Évora
“Florbela, Florbela!”
Celebrando os 50 anos do 25 de Abril, quando se perfazem 130 anos do nascimento de Florbela Espanca e é publicado, em Portugal e no Brasil um grande dicionário da sua obra, “Florbela, Florbela!” intenta homenagear a autora através de um espetáculo que interpreta a sua obra e a sua vida.
Este espetáculo conta com três personagens: Atriz que representa a verdadeira Florbela (Carla Chambel), Atriz atual que interpreta o papel de Florbela Espanca na peça “Florbela, Florbela” (Maria Marrafa) e a Encenadora e autora da peça teatral (Rosário Gonzaga).
A encenadora do espetáculo e as atrizes, desenvolvem uma relação de conflito, aproximação / afastamento, apreço / crítica entre si, revelando não só os principais momentos da vida de Florbela, os seus dramas e paixões, a forte crítica social preconceituosa da época em que viveu, como as tensões existentes entre as três personagens, entre a mentalidade atual e a mentalidade da época em que viveu Florbela, entre os preconceitos de ontem e os de hoje. Todas estas tensões explodem e confluem para a criação do espetáculo dramático e lírico destas três mulheres / personagens.
Teatro Garcia de Resende
10 de outubro a 3 de novembro de quarta a sábado às 19h00 e domingos às 16h00.
Sessões com tradução em língua gestual portuguesa dias 19 e 26 de outubro.