PONTE DE SOR
É já este sábado que Ponte de Sor recebe o início do festival de balões de ar quente
É já este sábado em ponte de Sor
Seis dias de balões, espetáculo e muita emoção no céu do Alentejo
Balões nos céus do Alentejo: voos de manhã e à tarde ao longo de seis dias, passando por seis localidades do Alto Alentejo e proporcionando diferentes perspectivas sobre as paisagens da região.
Dois espetáculos Night Glow: Ponte de Sor recebe o primeiro espetáculo, no dia 7 de novembro, às 19h30, seguindo-se Fronteira, no dia 11, às 19h00.
Seis países representados: Portugal, Espanha, França, Países Baixos, Bélgica e Suíça juntam-se nesta edição, reforçando o carácter internacional do festival.
Experiências para diferentes gerações: para além de acompanhar os voos, o público poderá participar nos voos cativos, uma oportunidade de experimentar a sensação de subir num balão de ar quente.
A contagem decrescente está a chegar ao fim! É já este sábado, 7 de novembro, que o céu do Alto Alentejo volta a encher-se de cor com o arranque da 29.ª edição do FIBAQ – Festival Internacional de Balões de Ar Quente.
Durante seis dias, o festival vai percorrer Ponte de Sor, Montargil, Fundação Abreu Callado, Monforte, Fronteira e Alter do Chão, reunindo equipas de Portugal, Espanha, França, Países Baixos, Bélgica e Suíça numa celebração internacional do balonismo.
Mais do que um espetáculo para observar, o FIBAQ convida o público a participar e a viver diferentes experiências, desde acompanhar os voos de balão ao nascer e ao final do dia, experimentar um voo cativo ou assistir aos espetáculos Night Glow.
Seis dias seis localidades
7 DE NOVEMBRO | PONTE DE SOR
07h00 — Voo da manhã
09h30 — Voo cativo
14h30 — Voo da tarde
19h30 — Night Glow
8 DE NOVEMBRO | MONTARGIL
07h00 — Voo da manhã
09h30 — Voo cativo
14h30 — Voo da tarde
9 DE NOVEMBRO | FUNDAÇÃO ABREU CALLADO
07h00 — Voo da manhã
10 DE NOVEMBRO | MONFORTE
07h00 — Voo da manhã
14h30 — Voo da tarde
11 DE NOVEMBRO | FRONTEIRA
07h00 — Voo da manhã
14h30 — Voo da tarde
19h00 — Night Glow
12 DE NOVEMBRO | ALTER DO CHÃO
07h00 — Voo da manhã
14h30 — Voo da tarde
Todos os voos estão dependentes das condições meteorológicas e dos critérios de segurança definidos pelas equipas de pilotos e pela organização.
NIGHT GLOW em Ponte de Sor
São alguns dos momentos mais aguardados de um festival de balonismo. Os Night Glow transformam os balões em enormes lanternas iluminadas, com os pilotos a acionar os queimadores em sintonia com a música.
Entre chamas, luz, cor e uma banda sonora especialmente preparada, os balões ganham vida numa coreografia visual que promete proporcionar momentos únicos ao público.
Nesta edição, estão previstos dois espetáculos:
7 de novembro | Ponte de Sor | 19h30
11 de novembro | Fronteira | 19h00

Um festival para todos
O festival convida todos a aproximarem-se do mundo do balonismo, seja acompanhando os voos a partir do solo, seja experimentando a sensação de subir num balão.
Os voos livres, realizados através das Pulseiras Solidárias, são exclusivamente destinados a maiores de 18 anos. Já os voos cativos estão disponíveis para maiores de 6 anos, sendo obrigatório que os menores estejam sempre acompanhados por um adulto responsável.
A participação nos voos está sujeita às condições meteorológicas, às regras de segurança e à disponibilidade de vagas.
Entrevista
Para Aníbal Soares, diretor do FIBAQ, a chegada de mais uma edição representa a continuidade de um projeto que, ao longo de quase três décadas, tem levado o nome do Alentejo cada vez mais longe.
“Estamos a poucos dias de começar e é sempre uma enorme expectativa. São muitos meses de preparação, de trabalho com os municípios, parceiros e pilotos, para que tudo esteja preparado quando os primeiros balões levantarem voo. Este ano voltamos a receber equipas de seis países e a percorrer seis localidades, o que demonstra bem a dimensão e a importância que o FIBAQ foi conquistando ao longo dos anos.
Acima de tudo, queremos que as pessoas participem, que venham assistir aos voos, que aproveitem os Night Glow e que sintam o ambiente do festival. O FIBAQ não é apenas para quem gosta de balões. É para as famílias, para os visitantes, para as comunidades e para todos aqueles que querem descobrir o Alentejo de uma forma diferente.”
O diretor deixa ainda um convite a todos os que acompanham o festival:
“Esta é já a 29.ª edição e estamos naturalmente a pensar nos 30 anos, que queremos celebrar em 2027. Mas agora o nosso foco está nestes seis dias. Queremos que tudo corra bem, que as equipas se sintam em casa e que o público volte a encher os locais de voo. O nosso maior orgulho é ver as pessoas de olhos postos no céu quando os balões começam a levantar. É por esses momentos que continuamos a fazer este festival.”
A história do Festival
Criado em 1997, o FIBAQ é anualmente organizado pela Publibalão e, pelo 13º ano consecutivo, coorganizado pelo Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo.
Após 28 edições de sucesso, o festival afirma-se como um dos maiores e mais emblemáticos eventos de balonismo da Europa, reunindo dezenas de equipas internacionais e milhares de visitantes.
O evento tem como missão promover o balonismo em Portugal, incentivar o intercâmbio técnico e cultural entre pilotos e envolver as comunidades locais, valorizando o território e a sustentabilidade.


You must be logged in to post a comment Login