Últimas:
Viana do Alentejo recebe 2ª edição do Festival de Ilustração e Criatividade em Olaria (entrevista) – RÁDIO TDS
Siga-nos

Artes

Viana do Alentejo recebe 2ª edição do Festival de Ilustração e Criatividade em Olaria (entrevista)

Está a decorrer a terceira residência artística TASCO em Viana

Publicado

em

Viana do Alentejo

2ª edição do Festival de Ilustração e Criatividade em Olaria

Entre os dias 19 e 21 de maio, Viana do Alentejo volta a receber o Festival de Ilustração e Criatividade em Olaria (FICO), que decorrerá entre a Praça da República e o Castelo.
Ao longo de três dias, o centro da vila contará com diversas atividades, nomeadamente a inauguração da exposição “Padrão e Natureza” de Helena Garcia, animação musical com Nuno Rainha e Luís Simenta, concerto com Samuel Quedas, preparação e abertura do forno de papel, animação de rua e recriação histórica do pisar do barro, com destaque para as tasquinhas e o concerto de Carolina Deslandes, no Castelo, integrado no Festival Alentejo Encantado, da AMCAL.

Desde dia 15 de maio que está a decorrer a terceira residência artística TASCO em Viana do Alentejo, nas oficinas da família de oleiros Feliciano Agostinho, juntando criativos portugueses. Sob a direção artística da VICARA e produção da Passa ao Futuro, esta terceira residência de produção de peças cerâmicas pretende proporcionar o encontro entre duas realidades e práticas artísticas, as da olaria tradicional e a do design gráfico e ilustração contemporâneos.

Organizada pelo Município de Viana do Alentejo em parceria com VICARA Design, a iniciativa conta com o apoio da Junta de Freguesia local e da Direção Regional de
Cultura do Alentejo.

 

 

Continuar a ler
Publicidade

Agenda

Festival Terras sem Sombra em Montemor-o-Novo

Hoje e amanhã

Publicado

em

Montemor-o-Novo

Festival Terras sem Sombra

Festival Terras sem Sombra no concelho de Montemor-o-Novo, a 9 e 10 de Dezembro.

Do programa, destaca-se o concerto na Igreja da Misericórdia intitulado “L’Arte Gentile e l’Armonia Splendida: A Música Renascentista em Itália na Época de Signorelli e Perugino”, peloEnsemble Micrologus.

Em Montemor-o-Novo, merece destaque também o programa de Património Cultural e de Biodiversidade:

· Actividade dedicada ao Património, a 9 de Dezembro, propõe um périplo por praças e artérias da vila, numa viagem entre os séculos XV e XXI: “Tesouros Escondidos à Vista de Todos: Artes Decorativas no Centro Histórico da Cidade – Montemor-o-Novo”

· Acção sobre a preservação dos ambientes naturais convida a conhecer, a 10 de Dezembro, a notável biodiversidade da freguesia de Cabrela, “Um Sítio Classificado a Descobrir”

Continuar a ler

Artes

Tesouro encontrado nas muralhas de Évora.(vídeo)

Moedas vão ser entregues à Direcção Regional de Cultura do Alentejo

Publicado

em

Évora

Tesouro encontrado

Um mealheiro de barro com 11 moedas em bronze do século XVI foi encontrado em Évora.

O achado foi descrito à TDS por Ricardo Sarmento, da Divisão de Cultura e Património da Câmara de Évora,

O mealheiro e as moedas foram encontrados durante as obras de reabilitação de um troço da muralha medieval de Évora.

Continuar a ler

Artes

Alentejano de Alter do Chão vence Prémio Camões

Júri destaca obra de João Barrento relevante e singular em que avultam o ensaio e a tradução literária

Publicado

em

Foto: Jornal Nota

João Barrento vence

Prémio Camões 2023

No seguimento da reunião do júri da 35.a edição do Prémio Camões, que decorreu no dia 10 de outubro, o ministro da Cultura anuncia que o Prémio Camões 2023 foi atribuído a João Barrento.

Segundo o júri, “João Barrento foi reconhecido pelo júri como autor de uma obra relevante e singular em que avultam o ensaio e a tradução literária. Em particular, as suas traduções de literatura de língua alemã, que vão da idade média à época contemporânea, e em todos os géneros literários, formam o mais consistente corpo de traduções literárias do nosso património cultural e constituem indubitavelmente um meio de enriquecimento da língua e de difusão em português das grandes obras da literatura mundial”.

Ensaísta e tradutor de referência, mas também crítico literário, cronista e professor, o ministro da Cultura considera João Barrento “um dos pensadores mais acutilantes da arte e da cultura em Portugal. O ensaio é o registo literário em que mais se tem empenhado, forma privilegiada de pensar livremente a sua relação com o mundo.

Merece também destaque a sua ação enquanto dinamizador do Espaço Llansol, testemunho de uma generosa dedicação, a mesma que se reflete nas indispensáveis traduções que têm dado a conhecer, em língua portuguesa, a obra de autores tão diversos quanto Hölderlin, Goethe, Walter Benjamin ou Paul Celan”.

Nota biográfica
Professor, Crítico, Ensaísta e Tradutor, João Barrento nasceu a 26 de abril de 1940 em Alter do Chão. Licenciou-se em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e publicou diversos livros de ensaio, crítica literária e crónica. Foi professor nas áreas de Literatura Alemã e Comparada e de História e Teoria da Tradução na Universidade Nova de Lisboa (1986-2002). Traduziu literatura de língua alemã, do século XVII à atualidade.

Sobre o Prémio Camões

O Prémio Camões, instituído por Portugal e pelo Brasil em 1989, é o maior prémio de prestígio da língua portuguesa. Com a sua atribuição, é prestada anualmente uma homenagem à literatura em português, recaindo a escolha num escritor cuja obra contribua para a projeção e reconhecimento da língua portuguesa.

