Últimas:
Inauguração da Feira D’Aires em fotos (Fotos) – RÁDIO TDS
Siga-nos

Últimas

Inauguração da Feira D’Aires em fotos (Fotos)

Veja as fotos.

Publicado

em

Viana do Alentejo

Cerimónia de inauguração da Feira D’Aires

Fotos com os convidados de honra.

Continuar a ler
Publicidade

Acidentes

Jovem projetado de carrossel, em Moura, em estado estável.

Desrespeito por normas de segurança na origem do acidente.

Publicado

em

Moura

Jovem entrou no Hospital de Beja em estado grave

O jovem de 12 anos terá ignorado as regras básicas de segurança.

‘Antes do carrossel terminar a última volta o jovem colocou-se de joelhos provocando a projeção’, segundo referiu Paulo Mendonça, proprietário do carrossel.

Adiantando, “Estava aqui um colega dele e ele estava de joelhos..isto vai para cima e para baixo e ele foi projectado,” referiu.

O jovem foi transportado para o Hospital de Beja em estado grave mas está a evoluir favoravelmente.

“Ele está bem, já falei com o pai”, adiantou o proprietário do carrossel que esteve nos últimos dias numa feira em Moura.

O carrossel foi encerrado por opção do proprietário e não voltou a funcionar .

Continuar a ler

CICLISMO

Morreu o repórter Fernando Emílio, um dos maiores conhecedores do ciclismo nacional.

Era natural do Ciborro (Montemor-o-Novo)

Publicado

em

Ciborro, Montemor o Novo

Morreu um dos homens que mais sabia de ciclismo em Portugal

Fernando Emílio, jornalista, 77 anos, faleceu ontem, após prolongada doença oncológica.

Tratado pelo ‘Padrinho’ por ter iniciado muitos jovens no jornalismo ao nível do ciclismo, era um dos mais conceituados especialistas portugueses de ciclismo e esteve presente, ao serviço de vários meios de comunicação social, em nada menos de 50 Voltas a Portugal.

Em 2023, no decorrer da última prova da volta a Portugal, recebeu as insígnias de Sócio de Mérito da Federação Portuguesa de Ciclismo como reconhecimento pela longevidade do seu trabalho, quer a noticiar quer a comentar a modalidade pela qual era apaixonado.

“Alentejano, natural do Ciborro (Montemor-o-Novo) e residente em Évora, Fernando Emílio transpirava jornalismo e ciclismo por todos os poros. Era um ‘monstro’ que atingira um patamar que todos nós, jornalistas desta casa e de todas as outras queriam, um dia, atingir”, refere o jornal ‘A Bola’ aonde atualmente escrevia as suas crónicas.

«É uma figura incontornável do ciclismo e do jornalismo português», resumiu o diretor da Volta, Joaquim Gomes, aquando da homenagem que, em agosto de 2023, recebeu por parte da organização da Volta a Portugal.

As últimas homenagens podem ser feitas na Igreja do Álamos. O seu funeral será amanhã, domingo, ás 15horas.

Continuar a ler

ALCÁCER DO SAL

Rota do Arroz a não perder este fim de semana.

Com 58 restaurantes de todo o concelho

Publicado

em

Alcácer do Sal

Rota do Arroz

A região de Alcácer do Sal contribui significativamente para o total da produção nacional de arroz, cereal que volta a estar em destaque no concelho, até 12 de maio de 2024, com a 4.ª edição da Rota do Arroz..

O evento gastronómico, promovido pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal, volta a contar com o apoio da APARROZ e este ano abrange 58 restaurantes de todo o concelho.

Com o objetivo de fomentar a economia, preservar a identidade, os sabores e saberes tradicionais, valorizar os produtos endógenos e promover o território, esta Rota do Arroz promete ser um excelente cartão de visita para os que apreciam a nossa gastronomia.

Continuar a ler

ALJUSTREL

Alentejano José Neto é a jovem promessa do Benfica

Publicado

em

Crédito - Sport Lisboa e Benfica

José Neto,

Jovem alentejano assina contrato profissional com os encarnados

Chama-se José Neto, tem 16 anos, é natural de Aljustrel e tem o futuro nos pés.

Dentro do campo a sua posição é lateral-esquerdo, e enverga a camisola do Sport Lisboa e Benfica, apresentando-se com o número 13. Fora do campo, o clube da Luz está atento à sua evolução e, por isso, assinou um contrato profissional com o futebolista.

Das cores do SC Mineiro Aljustrelense, a jovem promessa saltou para a capital em 2017/18, para representar as águias, onde se mantém há 7 anos.

