Últimas:
Mulheres estão menos preparadas para resistir a tempestades económicas – RÁDIO TDS
Siga-nos

Sociedade

Mulheres estão menos preparadas para resistir a tempestades económicas

As mulheres portuguesas têm um bem-estar financeiro inferior ao dos homens

Publicado

em

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Mulheres estão menos preparadas para resistir a tempestades económicas

  • As mulheres portuguesas têm um bem-estar financeiro inferior ao dos homens;
  • As mulheres estão menos confiantes na sua literacia financeira do que os homens;
  • As mulheres têm menos probabilidades de pedirem um aumento salarial acima do normal do que os homens;

No Dia Internacional da Mulher, o mais recente estudo da Intrum revela uma acentuada diferença entre géneros no que diz respeito à igualdade financeira entre os consumidores europeus. Segundo o ECPR, as mulheres referem um bem-estar financeiro inferior ao dos homens e estão menos confiantes na sua literacia financeira.

Os consumidores de toda a Europa estão a sofrer o impacto da elevada inflação e do rápido aumento das taxas de juro. A crise do custo de vida põe pressão adicional sobre as mulheres. De acordo com o mais recente estudo da Intrum, as mulheres revelam ter um bem-estar financeiro inferior ao dos homens em toda a Europa com uma diferença de género significativamente crescente dentro deste campo, em comparação com o estudo realizado no período homólogo.  Em Portugal, quando questionados sobre o seu bem-estar financeiro, 24% das mulheres afirma estar significativamente pior, em comparação com 19% dos homens.

Os resultados mostram também que as mulheres inquiridas estão menos satisfeitas com o seu nível de educação financeira e que teriam menos probabilidades de responder corretamente a perguntas sobre como a inflação afeta as finanças diárias dos consumidores. Em Portugal, quando questionadas sobre o seu nível de educação financeira, 22% das mulheres afirmam ter tido educação financeira suficiente para compreender o básico, mas que tem sido insuficiente para ajudar a compreender os desafios dos últimos anos, tais como o impacto da inflação. Percentagem esta, mais elevada que a dos homens (17%).

De acordo com o Diretor-Geral da Intrum Portugal, Luís Salvaterra, “Os aspetos financeiros continuam a ser uma parte central das desigualdades de género na Europa. O nosso estudo demonstra que as mulheres estão mais preocupadas do que os homens com o impacto do aumento do custo de vida nas suas finanças quotidianas. Infelizmente, há razões para esta maior ansiedade. Com margens financeiras claramente menores, as mulheres sentem uma pressão mais forte devido ao acentuado aumento do custo de vida“.

O estudo ECPR aponta para um crescimento significativo, ano após ano, das desigualdades entre homens e mulheres, revelando que o aumento das contas tem um impacto cada vez mais negativo no bem-estar. No entanto, esta tendência é visivelmente mais acentuada entre as mulheres portuguesas, com 74% a concordar com a afirmação, em comparação com 66% dos homens.

As mulheres são menos propensas do que os homens a pedir um aumento salarial

Na sequência do aumento do custo de vida, muitos consumidores afirmam que vão mudar a forma como gastam o seu dinheiro. De acordo com o ECPR da Intrum em Portugal 77% das mulheres, em comparação com 73% dos homens afirmam que já fizeram ou planeiam fazer alterações,  para gerir o impacto da inflação e do aumento das taxas de juro. Ambos os valores substancialmente acima da média europeia 67% e 60%, respetivamente.

Olhando para a igualdade financeira de longo prazo, 82% das inquiridas portuguesas preocupam-se com o facto de não poderem ter uma reforma confortável, 16 pontos percentuais acima da média europeia (66%). Paralelamente, 75% dos inquiridos do sexo masculino reconhecem-se na mesma situação, contra 57% média europeia. Mas apesar das preocupações relativamente maiores sobre o seu futuro financeiro, as mulheres têm menos probabilidades de pedirem um aumento salarial acima do normal. Em Portugal, apenas 23% das mulheres estão a planear fazê-lo no próximo ano (26% média UE), em comparação com 31% dos homens, (35% média UE).

Educação financeira – conhecimento ou confiança?

 

O ECPR 2022 revela também que os homens estão mais confiantes sobre a sua literacia financeira do que as mulheres. Embora ambos os géneros digam igualmente que têm o conhecimento para gerir os princípios básicos das finanças pessoais (excluindo investimentos na bolsa e planeamento de pensões), 28% dos homens em comparação com 18% das mulheres portuguesas acreditam que podem gerir questões financeiras complexas.

Os dados do nosso estudo European Consumer Payment Report indicam que existe um  longo caminho para a igualdade financeira entre homens e mulheres. Alcançar um nível de educação financeira correto para todos os consumidores, independentemente do seu género, é sem dúvida um aspeto muito importante que ajudará a fechar de uma vez por todas o fosso financeiro entre géneros“, reforça o Diretor-Geral da Intrum Portugal.