O júri da 35a edição do Prémio Camões é constituído por Abel Barros Baptista, professor catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Portugal); Isabel Cristina Mateus, professora auxiliar da Universidade do Minho (Portugal); Cleber Ranieri Ribas de Almeida, Professor associado da Universidade Federal do Piauí (UFPI) (Brasil); Deonísio da Silva, professor aposentado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (Brasil); pelos PALOP, Inocência Mata, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (São Tomé); Dionísio Bahule, professor da Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique).

O Prémio Camões foi já atribuído, por ordem cronológica, a Miguel Torga (Portugal), João Cabral de Mello Neto (Brasil), José Craveirinha (Moçambique), Vergílio Ferreira (Portugal), Rachel de Queiroz (Brasil), Jorge Amado (Brasil), José Saramago (Portugal), Eduardo Lourenço (Portugal), Pepetela (Angola), António Cândido (Brasil), Sophia de Mello Breyner Andresen (Portugal), Autran Dourado (Brasil), Eugénio de Andrade (Portugal), Maria Velho da Costa (Portugal), Rubem Fonseca (Brasil), Agustina Bessa-Luís (Portugal), Lygia Fagundes Telles (Brasil), Luandino Vieira – recusado (Angola), António Lobo Antunes (Portugal), João Ubaldo Ribeiro (Brasil), Arménio Vieira (Cabo Verde), Ferreira Gullar (Brasil), Manuel António Pina (Portugal), Dalton Trevisan (Brasil), Mia Couto (Moçambique), Alberto da Costa e Silva (Brasil), Hélia Correia (Portugal), Radouan Nassar (Brasil), Manuel Alegre (Portugal), Germano Almeida (Cabo Verde), Chico Buarque (Brasil), Vítor de Aguiar e Silva (Portugal), Paulina Chiziane (Moçambique), Silviano Santiago (Brasil).

Continuar a ler

Artes

António Oliveira Tavares – A cor aos olhos de quem vê

Se o escritor Gabriel García Márquez ainda fosse vivo diria que as obras do artista plástico António Oliveira Tavares representam a sua célebre frase – Largos dias têm cem anos.

Publicado

em

Antonio Oliveira Tavares, Pintor Plástico

António Oliveira Tavares – A cor aos olhos de quem vê

Se o escritor Gabriel García Márquez ainda fosse vivo diria que as obras do artista plástico António Oliveira Tavares representam a sua célebre frase – Largos dias têm cem anos. Para apreciar uma obra de arte é preciso tempo e António coloca nas mãos dos seus interlocutores o poder de as interpretar sem imediatismo. Expressa uma pintura abstrata e compara esta forma de trabalhar a tela com o ato de ouvir música clássica. Confere aos espectadores uma viagem pelos seus quadros e dá-lhes a possibilidade de fazerem a sua própria análise. No seu dia a dia, António tem como inspiração o pai do impressionismo, Claude Monet, pela relação que este estabelece com a natureza e ainda Wassily Kandinsky, pioneiro do movimento abstracionista, onde a realidade é subjetiva. A TDS foi ao encontro do artista que nasceu em Lisboa, mas que hoje vive em Borba, no meio de um verde contagiante.

É precisamente numa galeria de artes, em Évora, que encontramos António Oliveira Tavares. Atrás de si os seus quadros coloridos e a presente mostra representa uma exposição sobre a natureza, mais concretamente as árvores. Nasceu na capital portuguesa, corria o ano de 1961, passou a sua infância no Brazil, e viveu e trabalhou em cidades como Paris e Bruxelas. “Fiz aquelas peregrinações das galerias e museus. Estive muitas vezes no Palácio do Louvre e no Museu D´Orsay”, diz-nos. Numa viagem ao passado, o artista plástico frequentou o 4º ano do curso de Engenharia do Instituto Superior Técnico de Lisboa, o curso de Desenho e o curso de História e Arte na Sociedade Nacional de Belas-Artes. No seu currículo, contam referencias na exposição “George de La tour”, no Museu da Arte Ocidental, em Tóquio, no Japão, a ilustração do livro de poesia “A Gaveta de Baixo”, entre outras referências.

A COR

Com a arte nas mãos, e as telas em branco como pano de fundo, o artista plástico já pinta há cerca de 40 anos. “A minha primeira coletiva foi em 1982, já a primeira individual foi em 1988”. Uma caminhada que já vai longa e que tem sido marcada por uma assinatura própria. “Eu vivi no Brasil, a minha infância não foi cá. A minha referência de cor não é portuguesa, são trópicos. O verde é intenso, o amarelo é intenso, o azul é intenso”, confessa. Ainda com o foco na sua linha cronológica, António Oliveira relata que quando era mais novo elaborava uma pintura mais impressionista, com verdes mais calmos, “mas quanto mais me vou soltando na vida mais faço movimentos esfuziantes de cor e movimento”, atira sem relembrar “que não há um quadro mais colorido, ou menos colorido, são todos intensos”.

AOS OLHOS DE QUEM VÊ

A mensagem é um reflexo delas próprias, é como um espelho, tu olhas para o espelho, o que é que tu vês?, explica-nos. Para entender a objetividade da pintura abstrata é preciso recuar no tempo. Nasceu no início do século XX e é uma forma de arte isenta de objetividade mas que usa formas, cores, texturas e marcas gestuais para determinar o seu fim. “Um quadro é um pouco isto, a pessoa vai buscar qualquer coisa que fala consigo”, refere. Imbuídos no espirito abstracto quisemos perguntar ao artista se o facto de explorar esta vertente não causa dificuldade aos olhos de quem vê. A resposta não se fez esperar. “Eu acho que em geral as pessoas têm dificuldades em a interpretar. A pintura abstrata tem muito a ver com música clássica, mas mesmo ouvir música clássica implica uma aprendizagem. A primeira vez que ouvi uma composição de Mozart achei um horror, passado alguns anos já se tornou um vício para mim”, realça. Numa sociedade cada vez mais a pensar no momento, em que tudo tem que ser rápido, o autor convida as pessoas a seguir a cor e a linha das obras. “Há a visão de perto, a visão a dois palmos, e a visão a três metros. É um conjunto de sensações, mas é um processo de introspecção. Têm que fazer essa viagem”, remata.

