril – 16h – Cinema: Salgueiro Maia: O Implicado (entrada gratuita) – Teatro Cinema de Ponte de Sor
  • 25 a 28 abril – 10h – Torneio de Padel 25 de abril – GEPS – Campos Cobertos de Padel de Ponte de Sor
  • 26 abril – 21h – FestFado “Cantar Abril” – Teatro Cinema de Ponte de Sor
  • 27 e 28 abril – 21h – Cinema “Revolução (sem) Sangue” – Teatro Cinema de Ponte de Sor
  • 29 abril – 15h – Sessão com a poeta e jornalista Maria João Carvalho no Auditório da Escola Secundária, dirigida às turmas dos 10º e 11º anos.
  • 30 abril – 11h e 21h – A peça teatral “A Paz é a Paz” da UMCOLETIVO, em parceria Teatro Nacional D. Maria II + elementos da Orquestra Ligeira da Câmara Municipal de Ponte de Sor, no Teatro Cinema de Ponte de Sor, com uma sessão diurna, gratuita, para alunos do secundário do Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor, e uma sessão noturna para o publico em geral, com valor dos bilhetes idênticos aos praticados nas sessões de cinema (3,00 € e 2,50 €).

Continuar a ler

Acidentes

Encontrada a roupa de um dos desaparecidos

Buscas continuam em terra, mar e ar entre Tróia e Pinheiro da Cruz

Publicado

em

Foto: TDS (direitos reservados)

Grândola

Buscas continuam

As roupas de um dos desaparecidos, o jovem de 23 anos, foram encontradas.

As autoridades recuperaram as roupas o que pode evidenciar que o jovem tenha ficado preso e tenha tentado libertar-se.

Entretanto o corpo do irmão, já recuperado, foi identificado pelos familiares.

Hoje as buscas voltaram a ser alargadas estando agora num perímetro de 12 milhas náuticas, cerca de 21 kms, entre Tróia e Pinheiro da Cruz.

Até agora não foi registado qualquer avistamento.

Continuar a ler

Acidentes

Buscas vão ser alargadas até Pinheiro da Cruz

Buscas a decorrrer entre Tróia e Comporta.

Publicado

em

Foto: TDS (direitos reservados)

Grândola

Buscas alargadas

Continuam as buscas por 2 homens pelo terceiro dia consecutivo.

A policia marítima decidiu alargar o perímetro e ao final do dia deverá ser anunciado novo alargamento até Pinheiro da Cruz.

Nesta altura as buscas decorrem em cerca de 8 milhas, entre Tróia e a Comporta.

Serrano Augusto, capitão do Porto de Setúbal, referiu ser necessário este alargamento com o decorrer do tempo após o naufrágio de domingo.

Continuar a ler

Acidentes

Buscas por 2 corpos entre Tróia e Comporta

Buscas a decorrer. Dois corpos continuam desaparecidos.

Publicado

em

Tróia

Buscas retomadas

Já foram reeniciadas as buscas hoje com um perímetro mais alargado.

Área de buscas foi aumentada para 8 Milhas Náuticas para Oeste e para Sul.

Os meios são hoje muito idênticos aos de ontem.

No mar:

Navio NRP Sines da Marinha + lancha ISN (AM Estação Salva-vidas Sines e PM Estação Salva-vidas Sesimbra)

Por terra:

Viatura Viatura Vigilância Costeira da Polícia Marítima c/ drone ( período AM) e drone CEOV da Marinha (período PM)+ moto 4 da Policia Marítima.

Continuar a ler

Economia

Assembleia-Geral da Comissão Arco Atlântico reúne em Sines

A Comissão Arco Atlântico da CRPM assegura que os interesses comuns às Regiões atlânticas são representados e promovidos na UE.

Publicado

em

Sines

Assembleia-Geral da Comissão Arco Atlântico em Sines

Sines vai receber nos próximos dias 9 e 10 de abril a Assembleia-Geral de 2024 da Comissão Arco Atlântico da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas (CRPM).

A CCDR Alentejo I.P. é membro da CRPM desde 1982 e membro da Comissão Arco Atlântico desde 1989 e tem participa nos vários grupos de trabalho da Comissão Arco Atlântico, contribuindo nomeadamente para a cooperação nos domínios da inovação, da economia azul e do desenvolvimento turístico.

Graças às suas políticas em matéria de economia azul e de desenvolvimento turístico, a CCDR Alentejo I.P. tem promovido a cooperação europeia através da participação dos intervenientes regionais em vários projetos e iniciativas a nível transfronteiriço e transnacional.

Recorde-se que a Conferência das Regiões Periféricas Marítimas (CRPM) reúne 150 Regiões de 24 Estados da União Europeia e não só. Representando cerca de 200 milhões de pessoas defendendo um desenvolvimento mais equilibrado do território europeu.