Quanto ao seu percurso, o defesa foi Campeão Nacional de Iniciados em 2022/23 e na presente temporada, José Neto totaliza 16 jogos pelos Juvenis, sendo um deles em representação da equipa Sub-17.

O pupilo dos encarnados foi ainda chamado pela primeira vez às seleções nacionais, durante esta época, na qual conta com três internacionalizações pelos Sub-16.

Um percurso notável do jovem futebolista que vê agora o seu esforço traduzido na assinatura de um contrato profissional com o Sport Lisboa e Benfica.

Continuar a ler

Agricultura

Ministro da Agricultura vai receber da ACOS uma lista com os problemas do setor

Publicado

em

Rui Garrido, presidente da ACOS

ACOS,

Ministro da Agricultura vai receber da ACOS uma lista com os problemas do setor

Depois de vários políticos terem marcado presença na Ovibeja, que terminou no domingo passado, a Associação de Agricultores do Sul (ACOS) está a elaborar uma lista que engloba os problemas atuais que os agricultores enfrentam atualmente no Alentejo.

De recordar que o anterior governo, liderado por António Costa, e com Maria do Céu Antunes na pasta da agricultura, não reuniu o consenso entre agricultores. Exemplo disso foi a manifestação que houve a nível nacional  por parte dos agricultores, em Fevereiro deste ano, e que demonstrou a insatisfação dos profissionais para com o governo anterior face ao corte de apoios.

Ora novo governo, novas medidas, e segundo Luís Montenegro, primeiro-ministro, o objetivo é agora aproximar os agricultores do Ministério da Agricultura e haver um consenso entre ambas partes.

Em declarações aos meios de comunicação, Rui Garrido, presidente da ACOS, refere que aquando a vinda de Montenegro à Ovibeja, falou-lhe nos problemas atuais do setor na qual o recém eleito primeiro-ministro lhe pediu para enviar por escrito todas as dificuldades que vivem atualmente.

A carga burocrática excessiva do PEPAC, a redução das ajudas, a perda de importância do Ministério da Agricultura ou até o olival não estar elegível para investimento na zona do EFMA – Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva, são alguns dos problemas elencados por Rui Garrido e que vão constar na lista que José Manuel Fernandes, Ministro da Agricultura e Pesca, irá receber nestes dias.

Continuar a ler

MOURÃO

“Ambulância Social” em Mourão faz a diferença

Publicado

em

Município de Mourão

Mourão,

“Ambulância Social” já ajudou 62 municípes

Há cerca de um ano, a Câmara Municipal de Mourão e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários assinaram um protocolo de cooperação, designado – Ambulância Social.

Um projeto social que tem como finalidade “assegurar o transporte não urgente de doentes seniores e vulneráveis, economicamente carenciados, para estabelecimentos e serviços do Serviço Nacional de Saúde (SNS) ou entidades com contrato ou convenção para prestação de cuidados de saúde, visando facilitar o acesso desse segmento da população a consultas, internamentos ou exames complementares de diagnóstico e terapêutica”.

Um projeto que tem agradado os munícipes que até então já ajudou 62 habitantes, numa vila raiana que tem muitos residentes idosos.

Sob 4 rodas, a ambulância já efetuou 127 viagens, percorrendo mais de 30 mil quilómetros.

 

Continuar a ler

cultura

“FICO” satisfeito por estar de regresso a Viana do Alentejo

Completa a sua terceira edição e já está a conquistar o público em geral.

Publicado

em

Programa da 3a edição do FICO

Viana do Alentejo,

FICO – Festival em Viana do Alentejo vai estar estar de “mãos dadas” com os visitantes

O Festival de Ilustração e Criatividade em Olaria (FICO) é organizado pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo em conjunto com a Associação Passa ao Futuro.

“Nestes dias há workshops criativos, uma exposição de olaria pintada e uma feira de cerâmica e olaria”, refere Paula Neves, vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo.

Um evento que começa esta sexta feira e que termina no domingo. Durante estes dias, a arte de trabalhar o barro, a cultura e a inovação vão ser o principal chamariz deste festival.

Até à vila alentejana irão viajar ilustradores, designers, jovens ceramistas, artesãos e entusiastas da olaria para uma série de atividades.

Praça da República, antiga biblioteca e o castelo são os locais que vão acolher esta iniciativa

Continuar a ler

Sociedade

Feira da Saúde no Alandroal irá promover um estilo de vida mais saudável

O evento acontece nos próximos dias 17 e 18 deste mês e realiza-se na Praça da República.