Para terminar esta viagem, o artista português conta-nos que a sua paleta de inspiração a nível de inspiração é muita vasta.
“Uma figura como é o Monet, o colorido e a liberdade da pincelada dele. Diego Velázquez também foi um pintor espanhol que inspirou algumas das minhas obras. Tem um gesto que é espantosamente livre, é preciso ver o quadro de perto para perceber. Rembrandt foi um pintor e gravurista holandês. Por fim, Kandinsky, artista plástico russo, gosto da parte dos desenhos e o colorido, a parte geométrica já não acho piada.

A conversa termina e a exposição continua. António Oliveira Tavares fez-nos viajar nas suas obras e ainda nos confessou que gostava de ter mais obras, em espaço público, para que as pessoas possam usufruir delas.

Continuar a ler

Artes

14 anos de Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor

Iniciativas a decorrer este fim de semana.

Publicado

em

14 anos

Centro de Artes e Cultura

O Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor está a assinalar os seus 14 anos de vida.

As comemorações estão a decorrer este fim de semana.

Para hoje ainda pode assistir ao concerto ‘Ouvir com sentidos’ pela Camerata Atlântica com início às 17h.

Às 18h um outro concerto: ‘Med Luso 7Sóis Band’ pela Residência Artística.

Nesta altura está a decorrer a inauguração da exposição Retrospetiva ‘Escolas de Cor’ de Sofia Areal. (foto)

Veja AQUI 

Continuar a ler

Artes

Festifolk já começou em Ponte de Sor (Reportagem vídeo)

O ponto alto é dia 29, pelas 21h30, com a Gala de Encerramento, no Anfiteatro da Zona Ribeirinha.

Publicado

em

Ponte de Sor

Partilha de culturas e de tradições entre sete países de três continentes é o principal objetivo deste festival.

O evento é organizado pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Ponte de Sor em parceria com o Município de Ponte de Sor e as Juntas de Freguesia do concelho.

Continuar a ler

Artes

FestiFolk, Festival Internacional de Folclore de Ponte de Sor (c/fotos)

Partilha de culturas e de tradições entre sete países de três continentes vão pôr o concelho de Ponte de Sor a dançar

Publicado

em

Ponte de Sor

O principal propósito do evento é a partilha de culturas e de tradições

O concelho de Ponte de Sor volta a acolher mais uma edição do FestiFolk, Festival Internacional de Folclore, que se realiza até 29 de julho e reúne grupos originários de sete países, representando três continentes. O evento é organizado pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Ponte de Sor em parceria com o Município de Ponte de Sor e as Juntas de Freguesia do concelho.

O principal propósito do evento é a partilha de culturas e de tradições de diferentes pontos do mundo com espetáculos gratuitos em todas as freguesias do concelho de Ponte de Sor. Participam grupos da Índia, Bolívia, Geórgia, México, Bósnia e Colômbia e o grupo anfitrião em representação de Portugal.

O ponto alto do evento está aprazado para o dia 29, pelas 21h30, com a Gala de Encerramento, no Anfiteatro da Zona Ribeirinha.

Continuar a ler

Agenda

‘Andanças’ começa esta quinta, em Campinho.

Entrevista com Joana Ricardo, da Associação PédeXumbo, organizadora do Festival.

Publicado

em

Festival Andanças de 27 a 30 de julho

“… todos os caminhos rumam ao Campinho”

De 27 a 30 de julho, todos os caminhos rumam ao Campinho, Reguengos de Monsaraz, para um festival da dança, da partilha e das famílias Mais sombras, mais espaços de água e de descanso, um campismo “melhor preparado” e a “receita” de sempre: momentos de dança e de música, de partilha e de celebração da vida. Aí está o Andanças, a decorrer entre os dias 27 e 30 de julho.

Joana Ricardo, da Associação PédeXumbo, organizadora do Festival, destaca o facto de o Andanças ter recebido este ano o selo de “Festival + Acessível”, atribuído pelo Turismo de Portugal e pelo Instituto Nacional de Reabilitação.

O que podemos esperar desta edição do Andanças?

Tanta coisa… para já, serão quatro dias de programação intensa numa localidade, Campinho, cheia de vontade de receber os participantes no festival. Temos estado no terreno e já só se fala nisso, do momento em que o espírito do Festival chega à aldeia. Portanto, podemos esperar quatro dias de muita alegria, muita partilha e uma comunidade de braços abertos para receber as pessoas. Também podemos esperar um Festival ainda melhor preparado que a edição anterior, já é o segundo ano neste local, teremos mais sombras, mais pontos de água, mais espaços de descanso, um campismo melhor preparado e áreas mais bem pensadas. E recebemos este ano o selo de “Festival + Acessível”, que premeia os festivais que apresentem condições de acessibilidade para todos os que tenham mobilidade condicionada. Temos também uma aposta nas questões da sustentabilidade e das boas práticas ambientais, às quais já habituámos os participantes.

A programação começa logo pela manhã.