Continuar a ler
Publicidade

Barragem do Alqueva

Anuário Agrícola de Alqueva já disponível

Anuário Agrícola de Alqueva, uma ferramenta para agricultores, técnicos e investidores

Publicado

em

Alqueva

Anuário Agrícola de Alqueva, uma ferramenta para agricultores, técnicos e investidores

Já está disponível o Anuário Agrícola de Alqueva’2023, um documento que permite uma visão completa da área abrangida pelo Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA), detalhando a ocupação cultural, a rentabilidade económica das diferentes culturas e as tendências dos mercados nacional e internacional.

Os dados sobre os sistemas de produção existentes e potenciais em Alqueva, apresentados de uma forma clara e abrangente, ajudam na escolha de culturas mais sustentáveis e na formulação de estratégias de comercialização mais eficientes.

Com uma área de 130 mil hectares de regadio infraestruturados e uma taxa de adesão média de 98%, o EFMA assume-se como um instrumento estruturante e mobilizador de um diversificado conjunto de atividades, sustentado num processo de desenvolvimento integrado.

O Anuário Agrícola de Alqueva de 2023, que vai na nona edição, resulta da recolha de informação sobre as diferentes culturas, junto de especialistas, de produtores da região, informação de documentos, artigos e outra bibliografia publicada e disponibilizada pelas várias entidades do setor, bem como dados e informação do Instituto Nacional Estatística (INE), do Gabinete de Planeamento e Políticas (GPP) e de outras instituições ligadas ao Ministério da Agricultura.

Continuar a ler

ÉVORA

PSP realiza operação especial contra o crime, em Évora.

Durante a operação em causa foram detidos 4 cidadãos.

Publicado

em

Foto: PSP de Évora

Évora

Operação Especial de Prevenção Criminal no Centro Histórico de Évora

Na madrugada do passado dia 24 de março o Comando Distrital da PSP de Évora levou a cabo uma Operação Especial de Prevenção Criminal em artérias e estabelecimentos de diversão noturna do Centro Histórico de Évora.

Esta ação visou dar continuidade a uma estratégia de policiamento direcionada para a prevenção e deteção de crimes, especialmente os cometidos com recursos a armas proibidas, e com o objetivo de reforçar os índices de segurança dos cidadãos em geral e dos utentes dos espaços de diversão noturna do Centro Histórico de Évora em particular.

Durante a operação em causa foram detidos 4 cidadãos, 1 por posse de arma branca proibida, 2 por condução sob efeito do álcool e 1 por possuir mandado de detenção judicial tendo sido conduzido ao estabelecimento prisional de Beja.

Foram ainda apreendidas 5 armas brancas, 2.5 doses de cocaína, 26.64 doses de haxixe, 9.3 doses de MDA e 0.68 doses de liamba, e elaborados 3 Autos de Notícia por contraordenações rodoviárias bem como 2 Autos de Notícia por infrações registadas em estabelecimentos.

Continuar a ler

GRÂNDOLA

Bombas de combustível em Grândola antes de abastecerem já estavam a cobrar

O valor da apreensão ascende a 13.000,00 €.

Publicado

em

Évora

ASAE apreende 2 equipamentos de abastecimento de combustível por Crime de Especulação

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da sua Unidade Regional do Sul – Unidade Operacional de Évora detetou, em flagrante delito, 2 equipamentos de abastecimento de combustível (gasóleo e gasolina) em prática especulativa, em estações de serviço, localizadas no concelho de Grândola.

No local, os inspetores verificaram que, no início de cada abastecimento, após o reinício do equipamento de contagem de abastecimento, antes de ser pressionado o manípulo da agulheta do equipamento pelo utilizador, o contador alterava-se automaticamente, iniciando a contagem em valores acima de zero, cobrando automaticamente 10 cêntimos, passando de imediato para 90 cêntimos, sem ter materializado qualquer tipo de abastecimento “real” de combustível.

Os equipamentos em causa tinham sido sujeitos a controlo metrológico no presente ano, exibindo os respetivos selos de validade e de conformidade, pelo que se procedeu à sua selagem e apreensão, de forma cautelar, para a respetiva perícia técnica.

Em causa estão indícios do crime de especulação (delito antieconómico) e do crime de falsificação de notação técnica, tendo os factos sido comunicados ao DIAP de Grândola.

O valor da apreensão ascende a 13.000,00 €.

Continuar a ler

Sociedade

1ª Edição do Festival Terras do Borrego celebra tradição e cultura do Alto Alentejo

Sousel, Capital do Borrego

Publicado

em

Sousel

1ª Edição do Festival Terras do Borrego celebra tradição e cultura do Alto Alentejo

A 1.ª edição do Festival Terras do Borrego inicia-se na próxima sexta-feira, 29 de março, e termina no domingo, 31 de março, no Pavilhão Multiusos de Sousel.  Tem entrada livre e um programa de três dias desenhado para continuar a afirmar as atividades de referência do distrito e do Alto Alentejo, as suas tradições, cultura e artes ancestrais, tornando este evento numa referência ao nível da fileira do Borrego e de orgulho para o território.

