Últimas:
Fuga de amoníaco em Avis – TDS
Siga-nos

AVIS

Fuga de amoníaco em Avis

Fábrica foi evacuada e zona foi circunscrita. No local estão ainda 35 operacionais dos Bombeiros e da GNR. Fuga foi detetada a meio da manhã.

Publicado

em

Fuga de amoníaco em Avis

Dois feridos, sem gravidade, é o resultado de uma fuga de amoníaco numa empresa de Avis.

Os feridos são um bombeiro e um funcionário da empresa em causa.

Foram assistidos no local e não foi necessaria o seu transporte para uma unidade hospitalar.

A empresa de produtos agrícolas foi evacuada assim como toda a zona circundante.

No local estão 35 operacionais apoiados por 16 meios terrestres.

Continuar a ler
Publicidade

AVIS

Avis Music Series – Paisagens Sonoras 2024: 3ª Edição

Terá lugar no dia 13 de setembro, às 21h00, na Igreja do Convento de São Bento de Avis.

Publicado

em

Avis

Avis Music Series – Paisagens Sonoras 2024: 3ª Edição

A terceira edição do Avis Music Series – Paisagens Sonoras 2024 terá lugar no dia 13 de setembro, às 21h00, na Igreja do Convento de São Bento de Avis.

Com entrada gratuita, o concerto promete uma noite memorável de música sob o tema “Música e Compositores Revolucionários”. O programa de cerca de 75 minutos sem intervalo inclui obras de compositores como L. van Beethoven, Debussy, António Fragoso, Villa Lobos, Piazzolla, e Catalani, além de peças populares interpretadas pelo acordeonista Carlos Poeiras. Este concerto conta com a participação de Filipa Portela (canto), Sofia Ruivo (violino), António Leão, Vasco Dantas e Filipe Gaio Pereira (piano) e Isabel Vaz (violoncelo), sendo que alguns destes músicos são naturais de Avis ou da região do Alentejo.

Este evento, organizado pela Associação Algartes, cuja direção artística pertence a Isabel Vaz,  tem o apoio do Município de Avis, do Turismo de Portugal e da CCDR Alentejo.

Este concerto promete uma noite inesquecível, celebrando a música e a sua capacidade de revolucionar e inspirar.

Continuar a ler

AVIS

Avis manifestou-se em Portalegre

Para agravar a situação o facto de estarem longe dos principais centros e ser uma população essencialmente idosa.

Publicado

em

Portalegre

População de Avis

Uma centena de pessoas manifestaram-se esta manhã junto ao Hospital de Portalegre.

O protesto é resultado da falta de médicos no concelho de Avis.

Num concelho com mais de 4 mil habitantes existe apenas um médico efetivo a meio termo e dois em regime de prestação de serviços, sendo que um deles tem estado de licença ao longo dos últimos meses.

Atualmente os utentes dizem que nem conseguem marcar consultas.

Para agravar a situação o facto de estarem longe dos principais centros e ser uma população essencialmente idosa.

A autarquia está disponível para ceder alojamento gratuito aos médicos e foi isso que disse à administração da unidade de saude que não quis prestar declarações e impediu a entrada dos jornalistas no hospital.

Continuar a ler

AVIS

Avis vai protestar a Portalegre pela falta de médicos.

Protesto junto ao Hospital de Portalegre

Publicado

em

Avis

Manifestação pela saúde em Portalegre

Realiza-se no próximo dia 03 de julho, pelas 10h30, junto ao Hospital Distrital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, uma manifestação pela defesa do direito à saúde da população do Concelho de Avis.

Cerca de 6 meses depois do protesto realizado junto ao Centro de Saúde de Avis que mobilizou centenas de pessoas, os problemas registados ao nível dos serviços de saúde prestados pelo Serviço Nacional de Saúde no Concelho de Avis permanecem sem alterações, deixando a população sem cuidados de saúde essenciais.

A falta de médicos no Concelho de Avis continua a ser o maior problema: existe apenas um médico efetivo a meio termo e dois em regime de prestação de serviços, sendo que um deles tem estado de licença ao longo dos últimos meses.

A população do Concelho de Avis necessita de soluções urgentes no acesso aos cuidados de saúde, comprometidos quer pelo deficiente funcionamento do Centro de Saúde de Avis, quer pela falta de atendimento das populações nas Extensões nas Freguesias que, sem recursos humanos suficientes, não prestam o serviço que deveriam, ou simplesmente, continuam encerradas.

Esta ação é promovida pelo Município de Avis e pelas Freguesias/Uniões de Freguesias do Concelho, sendo assegurado o transporte dos participantes que devem inscrever-se até dia 01 de julho nas Juntas e Uniões de Freguesia do Concelho.

Continuar a ler

AVIS

Bombeiro de Avis é campeão do mundo

Equipas de combate a incêndios de todo o mundo.

Publicado

em

Avis

combate a incêndios de todo o mundo

O Avisense Duarte Mendes sagrou-se Campeão do Mundo da competição Toughest Firefighter Alive do Aramco Firefighter Challenge 2024, disputado na Arábia Saudita.

O Toughest Firefighter Alive é um evento que reúne profissionais, entusiastas e equipes de combate a incêndios de todo o mundo, e pretende mostrar as habilidades excepcionais, a bravura e o trabalho em equipa dos bombeiros, ao mesmo tempo que promove a camaradagem e a troca de conhecimento dentro da comunidade de bombeiros.