A Comissão Arco Atlântico (CAA) é uma das seis comissões geográficas da CRPM que reúne as Regiões da bacia atlântica, do sul de Espanha à Irlanda. Inclui igualmente membros não comunitários, como o País de Gales, que é um membro histórico da CRPM, e o Quebeque, que aderiu recentemente à CAA na qualidade de membro associado.

A Comissão Arco Atlântico da CRPM assegura que os interesses comuns às Regiões atlânticas são representados e promovidos na UE, centrando-se nos grandes desafios comuns, como a implantação de energias marinhas renováveis, a pesca e a aquicultura sustentáveis, a poluição oceânica, a inovação, os transportes, a cooperação transatlântica, o turismo e a cultura,  criando sinergias neste espaço.

A presidência da Comissão Arco Atlântico é atualmente exercida por Íñigo Urkullu Renteria, Presidente do Governo Basco (Espanha), e a primeira vice-presidência por Maria Teresa Mourão de Almeida, Presidente da CCDR de Lisboa e Vale do Tejo (Portugal).

A reunião de Sines é de extrema importância estratégica pois vai reunir os representantes eleitos com vista a celebrar a unidade atlântica e a preparar o caminho para um território ainda mais coeso e atrativo, indo debater temas como as questões estatutárias, a Criação de uma estratégia macrorregional atlântica e descarbonização da frota atlântica: oportunidades, desafios e caminhos a seguir e ainda a cocriação de um Vale de Inovação Atlântica.

A Declaração Política de 2024 vai ser submetida à votação de todos os membros da Comissão Arco Atlântico durante a Assembleia-Geral de Sines.

Continuar a ler

Desportos

Hoje todas as decisões do bp Ultimate Rally-Raid Portugal em Alcácer e Grândola

A última etapa é disputada em dois setores seletivos.

Publicado

em

Grândola

António Maio é o primeiro português a vencer no bp Ultimate Rally-Raid Portugal. João Ferreira ganha tempo a Nasser Al-Attiyah

O motard português António Maio foi o grande herói da penúltima etapa do bp Ultimate Rally-Raid Portugal, a terceira prova do calendário do Campeonato do Mundo de Rally-Raid.

Totalmente disputada na Estremadura espanhola, a especial terminou com João Ferreira a aproximar-se do líder e cinco vezes vencedor do Dakar, Nasser Al-Attiyah, que ainda assim parte para os arenosos 100 quilómetros da derradeira etapa em boa posição para assegurar a vitória. Tosha Schareina também continua líder nas motos.

Amanhã, os concelhos de Grândola e de Alcácer do Sal prometem ser invadidos por uma multidão de entusiastas. É a derradeira oportunidade para verem muitas das estrelas que têm feito a história mais recente do Dakar, como Carlos Sainz, Nasser Al-Attiyah, Sébastien Loeb, nos carros, ou Ross Branch, Adrien van Beveren, Pablo Quintanilla, Skyler Howes, nas motos; ou ainda portugueses como João Ferreira, Armindo Araújo, António Maio e Bruno Santos, que têm rivalizado com os melhores do mundo.

“os concelhos de Grândola e de Alcácer do Sal prometem ser invadidos por uma multidão de entusiastas”

Este sábado, a penúltima etapa da prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP) foi cumprida do outro lado da fronteira. Um percurso de 208 quilómetros cronometrados, desenhado a sul da cidade espanhola de Badajoz.

João Ferreira a 2m41s de Nasser Al-Attiyah. Pódio em aberto

À partida da derradeira etapa e quase 1.000 quilómetros ao cronómetro depois, escassos 2m41s separam Nasser Al-Attiyah (Prodrive) de João Ferreira (Mini), os dois primeiros classificados da classificação. Hoje, o português foi o quinto mais rápido da especial, recuperando 1m58s ao piloto do Catar. “Conseguimos imprimir um ritmo forte e ganhar tempo ao Nasser, que é o nosso adversário direto. Por outro lado, a vantagem que temos para o Carlos não é nada… porque é o Carlos Sainz! Mas estou muito contente”, resumiu o leiriense.

Já Nasser Al-Attiyah, o oitavo mais rápido do dia, admitiu: “Abrimos a estrada e tentámos não perder muito tempo. Por isso, foi um dia OK e estamos satisfeitos por terminar a etapa sem problemas. Vamos ver como será amanhã.”

Com o quarto melhor do tempo, Carlos Sainz ascendeu ao derradeiro lugar do pódio, a escassos 59 segundos do colega de equipa da Mini, João Ferreira. O espanhol, bicampeão do mundo de ralis e quatro vezes vencedor do Dakar, afirmou “Foi um bom dia. Atacámos o máximo que era possível.”

Uma excelente luta em perspetiva, também com a companhia de Lucas Moraes. O brasileiro parte para a derradeira etapa de amanhã a apenas oito segundos de Sainz. Hoje, o piloto da Toyota reconheceu: “Especial bem legal, com menos água. Deu para andar bem. Claro que estamos na disputa pelo top 3 da geral, portanto não dá para exagerar. Vamos lá acelerar amanhã!”

