Porto de Sines vai ser entrada de frutas brasileiras

Estimated read time 2 min read

Porto de Sines dá os primeiros passos para a criação de um hub logístico

de frutas brasileiras

O Porto de Sines celebrou um protocolo de intenções com a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), cujos associados representam aproximadamente 80% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil.

O protocolo assinado visa desenvolver um intercâmbio de conhecimentos e experiências profissionais que enquadrem a criação em Sines de um hub logístico para entrada de frutas brasileiras no mercado ibérico e europeu. Com efeito, o Porto de Sines tem condições geográficas e operacionais que o posicionam como um local de excelência para a importação de frutas brasileiras.

Atualmente, o continente europeu é o principal destino das exportações de frutas brasileiras, que maioritariamente entram no mercado comunitário através dos portos do norte da Europa. Este protocolo de intenções pretende dar o primeiro passo para que esse fluxo logístico seja alterado, passando a utilizar o Porto de Sines principalmente, como porta de entrada no mercado ibérico.

O relacionamento entre o Porto de Sines e entidades brasileiras tem sido uma constante, não apenas pela importância daquele mercado e pelo seu potencial de crescimento mas também devido aos laços históricos e culturais existentes entre Portugal e o Brasil, que potenciam o reforço das relações comerciais já existentes.

AS MAIS IMPORTANTES DO DIA