Publicado

em

Crédito - impulsiveaddiction

Feira da Saúde,

Feira da Saúde no Alandroal irá promover um estilo de vida mais saudável

Rastreios gratuitos, jogos para crianças, aulas de Pilates, ginástica para séniores, entre outras atividades, são algumas das iniciativas que a Feira da Saúde, no Alandroal, que a população dos mais novos aos graúdos pode participar.

Um programa diversificado e que é organizado pelo Município de Alandroal. “O objetivo é promover a atividade física, mobilizando a população em geral para a prática desportiva regular, nomeadamente como complemento da saúde e de um estilo de vida saudável e sensibilizando a comunidade para a importância da saúde nas suas vidas”, refere o Município.

O evento acontece nos próximos dias 17 e 18 deste mês e realiza-se na Praça da República.

Continuar a ler

Últimas

Pensionistas e reformados mais carenciados vão ter mais apoios do Governo

Publicado

em

Pensionistas e reformados,

Pensionistas e reformados mais carenciados vão ter mais apoios do Governo

Foi a pensar nos pensionistas e reformados, que ontem, quinta feira, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou três medidas que têm o objetivo de aumentar os rendimentos mensais destas pessoas mais vulneráveis.

Depois de uma reunião de Conselho de Ministros, em que estas ideias foram expostas e aprovadas, Montenegro explicou aos meios de comunicação que a Governo decidiu aumentar a 100% a comparticipação dos medicamentos com receita médica para os beneficiários do Complemento Solidário.

Uma comparticipação que até então estava fixada em 50% e que agora vai chegar até 145 mil pensionistas e reformados.

Outra das medidas prende-se com o Complemento Solidário para Idosos (CSI). O Governo vai aumentar o valor do complemento de 550 euros para 600 euros, ou seja, um aumento de 50 euros.

Por fim e ainda referente ao CSI, os idosos podem candidatar-se, a partir de agora, de forma independente sem terem que comprovar os rendimentos dos filhos.

Um Complemento que é pago mensalmente em dinheiro e que é destinado aos idosos com baixos recursos e aos pensionistas de invalidez sem Prestação Social para a Inclusão.

Continuar a ler

BEJA

PS quer isenção de portagens na A2 e na A6 no Alentejo

Publicado

em

Isenção de portagens no Alentejo,

PS quer isenção de portagens na A2 e na A6

Os recém eleitos pelo Partido Socialista na Assembleia da República, três deputados do Alentejo – Luís Dias (eleito pelo círculo de Évora), Nelson Brito (eleito pelo círculo de Beja) e Ricardo Pinheiro (eleito pelo círculo de Portalegre), e ainda mais 22 autarcas do PS no Alentejo, vão exigir ao Governo a isenção de portagens para residentes nas autoestradas A6 e A22.

A A2 liga Lisboa ao Algarve e tem uma extensão de 133 km e ao longo do seu trajeto passa por Beja. Já a A6, ou Autoestrada do Alentejo, tem uma extensão de 158 km e passa por Évora e Portalegre.

Em declarações aos meios de comunicação, o anterior autarca de Vendas Novas refere que “vão apresentar uma proposta no parlamento, na Comissão de Economia e Infraestruturas, assinada pelos três deputados”.

O deputado socialista refere ainda que o Alentejo representa um terço do país e é a região mais pobre do país.

Uma exigência que é bem recebida por parte dos alentejanos que carecem de outras infraestruturas para se deslocarem, sendo obrigados a ter mais gastos.

De recordar que o parlamento aprovou, ainda recentemente, o projeto de lei do PS para eliminar as portagens na ex-SCUT. A ideia teve a aprovação dos socialistas, Chega, Bloco de Esquerda, PCP, Livre e PAN.

Continuar a ler

Sociedade

Vinhos alentejanos são dos mais preferidos em Angola

Publicado

em

Vinhos alentejanos,

Vinhos alentejanos são dos mais preferidos em Angola

Oferecem uma exuberância aromática, são suaves e podem ser bebidos a qualquer hora do dia, os vinhos alentejanos dão que falar não só em Portugal, mas também ultrapassam fronteiras.

Prova disso mesmo, Angola representa um mercado importante para o destino destes vinhos, aliás é mesmo o quinto mercado de destino. Só em 2023, segundo a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), a região alentejana exportou para o país africano um milhão de litros.

Cerca de 30% do vinho produzido é para a exportação, a região do Alentejo é líder de vendas no mercado português e completou o ano passado com uma quota de mercado superior a 35%

A região do Alentejo é líder de vendas (em valor) no mercado português e encerrou o ano de 2023 com uma quota de mercado superior a 35%.