Sem hipóteses de lutar por um lugar no pódio, Yazeed Al-Rajhi ocupa o 5º lugar da geral, tendo hoje somado importantes pontos para o W2RC, com a vitória na etapa. “Andámos 40 quilómetros a tentar ultrapassar outro piloto, que nunca facilitou a manobra. Quando finalmente conseguimos, aumentámos o ritmo e conseguimos ganhar a especial.”

Entre os Challenger, nova vitória de Rokas Baciuška, com o lituano a beneficiar de uma penalização de 5 minutos atribuída a Ghislain de Mévius. O piloto do Can-Am é o atual sexto classificado da geral e o líder da categoria, perseguido pelos portugueses Armindo Araújo e Ricardo Porém, ambos em Can-Am.

O jovem sul-africano Saood Variawa (Toyota) foi um dos primeiros a marcar o ritmo na categoria Ultimate, mas foi penalizado por três infrações por excesso de velocidade no terceiro dia. Os Comissários Desportivos decidiram impor uma penalização de duas horas e uma desclassificação suspensa, desde que não houvesse mais infrações, mas o sul-africano decidiu abandonar antes da partida, na sequência de problemas mecânicos.

Já João Monteiro aumentou a liderança nos SSV e manteve o 14º lugar da geral. Ainda na categoria, referência para os pilotos inscritos em W2RC, com o espanhol Ricardo Ramilo a continuar a ocupar o segundo lugar e a liderança no W2RC, depois dos problemas técnicos do líder do campeonato, Yasir Seaidan, na sexta-feira.

Vitória do português António Maio e Tosha Schareina reforça liderança

Nas motos, António Maio (Yamaha) estreou-se a vencer numa etapa do W2RC e tornou-se no primeiro português a vencer uma etapa do bp Ultimate Rally-Raid Portugal. O militar da GNR assumiu a liderança nos derradeiros quilómetros da especial, triunfando com 28 segundos de vantagem para o francês Adrien van Beveren. “Adorei o percurso. Nunca tinha andado em Espanha, mas foi uma etapa fantástica, rápida e escorregadia, ao meu gosto.

Fiz uma boa escolha de pneus, andei sempre rápido, sem correr riscos e não cometi erros.” Uma vitória importante também para a Yamaha, que não vencia uma etapa desde o Abu Dhabi Desert Challenge, em 2021, por intermédio de Adrien van Beveren.

Challenge, em 2021, por intermédio de Adrien van Beveren.

Mas se António Maio foi o herói do penúltimo dia da prova do Campeonato do Mundo de Rally-Raid,

Tosha Schareina (Honda) foi o grande beneficiado da etapa. Apesar de ter sido o quinto mais rápido do setor seletivo, o espanhol aumentou para 4m33s a vantagem para o segundo classificado, que lhe permite encarar o dia de amanhã com relativa tranquilidade.

“No início foi muito bom. Nos primeiros 100 km estávamos a liderar, mas depois disso, os pneus ficaram completamente destruídos e limitei-me a sobreviver nos últimos 150 km!”

O português Bruno Santos (Huskvarna) voltou a estar em evidência: estabeleceu o terceiro melhor tempo, conservou idêntica posição à geral e, mais importante do que isso, reforçou a liderança entre os Rally2. “Acho que ninguém estava à espera de um terreno tão abrasivo porque ao final de 100 km já não tínhamos ‘pneu’ traseiro. Acho que fiz uma boa segunda parte da etapa, que era mais ao meu estilo.”

O americano Skyler Howes (Honda) foi o quarto mais rápido do dia, à frente de Tosha Schareina (Honda), Bradley Cox (KTM) e de Sebastian Bühler (Hero), que manteve a vice-liderança entre as motos. “Foi uma etapa difícil, porque ao fim de 100 quilómetros os pneus estavam praticamente acabados.

Tive de gerir bem a mousse dos pneus para conseguir terminar. Em alguns pontos, foi quase como um passeio de domingo”, sublinhou o luso-alemão.

Entre os Rally3, Gonçalo Amaral (Honda) voltou a impor-se à concorrência, reforçando a liderança da categoria.

Já entre os quads, Kamil Wisniewski foi a surpresa. O polaco venceu a etapa, beneficiando dos problemas de que foi vítima Manuel Andujar, e assumiu a liderança da categoria, com uma vantagem de 5min 49s sobre o francês Gaetan Martinez.

Hoje, é o dia de todas as decisões do bp Ultimate Rally-Raid Portugal. A última etapa é disputada em dois setores seletivos.

O primeiro, de 98,18 quilómetros, é 90 por cento percorrido em estradões de areia rápidos, enquanto o segundo, com 3,05 quilómetros de extensão, é literalmente disputado ao lado do Parque de Feiras e Exposições de Grândola.

