Últimas:
Alentejo quer angariar 1 milhão de refeições – TDS
Siga-nos

ALENTEJO

Alentejo quer angariar 1 milhão de refeições

Vários conceitos envolvidos.

Publicado

em

Alentejo

Alentejo junta-se ao “Todos os Passos Contam” para angariar 1 milhão de refeições

A Fundação Galp lançou esta segunda-feira, dia 7 de outubro, a quinta edição da iniciativa “Todos os Passos Contam”, um projeto criado em 2021 com a ambição de apoiar famílias em situação de carência alimentar identificadas pela Rede de Emergência Alimentar.

O objetivo para este ano volta a ser alcançar um milhão de quilómetros percorridos para os materializar na oferta de 1 milhão de refeições. Através da promoção da atividade física e da consciencialização para a importância da adoção de um estilo de vida saudável, o movimento solidário da Fundação Galp já angariou 3,2 milhões de refeições nas edições anteriores.

A edição de 2024 é reforçada com o envolvimento cívico de parceiros socais e desportivos das comunidades onde a Galp desenvolve as suas operações. No Alentejo, juntam-se ao movimento:

Parceiros sociais e desportivos de Odemira, Ourique, Santiago do Cacém e Sines juntam-se ao movimento

Odemira – Associação de Solidariedade Social Nossa Senhora do Mar; Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de São Teotónio; e TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira.

Ourique – Associação Nova Terra.

Santiago do Cacém e Sines – Atlético Basquete Clube de Santo André; Juventude Atlético Clube; Kotas Bike Team, Secção de Triatlo do Vasco da Gama; e Vasco da Gama Atlético Clube.

A campanha deste ano decorre até ao dia 8 de dezembro e reforça a ideia de que “todos os passos contam”. Ou seja, além das caminhadas, corridas ou passeios de bicicleta, podem ser também somados os quilómetros na prática de desportos como futebol, andebol, padel ou dança, por exemplo. Ou os quilómetros percorridos em simples deslocações como a ida ao supermercado ou ao cinema.

O envolvimento nesta iniciativa é muito simples: basta partilhar um print screen do registo de cada atividade, com o número de quilómetros percorridos visível, no site todosospassoscontam.galp.com.

“O ‘Todos os Passos Contam’ é já é uma referência no nosso país e uma prova de que é muito simples ser solidário. Por isso, convido toda a comunidade a envolver-se nesta nova edição, a adotar um estilo de vida mais saudável e assim a contribuir para fazer a diferença junto daqueles que mais precisam”, disse Sandra Aparício, responsável da Fundação Galp, no lançamento da iniciativa, na sede da Galp, em Lisboa.

Os 3,2 milhões de refeições angariadas nas quatro edições anteriores permitiram apoiar mais de 6 mil instituições através dos 21 Bancos Alimentares de Portugal continental e ilhas. Este contributo só foi possível pelos mais de 257 mil participantes em todo o país que já aderiram a esta iniciativa solidária.

Por sua vez, Isabel Jonet, Presidente da Federação Portuguesa de Bancos Alimentares Contra a Fome, referiu que “é muito gratificante poder contar com parceiros como a Fundação Galp que mobiliza toda a comunidade, juntando numa só iniciativa vários objetivos, incentivando à realização de exercício físico e dando um sentido aos passos registados. Todos os quilómetros serão convertidos em produtos alimentares entregues à Rede de Emergência Alimentar, em colaboração com os 21 Bancos Alimentares com atividade no nosso país”.

Em paralelo com o objetivo de atingir um milhão de quilómetros e, por conseguinte, de refeições doadas, a iniciativa pretende incentivar a comunidade a cuidar de si, física e mentalmente, enquanto cuida dos outros. Este incentivo prioriza-se sobretudo num contexto em que 73% dos portugueses revelam inatividade física, segundo dados de 2022 do Eurobarómetro da Comissão Europeia.