No Festival encontrará o Pavilhão Terras do Borrego, com mais de 25 expositores e uma área de conferência, a Zona Infantil dedicada aos mais pequenos com atividades lúdicas e área de exposição animal, a Zona de Restauração que será também palco de vários showcookings, e o Palco Musical, centro das grandes atuações.

A sessão de abertura do Festival Terras do Borrego de Sousel está marcada para sexta-feira, dia 29 de março, às 16:00h, com a presença do Presidente do Município de Sousel, Manuel Valério e de outras individualidades do Alto Alentejo.

Ao longo dos três dias, passarão pelo palco nomes sonantes do panorama musical nacional e reconhecidos chefs que homenagearão a excelência da nossa carne de borrego.

Em paralelo à 1.ª edição do Festival Terras do Borrego, a Quinzena Gastronómica Terras do Borrego decorre até 7 de abril, com 129 restaurantes aderentes espalhados pelos 15 concelhos do distrito de Portalegre. Esta iniciativa, que vai já na sua terceira edição, é promovida também pelo Município de Sousel e pretende unir todos os concelhos do distrito em torno de um dos seus produtos endógenos mais apreciados e que faz parte da história e dos costumes do Alto Alentejo.

Sousel, Capital do Borrego

A afirmação de Sousel enquanto Capital do Borrego baseia-se na importância histórica e económica do gado ovino para o concelho, cuja qualidade é reconhecida através da Indicação Geográfica Protegida (IGP) do Borrego do Nordeste Alentejano. Para além deste reconhecimento, Sousel acolhe a principal exploração de carne de borrego nacional, que é também a maior da Europa com certificação em bem-estar animal, a Pasto Alentejano, bem como cerca de uma centena de pequenos produtores com um importante impacto na economia nacional.

Continuar a ler

ÉVORA

Abril é mês da Feira do Livro em Évora

À volta do eborense A. M. Galopim de Carvalho decorrem várias atividades e este apresentará, na Feira, o seu mais recente livro.

Publicado

em

Évora

de 13 a 21 abril junto ao Templo Romano

A autora Ana Markl e o poeta João Luís Barreto Guimarães são duas das presenças que marcam a abertura da Feira do Livro de Évora, no próximo dia 13 de abril. Desde esta data, até 21 de abril, muitos outros nomes preenchem o programa literário da iniciativa.

À volta do eborense A. M. Galopim de Carvalho decorrem várias atividades e este apresentará, na Feira, o seu mais recente livro. A escritora e argumentista Sara Rodi, também nascida e com raízes em Évora, irá estar presente para um encontro com os seus leitores e para uma sessão de autógrafos. O mesmo fará o escritor de policiais, Nuno Napumoceno.

Adicionalmente, são alvos de ações de homenagens póstumas o dramaturgo e ensaísta Luiz Francisco Rebello e o escritor Luís Carmelo, este natural de Évora.

A maratona de leitura transfronteiriça, uma das iniciativas que já tem lugar de destaque na Feira do Livro, vai também voltar nesta edição, este ano com a participação de alunos de escolas de Évora e da cidade espanhola de Mérida.

A par desta última, em todas as atividades, a escrita, a leitura e a narração oral sustentam a programação da Feira do Livro. Esta inclui apresentações de livros, mesas-redondas, oficinas, performances, sessões de histórias, entre outras propostas, destinadas quer ao público em geral, quer ao público infantil, em contexto escolar e também familiar.

Mesmo os momentos de animação cultural têm um cariz literário bem patente, como é o caso dos dois espetáculos de rua agendados para o primeiro dia da Feira, 13 de abril, um ao fim da manhã e, outro, ao final da tarde, protagonizados pela companhia Teatro Só, em que, respetivamente, uma história de amor e uma performance poética deslumbram os espetadores.

O espetáculo Ficheiros Secretos, programado para dia 15, no Teatro Garcia de Resende, que surge do livro homónimo do escritor e jornalista Luís Osório, é também uma criação cultural que se cruza com a literatura e que a Feira traz a Évora em 2024.

Livrarias independentes de Évora e de outros pontos do país e diversas instituições, ocupam os espaços de venda e de exposição da Feira, no horário das 10h00 às 20h00, nos fins de semana, e das 11 às 20h00, nos dias de semana.

Promovida pela Câmara Municipal de Évora e realizada no Largo do Conde de Vila Flor, nas imediações do Templo Romano, a Feira tem como parceiros a Biblioteca Pública de Évora, a Fundação Eugénio de Almeida e o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo.

Regista-se, também, a colaboração ativa com outras instituições, como o Arquivo Distrital de Évora, o CENDREV, a Rede de Bibliotecas de Évora (RBEV), a SOIR Joaquim António de Aguiar, a Sociedade Harmonia Eborense e a Escola de Artes da Universidade de Évora.