Uma especial-espetáculo que vai consagrar os vencedores e onde são esperados milhares de espetadores, com transmissão direta pelo canal SportTV, a partir das 12h15.

Continuar a ler

Sociedade

Fuga de gás faz 1 ferido, em Ponte de Sor.

Mulher ferida recebeu assistência médica no local

Publicado

em

Ponte de Sor

Fuga de gás.

Uma mulher de 34 anos ficou ferida na explosão mas recusou ser transportada ao Centro de Saúde.

A habitação era habitada por 4 pessoas que tiveram que abandonar a casa.

A explosão numa casa de habitação registou-se cerca das 20h15.

No local, estiveram 10 operacionais, com quatro viaturas.

Continuar a ler

Agenda

‘Deus Pátria Autoridade’ e ‘Bom Portugês’ de Rui Simões para ver em Évora.

A exibição destes dois filmes antecipam a chegada da PRIMEIRA OBRA novo filme de RUI SIMÕES dia 25 de abril nos cinemas.

Publicado

em

Évora e Montemor o Novo

A exibição destes dois filmes antecipam a chegada da PRIMEIRA OBRA novo filme de RUI SIMÕES dia 25 de abril nos cinemas.

Sessão especial dia 11 de abril em Montemor-o-Novo.

Hoje e amanhã, às 21h30 no Auditório Soror Mariana, Rui Simões estará presente na exibição de Deus Pátria Autoridade e Bom Povo Português, um regresso às salas de cinema após mais de 40 anos. A exibição destes dois filmes é no âmbito da programação do ciclo de cinema, 50º aniversário do 25 de abril.

A exibição destes dois filmes vem antecipar a chegada de PRIMEIRA OBRA, o mais recente filme do realizador Rui Simões que chega às salas de cinema no próximo dia 25 de abril, sendo esta a sua primeira longa-metragem na área da ficção. Com distribuição da Real Ficção, teve a sua estreia mundial na última edição do Festival IndieLisboa. A chegada deste filme às salas de cinema portuguesas vem comemorar o 50ºaniversário do 25 de Abril, assim como os 50 anos de carreira de Rui Simões e o seu 80º aniversário.  Ainda antes da chegada às salas de cinema, decorrerá no dia 11 de abril, uma sessão especial no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo que contará com a presença do realizador.

Abril será ainda marcado pelo regresso às salas de cinema de documentários que marcaram a carreira do cineasta. 40 anos depois é possível revisitar Deus Pátria Autoridade e Bom Povo Português.

PRIMEIRA OBRA

É também um filme autobiográfico, uma vez que tem como ponto de partida o anterior filme do realizador. Retrata a história de um jovem investigador luso-descendente, Michel que chega de câmara na mão para pesquisar a Revolução por cumprir. Traçando paralelismos com a contemporaneidade, mapeia as formas em que o filme BOM POVO PORTUGUÊS reflete o país inserido na Europa. Em conversa com Simão, histórico cineasta, Michel procura respostas para o seu filme. Ao conhecer Susy, activista do ambiente, percebe que o amor é o caminho. Como sempre, a vida e o cinema misturam-se.

Sobre esta obra, Rui Simões refere que ”Uma das minhas preocupações na realização desta minha primeira longa de ficção foi tentar casar realidade e ficção, na esperança de um final feliz. O cinema conta sempre uma história de amor, por vezes também de luta de classes”.

Ficha técnica

Atores – Zé Bernardino, Ulé Baldé, António Fonseca, Joana Brandão, Maty Galey, Beatriz Gaspar, Jean-Marie Galey e Alice Barros Simões
Participação Especial – Dalila Carmo, Manuel João Vieira, Miguel Seabra, Manuel Mozos, Adriana Queiroz, Isabel Ruth Olga Roriz e Filipa Mayer
Realização – Rui Simões
A partir de um argumento de Sabrina D. Marques
de uma ideia de Rui Simões
Direcção de Fotografia – João Serralha
Director de Som – Paulo Cerveira
Montagem – Francisco Costa
Música Original e Sound Design – Ricardo Guerreiro
Misturas – Paulo Abelho
Montagem de Som – Tiago Inuit
Decoração – João Dourado
Figurinos – Tânia Franco
Maquilhagem e Cabelos – Íris Peleira
Direcção de Produção – Beatriz Jarmela
Produção – Jacinta Barros, Rui Simões

Sobre Rui Simões

Rui Simões nasceu em 1944, estudou realização de cinema e televisão no Institut des Arts de Diffusion em Bruxelas, Bélgica. Onde trabalhou como fotógrafo de cena. De volta a Portugal a seguir à revolução de 1974 viria a realizar os icónicos filmes do pós 25 de Abril, “Deus Pátria, Autoridade” e “Bom Povo Português”.

