CRATO
Obras da Barragem do Pisão vão avançar.
O financiamento da Barragem do Pisão é, agora, a cargo do Orçamento de Estado, com um montante total de 222,2 milhões de euros (mais IVA) e um prazo de execução até 2027.

Publicado
5 meses atrásem

Crato
Barragem do Pisão vai avançar
Foram assinados três documentos estruturantes para a concretização do Empreendimento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão. Este momento marca um passo decisivo num projeto liderado pela CIMAA, em articulação com os municípios do Alto Alentejo e o Governo de Portugal.
“Esta é uma história escrita a ferro e fogo. Tem sido um processo moroso, bastante burocrático, por vezes com algumas barreiras incompreensíveis. Mas nada realmente importante e neste caso transformador se consegue sem dor, muito trabalho, dedicação, luta e coragem”, começou por destacar Hugo Hilário, Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAA, que acrescentou a importância dos dois últimos governos na concretização desta obra. Para Hugo Hilário é, no entanto, crucial que “se defina o modelo de gestão desta infraestrutura e que a liderança, a administração e a gestão do Pisão continuem a ser orientadas pela região e pelos seus municípios.”
Joaquim Diogo, Presidente da Câmara Municipal do Crato, destacou o papel da CIMAA e a resiliência da população do Pisão: “Este é um triunfo da cooperação, da visão estratégica e da competência política. Depois de muitos anos de lutas, destaco as mulheres e homens que vivem numa aldeia que se chama Pisão, que são um exemplo, que serão capazes de concretizar este projecto tão importante de desenvolvimento regional.”
Nesta cerimónia, que incluía a assinatura do “Novo Contrato de Financiamento”, do “Contrato de Concessão para a Construção das Infraestruturas Primárias” e do “Auto de Consignação da Obra”, foram apresentados vários membros do Governo: Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e dos Secretários de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis.
Maria da Graça Carvalho, Ministra do Ambiente e Energia, ressalvou o “cuidado do processo de análise ambiental, com mais de 180 contributos após consulta pública da Agência Portuguesa do Ambiente, e que garante as previsões deste projeto”. O governante acrescentou que “a gestão de recursos hídricos é uma prioridade para o país e para a Europa e que, por isso, devemos celebrar este marco histórico para o Alto Alentejo”.
Por último, Manuel Castro Almeida, Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, sublinhou que estas assinaturas “permitem o início eficaz dos trabalhos. Acabou o tempo dos papéis e das burocracias. Num projecto onde o financiamento está garantido, mas onde não estaríamos sem os fundos europeus.” O governante destacou ainda o trabalho de união alcançado em torno desta obra. “Até isso esta região foi única. A união dos autarcas, que desde o início sempre serviu em unanimidade, com uma coesão de salientar.”
O financiamento da Barragem do Pisão é, agora, a cargo do Orçamento de Estado, com um montante total de 222,2 milhões de euros (mais IVA) e um prazo de execução até 2027, por decisão do Governo em março de 2025. A sua concretização permitirá garantir de forma sustentada o abastecimento público de água, o estabelecimento de novas áreas de regadio e a produção de energia a partir de fontes renováveis, proporcionando de forma significativa para o desenvolvimento económico da região e consequentemente com um impacto profundo positivo. na qualidade de vida da população.
Outras notícias recomendadas
-
CHEGA faz queixa crime contra presidente da Câmara de Odemira.
-
Três helis no combate às chamas em Monforte
-
Évora acolhe piloto inovador no domínio da dessalinização solar
-
Trânsito condicionado na A2 em Grândola
-
PS vence Alcácer do Sal, Odemira e Grândola. CDU ganha em Sines. Movimento vence Sant.Cacém.
-
Ponte Sor: Rogério Alves é o novo presidente e PS faz pleno nas freguesias.
-
CHEGA vence Junta de Pegões.
-
Carlos Zorrinho vence e devolve câmara ao PS. Pinto Sá conquista Montemor. PSD vence em Vendas Novas.
-
Vila Viçosa: PSD ganhou todos os mandatos e não tem oposição.
-
PSD vence Beja. PS garante Serpa. As maiores surpresas no Baixo Alentejo.
-
PS é quem mais vence no distrito de Portalegre. Rouba Monforte ao PCP. Em Ponte de Sor conquista Galveias.
-
Chega vence Assembleia Municipal em Elvas
-
PS vence Monforte. CDU perde câmara e CHEGA desilude.
-
PS ganha primeira ‘câmara’ fechada no Alentejo.
-
10 feridos em acidente em Grândola
-
Quatro detidos por furto de animais
-
‘Comando vermelho’ ataca em Évora. Sem abrigo foi espancado.
-
Galveias: Freguesia mais rica do país recebe Irmãs dos pobres.
-
Saiba onde vai estar o Arcebispo de Évora
-
CCDRA e IPBeja lançam Pós- Graduação em Gestão de Programas e Fundos Europeus
-
Viana do Alentejo celebra mês sénior em outubro
-
Opinião: a prevenção do Cancro do Fígado erradica a mortalidade.
-
Produção de azeite: 850 milhões de quilos de azeitona, que deverão originar 115.000 toneladas de azeite.
-
Dia Mundial da Saúde Mental
-
Dois detidos em flagrante por burla
-
80 especialistas em Odemira a discutir o futuro da agricultura
-
IP Portalegre com 203 novas camas
-
Dois detidos por roubo em herdade na Landeira
-
Detido por permanência ilegal em território nacional
-
Turismo: Alentejo recebe Convenção Braztoa em 2026
You must be logged in to post a comment Login