Últimas:
Mau cheiro em Casa Branca e barragens poluídas – TDS
Siga-nos

SOUSEL

Mau cheiro em Casa Branca e barragens poluídas

Quercus defende que sejam tomadas medidas urgentes. Veja galeria de imagens.

Publicado

em

Mau cheiro em Casa Branca e barragens poluídas

O Núcleo Regional de Portalegre da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, foi alertado por cidadãos de Casa Branca, concelho de Sousel, para o cheiro nauseabundo que se faz sentir periodicamente na zona.

O cheiro sentir-se-á quando se espalham produtos pelos campos. Esses produtos provirão de duas barragens próximas de uma vacaria, situadas a Sudoeste de Almadafe.

Em deslocação ao local, a Quercus verificou que a água nestas duas barragens se encontra em muito mau estado, sendo que essa situação não ocorre em outros armazenamentos de água da zona.

A cor da barragem 1, a norte do caminho entre Almadafe e Retorta, apresenta uma tonalidade muito escura, apresenta-se turva, com pouca transparência de muito poucos centímetros de profundidade na coluna de água. Nas margens desta barragem ocorre um precipitado salino de cor branca, sendo o cheiro da água nauseabundo, aparentando ser de matéria orgânica.

Verificou-se também que quase não existe vegetação nas margens desta barragem, limitando-se esta a uma espécie herbácea, aparentemente resistente à poluição. Mesmo as árvores mais perto da barragem apresentam-se decrépitas.

Também se verificou que no terreno envolvente à barragem ocorreu uma mobilização do terreno, onde existe um montado de azinho, com gradação até junto das árvores, o que indica que não se sigam as boas práticas florestais.

A Quercus deu nota da situação à Agência Portuguesa do Ambiente, ao Serviço de Proteção da Natureza da Guarda Nacional Republicana, à Câmara Municipal de Sousel e ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, aguardando que sejam feitas análises para determinar a origem do problema.

Face à situação existente, a Quercus considera que devem ser tomadas todas as medidas necessárias para terminar com a situação de poluição da água das duas barragens, dos solos e do ar.

Política

Novo posto da GNR de Sousel vai custar mais de 1,2M de €uros.

Presidente da autarquia fala de um dia muito feliz para o concelho.

Publicado

em

Sousel

Acordo assinado

O Ministério da Administração Interna (MAI) homologou acordos entre eles com o  município de Sousel, numa cerimónia presidida pela Secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto.

Através do Contrato interadministrativo assinado com o Município de Sousel o Estado irá financiar a construção do novo Posto Territorial da GNR com 1,2 milhões de euros (acrescidos de IVA).

A Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna tem curso a elaboração dos projetos de execução para os Postos Territoriais da GNR em Alijó, em Freamunde (Paços de Ferreira), em Matosinhos e a breve prazo ficará disponível o contrato
interadministrativo para a Esquadra da PSP na Cruz de Pau (Seixal).

A Secretária de Administração Interna, Isabel Oneto, afirmou que “a execução do nosso programa de investimentos tem decorrido a bom ritmo. Esperemos que assim continue no futuro, porque estes programas são essenciais para que as forças de segurança tenham condições de trabalho e de operacionalidade para garantir a segurança dos cidadãos. Concretizamos hoje estes passos porque o poder local é um parceiro essencial nas políticas de segurança e de administração interna. E gostaria de salientar que os territórios menos densamente povoados, ou com povoamento mais disperso, merecem o mesmo respeito da parte do Governo que os territórios urbanos. Todos carecem da mesma proteção e do mesmo investimento”.

Municipio de Sousel

Investimento de 1.212 milhões de euros (acrescido de IVA) na construção do Posto Territorial da GNR de Sousel, para a qual a autarquia cedeu terreno.
O presidente da Câmara Municipal de Sousel, Manuel Silva Valério, afirmou: “Hoje é sem dúvida um dia muito feliz para Sousel. Passados vários anos de uma visita da então Secretária de Estado Isabel Oneto a Sousel, quis o destino que o contrato fosse assinado pela senhora. As atuais instalações têm muitos anos e vai ser feito um investimento significativo. Estas são sinergias que funcionam bem para os munícipes e para o país”.

Continuar a ler

Religião

Alunos de Educação Moral e Religiosa Católica reunem em Sousel

Dia 4 de maio.

Publicado

em

XXX Encontro dos Alunos de Educação Moral e Religiosa Católica

Sousel 2023

Dia 4 de Maio, Sousel recebe de braços abertos o Encontro dos Alunos de Educação Moral e Religiosa Católica.

Após a pandemia, é a primeira vez que os alunos do Agrupamento de Escolas de Sousel que frequentam a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica se reencontram com alunos de outras escolas.

Com início pelas 09h30 e término pelas 16h30, espera-se um dia marcado pelo festejo, júbilo e partilha de momentos inesquecíveis para estes jovens. Nesta ação, que compreende a área de ascendência da Arquidiocese de Évora, prevê-se que cheguem a Sousel cerca de 45 autocarros com uma média de 2400 alunos e 250 professores acompanhantes, vindos de 22 escolas.

A lei prevê a oferta obrigatória da disciplina curricular de Educação Moral e Religiosa Católica do Ensino Básico ao Secundário, e também dos cursos profissionais desde que passou a integrar as suas matrizes no ano letivo 2019/2020 (Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho)

Continuar a ler

SOUSEL

Funeral de antigo presidente da Câmara de Sousel realiza-se esta tarde

Armando Varela faleceu no fim de semana vítima de acidente de mota

Publicado

em

Acidente mortal

Armando Varela

O antigo presidente da câmara de Sousel vai esta tarde a enterrar, na vila de Casa Branca, Sousel.

O funeral tem lugar hoje pelas 16h00. A missa de corpo presente terá lugar as  16 na Igreja Matriz seguindo-se o funeral para o Cemitério local.

Armando Varela  foi vítima de acidente na Estrada Nacional (EN) 370, na União de Freguesias de Alcórrego e Maranhão, no concelho de Avis.

Armando Varela, de 57 anos, foi presidente da Câmara de Sousel eleito pelo PSD entre 2005 e 2017, concorreu de novo ao cargo nas últimas eleições autárquicas, tendo perdido para o socialista Manuel Valério.

No último mandato autárquico, Armando Varela desempenhou funções de vereador na Câmara de Portalegre, também eleito pelos sociais-democratas.

Armando Varela exerceu também o cargo de presidente da Comissão Política Distrital de Portalegre do PSD, entre 2016 e 2019.

Continuar a ler

Acidentes

Homem de 74 anos morre em despiste durante a madrugada

Acidente mortal na EN372

Publicado

em

Acidente em Sousel

Vítima mortal tinha 74 anos

Um septuagenário morreu esta madrugada após despiste da viatura em que seguia.

O acidente aconteceu na Estrada Nacional 372, no concelho de Sousel.

O despiste aconteceu cerca das 5 e meia da madrugada.

A vítima era o único ocupante que seguia no veículo ligeiro.

Continuar a ler

destaque

x
error: O conteúdo está protegido!!