 

 

 

 

 

Continuar a ler

Acidentes

6 feridos do acidente entre Viana e Alvito transportados para o Hospital de Évora

Todos foram feridos ligeiros.

Publicado

em

Ligação Viana do Alentejo – Alvito

6 feridos ligeiros

Os seis feridos ligeiros, do acidente da EN257, foram transportadas para o Hospital Espírito Santo, em Évora.

A TDS sabe que os acidentados já registaram alta devido à não gravidade dos ferimentos.

Estas seis pessoas seguiam em duas viaturas ligeiras na EN257, entre Alvito e Viana do Alentejo,  ao quilómetro 6.

O acidente aconteceu cerca das 6h30 da manhã de hoje.

Segundo os serviços de Proteção Civil no local estiveram 27 operacionais com 13 veículos, entre eles os bombeiros de Alvito e Viana do Alentejo.

Continuar a ler

PONTE DE SOR

Urgências vão funcionar com limitações em Ponte de Sor e todo o Alto Alentejo

Funcionamento condicionado dos Serviços de urgência da ULS Alto Alentejo acontece este fim de semana

Publicado

em

Distrito de Portalegre

Urgências a meio gás este fim de semana

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo refere, em comunicado, que ” … os serviços de urgência em Portalegre, Elvas e Ponte de Sor vão funcionar de forma condicionada”.

Em causa está a actualização informática que vem condicionar os referidos serviços de urgência.

A ULS Alto Alentejo apela aos utentes que antes de se dirigirem ao serviço de urgência devem contactar a Linha SNS24, o Centro de Saúde local ou o 112, independentemente da necessidade.

Continuar a ler

REGUENGOS DE MONSARAZ

Teatro Nacional D. Maria II realiza oficina de iniciação teatral, em Reguengos de Monsaraz.

Destina-se a jovens dos 11 aos 18 anos de idade.

Publicado

em

Reguengos de Monsaraz

Teatro Nacional D. Maria II realiza oficina de iniciação teatral em Reguengos de Monsaraz

A oficina de iniciação teatral “Mergulho nestas palavras” vai decorrer nos dias 11 e 18 de maio, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz. Este projeto do Teatro Nacional D. Maria II, em parceria com o Plano Nacional das Artes e o Município de Reguengos de Monsaraz, realiza-se das 10h30 às 13h e entre as 14h30 e as 17h e destina-se a jovens dos 11 aos 18 anos de idade.

A oficina de teatro vai ser dinamizada pela atriz Catarina Caetano para grupos de 6 a 20 participantes. “Mergulho nestas palavras” convida ao estímulo da imaginação, da criatividade, da capacidade de expressão e comunicação, do espírito crítico e da observação. Os participantes nesta iniciativa vão levar um livro à sua escolha, que servirá como estímulo para exercícios de expressão, de improvisação e de criação, brincando com as palavras, com o corpo e com o espaço.

Com este projeto, o Teatro Nacional D. Maria II pretende sensibilizar os jovens para a importância da expressão pela voz, pelo corpo, pela face, pela palavra e pelo gesto, através da experimentação, da descoberta e da partilha. Os jovens podem inscrever-se na oficina de iniciação teatral. AQUI

Continuar a ler

destaque

Alentejo quer atrair nómadas digitais

Publicado

em

Alentejo,

Alentejo quer atrair nómadas digitais

É mais uma iniciativa da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo que visa promover e captar o interesse das pessoas para estas regiões. A ideia passa por apresentar um programa, ainda no decorrer deste mês, que consiste na atração de nómadas digitais.

O plano que já vem sendo desenhado há cerca de 8 meses, consiste na criação de cinco hubs (unidades centrais de conectividade) em cada sub-região, ou seja, Alto Alentejo, Alentejo Central, Baixo Alentejo, Alentejo Litoral e Ribatejo.

Um programa recente e que está atento à realidade da capital portuguesa. Lisboa era até então a preferência dos nómadas digitais, no entanto, o custo de vida tem afastado os profissionais da internet.

José Manuel Santos, presidente da ERT, refere que a ocupação média no Alentejo é de 60% e, por isso, este programa pode vir a ajudar nesse sentido.

 

Continuar a ler

Acidentes

Colisão provoca um morto no Parque Industrial de Évora

Publicado

em

Zona Industrial de Évora,

Colisão provoca um morto no Parque Industrial de Évora

Um homem morreu esta Quarta-feira e outro ficou ferido na sequência de uma colisão entre um veículo ligeiro e uma mota. O incidente aconteceu ao início da tarde, no Parque Industrial de Évora.

