Últimas:
Amor e finanças: Como o romance afeta as despesas dos consumidores – TDS
Siga-nos

SOCIEDADE

Amor e finanças: Como o romance afeta as despesas dos consumidores

Hoje celebra-se o Dia dos Namorados e a Intrum apresenta-nos os resultados do seu estudo European Consumer Payment Report 2023, que demonstra que o amor está no ar, mas a pressão para gastar mais em gestos românticos também.

Publicado

em

Dia dos Namorados – 14 de fevereiro

Amor e finanças: Como o romance afeta as despesas dos consumidores

A Intrum analisa o impacto que o Dia dos Namorados e as prendas românticas têm nas despesas e nas dívidas dos consumidores.

Hoje celebra-se o Dia dos Namorados e a Intrum apresenta-nos os resultados do seu estudo European Consumer Payment Report 2023, que demonstra que o amor está no ar, mas a pressão para gastar mais em gestos românticos também.

De acordo com o estudo da Intrum, ECPR, 74% dos consumidores portugueses afirmaram ser muito provável que gastassem menos em presentes, para conseguirem gerir o impacto das elevadas taxas de juro e da inflação nos seus orçamentos. Os consumidores da Grécia (83%), Irlanda (79%) e UK (75%), são os que mais concordaram com a afirmação. A média europeia situa-se nos 70% e na Europa do Sul 74%.

As finanças dos consumidores em toda a Europa já se encontram sob pressão devido à crise do custo de vida e às elevadas taxas de inflação, mas muitas pessoas também sentem uma pressão adicional para gastar dinheiro com o seu parceiro – mesmo que isso signifique contrair dívidas no cartão de crédito.

De acordo com Luís Salvaterra, Diretor-Geral da Intrum Portugal, “este ano, a Intrum tem como objetivo esclarecer a relação complexa entre o amor e as finanças.Ajudamos os consumidores a entender o impacto que as expectativas nos relacionamentos podem ter sobre os seus gastos, que podem causar tensões financeiras e emocionais e a ajudar as empresas a compreender melhor o comportamento dos consumidores nesta altura do ano”.

Despesas do Dia dos Namorados ano após ano

De acordo com a Mintel, empresa de estudos de mercado, sediada no Reino Unido, o Dia dos Namorados celebrado em 2023 foi profundamente afetado pela crise do custo de vida. Este ano não é diferente.

Os inquiridos da Mintel no Reino Unido, por exemplo, relataram uma diminuição de 19% nas despesas em relação ao ano anterior, com 50% dos compradores a gastar menos em presentes de São Valentim.

De acordo com o Barclay’s Valentine’s Day Spending Report, no ano passado, 16% dos casais inquiridos concordaram em limitar as suas despesas com o Dia dos Namorados. Para além disso, 15% concordaram em não comprar presentes um ao outro, concentrando-se em experiências e 26% optaram por passar a noite em casa, enquanto 31% optaram por programas menos dispendiosos.

De certa forma, o próprio Dia dos Namorados é considerado como uma celebração “descartável”, com muitos casais dispostos a fazer concessões em tempos financeiramente mais difíceis. No entanto, continua a haver pressão para que os casais comprem presentes um ao outro ao longo do ano, mesmo que isso lhes cause um esforço financeiro significativo.

As pressões da oferta de prendas

Continua a existir uma ligação clara entre as relações românticas e a pressão para gastar demasiado.

Em alguns países, um em cada quatro consumidores receia que o seu parceiro os abandone no prazo de um ano se não corresponderem às suas expectativas em termos de presentes. A pesquisa revela ainda que, por exemplo, 24% dos entrevistados na Irlanda e no Reino Unido consideram que a compra de presentes para o parceiro é uma das razões mais comuns para contrair dívidas no cartão de crédito.

Tendências por género, idade e nacionalidade

De acordo com o European Consumer Payment Report, os Millennials sentem mais pressão do que as gerações mais velhas, com 21% a afirmar que os gastos relacionados com presentes os levam a contrair dívidas no cartão de crédito, em comparação com apenas 6% dos Baby Boomers. Os Millennials são também mais propensos a pensar que o seu parceiro os deixaria se não gastassem dinheiro em prendas (19%), em comparação com 4% dos Baby Boomers.

