Barragem do Pisão
Assinado o Contrato para a Construção das Infraestruturas Primárias
A assinatura do Contrato para a Construção das Infraestruturas Primárias da Barragem do Pisão, atribuído a um Consórcio Ibérico, após concurso público, decorreu hoje, no Crato.
A cerimónia começou com a intervenção do autarca do Crato salientando a importância do empreendimento que vai ser edificado no seu concelho.
Hugo Hilário, presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, salientou o facto do Pisão ir resolver ‘o abastecimento de água em 9 concelhos do distrito de Portalegre ‘.
O também autarca de Ponte de Sor salientou a necessidade de governo e entidades continuarem o seu apoio ao projeto.
A 8 de outubro, os autarcas da CIMAA deliberaram a aprovação, por unanimidade, da adjudicação da obra para a construção da rede de infraestruturas primárias do Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão, numa reunião extraordinária do Conselho Intermunicipal.
O consórcio ibérico ‘Agrupamento FCC Construcción e Alberto Couto Alves’ foi o vencedor do concurso público internacional, sendo que a obra foi adjudicada pelo valor de 64,99 milhões de euros.
A Barragem do Pisão é o mais avultado investimento inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com uma dotação de aproximadamente 141 milhões de euros e mais 10 milhões previstos no orçamento de estado. A sua concretização permitirá garantir de forma sustentada o abastecimento público de água, o estabelecimento de novas áreas de regadio e a produção de energia a partir de fontes renováveis, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento económico da região e consequentemente com um profundo impacto positivo na qualidade de vida da população.