Évora_27
Primeiro Seminário Internacional de Transferência de Conhecimentos no âmbito do projeto Interreg Europe ECOC Echo
Veszprém, na Hungria, acolheu o Primeiro Seminário de Transferência de Conhecimentos no âmbito do projeto internacional ECOC Echo, intitulado “Desenvolvimento urbano e regional baseado na Cultura”. O evento centrou-se na apresentação das melhores práticas e no legado do programa Veszprém–Balaton 2023 – Capital Europeia da Cultura (VEB2023 ECoC).
Com a participação de cerca de 40 representantes internacionais, o encontro proporcionou uma imersão profunda na transformação cultural da região, por meio de apresentações institucionais, debates enriquecedores e visitas a espaços e iniciativas culturais de destaque.
Tibor Navracsics, Ministro da Administração Pública e Desenvolvimento Regional salientou que Veszprém–Balaton 2023 – Capital Europeia da Cultura foi um sucesso partilhado e uma conquista da colaboração entre municípios, comunidades e toda a região. Atualmente, a cooperação entre governos locais, organizações civis, comunidades e instituições culturais serve também de modelo para outras cidades europeias.
Gyula Porga, Presidente da Câmara Municipal de Veszprém, também explicou a sua visão da cidade, salientando que o seu objetivo é “construir uma cidade líder à escala europeia, onde seja bom viver, trabalhar e pertencer a uma comunidade. O programa Capital Europeia da Cultura não só renovou edifícios, como também remodelou mentalidades: ensinou-nos a colaborar, a redescobrir os valores e os espaços da nossa cidade e a acreditar que o futuro não pertence às grandes metrópoles, mas às cidades de média dimensão que oferecem uma elevada qualidade de vida.”
“Foi particularmente enriquecedor e inspirador ouvir o testemunho de quem esteve na origem e implementação de Veszprém–Balaton 2023. A experiência partilhada teve um significado especial, já que existem muitos pontos de convergência com Évora_27, uma candidatura que também nasce de uma cidade e da sua região, movida por um forte desejo de desenvolvimento, de recuperação do património e de valorização do VAGAR e o estilo de vida alentejano como fator de atração de novas pessoas, talentos e comunidades”, afirmou António Costa da Silva, Diretor Financeiro da Associação Évora 2027.
Durante o seminário de dois dias, em Veszprém os principais colaboradores na implementação do programa VEB2023 ECoC resumiram as suas experiências em quatro áreas temáticas: o legado do programa e da organização após a Capital Europeia da
Cultura; os principais investimentos em infraestruturas; os impactos económicos a longo prazo; as oportunidades de financiamento da União Europeia que apoiam a continuação das iniciativas relacionadas com a Capital Europeia da Cultura.
You must be logged in to post a comment Login