Continuar a ler

SINES

Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Sines preocupada com aumento de taxas dos bancos.

Debate com a população no dia 6 de abril

Publicado

em

Sines

Taxas dos bancos

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Sines está muito preocupada com o aumento do valor das Taxas e Comissões Bancárias, cobradas aos Utentes dos diversos Bancos.

Os Bancos em Portugal cobram o valor mais alto da Europa, com estas operações, perfazendo mais de 7 milhões de euros por dia. Os Utentes que tenham contraído empréstimos, é cobrado pelo seu respectivo Banco, das mais altas taxas de juro da União Europeia. 

A Banca em Portugal, tem tido lucros históricos, a cada ano que passa, como é o exemplo da Caixa Geral de Depósitos que obteve em 2023 mais de 1.000 milhões de Euros. Diminuindo o número de Trabalhadores e encerrando muitos Balcões a nível nacional.

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Sines vai levar a efeito um Evento, no dia 6 de Abril (Sábado), pelas 15:00, um Debate com a População no Centro de Artes de Sines, sob o lema “Abril é avanço, é mais e melhores Serviços Públicos”, e que tem como Convidado, o Sr. Miguel Tiago, em que já produziu diversas obras literárias, sobre o assunto em questão.

Continuar a ler

Sociedade

Temperaturas altas voltam esta sexta feira mas a chuva volta no sábado.

Poeiras do Saara também estão de regresso este fim de semana.

Publicado

em

Por

Alentejo

Sol, chuva e poeiras

A primavera não pára de surpreender. Esta sexta feira vai ser de muito sol e com temperaturas que chegam aos 26º em Évora, 25º em Sines e 24º em Portalegre e Beja.

O sul volta a registar temperaturas elevadas apesar da instabilidade do tempo.

É caso para dizer que é ‘sol de pouca dura’ já que no sábado o IPMA prevê o regresso da chuva ao sul doa país com uma queda natural das temperaturas.

Quem está de regresso são as poeiras em suspensão, do Saara, que deverão intensificar-se até domingo.

Continuar a ler

BEJA

22 anos de cadeia para autores da morte de casal alemão

Condenados vão recorrer.

Publicado

em

Tribunal de Beja

22 anos de cadeia

O tribunal confirmou praticamente todos os factos relatados na acusação. Os arguidos foram responsáveis pela morte do casal alemão

Ainda assim deixou cair o crime de homicídio qualificado para homicídio simples.

Homem e mulher foram condenados a 22 anos de prisão e a uma indemnização de 30 mil euros à família das vitimas.

O ministério publico pedia a pena máxima de 25 anos.

A defesa dos dois condenados anunciou a intenção de recorrer.

O crime foi cometido à um ano , o casal alemão foi morto na sua própria casa com uma barra de ferro. Os corpos só foram encontrados um mês depois do crime.

A filha das vitimas, natural e residente na Alemanha, acompanhou toda a leitura da sentença com a fotografia da mãe junto ao coração.

Continuar a ler

ARRAIOLOS

Ecofestival termina com passeio da Biodiversidade

Decorreu no concelho de Arraiolos

Publicado

em

Aldeia da Serra, Arraiolos

Passeio pela Biodiversidade

Entre 20 e 23 de março de 2024 teve lugar o Ecofestival, na Aldeia da Serra, no concelho de Arraiolos.

O evento terminou com o passeio da Biodiversidade, orientado pelo André Oliveira, Investigador na Universidade de Évora, num encontro entre a natureza e a ciência, onde se viu e ouviu a diversidade de plantas e animais que, na Aldeia da Serra, subsistem de forma natural e cuidada.

Contámos também com a presença do grupo ‘Vadecaja’, dois momentos musicais, antes e depois do passeio, que encheram os participantes de boa disposição energia com a sua atuação de cantares e música com instrumentos musicais tradicionais, onde o Bombo, a flauta, os paus, os chocalhos e búzios transmitiram-nos a música e a expressão rítmica e natural.

Com o encontro da música com a biodiversidade, a semente ficou lançada, agora é preservar, respeitar e cuidar da diversidade de vida na terra.

Continuar a ler

GALVEIAS

Laranja é rainha em Galveias

É a primeira festa da Laranja em Galveias

Publicado

em

Galveias, Ponte de Sor

Primeira Festa da Laranja

A Junta de Freguesia de Galveias, concelho de Ponte de Sor, realiza nos próximos dias 6 e 7 de Abril a Primeira Festa da Laranja.

A iniciativa decorrerá no Multiusos o Mercado e incluirá:

O concurso de odores e sabores em que estarão a concurso receitas de bolos/tortas de laranja; doces e compotas com laranjas e licores de laranja:

Mostra de laranjas e produtos com laranja.

A animação está a cargo da Tunas Académicas do IPP – Instituto Politécnico de Portalegre e da UBI – Universidade da Beira Interior (dia 6) e da Orquestra Ligeira do Alto Alentejo (dia 7).