Continuar a ler

PORTALEGRE

Pode nevar na Serra de S.Mamede.

Serra acordou sem neve.

Publicado

em

Portalegre

Neve na Serra

A meteorologia prevê a possibilidade da queda de neve, hoje, na serra de S.Mamede, em Portalegre.

O cenário na serra não parece contudo ser esse.

Apesar do frio, com uma temperatura na ordem dos 2, 3 graus não chove e o sol já se faz sentir.

O alerta do IPMA não deverá concretizar se pelo menos hoje.

Continuar a ler

PONTE DE SOR

‘Slot Machine’ apreendida em Montargil.

Mulher de 53 anos, foi constituída arguida.

Publicado

em

Montargil

Apreensão de máquina de jogo ilegal

O Comando Territorial de Portalegre, através do Posto Territorial de Montargil, constituiu arguida uma mulher de 53 anos e apreendeu uma máquina de jogo ilegal, em Montargil.

No decorrer de uma fiscalização em estabelecimentos de restauração e bebidas, os militares da Guarda detetaram a máquina de jogo ilegal, vulgarmente denominada por “slot machine”, a qual foi apreendida.

A responsável pelo estabelecimento, a mulher de 53 anos, foi constituída arguida e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Ponte de Sor.

A GNR relembra que a dependência no jogo é reconhecida como uma patologia, sendo necessário estar alerta aos sinais que revelem a adição do jogador, pois é comum que aqueles que sofrem desta adicção ponham em risco o seu trabalho, contraiam grandes dívidas, acabando por inviabilizar a sua interação com a sociedade, e adotem um comportamento autodestrutivo. É por este motivo, fundamental, uma fiscalização contínua e presente neste âmbito, de forma a sinalizar as pessoas com esta dependência, e punir quem utiliza e explora, de forma descontrolada e dissimulada, este tipo de equipamentos, ou promove jogos de fortuna ou azar.

Continuar a ler

Educação

Felicidade nas escolas é prioridade de 99% dos diretores portugueses

Representantes da UNESCO apresentaram resultados do relatório em conferência organizada pela Atlântica – Instituto Universitário

Publicado

em

Nacional

Felicidade nas escolas é prioridade de 99% dos diretores portugueses

Nas escolas portuguesas, a promoção da felicidade e do bem-estar é consensual: 99 por cento dos diretores tem como prioridade promover uma cultura escolar feliz e 92 por cento dos professores sentem satisfação ao observar o progresso dos alunos.

Estas são algumas das conclusões do Relatório Global da UNESCO “Why the World Needs Happy Schools”, lançado na última semana e apresentado pela primeira vez em Portugal, no dia 23 de março. Com o Dia Mundial da Felicidade – celebrado a 20 de março – como mote, a Atlântica – Instituto Universitário desafiou representantes da UNESCO, da Comissão Europeia e da Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) a participarem numa conferência, esclarecendo as conclusões do documento, que dedica um capítulo ao caso português.

Diretores e professores destacam felicidade como pilar da educação

O relatório apresentado inclui um balanço da implementação do modelo Happy Schools em Portugal, uma iniciativa da DGAE em parceria com a Atlântica. A UNESCO e a DGAE procuraram obter feedback sobre o projeto através de um inquérito que recebeu 2.042 respostas de professores, dos quais 80 por cento revela orgulho na criação de um ambiente positivo na sala de aula e 68,5 por cento afirma sentir felicidade ao ensinar; dois terços encara o futuro com esperança e mais de metade deseja currículos mais envolventes.

Já as respostas dos 115 diretores inquiridos confirmam que o foco no bem-estar tem contribuído para ambientes de aprendizagem mais felizes e positivos. 97 por cento considera que as suas escolas são lugares seguros e 90 por cento reporta um clima escolar positivo. Já 86 por cento afirma ter colocado o bem-estar dos alunos e professores em primeiro lugar. Destaque-se, ainda, a intenção de promover um ensino inovador, personalizado e com um maior foco na criatividade, revelada 76 por cento dos diretores.

Além de uma base teórica e da compilação de indicadores sobre temáticas como o bullying, o abandono escolar e a saúde mental, o Relatório Global “Why the World Needs Happy Schools” apresenta algumas componentes orientadas para a aplicação prática do modelo, à semelhança do que se tem verificado em Portugal e em países como a Finlândia, o Iémen, ou o Vietname. A felicidade nas escolas é uma das principais prioridades da UNESCO enquanto elemento central na transformação da educação. A organização pretende, através deste modelo e de ferramentas concretas, promover um ambiente de aprendizagem positivo e inclusivo através da integração de práticas de bem-estar emocional e social no currículo escolar.