Começa, todos os dias, com oficinas de relaxamento. Depois, teremos oficinas de danças nos palcos principais, os bailes, todas as noites, muitos concertos, bastantes arruadas, muitas delas com bandas desta região, muitas propostas feitas pela comunidade local, tanto de manualidades como de oficinas de instrumentos ou música. No lavadouro de Campinho teremos várias oficinas de saber-fazer e, ao final da tarde, este será também o espaço para concertos intimistas. Haverá muita oferta de momentos de dj set, com várias propostas, muitas delas que misturam eletrónica com música folk.

Mantêm-se as tasquinhas?

Claro, junto ao recinto principal que volta a ser no parque de feiras de Campinho. Cá em cima, na praça dos cafés, voltamos a ter o mercadinho Andanças com várias propostas de artesanato. Estamos mais bem preparados e muito ansiosos por receber as pessoas nestes quatro dias.

O que destaca da programação?

Não funcionamos com essa lógica de destaque, não temos cabeças de cartaz, mas fico muito contente por poder dizer que as pessoas vão ao Andanças, por vários motivos, mas muito por poder dançar e aprender a dançar. Teremos cerca de 20 danças para as pessoas aprenderem, danças do mundo inteiro, de Cabo Verde, afro-brasileiras, galegas, europeias, danças orientais, o folclore, que também é um clássico no Andanças, o Bollywood, outro clássico… de Portugal, vamos ter as famosas Chamarritas dos Açores, danças de Porto de Mós, fado dançado e as valsas mandadas, oficinas sempre muito concorridas.

Em que medida é que esta é uma experiência única?

O Andanças é uma experiência única há 25 edições. Há muitas famílias que nasceram no Andanças, casais que se conheceram no Andanças, que tiveram filhos e estes filhos já vão ao Andanças… é uma experiência que se vive em família. Estamos a falar de uma programação muito forte em dança, movimento artístico e social bastante inclusivo, portanto, quem vai uma vez volta sempre e, por vezes, até faz família e amigos neste festival. Acontecendo numa malha urbana, dentro de uma aldeia, digo que ir ao Andanças é também abraçar o Campinho e uma região, que é isolada, e que fica muito feliz por receber estes quatro dias de
agitação e de partilha de culturas, de saberes e de vivências na comunidade.

A sustentabilidade continua a ser uma aposta. De que forma?

A dose certa do Andanças, uma prática na cantina em que incentivamos os participantes a escolherem apenas a quantidade que vão comer, foi considerada uma prática exemplar pelo Fórum Europeu contra o Desperdício Alimentar. É uma das medidas mais importantes, para além da separação de todo o lixo, todos os resíduos são separados, temos uma equipa só para cuidar na reciclagem e recolha de resíduos. Vamos voltar a ter a nossa caneca Andanças, que pode ser comprada ou requisitada, não temos descartáveis, tentamos poupar tanta água como possível, adquirimos produtos alimentares regionais, entre muitas outras medidas de sustentabilidade do nosso Festival.

Continuar a ler

Agenda

Companhia Nacional de Bailado hoje em Évora

“symphony of sorrows/ Cantata”, espetáculo que reúne duas obras contemporâneas do repertório da CNB: Symphony of sorrows, do coreógrafo e Primeiro Bailarino da CNB, Miguel Ramalho.

Publicado

em

O TEATRO GARCIA DE RESENDE

ESPETÁCULO DA COMPANHIA NACIONAL DE BAILADO

Esta quarta-feira, dia 12, às 21h30, o Teatro Garcia de Resende em Évora recebe a Companhia Nacional de Bailado para apresentação de “symphony of sorrows/ Cantata”, espetáculo que reúne duas obras contemporâneas do repertório da CNB: symphony of sorrows, do coreógrafo e Primeiro Bailarino da CNB, Miguel Ramalho, com música de Henryk Gorecki, e Cantata, do coreógrafo italiano Mauro Bigonzetti, com música tradicional italiana.

Um programa que junta dois coreógrafos que, com abordagens e ambientes distintos, propõem obras que trabalham sobre o coletivo.

SYMPHONY OF SORROWS, a primeira peça, desenvolve-se num ambiente denso, soturno, no qual o coletivo revela ser a força de superação dos caminhos, por vezes tortuosos, da humanidade.

CANTATA reflete tradições populares e musicais italianas, uma espécie de festa comunitária italiana onde a música é o elemento inspirador, contagiando bailarinos e público. É uma coreografia plena de cores vibrantes, típicas do sul de Itália.

A Companhia Nacional de Bailado apresenta assim o último programa antes das obras de requalificação do Teatro Camões em Lisboa, casa da CNB, cuja reabertura esta prevista para março de 2024.“symphony of sorrows/ Cantata” é uma produção da Companhia Nacional de Bailado e a interpretação está a cargo dos Bailarinos e Bailarinas da CNB.

Os bilhetes encontram-se disponíveis na bilheteira física do teatro e na bilheteira online bol.pt.

Continuar a ler

Artes

Beringel atribui o nome de Linda de Suza ao Centro Cultural.

Linda de Suza ficará para sempre associada a “Mala de Cartão” e à de vila de Beringel. A sua história foi adaptada à televisão em 1988 numa minissérie intitulada “Mala de Cartão”.

Publicado

em

Beringel, Beja

Linda de Suza era natural de Beringel

A decisão foi aprovada por unanimidade numa proposta do executivo da Junta de Freguesia em atribuir o nome de Linda de Suza ao Centro Cultural de Beringel.

Teolinda Joaquina de Sousa Lança, conhecida internacionalmente por Linda de Suza, nasceu em Beringel, a 22 de Fevereiro de 1948 e emigrou para França em 1970, atravessando a fronteira ‘a salto’, para fugir das enormes dificuldades económicas vividas em Portugal, tal como o fizeram muitos conterrâneos não só da freguesia de Beringel, assim como de todo o país.

