CRATO
Barragem do Pisão: Autarcas do Alto Alentejo avançam com recurso
Os 15 autarcas do Alto Alentejo estão unidos e empenhados na concretização deste projeto de enorme relevância para o desenvolvimento da região

Publicado
5 meses atrásem
Barragem do Pisão
Autarcas do Alto Alentejo empenhados em mais uma fase do projeto
A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), entidade gestora do projeto do Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão, foi instituída nessa qualidade por decisão do Governo da República através do Decreto-Lei n.º 62/2022, de 26 de setembro.
Também por decisão do Governo da República nesse mesmo diploma foi considerado um empreendimento de interesse público nacional.
Os 15 autarcas do Alto Alentejo estão unidos e empenhados na concretização deste projeto de enorme relevância para o desenvolvimento da região e esse empenho não abranda pela circunstância de ter sido proferida agora decisão do TAF de Castelo Banco que, dando parcial procedência à ação, decidiu pela anulação da DIA.
A promessa de execução deste projeto já perdura há cerca de 70 anos.
É muito tempo à espera.
É segura a convicção dos 15 autarcas do Alto Alentejo que, com maior ou menor oposição, o Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão irá ser concretizado porque a prioridade ao desenvolvimento da nossa região, as melhorias das condições de vida das populações, a par do respeito pelo ambiente, irão prevalecer.
A sentença do TAF de Castelo Branco é tão só – a par de outros processos judiciais instaurados com a mesma finalidade – mais uma etapa neste longo processo.
Dela cabe recurso que será, em tempo, interposto onde irão ser apresentados os fundamentos que sustentam a posição da CIMAA, dos quais estamos profundamente convictos da sua total legalidade.
A CIMAA quer recordar que a oposição que tem sido feita pelas associações ambientalistas a este projeto já conheceu num passado recente duas decisões judiciais do mesmo tribunal que rejeitaram outras tantas providências cautelares requeridas pelas mesmas associações sempre com a mesma finalidade: parar o projeto.
A CIMAA, consciente da importância do projeto para todos e da oportunidade única para o executar, tudo fará para conseguir cumprir o desígnio que lhe atribuído pelo Governo da República pelo Decreto-Lei n.º 62/2022, de 26 de setembro: executar, em cumprimento escrupuloso da lei e das normas comunitárias, o Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão.
Face ao exposto, e enquanto entidade representante dos Municípios Associados, a CIMAA vem por este meio sublinhar que todo o processo foi conduzido acautelando todas as questões ambientais que advém da prossecução deste investimento para o Alto Alentejo, respeitando escrupulosamente as normas e a legislação em vigor.
Reforçamos ainda a confiança que depositamos em todo o trabalho efetuado pela APA, Ministério do Ambiente e Ação Climática, bem como as demais entidades envolvidas em todo o processo do investimento.
Toda a estrutura, composta pela equipa técnica, entidades parceiras e governantes – da atual e da anterior legislatura –, continua empenhada na concretização deste projeto que, dado a sua “complexidade e dimensão”, é normal estar sujeito a um maior escrutínio e processo burocrático. Estamos a dar passos no sentido de comunicar novos avanços em breve.
A Barragem do Pisão é o mais avultado investimento inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com uma dotação de aproximadamente 141 milhões de euros. A sua concretização permitirá garantir de forma sustentada o abastecimento público de água, o estabelecimento de novas áreas de regadio e a produção de energia a partir de fontes renováveis, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento económico da região e consequentemente com um profundo impacto positivo na qualidade de vida da população.
Outras notícias recomendadas
-
Acidente no IP2, Nisa, faz dois mortos.
-
Crime na comunidade cigana de Amareleja. Pai que matou filho continua a ser procurado.
-
Comporta praticamente vazia em feriado nacional
-
Busto de Camões inaugurado hoje em Olivença.
-
Viatura cai na ribeira em Santa Catarina, Alcácer do Sal.
-
Assaltantes de banco em Montoito ficam em prisão preventiva
-
A bandeira de um município alentejano foi levantada no Monte Everest.
-
Festas da cidade de Ponte de Sor. Conheça os primeiros 3 nomes do cartaz.
-
Alentejano Luis Godinho apita o Bósnia-São Marino.
-
Jorge Palma em Alcácer do Sal. Passou, parou e fotografou.
-
GNR faz vídeo promocional sobre detenção de assaltantes de banco em Montoito.
-
Tentou matar homem com uma foice. Ficou detido.
-
Brasileiros que assaltaram Crédito Agrícola em Montoito são ouvidos no DIAP de Évora.
-
Incêndio na Torre de Coelheiros, Évora, já em resolução.
-
Detidos os 3 assaltantes da Caixa de Credito em Montoito
-
Três detidos em prisão preventiva por furto de cobre
-
Apreensão de mais de uma tonelada de lagostim-vermelho-do-Louisiana
-
PIMEL 2025 foi apresentada. Deverá ser a maior edição de sempre.(vídeo)
-
‘Baile da Novinhas’ no Portel +Jovem, em Julho.
-
Alentejana Fitapreta eleita o melhor enoturismo de Portugal
-
Setúbal recorda pescadores desaparecidos no mar
-
Incêndio de Grândola em resolução. Ainda com mais de 100 operacionais.
-
Missão: Impossível-O ajuste de contas final, chega a Ponte de Sor e Montargil.
-
Duas mortes numa barragem particular em Vendas Novas. Corpos já retirados.
-
Ciclista faz volta a Portugal para apelar á mobilidade urbana
-
GNR faz detenções em Campo Maior e Alandroal
-
Vitor Proença visita obras do Interface da Comporta, das bolsas de estacionamento e do acesso do Cais Palafítico da Carrasqueira.
-
Caravana tenística internacional volta ao Montemor Ladies Open
-
Trigacheiro e Plutonio no Festival do Crato
-
Ferido grave da queda de aeronave em Alcácer permanece no Garcia de Orta.