Diagnóstico e formação são apostas da DGAE e da Atlântica

Em 2021, tendo por base as orientações da UNESCO – em particular a importância de dotar os profissionais de ensino com as competências necessárias à implementação deste modelo –, a DGAE desafiou a Atlântica a desenvolver um programa Happy Schools, assente na formação dos diretores portugueses. Jorge Humberto Dias, docente da instituição, é o responsável pela dinamização de cursos de formação destinados aos cerca de 800 diretores de escolas que existem atualmente em Portugal, no sistema público de educação. A formação – acreditada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua dos Professores – já contou com a participação de 240 formandos ao longo de seis edições, com a próxima a iniciar-se em abril.

O programa Happy Schools em Portugal conduziu, ainda, à criação de uma ferramenta de diagnóstico para avaliar os níveis de felicidade nas escolas. A primeira aplicação do inquérito, em novembro 2023, contou com a participação de 845 professores, que revelaram sentir-se mais infelizes na escola do que nas suas vidas pessoais, expressando descontentamento com a falta de reconhecimento, salários baixos e excesso de burocracia. Este diagnóstico pretende apoiar diretores e professores no desenvolvimento de planos estratégicos para a promoção da felicidade e bem-estar nas respetivas instituições de ensino. Refira-se que está em avaliação a criação de um selo “Happy School” destinado às escolas portuguesas, em reconhecimento do cumprimento de determinados padrões de felicidade.

Continuar a ler

Crime

Dois detidos por tráfico de estupefacientes e posse de arma proibida

Detidos no âmbito de uma ação de fiscalização rodoviária.

Publicado

em

Évora

Dois detidos por tráfico de estupefacientes e posse de arma proibida

O Comando Territorial de Évora, através do Posto Territorial de Évora, deteve, no dia 22 de março, dois homens de 54 e 61 anos, por tráfico de estupefacientes e posse de arma proibida, em Évora.

No âmbito de uma ação de fiscalização rodoviária, os militares abordaram uma viatura e sentiu-se um forte odor a produto estupefaciente no seu interior pelo que foi efetuada uma revista de segurança aos ocupantes e uma busca à viatura.

No decorrer da ação, ambos os suspeitos foram detidos e apreendeu-se o seguinte material:

·         625 doses de canábis (resina);

·         Quatro doses de heroína;

·         Uma arma branca;

·         Três telemóveis;

·         Uma viatura;

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados Tribunal Judicial da Comarca de  Évora.

Continuar a ler

ESTREMOZ

Fechado o Cartel da corrida de maio em Estremoz.

Praça de Touros de Estremoz comemora 120 anos

Publicado

em

Estremoz

Corrida de maio

Na “temporada especial” em que se comemoram os 120 anos da Praça de Touros de Estremoz, e depois do sucesso que se verificou na temporada passada, o Concurso de Ganadarias está de regresso ao centenário tauródromo estremocense.

Na tarde de 4 de Maio, sábado, pelas 17:30 horas, estarão em praça os cavaleiros João Moura Jr., João Telles e Francisco Palha.

Neste Concurso de Ganadarias que promete marcar a temporada taurina, serão lidados touros das ganadarias Branco Núncio, Fernandes Castro, Passanha, São Marcos, Pégoras e Romão Tenório.

As pegas estarão a cargo do Grupo de Forcados Amadores de Montemor, capitaneado por António Pena Monteiro, e Grupo de Forcados Amadores de Évora, liderado por José Maria Caeiro.

O Concurso de Ganadarias, que será abrilhantado musicalmente pela banda da Sociedade Filarmónica Veirense, está integrado no programa da FIAPE – Feira Internacional Agropecuária de Estremoz, e é uma organização conjunta entre a TTE – Tertúlia Tauromáquica de Estremoz e a Toiros e Tauromaquia, empresa liderada por Margarida Cardoso e António José Cardoso.

A venda de bilhetes já decorre em www.toirosestremoz.com e podem igualmente desde já ser efectuadas reservas através do 969 639 361.

Continuar a ler

ÉVORA

Ainda se lembra como foi o Festival Imaterial de 2023 ? Veja Aqui

O Festival Imaterial regressa a Évora de 17 a 25 de maio.

Publicado

em

Évora

O Festival Imaterial regressa a Évora de 17 a 25 de maio, a cidade transforma-se num local de transmissão de saberes e culturas entre diferentes povos e gerações

A nova edição do Festival Imaterial é anunciada num contexto especial uma vez que o evento acaba de ser distinguido com o Prémio “Contribution to Equality” (Contribuição para a Igualdade), na mais recente edição dos Iberian Festivals Awards.

O esforço que os organizadores do Festival Imaterial e toda a equipa têm realizado no sentido de criar e honrar essa igualdade, prolonga-se por mais um ano, sendo hoje anunciada a sua 4ª edição que se concretiza de 17 a 25 de maio, em Évora.

Este ano com:

Mísia (Portugal), emmy Curl (Portugal), Ustad Noor Bakhsh (Paquistão), Cocanha (Occitania) e Emel (Tunísia), uma das vozes mais importantes da Primavera Árabe, são os primeiros artistas a integrar o cartaz deste evento que acaba de ser distinguido com o Prémio “Contribution to Equality” (Contribuição para a Igualdade) nos Iberian Festivals Awards

Continuar a ler

Sociedade

Operação Páscoa da GNR começa hoje.