O alerta às autoridades foi dado às 13h50 e no local do acidente estiveram os Bombeiros de Évora, a Polícia de Segurança Púbica e o INEM, apoiados por um total de 12 operacionais e 7 viaturas.

Segundo as autoridades, o óbito foi declarado no local, é do sexo masculino e tem cerca de 30 anos de idade.

Quanto ao ferido resultante deste embate foi encaminhado para o Hospital de Évora.

 

 

 

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

Furtaram 910 quilos de Cortiça mas foram apanhados pela GNR

Dois homens e uma mulher

Publicado

em

Montemor-o-Novo

Três identificados por furto de cortiça

A GNR de Vendas Novas identificou dois homens de 40 e 60 anos, e uma mulher de 28 anos, por furto de cortiça, na localidade de Cabrela, no concelho de Montemor-o-Novo.

Na sequência de uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda detetaram uma viatura ligeira em circulação que fazia o transporte de uma elevada quantidade de cortiça, tendo os seus ocupantes evidenciado um comportamento suspeito.

No seguimento da ação foi realizada uma abordagem e fiscalização ao veículo, tendo sido possível apurar que os três suspeitos estavam na posse de 910 quilos de cortiça, cuja proveniência não souberam justificar, motivo pelo qual foi apreendida a cortiça.

Da ação resultou a apreensão do seguinte material:

•   910 quilos de cortiça;

•   Três machados.

Os suspeitos foram identificados, e os factos comunicados ao Tribunal Judicial da Comarca de Montemor-o-Novo. 

Continuar a ler

Acidentes

Camião capotou na EN120, em Santiago do Cacem.

Não se registaram vítimas.

Publicado

em

Santiago do Cacem

Pesado tombado

O despiste de um veículo pesado está a dificultar o trânsito na EN120.

O acidente está a afectar uma das vias mais importantes no concelho de Santiago do cafém.

O camião tombou e encontra-se a ocupar parte da via.

Não se registaram vítimas.

Continuar a ler

SINES

Mil quilos de crustáceos apreendidos em Sines

Os crustáceos foram apreendidos e por se encontrarem em boas condições de sobrevivência, foram devolvidos ao seu habitat natural.

Publicado

em

Sines

Apreensão de 1 000 quilos de crustáceos por falta de rastreabilidade

A Unidade de Controlo Costeiro e Fronteiras (UCCF), através do Sub-destacamento de Controlo Costeiro de Sines, no dia 2 de maio, apreendeu 1 000 quilos de caranguejo-mouro, por falta de rastreabilidade, em Sines.

No âmbito de uma ação de fiscalização à atividade de pesca comercial no Porto de Pesca de Sines, os militares da Guarda  abordaram um homem de 45 anos, e no decorrer da ação de fiscalização detetaram que o suspeito transportava os crustáceos sem ser portador dos documentos necessários para a sua entrada no circuito comercial, ou seja, sem documento de registo e de transporte obrigatórios, o que não permitia determinar a sua origem, nem se tinham sido cumpridas as normas obrigatórias relativas à rastreabilidade, havendo assim possibilidade de se constituírem um perigo para a saúde pública.

Após medição, constatou-se ainda que os crustáceos eram subdimensionados, pelo que não tinham a medida mínima estipulada por lei para serem comercializados,cuja coima pode atingir o valor de 37 500 euros.

Os crustáceos foram apreendidos e por se encontrarem em boas condições de sobrevivência, foram devolvidos ao seu habitat natural.

A GNR salienta que a prática de uma pesca sustentável, que respeite a natureza e integridade dos ecossistemas, contribui para a conservação das unidades populacionais de peixes, ao mesmo tempo, para criação de condições de prosperidade e emprego no setor das pescas.

Continuar a ler

GRÂNDOLA

Grandola já tem 4 praias com nadadores-salvadores

A partir do dia 10 de maio a vigilância estender-se-á à praia do Pego.

Publicado

em

Vigilância antecipada em 4 praias do concelho

A vigilância com nadadores-salvadores está assegurada, desde o dia 1 de maio, nas praias Atlântica, Comporta, Carvalhal e Melides, no concelho de Grândola.

A partir do dia 10 de maio a vigilância estender-se-á à praia do Pego.

A época balnear inicia no dia 1 de junho e encerra a 31 de outubro nas 10 praias do concelho que, mais uma vez, voltaram a ser distinguidas com o galardão Bandeira Azul.

Continuar a ler

Últimas

x
error: O conteúdo está protegido!!