Continuar a ler

AVIS

Seis detidos em flagrante por furto de azeitona 

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Ministério Público de Fronteira.

Publicado

em

Avis

Seis detidos em flagrante por furto de azeitona 

A GNR de  Avis, deteve em flagrante seis pessoas, três homens e três mulheres, com idades compreendidas entre os 22 e 42 anos, por furto de azeitona, na localidade do Ervedal, no concelho de Avis.

No seguimento de uma denúncia a dar conta de um furto de azeitona, os militares da Guarda deslocaram-se rapidamente para o local onde surpreenderam os suspeitos no momento em que estavam a apanhar a azeitona sem autorização do proprietário, motivo que levou às suas detenções, em flagrante, bem como à apreensão do produto do furto e dos utensílios usados para perpetrar o mesmo.

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Ministério Público de Fronteira.

A GNR relembra que a colheita ou apanha de azeitona, ainda que esteja caída no chão, sem o consentimento do proprietário do olival poderá configurar crime contra o património.

Continuar a ler

AVIS

Extensão de Saúde de Benavila, Avis, vai ser construída.

A nova extensão tem um prazo de execução de 1 ano e será construída em terreno decido pela União das Freguesias de Benavila e Valongo.

Publicado

em

Benavila, Avis

Extensão de Saúde

A ULS Alto Alentejo assinou, na sede da União das Freguesias de Benavila e Valongo, com a empresa Reerguer, o Auto de Consignação da empreitada de construção da Extensão de Saúde de Benavila, no concelho de Avis.

A empreitada no valor total de 542.850,04€ (+IVA) é a primeira empreitada lançada pela ULS Alto Alentejo no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e está incluída na medida i1.07 — Construir novas unidades/polos de saúde, com necessidades de energia primária pelo menos inferiores em 20 % ao padrão NZEB, para substituir edifícios desadequados, sendo financiada a 100%.

Esta empreitada engloba a candidatura ao PRR da ULS Alto Alentejo, estando prevista, no âmbito desta medida a construção de mais 3 extensões de saúde, 2 das quais no concelho de Portalegre.

A nova extensão tem um prazo de execução de 1 ano e será construída em terreno decido pela União das Freguesias de Benavila e Valongo.

A assinatura do Auto teve a presença do Conselho de Administração da ULS Alto Alentejo, do presidente da Câmara Municipal de Avis, Nuno Silva, do presidente da União das Freguesias de Benavila e Valongo bem como dos representantes da empresa construtora, Reerguer e da Ripórtico que ficará responsável pela fiscalização da obra.

Continuar a ler

AVIS

Nove detidos por burla através de Mbway, em Avis

Tribunal de Fronteira vai aplicar medidas de coação.

Publicado

em

Avis

Nove detidos por burla através de Mbway

O Comando Territorial de Portalegre, através Núcleo de Investigação Criminal de Ponte de Sôr, deteve cinco homens e quatro mulheres, com idades compreendidas entre os 23 e 50 anos, e constituiu arguida uma mulher de 25 anos, por burla através da plataforma Mbway, no concelho de Avis.

Na sequência de uma investigação burlas através da aplicação MBWay, os militares da Guarda deram cumprimento a 16 mandados de busca, oito domiciliárias e oito em veículos, tendo sido possível apreender diverso material informático.

A ação contou com o reforço do Grupo de Intervenção Cinotécnica da Unidade de Intervenção, do Destacamento de Intervenção de Portalegre, da Secção de Informações e Investigação Criminal de Portalegre, dos Núcleos de Investigação Criminal de Elvas, Nisa e Portalegre e ainda militares dos Destacamentos Territoriais de Nisa e de Ponte de Sor.

Os detidos foram constituídos arguidos e presentes no Tribunal Judicial de Fronteira, para aplicação das medidas de coação.

Continuar a ler

Agenda

Avis: “Mulheres e Resistência”

Com a participação de Rita Rato

Publicado

em

Avis recebe iniciativa “Mulheres e Resistência”

Novas cartas portuguesas e outras lutas

No próximo dia 6 de maio, a Biblioteca Municipal José Saramago, em Avis, recebe a iniciativa “Mulheres e Resistência – Novas cartas portuguesas e outras lutas”, no âmbito da exposição homónima patente neste espaço de 25 de abril a 27 de maio.

Esta iniciativa tem início marcado para as 15h00 com a exibição do documentário “Mulheres e Resistência – Novas cartas portuguesas e outras lutas”, produzido pelo Museu do Aljube – Resistência e Liberdade e que reúne testemunhos reunidos pelo Museu desde 2015, “memórias e experiências de resistência à ditadura, e da luta pelos direitos das mulheres, ainda tão necessária e atual nos dias de hoje”.

Às 16h30 tem início “Dois dedos de conversa – Mulheres e Resistência”, que conta com a participação de Rita Rato, diretora do Museu do Aljube, e testemunhos de mulheres do Concelho de Avis sobre as vivências durante a ditadura e de luta contra o fascismo.

Recorde-se que a exposição tem por base o livro “Novas Cartas Portuguesas” da autoria de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa publicado em 1972 e cuja primeira edição foi recolhida e destruída pela Censura, dando início ao processo das “Três Marias” que reflete a luta das mulheres pelos seus direitos que ao longo dos 48 de ditadura, que contribuíram para a resistência aos fascismo e para a conquista da liberdade no nosso país.

Continuar a ler

destaque

x
error: O conteúdo está protegido!!