Início do dia 28 de março e o dia 1 de abril será o período de maior atenção por parte das autoridades.

Publicado

em

Operação “Páscoa 2024”

Começa hoje

A Guarda Nacional Republicana, desenvolve a “Operação Páscoa 2024”, entre o dia 25 de março e o dia 1 de abril, em todo em o território continental, através da intensificação do patrulhamento e da realização de ações de sensibilização e fiscalização, com o objetivo de combater a criminalidade, contribuir para a redução da sinistralidade rodoviária, regularizar o trânsito e apoiar todos os cidadãos, proporcionando-lhes as festividades da Páscoa e as respetivas deslocações, em segurança.

Tradicionalmente, esta época carateriza-se pela reunião das famílias nas suas regiões de origem e, por corresponder ao período de férias escolares, prevê-se consequentemente um aumento significativo do tráfego rodoviário nas estradas portuguesas. Neste sentido a Guarda, através dos militares dos Comandos Territoriais e dos Destacamentos de Trânsito, irá ter em curso a operação “Páscoa 2024” que visa a segurança e a proteção das pessoas, pelo que vai além da fiscalização rodoviária sendo o esforço também orientado para os locais de festividades, suas imediações, zonas residenciais e comerciais, bem como para as vias de circulação rodoviárias mais críticas.

O período de fiscalização de maior esforço de patrulhamento rodoviário, nas vias mais críticas, será entre o início do dia 28 de março e o dia 1 de abril, período que se prevê maior volume de tráfego.

A Guarda aconselha a uma condução atenta, cautelosa e defensiva, para que o período festivo seja passado em segurança.

Para um deslocamento em segurança nesta época festiva, a GNR aconselha, em especial:

Adequar a velocidade às condições meteorológicas, ao estado da via e ao volume de tráfego rodoviário;

Evitar manobras que possam resultar em embaraço para o trânsito ou que, de alguma forma, possam originar acidentes, mantendo uma condução atenta e defensiva.

A GNR terá especial preocupação com os comportamentos de risco dos condutores, sobretudo os que ponham em causa a sua segurança e a de terceiros.

Assim, os militares da Guarda estarão particularmente atentos:

A manobras perigosas;

À condução sob a influência do álcool e substâncias psicotrópicas;

Ao excesso de velocidade;

À correta sinalização e execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem;

À utilização indevida do telemóvel;

À incorreta ou não utilização do cinto de segurança e/ou dos sistemas de retenção para crianças;

Às condições de segurança dos veículos.

Toda a informação relativamente aos congestionamentos de trânsito e alternativas, deverão contactar o Centro Integrado Nacional de Gestão Operacional da GNR, 24 horas por dia, através do contacto 213 217 000.

Continuar a ler

Acidentes

GNR resgata homem em viatura que caiu a ribeira.

Homem não necessitou de tratamentos médicos

Publicado

em

Évora

Resgate de cidadão retido em veículo numa linha de água

A GNR de Évora resgatou um homem de 63 anos, com mobilidade reduzida, do interior de uma viatura que se despistou para uma linha de água, no concelho de Évora.

No âmbito de um pedido de auxílio por parte da vítima, os militares da Guarda desenvolveram diversas diligências policiais que permitiram localizar o veículo e a vítima.

No decorrer da ação, apurou-se que a viatura se terá despistado e entrou numa linha de água. O condutor, o homem de 63 anos, não conseguia sair do veículo mas acabou por ser foi retirado em segurança pelos militares da Guarda.

A vítima que se encontrava assustada por estar presa no interior do veículo, dentro de uma linha de água, foi resgatada pelos militares sem carecer de tratamento hospitalar.

Continuar a ler

Economia

Alentejo2030 contratualiza a maior verba(440,9M€) alguma vez atribuída às Comunidades Intermunicipais

Autarcas de todo o Alentejo presentes.

Publicado

em

Foto: TDS (direitos reservados)

Évora

Alentejo2030 contratualiza a maior verba alguma vez atribuída às Comunidades Intermunicipais – 440,9 M€

Com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, foi assinado na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I.P os contratos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, entre a Autoridade de Gestão do Alentejo 2030 e as Comunidades Intermunicipais do Alto Alentejo, Alentejo Central, Baixo Alentejo, Alentejo Litoral e Lezíria do Tejo.

António Ceia da Silva, Presidente da Comissão Diretiva da Autoridade de Gestão do Alentejo 2030, referiu, no decorrer da cerimónia, que “a assinatura dos contratos de Desenvolvimento e Coesão Territorial representa um compromisso renovado e reforçado com o futuro da nossa região”, adiantando que “o Alentejo é uma terra de riqueza inestimável, com uma história e uma identidade cultural profundamente enraizadas”, mas que no entanto enfrenta “desafios significativos, desde a desertificação de determinadas áreas rurais, à prevalência e acentuar de uma pirâmide etária invertida, até às disparidades socioeconómicas que persistem em algumas das nossas comunidades”.

