ALENTEJO
Alentejo quer angariar 1 milhão de refeições
Vários conceitos envolvidos.

Publicado
10 meses atrásem

Alentejo
Alentejo junta-se ao “Todos os Passos Contam” para angariar 1 milhão de refeições
A Fundação Galp lançou esta segunda-feira, dia 7 de outubro, a quinta edição da iniciativa “Todos os Passos Contam”, um projeto criado em 2021 com a ambição de apoiar famílias em situação de carência alimentar identificadas pela Rede de Emergência Alimentar.
O objetivo para este ano volta a ser alcançar um milhão de quilómetros percorridos para os materializar na oferta de 1 milhão de refeições. Através da promoção da atividade física e da consciencialização para a importância da adoção de um estilo de vida saudável, o movimento solidário da Fundação Galp já angariou 3,2 milhões de refeições nas edições anteriores.
A edição de 2024 é reforçada com o envolvimento cívico de parceiros socais e desportivos das comunidades onde a Galp desenvolve as suas operações. No Alentejo, juntam-se ao movimento:
Parceiros sociais e desportivos de Odemira, Ourique, Santiago do Cacém e Sines juntam-se ao movimento
Odemira – Associação de Solidariedade Social Nossa Senhora do Mar; Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de São Teotónio; e TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira.
Ourique – Associação Nova Terra.
Santiago do Cacém e Sines – Atlético Basquete Clube de Santo André; Juventude Atlético Clube; Kotas Bike Team, Secção de Triatlo do Vasco da Gama; e Vasco da Gama Atlético Clube.
A campanha deste ano decorre até ao dia 8 de dezembro e reforça a ideia de que “todos os passos contam”. Ou seja, além das caminhadas, corridas ou passeios de bicicleta, podem ser também somados os quilómetros na prática de desportos como futebol, andebol, padel ou dança, por exemplo. Ou os quilómetros percorridos em simples deslocações como a ida ao supermercado ou ao cinema.
O envolvimento nesta iniciativa é muito simples: basta partilhar um print screen do registo de cada atividade, com o número de quilómetros percorridos visível, no site todosospassoscontam.galp.com.
“O ‘Todos os Passos Contam’ é já é uma referência no nosso país e uma prova de que é muito simples ser solidário. Por isso, convido toda a comunidade a envolver-se nesta nova edição, a adotar um estilo de vida mais saudável e assim a contribuir para fazer a diferença junto daqueles que mais precisam”, disse Sandra Aparício, responsável da Fundação Galp, no lançamento da iniciativa, na sede da Galp, em Lisboa.
Os 3,2 milhões de refeições angariadas nas quatro edições anteriores permitiram apoiar mais de 6 mil instituições através dos 21 Bancos Alimentares de Portugal continental e ilhas. Este contributo só foi possível pelos mais de 257 mil participantes em todo o país que já aderiram a esta iniciativa solidária.
Por sua vez, Isabel Jonet, Presidente da Federação Portuguesa de Bancos Alimentares Contra a Fome, referiu que “é muito gratificante poder contar com parceiros como a Fundação Galp que mobiliza toda a comunidade, juntando numa só iniciativa vários objetivos, incentivando à realização de exercício físico e dando um sentido aos passos registados. Todos os quilómetros serão convertidos em produtos alimentares entregues à Rede de Emergência Alimentar, em colaboração com os 21 Bancos Alimentares com atividade no nosso país”.
Em paralelo com o objetivo de atingir um milhão de quilómetros e, por conseguinte, de refeições doadas, a iniciativa pretende incentivar a comunidade a cuidar de si, física e mentalmente, enquanto cuida dos outros. Este incentivo prioriza-se sobretudo num contexto em que 73% dos portugueses revelam inatividade física, segundo dados de 2022 do Eurobarómetro da Comissão Europeia.
Além da Fundação Galp e da Rede de Emergência Alimentar, o movimento “Todos os Passos Contam” tem o apoio da TVI e da Rádio Comercial e da Câmara Municipal de Cascais, e tem também este ano o apoio do cantor Diogo Piçarra, da dupla musical Calema e da ginasta olímpica Filipa Martins, a que se juntam Mónica Jardim (TVI) e Pedro Ribeiro (Rádio Comercial) como embaixadores da iniciativa.
Outras notícias recomendadas
-
Despiste de mota faz um morto em Mértola.
-
Opinião: Quando Portugal provocou a criação de Wall Street.
-
Lesões por Sinistros /Acidentes Rodoviários, são a principal causa de morte dos jovens dos 5 aos 29 anos.
-
GNR resgata homem em ‘ilha’ na Albufeira do Caia.
-
IC1 cortado devido a incêndio de Ermidas-Sado. Trovoada pode ter sido a causa.
-
Estudantes de 10 nacionalidades estudam a Villa Romana de Santa Catarina de Sítimos.
-
Michael Carreira e Sara Correia nas festas de V.Novas
-
Família romena conta a história da comida portuguesa num restaurante na Comporta.
-
Alentejo mostra-se em cinco cidades da Alemanha
-
Festas em S.Barnabé, Almodôvar, canceladas devido a risco de incêndio.
-
Mourão de luto pela morte de 4 pessoas do concelho.
-
Corpos a serem analisados. Pelo menos 2 crianças deverão ter perdido a vida.
-
Detido por violência doméstica em Ponte de Sor.
-
Campeão de Fórmula 1 está de férias em Melides e estacionou o jato particular em Beja.
-
Venda das casas no Sul volta a subir, com Beja a liderar a valorização.
-
Portugal continua a ‘ferver’.
-
Festival do Crato com data extra
-
Noites de Baco na Cripta Arqueológica de Alcácer do Sal
-
Incêndio de Avis com 150 bombeiros e 7 meios aéreos
-
GNR de Sines apreende 3 armas de fogo com calibre de guerra e faz duas detenções
-
PJ faz duas detenções no distrito de Évora por violação
-
Incêndio em fábrica do Cercal do Alentejo em resolução mas com muitos meios.
-
Nicole Kidman compra casa em Melides.
-
Incêndio de Messejana começou com grade discos e acabou com proprietário a desrespeitar a GNR.
-
Ladrões de melão apanhados pela GNR
-
Reguengos recolhe assinaturas para pedir serviço de urgência básica
-
Vendas Novas relata ao Ministro das Infraestruturas mau serviço da CP
-
Portos de Setúbal e Sesimbra e o Clube de Vela do Sado assinam Protocolo de Cooperação para Regatas do Sado.
-
Sugestão fim-de-semana: Festival de cinema Periferias, em Portalegre.
-
27 mil utentes sem médico de família no Litoral Alentejano