PONTE DE SOR
Mil militares com 200 viaturas em Ponte de Sor
Exercício Internacional TAURUS 24 testa operações no âmbito do processo de aprontamento do European Union Battlegroup 25-2/26-1
Exercício Internacional TAURUS 24 testa operações no âmbito do processo de aprontamento do European Union Battlegroup 25-2/26-1
Publicado
3 meses atrásem
Ponte de Sor e Bemposta
Exercício Internacional TAURUS 24 testa operações no âmbito do processo de aprontamento do European Union Battlegroup 25-2/26-1
Entre 18 e 29 de novembro de 2024, a Brigada Mecanizada conduz o exercício TAURUS 24 que irá integrar Forças Nacionais e Internacionais no âmbito do processo de aprontamento do European Union Battlegroup 25-2/26-1 (EUBG 25-2/26-1) e terá lugar na região de Ponte de Sor e Bemposta, envolvendo cerca de um milhar de operacionais de três diferentes nações e mais de 200 viaturas.
O Exercício TAURUS 24 viabiliza igualmente a certificação de unidades pertencentes ao EUBG 25-2/26-1 no âmbito dos compromissos da União Europeia (UE), reforçando a interoperabilidade no quadro daquela organização, tendo em vista a constituição de forças que permitirão dar resposta aos compromissos assumidos pelo Estado Português no âmbito da segurança e defesa. Traduz-se ainda numa oportunidade de treino da capacidade de resposta das diferentes Unidades no âmbito das Operações de Estabilização, testando a projeção e atuação de capacidades diferenciadas, com destaque para a Manobra, Apoio de Fogos, Comando, Controlo e Comunicações, Apoio Sanitário, Polícia Militar e Apoio de Serviços, no contexto de um cenário complexo.
Esta edição do Exercício TAURUS 24 conta com o apoio e a participação da Câmara Municipal de Ponte de Sor, Junta de Freguesia da Bemposta, Forças de Segurança, e de proteção e socorro, Centro de Saúde de Ponte de Sor e Instituto Politécnico de Portalegre, permitindo uma presença próxima da população civil, através da realização de exposições de material militar, rastreios sanitários, visitas e palestras de divulgação em escolas, tudo incluído num exercício tático que tem como objetivo principal a certificação de forças do Exército para atribuição à União Europeia. É o primeiro de uma serie de três grandes exercícios que serão executados nesta região até maio de 2025.
O EUBG 25-2/26-1 é uma força conjunta e combinada da União Europeia, preparada para intervir de uma forma rápida em cenários de crise e conflito, sob a liderança de Portugal – Framework Nation, com Comando do Comandante da Brigada Mecanizada de Santa Margarida, que integra meios das quatro componentes – Marítima, Terreste, Naval e de Operações Especiais, e de 5 países – Espanha, França, Itália, Portugal e Roménia.
Elvas não quer portagens na A6. Autarquia divulga moção.
Rugby de Évora assinala o dia internacional da criança com cancro
Roubaram 12 torneiras e 16m de cabo eléctrico. Foram detidos.
Câmara de Alandroal sob suspeita
Mulher tentou introduzir droga na cadeia de Beja
Castelo de Barbacena vai dar lugar a Hotel de charme
Relação de Évora extradita 4 espanhóis
Alentejo em aviso amarelo devido a aguaceiros fortes
Casal fica desalojado após incêndio na última noite
Homem continua a ser procurado em Vimieiro
PSP de Évora com nova detenção
Pisão é para avançar. Garantem autarcas e governo.
SAD de ‘O Elvas’ completa 1 ano de existência.
UÉ vai ter Licenciatura em Engenharia Aeroespacial
UÉ atribui Honoris Causa a Marçal Grilo
Antes do Porco o Medronho é rei em Ourique (entrevista)
Workshop sobre literacia financeira para saber poupar e poder investir
Cadeia de Évora vai instaurar processo disciplinar ao detido Orlando Figueira
Alcácer do Sal com mais habitação
Alentejo 2030 com 10milhões para o litoral
Mora lança novo projeto cultural
Cercal do Alentejo exige manutenção do posto da GNR (entrevista)
Já conhece a programação do Cine-Teatro de Ponte de Sor?
Treze indivíduos identificados por assaltos a habitações e lojas em Évora.
Gás da Russia de regresso ao Porto de Sines
Semanas do Porco em Arraiolos
Campeonato de Portugal: Sérgio Boris sai do GD Fabril
Homem de 65 anos detido por violência doméstica
Atirou droga pela janela mas acabou por ser detido
Avisenses vence distrital de Futsal feminino