Ceia da Silva destacou ainda que os contratos assinados “representam uma parceria sólida entre o Ministério da Coesão Territorial, a Autoridade de Gestão e as Comunidades Intermunicipais, mas também as autarquias e demais agentes locais, com o objetivo comum de impulsionar o progresso e o bem-estar em todo o Alentejo”, refletindo, segundo o Presidente da Autoridade de Gestão do Alentejo 2030, “um intenso processo de negociação e articulação entre a autoridade de gestão e as comunidades intermunicipais. Este processo envolveu um diálogo contínuo e colaborativo, no qual se procuraram encontrar soluções que atendessem
aos interesses e necessidades de todas as partes envolvidas”.

“Ao assinarmos estes contratos, comprometemo-nos a implementar medidas concretas e estratégias inovadoras para enfrentarmos os desafios que enfrentamos. Desde a promoção do empreendedorismo e da criação de emprego até à preservação do nosso património natural e cultural, cada ação delineada nestes contratos é um passo em direção a um Alentejo mais próspero e mais sustentável”, disse ainda Ceia da Silva.

Este conjunto de contratos representa a maior dotação de sempre para a região. Refira-se que o valor da dotação prevista para os Investimentos Territoriais Integrados das Comunidades Intermunicipais: 440,9 milhões de euros, sendo 415,1 milhões de euros FEDER e 25,8 milhões de euros FSE, que representam segundo António Ceia da Silva” um marco significativo no nosso compromisso com o desenvolvimento e a coesão territorial.

Continuar a ler

Crime

Mulher que fingiu cancro condenada a 5 anos de prisão com pena suspensa.

Terá que pagar indemnização no valor total de 67.203€.

Publicado

em

Tribunal de Évora

Lesou antigo namorado e utentes de um lar

Anabela Cardoso, a mulher que fingiu ter cancro e que burlou ex namorado e utentes de um lar, foi condenada a 5 anos de prisão, com pena suspensa.

O Tribunal de Évora condenou ainda a mulher ao pagamento de 27.500€ a pagar ao antigo namorado, 33.000€ a Maria Rosado (uma das utentes) e 6.703€ ao ERPI.

O valor total é de 67.203€ mais juros.

A mulher, em tribunal, afirmou que foi medicada para depressão bipolar desde os 15 anos.

Medicação que deixou de tomar em 2018, altura em que começaram os factos dos crimes de que é acusada.

A mulher de 32 anos terá conseguido burlar o companheiro, num valor de 21 mil euros com um diagnóstico de cancro da mama inventado.

Rapou o cabelo, tinha marcas no corpo de uma cirurgia ao peito e terá forjado faturas da Fundação Champalimaud, onde alegava ter realizado uma operação e tratamentos de quimioterapia e radioterapia.

Em tribunal, a arguida admite nunca ter marcado consultas, nem entrado em contacto com alguém daquela instituição.

Continuar a ler

ODEMIRA

S.Teotonio: Detidos por posse de droga.

No decorrer das diligências foram realizadas três buscas a veículos e dado cumprimento a dois mandados, um de busca domiciliária e outro de detenção.

Publicado

em

São Teotónio

Prisão preventiva por posse de mais de 360 doses de estupefacientes

O Comando Territorial de Beja, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Odemira, no dia 19 de março, deteve três homens com idades compreendidas entre os 22 e 36 anos, por tráfico de estupefacientes, na localidade de São Teotónio, concelho de Odemira.

No âmbito de uma investigação pelo crime de tráfico de estupefacientes que durava há cerca de cinco meses, os militares da Guarda apuraram que o suspeito se dedicava à venda direta ao consumidor. No decorrer das diligências foram realizadas três buscas a veículos e dado cumprimento a dois mandados, um de busca domiciliária e outro de detenção.

No decorrer da operação policial foi possível apreender o seguinte material, destacando-se:

· 364 doses de heroína;

· Duas doses de haxixe;

· 2 565 euros em numerário;

· Dez telemóveis;

· Diversa documentação;

· Três viaturas;

· Duas balanças digitais de precisão;

· Diverso material de acondicionamento e embalamento de produto estupefaciente.

Os detidos foram presentes, no Tribunal Judicial de Odemira, tendo sido decretada prisão preventiva para dois deles, ficando o terceiro com apresentações trissemanais no posto territorial da área de residência.

Continuar a ler

Saúde

ARS Alentejo vai acabar.

A extinção das Administrações Regionais de Saúde (ARS) foi aprovada nesta quinta-feira.

Publicado

em

Alentejo

Fim da ARSA

Fim das Administrações Regionais de Saúde foi aprovado em Conselho de Ministros
A extinção das Administrações Regionais de Saúde (ARS) foi aprovada nesta quinta-feira em Conselho de Ministros, sendo colocada a “última peça da uma reforma de reorganização” do Ministério da Saúde, que veio generalizar as Unidades Locais de Saúde.
O fim das cinco ARS arrancou a 1 de Janeiro de 2024 e o diploma que estabelece a sua extinção foi aprovado esta quinta-feira, na penúltima reunião do Conselho de Ministros do Governo cessante.