Os homens são também ligeiramente mais propensos a sentir a pressão, com 18% dos homens a indicar as prendas como a principal razão para contraírem dívidas no cartão de crédito, em comparação com 12% das mulheres, e com 6% mais probabilidades de recearem que a sua parceira os deixe sem prendas românticas.

O local onde se encontra na Europa pode afetar a probabilidade de se arriscar a contrair dívidas por causa de presentes românticos. Ainda de acordo com oEuropean Consumer Payment Report, em Portugal, 48% dos inquiridos indicaram os encontros românticos como uma das primeiras despesas a cortar quando estão sob pressão financeira, em contraste com apenas 13% dos estónios.

Segundo a Intrum, “É lamentável que a pressão para gastar dinheiro em encontros românticos seja tão elevada para algumas pessoas, uma vez que vemos em primeira mão os efeitos que os problemas de endividamento podem ter nas relações e na saúde mental. Acreditamos que falar abertamente sobre dívidas e stress financeiro com o seu parceiro é a melhor forma de resolver o problema e reduzir as preocupações.”

Continuar a ler
Publicidade

Artigos recentes

Facebook

ALJUSTREL6 minutos atrás

Primeiro ataque ao incêndio de Aljustrel falhou. Falta de meio aéreo adequado na origem.

Meio aéreo pesado de Ourique não ajudou.

ALJUSTREL3 horas atrás

Mil hectares arderam em Aljustrel. Veja o que ardeu.

Reportagem TDS esta manhã em Carregueiro com o resultado do incêndio de ontem.

Incêndios14 horas atrás

Em resolução o incêndio de Aljustrel. Estrada esteve cortada e zonas foram evacuadas.

Voltou a normalidade com o efectivo no terreno em forma de prevenção e rescaldo.

SOCIEDADE2 dias atrás

Alentejo a derreter. Hoje é o dia mais quente do ano.

Mourão Calor intenso Mourão vai ser um dos concelhos mais quentes do país. A previsão aponta para maximas de 42...

ALCÁCER DO SAL3 dias atrás

EN253 entre Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo em péssimo estado. IP ignora autarquias.

Mau estado da estrada coloca em risco condutores. IP diz que não tem obras previstas.

Música6 dias atrás

Torrão com animação durante julho. José Liaça e Fabiana Candeias abrem iniciativa e os ‘Vizinhos’ encerram.

Animação durante todo o mês.

NACIONAL1 semana atrás

Está quente mas estão previstos aguaceiros e granizo no Alentejo.

Tempo instável em toda a região

Crime2 semanas atrás

Homem que matou senhorio em Évora apanhou 18 anos e meio de prisão

Tribunal confirma factos da acusação.

Justiça2 semanas atrás

El quintas entra no Tribunal de Portalegre. Conheça o homem que quiz violar duas jovens numa barragem.

Está a ser ouvido.

Acidentes2 semanas atrás

Camionista brasileiro e treinador dos petizes de Castelo Branco foram as vítimas do acidente de Niza

Trágico acidente de Nisa fez duas vítimas mortais.

Incêndios2 semanas atrás

Incêndios no distrito de Évora mobilizam mais de 240 bombeiros.

7 meios aéreos no conjunto dos dois incêndios.

Teatro2 semanas atrás

Ruy de Carvalho esteve em Évora. Exposição fica até julho.

Teatro Garcia de Resende

Notícia TDS2 semanas atrás

Socialista Ricardo Pinheiro coordena campanha de Gouveia e Melo no Alentejo

Políticos entram na campanha do Almirante

ALJUSTREL2 semanas atrás

Gouveia e Melo foi conhecer a história da pirites de Aljustrel e visitou a Feira do Campo Alentejano

Candidato comprou uns chinelos e um típico 'talego' alentejano.

Futebol2 semanas atrás

Lusitano recebido na Câmara de Évora após ganhar título nacional (vídeo)

Toda a reportagem na TDS

Futebol2 semanas atrás

Lusitano de Évora é campeão de Portugal

É o primeiro vencedor alentejano.

Acidentes3 semanas atrás

Acidente no IP2, Nisa, faz dois mortos.

Via cortada.

AMARELEJA3 semanas atrás

Crime na comunidade cigana de Amareleja. Pai que matou filho continua a ser procurado.

