ÉVORA
Casa-Atelier João Cutileiro abre ao público
A Casa-Atelier João Cutileiro, atualmente em conservação e integrada no legado deixado pelo escultor ao Estado Português, abre pela primeira vez ao público com a exposição “
Casa-Atelier João Cutileiro abre ao público pela primeira vez com exposição inédita
“A CASA – fotografia de Margarida Lagarto”
A casa onde João Cutileiro viveu e trabalhou durante quase 40 anos, em Évora, inaugura a sua programação com uma exposição, criada para Évora_27 – Capital Europeia da Cultura, que reúne fotografias de Margarida Lagarto, companheira do artista, sobre a intimidade e a memória do escultor na cidade.
A Casa-Atelier João Cutileiro, atualmente em conservação e integrada no legado deixado pelo escultor ao Estado Português, abre pela primeira vez ao público com a exposição “
A CASA – fotografia de Margarida Lagarto”, patente até 28 de fevereiro de 2026, que reúne imagens que condensam a intimidade e a memória de quase quatro décadas da presença de João Cutileiro em Évora, e dialogam com a história da escultura contemporânea em Portugal. As fotografias, captadas por Margarida Lagarto, companheira do escultor, revelam o espaço pessoal e criativo de João Cutileiro, convidando os visitantes a conhecer não apenas a sua obra, mas também o lugar onde foi concebida e criada.
Mais do que uma exposição de fotografia, “A CASA – fotografia de Margarida Lagarto” é um convite a imaginar e a percorrer o espaço onde João Cutileiro viveu e trabalhou: os seus recantos, ritmos, sons e silêncios. As imagens propõem uma experiência sensível, que vai além do olhar, convocando o público a habitar mentalmente a casa e a reconhecer nesse espaço um modo de pensar, criar e estar no mundo, com Vagar.
O Centro de Arte João Cutileiro é uma Associação Cultural e Criativa que nasce a partir do legado do escultor ao Estado Português, constituído pela sua Casa-Atelier, em Évora, e por um conjunto significativo de obras de escultura, desenho e fotografia, bem como pelo seu arquivo pessoal.
Valorizando a identidade de Évora como território de história e memória, o Centro de Arte João Cutileiro pretende afirmar a cidade como um polo dinâmico de criação artística contemporânea, promovendo residências artísticas, apresentações, projetos de formação e investigação artística, bem como projetos de intercâmbio internacional, numa dinâmica de apoio, dinamização e divulgação da criação artística nacional e internacional.


You must be logged in to post a comment Login