Teatro
Teatro Ibérico encontra-se em Évora
Decorre de 2 a 4 de novembro, no Teatro Garcia de Resende, em Évora.
Publicado
5 dias atrásem
Cendrev, Évora
Encontro de Teatro Ibérico
O Centro Dramático de Évora – CENDREV volta a organizar, no Teatro Garcia de Resende, o Encontro de Teatro Ibérico. Este Encontro é uma iniciativa que, ano após ano, promove o diálogo entre criadores, companhias e instituições de Portugal e
Espanha.
Com uma programação que inclui debates e espetáculos, o Encontro constitui-se como um espaço de partilha artística, reflexão crítica e cooperação cultural no panorama ibérico.
Este ano, de 2 a 4 de novembro, o festival volta-se para norte e dedica a sua programação à Galiza, região cuja vitalidade artística e teatral tem sido uma das mais estimulantes do panorama ibérico contemporâneo.
Ao longo de vários dias, o público é convidado a participar em espetáculos que refletem a diversidade, o humor e a força poética do teatro galego atual.
O Encontro inicia-se no dia 2 de novembro, às 16h00, com a última apresentação de Um Sonho, de August Strindberg — a nova co-produção do CENDREV e A Escola da Noite, que estreou no passado dia 23 de outubro e está em cena até dia 2.
Encenado por António Augusto Barros, com um elenco de 11 atrizes e atores, cenografia de João Mendes Ribeiro, Luísa Bebiano e António Augusto Barros, música de Carlos Meireles e desenho de luz de António Rebocho, o espetáculo marca a abertura do Encontro de Teatro Ibérico, que tem sessões às 19h00 até sábado — dia em que também será possível assistir à sessão com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, acessível a pessoas surdas e com dificuldades auditivas — e no domingo, às 16h00.
Em “Um Sonho” Agnès, filha do deus Indra, desce à terra para perceber como vivem os humanos.
Nessa imersão iniciática, vai encontrar três figuras coadjuvantes – o Oficial, o Advogado e o Poeta – estilhaços oníricos da biografia do próprio autor, Strindberg, por essa altura empenhado na construção de um novo teatro que pudesse revelar, na esteira das grandes discussões filosóficas da época, de Schopenhauer a Freud, o vasto território do inconsciente e dos sonhos.
No caleidoscópio de figuras e situações com que Agnès se depara no decurso da viagem aparecem os grandes temas de Strindberg: a família e o casamento, as desigualdades sociais mais gritantes que a revolução industrial agudizou, a justiça “que serve todos menos os que servem” e a Escola, encalhada no tempo e no espaço.
O encontro último com o Poeta, irmão e cúmplice na aventura da exigência de uma humanidade mais justa, aproxima-os da música e da poesia, das artes, que, tal como o sonho, são “maiores do que a realidade”.
O espetáculo seguirá posteriormente para Coimbra, onde será apresentado no Teatro da Cerca de São Bernardo, de 27 de novembro a 14 de dezembro.
Dia 3, a partir das 15h00, terá lugar a Conferência/Debate: “O Exemplo do Centro Dramático Galego Como Contributo Para a Reflexão Sobre Modelos de Desenvolvimento Regional”. Este encontro propõe uma reflexão partilhada sobre o papel das instituições culturais na criação artística contemporânea, a articulação entre políticas públicas e liberdade criativa, e os desafios comuns que enfrentam Portugal, Espanha e, em particular, a Galiza. Entre os convidados contam-se Fran Nuñez (Diretor do Centro Dramático Galego), Rui Vieira Nery (Musicólogo), Ana Paula Amendoeira (Vice-Presidente da CCDR Alentejo – Cultura), Pedro Rodrigues (A Escola da Noite) e Luis Miguel González-Cruz (Teatro del Astillero).
De seguida, às 19h00, o aclamado contador e ator Quico Cadaval, figura incontornável da cena galega, apresenta o seu espetáculo Complexo de Édipo, uma hilariante e vertiginosa viagem pelas fronteiras entre o mito e o quotidiano.
A partir da tragédia clássica, Cadaval constrói uma narrativa que mistura o conto tradicional de lareira, o teatro épico e o cabaret literário, onde uma taberneira de um porto galego — que é também mãe do soliloquista — comenta o destino do infeliz Édipo entre receitas de carne assada, histórias de marinheiros e ecos da família real espanhola.
Um espetáculo singular, repleto de humor, inteligência e imaginação, em que um só homem se multiplica em vozes e memórias.
O encerramento do festival, dia 4 às 19h00, é marcado pela presença do Centro Dramático Galego (CDG), companhia pública de teatro da Galiza, que celebra este ano 40 anos de atividade.
Com o espetáculo A Serie Clopen, o CDG apresenta uma criação multidisciplinar que combina acrobacias, teatro físico, clown, dança e humor, numa reflexão sobre os desafios da juventude em tempos de incerteza.
Outras notícias recomendadas
-
Homem com mandado de detenção europeu por sequestro detido em Alvalade Sado
-
Street Food Tour e Festival Internacional dos Balões de Ar Quente são alguns atrativos para visitar Ponte de Sor
-
Mulher detida por furto em Évora
-
Pelouros já estão atribuídos na Câmara de Alcácer do Sal
-
Deputado municipal do PS detido por roubo
-
Carlos Pinto de Sá tomou posse
-
Rui Costa em Évora
-
Detida por posse ilegal de arma
-
Opinião: “Isto é o Bengala(desh)”, disse o navegador português, João de Silveira, em 1506.
-
Abatidas 123 vacas na Catalunha por Doença de Pele Nodosa (DNP). Portugal atento.
-
Lusitano de Évora vence e já é 5º classificado
-
Opinião: Os doentes que sobreviveram ao terramoto de 1755 mas que morreram afogados uns meses depois…
-
Ladrões de ourivesarias detidos pela PSP.
-
Este sábado: “Fazer o Lume, Fazer a Luz. Arqueologia do Fogo”
-
Violas de Arame encontram-se em S.Martinho das Amoreiras
-
Setúbal recebe XIX Encontro Anual do Conselho Superior da Magistratura
-
Rota do Sol convida a descobrir Amareleja a pé
-
Zorrinho anuncia auditoria técnica, funcional e financeira e diz que quer dialogar com todos (video)
-
Como é que as pessoas assexuais navegam a intimidade?
-
Movimento por Estremoz retira confiança política ao presidente da União de Freguesias do Ameixial
-
Ponte de Sor entregou 980Kg de Resíduos Eléctricos e Electrónicos
-
Já conhece os novos presidentes de câmara do Alentejo ? Veja lista.
-
GNR intensifica patrulhamento nas estradas
-
Opinião: Portugal, o país que deu o nome à laranja
-
Clarisse Campos a nova presidente de Alcácer do Sal (discurso em vídeo)
-
Opinião: Os mil homens escravizados por D. Afonso Henriques
-
Clarisse Campos é a nova presidente da Câmara de Alcácer do Sal
-
25 jovens da Bulgária, Macedónia do Norte, Hungria, Roménia e Turquia vão estar em Évora
-
475 militares estiveram envolvidos na segurança da Baja Portalegre
-
Embarcação da GNR abalroada no Rio Guadiana. Um militar morreu.







You must be logged in to post a comment Login