Linda de Suza era uma voz incontornável da cultura lusófona e da comunidade portuguesa, esgotando sucessivas vezes o Olympia de Paris. A cantora beringelense entre finais da década de 70 e durante a de 80, era uma referência de popularidade em Portugal e França, sendo uma presença muito assídua nas estações de televisão portuguesas e gaulesas.

Linda de Suza gravou cerca de 33 singles e de 17 LP’s, esmagadoramente edições francesas. De salientar que foram vendidos mais de 40 milhões de discos em todo o Mundo.

Canções como ‘La Symphonie du Portugal’ ou ainda ‘L’étrangère’, entre tantas outras da sua vasta discografia, são canções emblemáticas em que facilmente os portugueses em França se reviam pela forma aberta e sem complexos como afirmava a sua condição de emigrante, a sua luta, os seus sonhos e, sempre, a sua ligação ao país, com saudade. O facto de cantar em francês foi uma forma de afirmação perante o país de acolhimento muito importante e a voz pública de todos os portugueses.

A Linda de Suza ficará para sempre associada a “Mala de Cartão” e à de vila de Beringel. A sua história foi adaptada à televisão em 1988 numa minissérie intitulada “Mala de Cartão”.

Linda de Suza fica na nossa memória como exemplo de determinação e conquista. Foi um ícone francês da imigração portuguesa e, portanto, um ícone de Portugal.

De forma a homenagear e imortalizar Linda de Suza, por tudo o que ele simbolizou para a comunidade emigrante, por dar a conhecer o nome de Beringel ao mundo, o executivo da Junta de Freguesia de Beringel, propôs a atribuição do nome de Linda de Suza ao Centro Cultural de Beringel, e que foi aprovada por unanimidade.

Para além de atribuir o nome de Linda de Suza ao Centro Cultural de Beringel, o executivo da Junta de freguesia pretende criar nesse espaço uma exposição permanente sobre a cantora nascida em Beringel, de forma a que todos os que visitem a freguesia possam conhecer a sua história.

A cerimónia de atribuição do nome ao Centro Cultural e a respectiva homenagem a Linda de Suza será anunciado em breve.

Continuar a ler
Dezembro 2023
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Política2 semanas atrás

Autarcas de Évora com Pedro Nuno Santos

Apresentação do programa de candidatura à liderança do partido

Acidentes2 semanas atrás

5 feridos em colisão entre 3 veículos

Feridos transferidos para o hospital de Beja

Autarquias2 semanas atrás

Odemira celebra dia internacional da cidade educadora

Este ano dedicado ao tema “A cultura, fonte de criação e de aprendizagem na Cidade Educadora”

destaque2 semanas atrás

Novo Posto da GNR de Poceirão vai avançar

O Contrato de Cooperação Interadministrativo para a construção do novo Posto Territorial da GNR de Poceirão, no valor de 1.494.537,63€...

Futebol2 semanas atrás

Serpa eliminado da Taça. O Elvas joga amanhã com o Santa Clara.

4ªeliminatória da competição.

ALCÁCER DO SAL2 semanas atrás

Concerto de Natal em Alcácer do Sal

O Coral Almira de Alcácer do Sal, com a presença especial de João Mendoza e com direção do Maestro Fernando...

Desportos2 semanas atrás

Aluno do IPBeja conquista o título de Campeão Nacional Universitário de Kickboxing Light Kick.

Foi na qualidade de estudante do IPBeja que se apresentou no CNU de Kickboxing na categoria light kick

GNR2 semanas atrás

Operação “Comércio Seguro 2023” arranca hoje

Comércio Seguro 2023 Operação “Comércio Seguro 2023” arranca hoje Com o Natal à porta e a corrida desenfreada às compras,...

Crime2 semanas atrás

Famílias continuam concentradas junto ao Tribunal de Beja

Medidas de coação só serão anunciadas nos próximos dias.

SERPA2 semanas atrás

Piscina Coberta de Serpa encerra depois de ser detetada a presença da bactéria Legionella

Não existem pessoas infetatadas

REGUENGOS DE MONSARAZ2 semanas atrás

Reguengos de Monsaraz vai ter um novo centro dedicado ao vinho e à vinha

Reguengos de Monsaraz Reguengos de Monsaraz vai ter um novo centro dedicado ao vinho e à vinha O objetivo é...

Crime2 semanas atrás

Tribunal de Beja interroga hoje 20 indiciados de tráfico humano (veja galeria de imagens)

Detidos são ouvidos hoje em Beja

Crime2 semanas atrás

Detidos por tráfico de imigrantes foram identificados no Tribunal de Cuba (veja as imagens)

Hoje começam os interrogatórios no Tribunal de Beja

BEJA3 semanas atrás

Jogo ilegal no Alentejo: ASAE deteve cinco pessoas e apreendeu 156 máquinas

Jogo ilegal no Alentejo Jogo ilegal no Alentejo: ASAE deteve cinco pessoas e apreendeu 156 máquinas A Autoridade de Segurança...

Sociedade3 semanas atrás

Desemprego volta a aumentar no mês de outubro, região do Alentejo não é excepção

Desemprego volta a aumentar Desemprego volta a aumentar em Outubro, Alentejo não é excepção O desemprego em Portugal voltou a...

Policias3 semanas atrás

IGAI realiza hoje em Évora ação sobre discriminação nas polícias. (PSP e GNR)

Ação a nível nacional. Em causa vão estar os 22 distritos que abrangem um total de 880 comandantes de posto...

Agenda3 semanas atrás

Évora tem o 1º Festival Internacional de Orgão com 11 concertos.

25 NOV. sáb. 18H00 S. FRANCISCO 4 ÓRGÃOS: João Vaz, Sérgio Silva, André Ferreira e Beatriz Resendes :: CAPELLA DE...

Acidentes3 semanas atrás

Despiste faz 5 feridos entre eles uma criança de 2 anos.