Além da Fundação Galp e da Rede de Emergência Alimentar, o movimento “Todos os Passos Contam” tem o apoio da TVI e da Rádio Comercial e da Câmara Municipal de Cascais, e tem também este ano o apoio do cantor Diogo Piçarra, da dupla musical Calema e da ginasta olímpica Filipa Martins, a que se juntam Mónica Jardim (TVI) e Pedro Ribeiro (Rádio Comercial) como embaixadores da iniciativa.

Continuar a ler
Publicidade

Artigos recentes

Facebook

SOCIEDADE1 dia atrás

Alentejo a derreter. Hoje é o dia mais quente do ano.

Mourão Calor intenso Mourão vai ser um dos concelhos mais quentes do país. A previsão aponta para maximas de 42...

ALCÁCER DO SAL2 dias atrás

EN253 entre Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo em péssimo estado. IP ignora autarquias.

Mau estado da estrada coloca em risco condutores. IP diz que não tem obras previstas.

Música5 dias atrás

Torrão com animação durante julho. José Liaça e Fabiana Candeias abrem iniciativa e os ‘Vizinhos’ encerram.

Animação durante todo o mês.

NACIONAL1 semana atrás

Está quente mas estão previstos aguaceiros e granizo no Alentejo.

Tempo instável em toda a região

Crime2 semanas atrás

Homem que matou senhorio em Évora apanhou 18 anos e meio de prisão

Tribunal confirma factos da acusação.

Justiça2 semanas atrás

El quintas entra no Tribunal de Portalegre. Conheça o homem que quiz violar duas jovens numa barragem.

Está a ser ouvido.

Acidentes2 semanas atrás

Camionista brasileiro e treinador dos petizes de Castelo Branco foram as vítimas do acidente de Niza

Trágico acidente de Nisa fez duas vítimas mortais.

Incêndios2 semanas atrás

Incêndios no distrito de Évora mobilizam mais de 240 bombeiros.

7 meios aéreos no conjunto dos dois incêndios.

Teatro2 semanas atrás

Ruy de Carvalho esteve em Évora. Exposição fica até julho.

Teatro Garcia de Resende

Notícia TDS2 semanas atrás

Socialista Ricardo Pinheiro coordena campanha de Gouveia e Melo no Alentejo

Políticos entram na campanha do Almirante

ALJUSTREL2 semanas atrás

Gouveia e Melo foi conhecer a história da pirites de Aljustrel e visitou a Feira do Campo Alentejano

Candidato comprou uns chinelos e um típico 'talego' alentejano.

Futebol2 semanas atrás

Lusitano recebido na Câmara de Évora após ganhar título nacional (vídeo)

Toda a reportagem na TDS

Futebol2 semanas atrás

Lusitano de Évora é campeão de Portugal

É o primeiro vencedor alentejano.

Acidentes2 semanas atrás

Acidente no IP2, Nisa, faz dois mortos.

Via cortada.

AMARELEJA3 semanas atrás

Crime na comunidade cigana de Amareleja. Pai que matou filho continua a ser procurado.

Autopsia à vítima deverá ser feita esta quinta feira.

SOCIEDADE3 semanas atrás

Comporta praticamente vazia em feriado nacional

IPMA 'assustou' banhistas.

SOCIEDADE3 semanas atrás

Busto de Camões inaugurado hoje em Olivença.

Também patente está uma exposição sobre o autor d' Os Lusíadas.

Acidentes3 semanas atrás

Viatura cai na ribeira em Santa Catarina, Alcácer do Sal.

Não se registaram feridos.

Justiça3 semanas atrás

Assaltantes de banco em Montoito ficam em prisão preventiva

Os 3 assaltantes são de nacionalidade brasileira

SOCIEDADE4 semanas atrás

A bandeira de um município alentejano foi levantada no Monte Everest.

Saiba qual o atleta que conseguiu o feito.

PONTE DE SOR4 semanas atrás

Festas da cidade de Ponte de Sor. Conheça os primeiros 3 nomes do cartaz.