A iniciativa tem entrada livre.

Continuar a ler

Policias

423 Guardas-provisórios incorporados em Portalegre

Têm idades compreendidas entre os 18 e os 27 anos

Publicado

em

Foto: GNR

Portalegre

Incorporação do 55.º Curso de Formação de Guardas

No dia 02 de abril, no Centro de Formação de Portalegre da Escola da Guarda, decorreu a incorporação de 423 Guardas-provisórios para o 55.º Curso de Formação de Guardas (55.º CFG).

O CFG terá a duração aproximada de nove meses, período em que serão ministradas diversas matérias relativas à formação geral militar, áreas jurídicas e técnico-profissionais. A formação contemplará ainda uma vertente de formação em contexto de trabalho (formação em exercício), com o objetivo de proporcionar aos Guardas-provisórios as competências na prática de exercício das funções inerentes ao serviço operacional da GNR.

Dos 423 Guardas-provisórios incorporados destaca-se que:

– 12% são do género feminino;

– Têm idades compreendidas entre os 18 e os 27 anos;

– 35% cumpriram serviço militar nas Forças Armadas.

Continuar a ler

Desportos

Rally-Raid Portugal – Declarações dos pilotos

Rally vai andar por todo o litoral alentejano

Publicado

em

Grândola

Declarações dos pilotos na conferência de imprensa de antevisão do Rally-Raid Portugal

“…é sempre um prazer vir correr a Portugal. Estive aqui muitos anos no Mundial de Ralis e na Baja, tenho muito boas recordações de ambos”.

Carlos Sainz

“Guardo grandes memórias de Portugal, sempre foi especial correr aqui, devido à atmosfera criada pelos espectadores”.

Sébastien Loeb

Nunca corri em Portugal, mas é um prazer estar neste país lindíssimo e num evento com este nível. Os meus parabéns à organização, está tudo fantástico e tenho a certeza que vai ser uma grande corrida”.

Ross Branch, 2º no Dakar 2024 (Motos)

As declarações de alguns dos candidatos à vitória na conferência de imprensa de antevisão do bp Ultimate Rally-Raid Portugal:

AUTOS

Carlos Sainz (MINI)

“Não tenho intenções de fazer o Mundial, mas para mim é sempre um prazer vir correr a Portugal. Estive aqui muitos anos no Mundial de Ralis e na Baja, tenho muito boas recordações de ambos. Quero desfrutar da corrida, que como sempre deverá ter muito público. A ‘afición’ de Portugal e de Espanha é sempre fantástica e tenho a certeza que vai apoiar todos os pilotos, não apenas a mim. João Ferreira? Perguntei-lhe a idade e percebi que é mais novo do que o meu filho! Ter companheiros de equipa mais jovens do que o meu filho é uma sensação estranha. Mas é um piloto muito profissional e rápido, tenho certeza que terá um grande futuro pela frente.”

Nasser Al-Attiyah (Prodrive)

“Estamos muito contentes por estar aqui. Obrigado à organização e a todas as pessoas que permitiram colocar o Mundial aqui na Europa, é muito importante termos uma corrida do W2RC aqui. Não vai ser uma prova fácil para ninguém e vou tentar estar na luta pela vitória. É uma corrida longa e com estas condições de chuva e lama deve ser muito dura. Certamente que termos muitos espectadores, como á habitual em Portugal, e peço a todos que se mantenham em segurança.”

Lucas Moraes (Toyota)

“A última vez que corri em Portugal fui ao pódio da Baja Portalegre 500 em 2021, fomos terceiros na prova da Taça do Mundo, a minha primeira com uma Toyota. Lembro-me que tivemos bastante lama nessa prova, portanto pode ser uma boa referência para o que vamos ter aqui esta semana. É muito bom saber que vamos ter bastantes pessoas a apoiar-nos no terreno. Depois de Abu Dhabi ter sido um pouco traiçoeiro para nós, vamos tentar um bom resultado aqui para recuperarmos pontos no campeonato.”

João Ferreira (MINI)

“É a primeira vez que corro com um carro da categoria Ultimate no W2RC e é especial fazê-lo no meu país, nesta bela corrida que a organização do ACP nos proporcionou. Vamos dar o nosso melhor entre todas as lendas que temos aqui, não escondo que gostava de entrar na luta pela vitória, mas também ainda não temos a mesma experiência de outros pilotos. É importante estarmos calmos, chegarmos ao final de todos os dias e vermos onde nos situamos no final.”

Sébastien Loeb (Taurus)

“O grande objetivo é ficarmos a conhecer esta prova e prepararmos o futuro (com a Dacia nos Rally-Raids, ndr). Guardo grandes memórias de Portugal, sempre foi especial correr aqui, devido à atmosfera criada pelos espectadores. Não será fácil guiar aqui nestas condições de chuva e lama, vamos colocar um para-brisas no carro. Obviamente que é um carro mais ágil e leve do que um T1+, mas menos potente e com uma velocidade de ponta limitada a 135 km/h.”