Autopsia à vítima deverá ser feita esta quinta feira.

SOCIEDADE3 semanas atrás

Comporta praticamente vazia em feriado nacional

IPMA 'assustou' banhistas.

SOCIEDADE3 semanas atrás

Busto de Camões inaugurado hoje em Olivença.

Também patente está uma exposição sobre o autor d' Os Lusíadas.

Acidentes3 semanas atrás

Viatura cai na ribeira em Santa Catarina, Alcácer do Sal.

Não se registaram feridos.

Justiça4 semanas atrás

Assaltantes de banco em Montoito ficam em prisão preventiva

Os 3 assaltantes são de nacionalidade brasileira

SOCIEDADE4 semanas atrás

A bandeira de um município alentejano foi levantada no Monte Everest.

Saiba qual o atleta que conseguiu o feito.

PONTE DE SOR4 semanas atrás

Festas da cidade de Ponte de Sor. Conheça os primeiros 3 nomes do cartaz.

Ponte de Sor assinala os 40 anos de elevação a cidade.

Futebol4 semanas atrás

Alentejano Luis Godinho apita o Bósnia-São Marino.

O jogo está marcado para sábado, a partir das 14:00, em Zenica, na Bósnia.

ALCÁCER DO SAL4 semanas atrás

Jorge Palma em Alcácer do Sal. Passou, parou e fotografou.

Um dos maiores interpretes da musica portuguesa.

Crime4 semanas atrás

GNR faz vídeo promocional sobre detenção de assaltantes de banco em Montoito.

GNR mostra em vídeo um dos momentos.

Últimas4 semanas atrás

Tentou matar homem com uma foice. Ficou detido.

Agressor e vítima são de nacionalidade estrangeira.

Crime4 semanas atrás

Brasileiros que assaltaram Crédito Agrícola em Montoito são ouvidos no DIAP de Évora.

Assaltaram balcão à mão armada e foram detidos em Reguengos de Monsaraz.

Incêndios4 semanas atrás

Incêndio na Torre de Coelheiros, Évora, já em resolução.

Três meios aéreos estiveram no combate ás chamas.

Últimas4 semanas atrás

Detidos os 3 assaltantes da Caixa de Credito em Montoito

Os 3 assaltantes são de nacionalidade brasileira

OURIQUE4 semanas atrás

Três detidos em prisão preventiva por furto de cobre

Roubados 1 200 quilos de fio de cobre, avaliados em cerca de 5 500 euros.

GNR4 semanas atrás

Apreensão de mais de uma tonelada de lagostim-vermelho-do-Louisiana

A ação culminou na identificação de um homem de 47 anos e na apreensão dos lagostins, acompanhados de 74 caixas...

ALCÁCER DO SAL4 semanas atrás

PIMEL 2025 foi apresentada. Deverá ser a maior edição de sempre.(vídeo)

É a que tem mais expositores ate hoje.

PORTEL4 semanas atrás

‘Baile da Novinhas’ no Portel +Jovem, em Julho.

O ritmo do funk brasileiro em Portel

Últimas4 semanas atrás

Alentejana Fitapreta eleita o melhor enoturismo de Portugal

Adega fica situada em Graça do Divor, Évora.

SETÚBAL4 semanas atrás

Setúbal recorda pescadores desaparecidos no mar

Entre 28 de maio e 8 de junho, o Parque Urbano de Albarquel recebe a Mostra das Tradições Marítimas

GRÂNDOLA4 semanas atrás

Incêndio de Grândola em resolução. Ainda com mais de 100 operacionais.

Chamas evoluíram em meio rural

CINEMA4 semanas atrás

Missão: Impossível-O ajuste de contas final, chega a Ponte de Sor e Montargil.

Cinema no próximo fim de semana em Ponte de Sor e Montargil com Tom Cruise como protagonista.

Últimas4 semanas atrás

Duas mortes numa barragem particular em Vendas Novas. Corpos já retirados.

Segundo corpo foi encontrado e retirado esta manhã.

Julho 2025
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Histórias antigas

Copyright © 2022 TDS - Rádio e Televisão do Sul | redação: info@televisaodosul.pt 266702926 |Comercial: dialogohabil@gmail.com Publicidade site | rádio: 266702926 917278022

x
error: O conteúdo está protegido!!