Continuar a ler

Sociedade

Poeiras de África outra vez no Alentejo

A DGS recomenda à população para não fazer esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.

Publicado

em

Alentejo

Poeiras de novo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) alertou a população para se prevenir contra uma situação de fraca qualidade do ar nesta sexta-feira e sábado.

Em causa está uma massa proveniente do norte de África com poeiras em suspensão.

Na nota da DGS é referido que uma massa de ar proveniente dos desertos do norte de África, que transporta poeiras em suspensão, está prevista atravessar Portugal Continental durante os dias 22 e 23 de março.

Devido a esta ocorrência, a DGS prevê a possibilidade de ” uma situação de fraca qualidade do ar no continente, registando-se um aumento das concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar, afetando, nomeadamente, as regiões do Alentejo e Algarve e o interior da região centro.

A DGS recomenda à população para não fazer esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.

Os grupos de cidadãos mais vulneráveis, como crianças, idosos ou pessoas com problemas respiratórios crónicos e foro vascular, para além de cumprirem as recomendações para a população em geral, “devem, sempre que viável, permanecer no interior dos edifícios e com as janelas fechadas.

Continuar a ler

Crime

PSP de Portalegre em operação de tráfico de estupefacientes, posse de arma proibida e furto.

Foram ainda apreendidas 02 viaturas de alta gama, as quais haviam sido furtadas em Espanha, e produto estupefaciente (17g de liamba, 140 sementes e 20 plantas de cannabis).

Publicado

em

Portalegre

cidades de Portalegre, Elvas e Torres Novas

O Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública deu cumprimento na manhã de hoje, dia 21 de março, nas cidades de Portalegre, Elvas e Torres Novas, a vários mandados de busca domiciliária, no âmbito de investigações por suspeita de crimes de tráfico de estupefacientes, posse de arma proibida e furto, que decorriam há vários meses.

A operação foi coordenada pelas Esquadras de Investigação Criminal de Portalegre e de Elvas e contou com um forte dispositivo composto por polícias de várias outras valências, apoiados por duas subunidades da Unidade Especial de Polícia (UEP), nomeadamente pelo Corpo de Intervenção (CI) e pelo Grupo Operacional Cinotécnico (GOC), e ainda por várias Equipas de Intervenção Rápida (EIR) dos Comandos Distritais de Castelo Branco e Santarém.

Das mesmas resultou a detenção de dois homens com 44 e 65 anos de idade e a apreensão de várias armas e munições:

– 02 armas de Classe D (espingarda de caça);

– 02 armas de Classe A (01 revólver com número de série adulterado e 01 arma de airsoft);

– 01 réplica de arma de fogo; e,

– 47 cartuchos (46 de calibre 12GA e 01 de calibre 16GA).

Foram ainda apreendidas 02 viaturas de alta gama, as quais haviam sido furtadas em Espanha, e produto estupefaciente (17g de liamba, 140 sementes e 20 plantas de cannabis).

Um dos detidos foi libertado e notificado para comparecer perante a Procuradoria da República e o outro, após ser presente à Autoridade Judiciária, vai recolher ao Estabelecimento Prisional por ter contra si Mandados de Detenção para cumprimento de pena de prisão.

Continuar a ler

Acidentes

Soldador alentejano morre na Holanda. Corpo esteve desaparecido 25 dias.

José Manuel Rodrigues tinha 59 anos e há cerca de duas décadas que trabalhava como soldador na Holanda.

Publicado

em

Cadafaz, Gavião

Vítima tinha desaparecido no mar quando reparava um navio na Holanda

O corpo de José Marques oliveira, o trabalhador natural do Cadafaz que desapareceu no mar no passado dia 20 de fevereiro, já apareceu, confirmando-se o óbito do português que trabalhava na reparação de um grande navio no porto de Roterdão, na Holanda.

O ocorreu quando a vítima trabalhava, a grande altura, na reparação do navio Saipem 7000, uma embarcação de grande porte especializada na instalação de torres eólicas off-shore, em pleno mar.

As buscas por José Manuel Rodrigues, também conhecido por Zé Afogado, ocorreram poucos minutos após o acidente e continuaram no dia seguinte mas sem sucesso.

Hoje chegou a notícia, sem mais pormenores, de que o corpo de José Manuel Rodrigues foi encontrado, após mais de três semanas nas águas do maior porto marítimo da Europa.

José Manuel Rodrigues tinha 59 anos e há cerca de duas décadas que trabalhava como soldador na Holanda, vindo à sua terra natal, onde era muito estimado.

Com blogue ‘Em Comenda’

Continuar a ler

Últimas

x
error: O conteúdo está protegido!!