Todos os feridos considerados 'feridos leves'

Sociedade3 semanas atrás

Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo 2024 já mexe

Reunião serviu para começar a traçar um plano de organização para a próxima Romaria a Cavalo Moita -Viana do Alentejo.

Mora3 semanas atrás

Mora adquire veículo anfíbio de limpeza aquática para combater os jacintos-de-água

Trata-se de um projeto com o valor global de 150 675,00€, cujo financiamento corresponde a 100 000,00€.

Crime2 semanas atrás

Detidos por tráfico de imigrantes foram identificados no Tribunal de Cuba (veja as imagens)

Música3 semanas atrás

Morreu a ‘menina’ de ‘Chamar a música’.

Rádio e TV1 mês atrás

Ana Guiomar faz de esposa do comendador na série “Sr.Rui-um homem do povo.”

destaque1 mês atrás

‘É um orgulho para Nós’, diz Luís Rosinha sobre série ‘Sr.Rui-um homem do povo’

MONTEMOR-O-NOVO1 mês atrás

Podia ter marcado golo mas preferiu ajudar o adversário. Roberto Carlos vence troféu “Ética Desportiva”

Artes1 mês atrás

Tesouro encontrado nas muralhas de Évora.(vídeo)

BEJA2 meses atrás

Agressões graves em Beja com a comunidade Indiana(vídeo)

MONTEMOR-O-NOVO3 meses atrás

Joaquim Capoulas quer um Ministério da Agricultura com peso político (Video)

Últimas5 meses atrás

Cavalos à solta em Évora provocam perigo.

Crime5 meses atrás

Exposição dos 50 anos do Expresso vandalizada em Évora(veja vídeo)

Desportos5 meses atrás

Falé entrou mas não conseguiu a reviravolta.

Religião5 meses atrás

JMJ | Arquidiocese de Évora acolhe cerca de 7500 jovens

MARVÃO5 meses atrás

Marvão e Vila Viçosa finalmente com biblioteca (video)

Incêndios5 meses atrás

Fábrica a arder em Ermidas-Sado..

PONTE DE SOR5 meses atrás

João Galamba pede o apoio de todos os aeródromos ao novo aeroporto.(vídeo)

PONTE DE SOR5 meses atrás

Já conhece o Aeródromo de Ponte de Sor? Agora com a nova Torre de controlo.(vídeo)

ALCÁCER DO SAL6 meses atrás

É preciso mais habitação, diz Vítor Proença.(vídeo)

ALCÁCER DO SAL6 meses atrás

36 mil pessoas passaram por Alcácer do Sal(vídeo)

Agricultura6 meses atrás

A agricultura no concelho de Alcácer do Sal apresentada na abertura da PIMEL(vídeo)

ALCÁCER DO SAL6 meses atrás

Ceia da Silva alerta para a necessidade de Internet de qualidade para fixar jovens. (vídeo)

Artigos recentes

Arquivo

Facebook TDS

Agenda20 horas atrás

Festival Terras sem Sombra em Montemor-o-Novo

PONTE DE SOR3 dias atrás

Natal Iluminado chega a Ponte de Sor e Montargil

Saúde7 dias atrás

Alentejo recebe 64 médicos recem especialistas.

Crime2 semanas atrás

Associado da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos foi fortemente agredido por um grupo que furtava azeitonas

Sociedade2 semanas atrás

18,1% da população residente no Alentejo está em risco de pobreza

Sociedade2 semanas atrás

Alentejo em aviso amarelo na quinta-feira devido a muita chuva.

ALCÁCER DO SAL2 semanas atrás

O Natal em Alcácer do Sal(veja programa completo)

GNR2 semanas atrás

José Luis Carneiro em Évora. Ministro assina protocolo para polícias e guardas frequentarem as cantinas da Universidade.

GNR2 semanas atrás

MAI investe 5,2M€ entre eles está o novo posto da GNR de Poceirão

Agenda2 semanas atrás

Concerto de Natal em Redondo

Alvito2 semanas atrás

5ª edição da Corrida Viana–a–par–de–Alvito a 14 de janeiro

ODEMIRA2 semanas atrás

Odemira volta a homenagear atletas e clubes

Agricultura2 semanas atrás

Ministra da Agricultura em Portalegre

BEJA2 semanas atrás

Ovibeja faz 40 anos sob o lema “40 anos de associativismo”

BEJA2 semanas atrás

ASAE distribui vestuário no Alentejo

Crime2 semanas atrás

Três detidas por contrafação de roupa

BEJA2 semanas atrás

Homem de 47 anos a ser procurado nas margens do Guadiana

Desportos2 semanas atrás

O Elvas eliminado na Taça de Portugal

Desportos2 semanas atrás

‘O Elvas’ obriga Santa Clara a prolongamento

Política2 semanas atrás

Autarcas de Évora com Pedro Nuno Santos

Acidentes2 semanas atrás

5 feridos em colisão entre 3 veículos

Autarquias2 semanas atrás

Odemira celebra dia internacional da cidade educadora

destaque2 semanas atrás

Novo Posto da GNR de Poceirão vai avançar

Futebol2 semanas atrás

Serpa eliminado da Taça. O Elvas joga amanhã com o Santa Clara.

ALCÁCER DO SAL2 semanas atrás

Concerto de Natal em Alcácer do Sal

MÉRTOLA2 semanas atrás

Mértola, foi distinguida como uma autarquia familiarmente responsável.

Desportos2 semanas atrás

Aluno do IPBeja conquista o título de Campeão Nacional Universitário de Kickboxing Light Kick.