Cristina Gutiérrez (Taurus)

“É um prazer estar aqui com todas estas lendas e venho para aproveitar esta experiência. Nunca corri em Portugal, tenho grande expectativa, mas sabemos que vamos apanhar muita água e lama com este tipo de carros. Vai ser muito importante ter um fato seco no hotel no final de cada etapa!”

Yasir Seaidan (Can-Am)

“É bom ter um desafio diferente, um clima e um terreno diferentes das dunas da Arábia Saudita e de Abu Dhabi. Não estou tão habituado a estas especiais e condições. Corri duas vezes em Portalegre, mas não foi uma experiência positiva em termos de resultado, por isso agora quero fazer melhor nesta nova prova.”

MOTOS

#46   Ross Branch (Hero Motorsport)

“Nunca corri em Portugal, mas é um prazer estar neste país lindíssimo e num evento com este nível. Os meus parabéns à organização, está tudo fantástico e tenho a certeza que vai ser uma grande corrida. Venho de bons resultados no Dakar e em Abu Dhabi, estou à procura da minha primeira vitória este ano, mas a minha prioridade é ser consistente. A competição está bastante equilibrada.”

#68   Tosha Schareina (Monster Energy Honda)

“É a minha primeira prova depois da queda no Dakar e fico muito contente que o regresso seja em Portugal e Espanha, sobretudo porque há muitos elementos da equipa que são daqui. Este tipo de Rally-Raids são mais parecidos com o Enduro, bastante diferentes do deserto aberto, portanto estou muito motivado para conseguir um bom resultado, perante a nossa afición.”

#14   Sebastian Bühler (Hero Motorsport)

“É muito bom termos uma prova como esta em Portugal, temos o país perfeito para isto. Não é como no deserto aberto, onde a navegação é mais importante. Esta corrida vai ser difícil noutros aspetos, principalmente com a chuva que tivemos nos últimos dias.”

Ruben Faria (Team Manager Monster Energy Honda)
“Em primeiro lugar, quero realçar o trabalho do ACP ao criar um evento destes, para trazer os pilotos do top mundial a Portugal. Na nossa equipa, temos pilotos com capacidade para lutar pela vitória, o Adrien (Van Beveren), o Pablo (Quintanilla) e o Tosha (Schairena), mesmo o Skyler (Howes) está a ficar cada vez mais competitivo neste tipo de percurso. Vamos ter uma prova muito diversa, com terrenos diferentes a cada etapa, e isso valoriza o piloto que conseguir ser mais forte.”

#26   Konrad Dabrowski (Duust Rally Team)

“Já corri três vezes nas bajas em Portugal, estou um pouco mais familiarizado com o terreno, até porque em duas dessas provas estava a chover. Por outro lado, nunca corri aqui com uma moto de rali e o meu grande objetivo é continuar a evoluir. Tenho treinado bastante na areia e a prova em Abu Dhabi correu-me bem, o que me deu bastante confiança para o futuro.”

#30   António Maio (Yamaha)

“Parabéns ao ACP por estar na vanguarda deste desporto e nos dar esta grande oportunidade de ter a elite mundial do todo-o-terreno em Portugal. Temos, de facto, condições fantásticas, que nos proporcionam momentos de condução únicos. Fazer mais de 1.000 quilómetros nestes trilhos será uma grande emoção para todos os pilotos, principalmente para nós portugueses.”

#174  Manuel Andújar (Yamaha)

“É a primeira vez que corremos na Europa em Rally-Raids. Queremos continuar a liderar o Mundial e também cumprir com as três provas mínimas para podermos competir no Dakar em 2025. Ganhámos o último Dakar nos Quads, mas este é um tipo de terreno a que não estamos habituados e, com a chuva, vai ser uma corrida muito, muito interessante.”

Continuar a ler

SANTIAGO DO CACÉM

Projeto piloto de separação e recolha porta-a-porta de resíduos domésticos.

Em Santiago do Cacém

Publicado

em

Santiago do Cacém

Separação e recolha porta-a-porta de resíduos domésticos

O projeto-piloto da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, de separação e recolha porta-a-porta de resíduos domésticos, arrancou neste mês de abril, em 122 habitações (de um universo de 297) da zona histórica da cidade de Santiago do Cacém, que aderiram até agora ao projeto.

Denominado “Juntos Cuidamos da Nossa Terra!” o projeto-piloto implicou um investimento de mais de 122 mil euros, com recurso a candidatura ao Fundo Ambiental, para a aquisição de um veículo elétrico de recolha de resíduos, módulos de compostagem, depósitos temporários e dois mil mini baldes de deposição de resíduos para distribuir gratuitamente a quem aderir à iniciativa.