Ponte de Sor assinala os 40 anos de elevação a cidade.

Futebol4 semanas atrás

Alentejano Luis Godinho apita o Bósnia-São Marino.

O jogo está marcado para sábado, a partir das 14:00, em Zenica, na Bósnia.

ALCÁCER DO SAL4 semanas atrás

Jorge Palma em Alcácer do Sal. Passou, parou e fotografou.

Um dos maiores interpretes da musica portuguesa.

Crime4 semanas atrás

GNR faz vídeo promocional sobre detenção de assaltantes de banco em Montoito.

GNR mostra em vídeo um dos momentos.

Últimas4 semanas atrás

Tentou matar homem com uma foice. Ficou detido.

Agressor e vítima são de nacionalidade estrangeira.

Crime4 semanas atrás

Brasileiros que assaltaram Crédito Agrícola em Montoito são ouvidos no DIAP de Évora.

Assaltaram balcão à mão armada e foram detidos em Reguengos de Monsaraz.

Incêndios4 semanas atrás

Incêndio na Torre de Coelheiros, Évora, já em resolução.

Três meios aéreos estiveram no combate ás chamas.

Últimas4 semanas atrás

Detidos os 3 assaltantes da Caixa de Credito em Montoito

Os 3 assaltantes são de nacionalidade brasileira

OURIQUE4 semanas atrás

Três detidos em prisão preventiva por furto de cobre

Roubados 1 200 quilos de fio de cobre, avaliados em cerca de 5 500 euros.

GNR4 semanas atrás

Apreensão de mais de uma tonelada de lagostim-vermelho-do-Louisiana

A ação culminou na identificação de um homem de 47 anos e na apreensão dos lagostins, acompanhados de 74 caixas...

ALCÁCER DO SAL4 semanas atrás

PIMEL 2025 foi apresentada. Deverá ser a maior edição de sempre.(vídeo)

É a que tem mais expositores ate hoje.

PORTEL4 semanas atrás

‘Baile da Novinhas’ no Portel +Jovem, em Julho.

O ritmo do funk brasileiro em Portel

Últimas4 semanas atrás

Alentejana Fitapreta eleita o melhor enoturismo de Portugal

Adega fica situada em Graça do Divor, Évora.

SETÚBAL4 semanas atrás

Setúbal recorda pescadores desaparecidos no mar

Entre 28 de maio e 8 de junho, o Parque Urbano de Albarquel recebe a Mostra das Tradições Marítimas

GRÂNDOLA4 semanas atrás

Incêndio de Grândola em resolução. Ainda com mais de 100 operacionais.

Chamas evoluíram em meio rural

CINEMA4 semanas atrás

Missão: Impossível-O ajuste de contas final, chega a Ponte de Sor e Montargil.

Cinema no próximo fim de semana em Ponte de Sor e Montargil com Tom Cruise como protagonista.

Últimas4 semanas atrás

Duas mortes numa barragem particular em Vendas Novas. Corpos já retirados.

Segundo corpo foi encontrado e retirado esta manhã.

SOCIEDADE4 semanas atrás

Ciclista faz volta a Portugal para apelar á mobilidade urbana

Veja as datas em que vai passar pelo Alentejo

CAMPO MAIOR1 mês atrás

GNR faz detenções em Campo Maior e Alandroal

Os indivíduos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados aos Tribunais Judiciais respectivos.

ALCÁCER DO SAL1 mês atrás

Vitor Proença visita obras do Interface da Comporta, das bolsas de estacionamento e do acesso do Cais Palafítico da Carrasqueira.

O encontro teve o objetivo de ver de perto o ponto de situação das referidas empreitadas.

Junho 2025
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Histórias antigas

Copyright © 2022 TDS - Rádio e Televisão do Sul | redação: info@televisaodosul.pt 266702926 |Comercial: dialogohabil@gmail.com Publicidade site | rádio: 266702926 917278022

x
error: O conteúdo está protegido!!