Crime2 semanas atrás

13 dos 28 detidos ficaram em preventiva

Crime2 semanas atrás

Última hora: Ministério Público pede prisão para a maioria dos detidos da ‘operação espelho’

GNR2 semanas atrás

Operação “Comércio Seguro 2023” arranca hoje

Crime2 semanas atrás

Detidos por tráfico de imigrantes foram identificados no Tribunal de Cuba (veja as imagens)

Música3 semanas atrás

Morreu a ‘menina’ de ‘Chamar a música’.

Rádio e TV1 mês atrás

Ana Guiomar faz de esposa do comendador na série “Sr.Rui-um homem do povo.”

destaque1 mês atrás

‘É um orgulho para Nós’, diz Luís Rosinha sobre série ‘Sr.Rui-um homem do povo’

MONTEMOR-O-NOVO1 mês atrás

Podia ter marcado golo mas preferiu ajudar o adversário. Roberto Carlos vence troféu “Ética Desportiva”

Artes1 mês atrás

Tesouro encontrado nas muralhas de Évora.(vídeo)

BEJA2 meses atrás

Agressões graves em Beja com a comunidade Indiana(vídeo)

MONTEMOR-O-NOVO3 meses atrás

Joaquim Capoulas quer um Ministério da Agricultura com peso político (Video)

Últimas5 meses atrás

Cavalos à solta em Évora provocam perigo.

Crime5 meses atrás

Exposição dos 50 anos do Expresso vandalizada em Évora(veja vídeo)

Desportos5 meses atrás

Falé entrou mas não conseguiu a reviravolta.

Religião5 meses atrás

JMJ | Arquidiocese de Évora acolhe cerca de 7500 jovens

MARVÃO5 meses atrás

Marvão e Vila Viçosa finalmente com biblioteca (video)

Incêndios5 meses atrás

Fábrica a arder em Ermidas-Sado..

PONTE DE SOR5 meses atrás

João Galamba pede o apoio de todos os aeródromos ao novo aeroporto.(vídeo)

PONTE DE SOR5 meses atrás

Já conhece o Aeródromo de Ponte de Sor? Agora com a nova Torre de controlo.(vídeo)

ALCÁCER DO SAL6 meses atrás

É preciso mais habitação, diz Vítor Proença.(vídeo)

ALCÁCER DO SAL6 meses atrás

36 mil pessoas passaram por Alcácer do Sal(vídeo)

Agricultura6 meses atrás

A agricultura no concelho de Alcácer do Sal apresentada na abertura da PIMEL(vídeo)

ALCÁCER DO SAL6 meses atrás

Ceia da Silva alerta para a necessidade de Internet de qualidade para fixar jovens. (vídeo)

ALCÁCER DO SAL6 meses atrás

PIMEL 2023. Falta de mão de obra qualificada em Alcácer do Sal é um problema(vídeo)

Últimas6 meses atrás

Mexicano Emiliano Gamero este domingo na corrida de Gala à Antiga Portuguesa(vídeo)

ALCÁCER DO SAL6 meses atrás

Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo presente na PIMEL (Video)

ALCÁCER DO SAL6 meses atrás

Ana Sofia Cardoso presente na inauguração da PIMEL (Video)

ALCÁCER DO SAL6 meses atrás

PIMEL 2023 está oficialmente inaugurada (video)

ALCÁCER DO SAL6 meses atrás

Últimos preparativos PIMEL 2023 – Alcácer do Sal (Video)

ÉVORA6 meses atrás

Primeiro desfile LGBT+ no Alentejo com fortes medidas de segurança. (Veja imagens)

Agenda6 meses atrás

PIMEL: Vítor Proença realça espaço onde o certame se vai realizar.

Desportos6 meses atrás

Odemira dispõe de uma Estação Náutica com três polos (video)

Artes6 meses atrás

Foi apresentado o livro Histórias de Odemira para crianças (video)

Últimas

Categorias

Região

Sociedade3 semanas atrás

Universidade Sénior de Viana do Alentejo já iniciou ano letivo.

O polo de Viana do Alentejo vai ser um dos polos experimentais neste ano letivo.

Futebol3 semanas atrás

Elétrico goleia e entra na Taça Comendador António Costa a liderar

Elétrico venceu com goleada.

Sociedade3 semanas atrás

Sol, nuvens e nada de chuva. Assim vai ser esta segunda-feira.

Évora será a cidade mais fria durante a noite.

Acidentes3 semanas atrás

Acidente na A2 em Alcácer do Sal faz 6 feridos

Só um dos feridos foi transportado para o Hospital

Policias3 semanas atrás

Policia e GNR apanham 61 condutores TVDE sem contrato.

Veja mapa de irregularidades detectadas pelas autoridades.

Acidentes3 semanas atrás

VMER de Évora ‘falha’ acidente na A6. Socorro prestado pela SIV de Alcácer do Sal.

TDS tentou confirmar inoperacionalidade mas serviços não responderam.

Acidentes3 semanas atrás

Colisão na A6 em Montemor o Novo faz 3 feridos.

Acidente aconteceu cerca das 21h52

Música3 semanas atrás

MISO MUSIC com poesia em Odemira

Espetáculo de New Ópera: A Vida é Sempre Preferível ou o Monólogo do Sal para lhe Completar a Medida

ALCÁCER DO SAL3 semanas atrás

“Viver o Natal em Alcácer do Sal”

De 1 de dezembro a 6 de janeiro de 2024

BEJA3 semanas atrás

IPBeja apresenta exposição de ilustração de Hélder Oliveira

Na exposição, que foi inaugurada a 7 de novembro, além destas imagens criadas para o IPBeja, podem, também, ser apreciados outros...

BEJA3 semanas atrás

Dois alunos de Solicitadoria do IPBeja com as melhores médias do país no exame final do estágio

Num universo de 491 alunos de todo o país, se submeteram à prova escrita do exame final de estágio para solicitadores...