A recolha seletiva porta-a-porta permite uma melhor seleção e reciclagem de resíduos. A recolha seletiva porta-a-porta permite uma melhor seleção e reciclagem de resíduos. Na zona abrangida pelo projeto serão recolhidos, entre as 19h30 e as 02h00, às segundas e quintas-feiras: resíduos alimentares, às terças e sextas-feiras: indiferenciados, às quartas-feiras: plástico e metal, aos sábados (alternados): vidro e aos sábados (alternados): papel e cartão.

O projeto foi apresentado em março último, com o objetivo de incentivar os moradores do Centro Histórico para a necessidade da recolha seletiva dos resíduos porta-a-porta nesta zona da cidade.

A equipa da empresa SUMA, que implementou o sistema no terreno, contactou com os moradores da área abrangida pelo projeto-piloto, prestou esclarecimentos sobre como este se desenvolve na prática e procurou estudar em cada casa as melhores soluções para a sua implementação.

Recorde-se que com a implementação da recolha porta-a-porta os contentores e ecopontos serão removidos do Centro Histórico, ficando apenas, no espaço público, as papeleiras.

Para aderir a este projeto deve contactar a Divisão de Comodidade Local da Câmara Municipal de Santiago do Cacém através do e-mail dcl@cm-santiagocacem.pt ou do telefone 269 829 409.

Continuar a ler

PALMELA

Sobreiro Assobiador recebe Piquenique Comunitário

Durante a tarde, será feita a apresentação/ convite para participação no projeto “Noites na Fonte”, subordinado ao tema “Águas da Liberdade”.

Publicado

em

Águas de Moura

Sobreiro Assobiador recebe Piquenique Comunitário

O Município de Palmela promove, no dia 7 de abril, às 12h00, um Piquenique Comunitário partilhado, junto ao Sobreiro (Assobiador) Monumental de Águas de Moura.

Esta atividade, que representa o retomar de uma tradição da aldeia, contará com um momento musical pelas/os alunas/os da classe de guitarra da professora Carolina Roque e a sessão de contos “Histórias que as árvores contam”, por Ana Sofia Paiva.

Durante a tarde, será feita a apresentação/ convite para participação no projeto “Noites na Fonte”, subordinado ao tema “Águas da Liberdade”.

O Piquenique Comunitário conta com os apoios da União de Freguesias de Poceirão e Marateca e da Passos e Compassos e integra a Operação Integrada Local (OIL) Poceirão – Marateca, projeto financiado ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no quadro do Plano de Apoio às Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana de Lisboa.

Continuar a ler

Acidentes

Despiste faz ferido grave

Vítima transportada para o Hospital de Évora

Publicado

em

IP2 Estremoz

Despiste seguido de capotamento

Um veículo ligeiro de passageiros despistou-se no IP2 no concelho de Estremoz provocando um ferido grave.

A vítima foi transportada para o Hospital de Évora.

O alerta para os serviços de Proteção Civil foi dado as 19h31.

No local estão ainda 8 operacionais com 4 viaturas.

(Foto ‘Vigilantes da Estrada)

Continuar a ler

SANTIAGO DO CACÉM

Presidência das freguesias começa em Cercal do Alentejo.

dias 2, 4 e 5 de abril

Publicado

em

Cercal do Alentejo

Presidência

A Presidência nas Freguesias 2024 arranca em  , durante os dias 2, 4 e 5 de abril, o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, os Vereadores com pelouros Albano Pereira, Sónia Gonçalves e Mónica Pires de Aguiar, acompanhados pelo Presidente da Junta de Freguesia, Sérgio Santiago, assim como de técnicos da Câmara Municipal, vão contactar e inteirar-se das preocupações da população, no âmbito da política de proximidade promovida pelo executivo.

Durante os três dias, os Autarcas vão descolar-se ao Agrupamento de Escolas, à Casa do Povo, à Associação de Bombeiros Voluntários e ao Parque de Empresas do Cercal do Alentejo. Reunir com os representantes da Associação de Pais e do Movimento Associativo. Visitar diversos alojamentos turísticos e espaços de âmbito natural, patrimonial e cultural existentes na Freguesia, bem como percorrer o território das localidades de Catifarras, de Sonega, de Aldeia do Cano e de Cercal do Alentejo.

No âmbito da visita da Presidência à Freguesia de Cercal do Alentejo, o Presidente da Câmara Municipal e os Vereadores com pelouros estarão presentes na Junta de Freguesia de Cercal do Alentejo, no dia 05 de abril (sexta-feira), entre as 09h30 e as 11h30, para realizar atendimento ao público. A marcação para o referido atendimento deve ser feita até às 16h30 do dia 4 de abril junto do Gabinete de Apoio à Presidência, Gabinete de Apoio à Vereação e Secretaria da Junta de Freguesia.

Continuar a ler

Últimas

x
error: O conteúdo está protegido!!