Acidentes3 semanas atrás

Acidente grave em Pegões faz 1 morto e 8 feridos. EN4 está cortada.

Feridos a ser assistidos no local.

FUTSAL3 semanas atrás

Cabeçada, agressões e invasão de campo em jogo de Futsal(veja imagens)

Tudo num jogo de juniores do distrital de Évora.

PORTALEGRE3 semanas atrás

“Vinhos de Altitude – Serra de São Mamede” regressa a Portalegre.

Com base nos aromas e na notabilidade dos vinhos de altitude, esta mostra assume o Enoturismo como produto estratégico, na...

Economia3 semanas atrás

Orçamento de Estado: conheça todos os detalhes.

Conheça tudo o que muda no próximo OE24.

Agenda3 semanas atrás

“Manifesto Nada” em Odemira.

Este sábado com entradas gratuitas.

Crime3 semanas atrás

Buscas da PJ em Cuba para encontrar grávida

Mulher continua desaparecida.

Economia3 semanas atrás

98,9 milhões de euros para o Litoral Alentejano

Visando atenuar os impactos sociais, económicos e ambientais decorrentes da transição para as metas energéticas e climática.

MONTEMOR-O-NOVO3 semanas atrás

Utentes da Cercimor foram graffitar (veja fotos)

Este foi um projeto da Terras Dentro, dinamizado por Nuno Marques que foi desafiando os utentes da Cercimor e da...

BEJA3 semanas atrás

PSP de Beja: cão de raça roubado em agosto foi recuperado.

Ilícitos criminais e contraordenacionais, no período entre 27 de outubro e 14 de novembro

ÉVORA4 semanas atrás

11ª Iniciativa do Estendal Solidário está de volta a Évora com um lado sustentável

Estendal Solidário Iniciativa Estendal Solidário está de volta a Évora É uma iniciativa feita pela Santa Casa da Misericórdia de...

MÉRTOLA4 semanas atrás

Município de Mértola investe 80 mil euros para recuperar coelho-bravo e lebre ibérica

Mértola Município de Mértola investe 80 mil euros para recuperar coelho-bravo e lebre ibérica Em parceria com uma empresa especializada...

BEJA4 semanas atrás

Bolsa de Novos Talentos da Gulbenkian atribuída a alunos naturais de Évora e Beja

Bolsa de Novos Talentos da Gulbenkian Bolsa de Novos Talentos da Gulbenkian atribuída a alunos de Évora e Beja Dois...

destaque4 semanas atrás

Alentejo 2024 – Vai ser a única região do país dividida em Unidades Locais de Saúde

Alentejo 2024, Alentejo 2024 – Vai ser a única região do país dividida em Unidades Locais de Saúde É já...

MONFORTE4 semanas atrás

Prisão preventiva para homem por violência doméstica contra 2 mulheres.

Caso aconteceu em Monforte

PONTE DE SOR4 semanas atrás

Avioneta da escola Sevenair despistou-se em Ponte de Sor.

Veja vídeo da escola Sevenair Academy.

ODEMIRA4 semanas atrás

Comité de Acompanhamento do Alentejo 2030 reúne em Sabóia, Odemira

Reunião Comité de Acompanhamento do Alentejo 2030

ÉVORA1 mês atrás

Salvaguarda e valorização do Cromeleque dos Almendres 

Sendo essencial para a solidez de implantação dos menires, é importante que este processo seja bem-sucedido, pelo que continuará a ser...

Sociedade1 mês atrás

Viana do Alentejo participou no Training Course na Bulgária

O Município de Viana é membro efetivo da Rede Europeia de Sítios da Paz, juntamente com Évora Monte, desde 2017.

Sociedade1 mês atrás

Três detidos em operação especial de prevenção criminal

Os detidos foram presentes, no dia 6 de novembro, no Tribunal Judicial de Montemor-o-Novo para aplicação das medidas de coação.

Autarquias1 mês atrás

Nuno Mascarenhas passa a noite na PSP de Moscavide

É um dos 5 detidos na investigação que provocou a demissão de António Costa.

ÉVORA1 mês atrás

Urgência Pediátrica do Hospital de Évora encerrada durante a noite até domingo

Durante aquele período (das 21h00 às 09h00), o Serviço de Urgência Pediátrica continuará a funcionar para garantir a resposta às situações...

Crime1 mês atrás

Jovem de 21 anos detido por posse de arma proibida

Na freguesia de Santiago Maior, no concelho de Alandroal.

Crime1 mês atrás

GNR de Ponte de Sor recuperou 100 quilos de azeitona furtada.

O suspeito, um homem de 40 anos, foi identificado e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Ponte de...

MONTEMOR-O-NOVO1 mês atrás

Banda do Exército esta sexta-feira em Montemor-o-Novo

Iniciativa inserida no âmbito das Comemorações da Arma de Artilharia e do Regimento de Artilharia N.º 5, sediado em Vendas...

Rádio e TV1 mês atrás

Oiça a rádio TDS na internet

Entrada provisória

Religião1 mês atrás

Alter do Chão, Crato e Fronteira despedem-se do padre Rui Rodrigues

Após a última celebração terá lugar almoço e tarde de convívio .

ÉVORA1 mês atrás

Urgências de Évora a ‘meio gás’ até 12 de novembro. Veja alterações.

Cirurgia geral e medicina interna sem funcionarem durante a noite.

ELVAS1 mês atrás

Criança de 13 anos faleceu à porta da escola, em Elvas.

O menino terá assistido a briga entre várias crianças.

Sociedade1 mês atrás

Festival Internacional de Balões de Ar Quente já começou.

A 26ª edição promete colorir os céus alentejanos, onde a população poderá viver a inesquecível experiência de voar.

x
error: O conteúdo está protegido!!