Últimas:
Estudo mostra dados inquietantes sobre saúde mental no Ensino Superior – TDS
Siga-nos

Saúde

Estudo mostra dados inquietantes sobre saúde mental no Ensino Superior

Os diagnósticos mais mencionados foram a ansiedade (16%) e a depressão (7%), tendo 10% referido ter ambos os diagnósticos” destaca a professora da academia alentejana, acrescentado que 23% dos participantes toma medicação para a
ansiedade, depressão, insónias ou outro problema psíquico.

Publicado

em

Amplo estudo coordenado pela Universidade de Évora

Dados inquietantes sobre a saúde mental dos Estudantes do Ensino Superior

Um estudo coordenado pela Universidade de Évora (UÉ) avaliou a saúde mental dos estudantes do ensino superior tendo-se constatado alguns resultados inquietantes.

“O estudo foi realizado porque a entrada no ensino superior corresponde a uma transição complexa. Adicionalmente, estudos internacionais indicam que os jovens foram os que mais sofreram alterações na saúde mental no período pandémico, pelo que sentimos necessidade de realizar um diagnóstico de situação no ensino superior, para, posteriormente, desenvolvermos programas de promoção da saúde mental em ambiente académico” avança Lara Guedes de Pinho, Professora do Departamento de Enfermagem e   Investigadora do Comprehensive Health Research Centre (CHRC), da Universidade de Évora.

A recolha de dados teve início, simbolicamente, no dia 10 de outubro de 2022, Dia Mundial da Saúde Mental. No que concerne à amostra portuguesa, contamos já com 3143 respostas.

Neste estudo estão envolvidas 7 instituições de ensino superior portuguesas e 10 instituições de ensino superior de 7 países diferentes (Europa e América do Sul). De entre os principais resultados, destacamos, 7% dos participantes refere que com a pandemia COVID-19 a sua saúde mental piorou; 19,2% dos participantes referiu que já lhes foi diagnosticado algum tipo de doença mental e destes, 4 em cada 10 (40,5%) foi diagnosticado após o início da pandemia.

“Os diagnósticos mais mencionados foram a ansiedade (16%) e a depressão (7%), tendo 10% referido ter ambos os diagnósticos” destaca a professora da academia alentejana, acrescentado que 23% dos participantes toma medicação para a
ansiedade, depressão, insónias ou outro problema psíquico, mas só metade deles (n=377) já teve consultas de psiquiatria.
“75,6% apresenta sintomas de ansiedade, sendo que destes, 1 em cada 3 participantes (37,8%) apresenta sintomas moderados a graves de ansiedade” realça Lara Guedes de Pinho, referindo que nos 14 dias anteriores à recolha de dados 42% dos inquiridos refere que se preocupou demasiado com diferentes assuntos, 37% sentiu-se nervoso, ansioso ou irritado e 36% teve dificuldade em relaxar.

“61,9% apresenta sintomas depressivos, sendo 23,4% sintomas depressivos leves e 38,5% moderados a severos", acrescenta.  Os problemas que mais incomodaram os participantes foram o sentimento de cansaço ou ter pouca energia (42%) e alterações do sono (38%).

Sublinhe-se o facto de 1 em cada 4 (27,1%) participantes ter referido pensamentos acerca de que estaria melhor morto ou de se ferir a si mesmo de alguma forma.  Uma nota para os 27% dos inquiridos que referiu que a sintomatologia depressiva causa muita ou extrema dificuldade na vida académica/trabalho, lida doméstica ou convivência com outras pessoas, o que significa que há prejuízo na funcionalidade.

No que respeita à forma como os estudantes procuram ou procurariam ajuda em caso de necessidade, 74% recorre/recorreria à conversa com os amigos. “Destacamos aqui a importância da capacitação dos pares para o reconhecimento da sintomatologia e para a prestação da primeira ajuda/primeiros socorros em saúde mental” destaca a professora.

Por outro lado, a “razão mais importante para não procurar ajuda apontada pelos inquiridos é o facto de a ajuda profissional ser cara (58,5%) e o longo tempo de espera para conseguir uma consulta (50,2%)” realça a professora da UÉ. “Perante este facto, é importante uma mudança nas políticas de saúde mental, reforçando o SNS com recursos humanos suficientes para dar resposta às necessidades da população, não só na promoção da saúde mental e prevenção da doença que cabe aos cuidados de saúde primários, como também na reabilitação psicossocial da pessoa com doença.”

“Tal como existem estratégias que vão muito além das farmacológicas para a reabilitação física, também existem para a reabilitação mental, sendo estas únicas ainda muito pouco valorizadas e escassas no SNS. Precisamos, pois de uma mudança de paradigma que não fique apenas no papel, precisamos de agir.”

O estudo mostra ainda que ser mulher, ter a perceção de pior rendimento académico e ter um nível socioeconómico mais baixo, está associado a mais sintomatologia depressiva e ansiosa, “dados idênticos a outros estudos internacionais”. Já os estudantes deslocados que vão todos os fins de semana a casa apresentam menos sintomas depressivos e ansiosos e os que estão numa relação amorosa apresentam menores níveis de ansiedade, “destacando-se a importância das relações afetivas
para a saúde mental”, nota Lara Guedes de Pinho.

Os objetivos futuros estão traçados, “queremos criar um modelo de promoção da saúde mental dos estudantes universitários que seja transdisciplinar e centrado no estudante, querendo isto dizer que o estudante participa na tomada de decisão e é um
agente ativo no desenvolvimento e implementação dos programas promotores de saúde mental” realça a coordenadora do estudo, indicando que “é necessário ultrapassar as barreiras apontadas e melhorar e rentabilizar a rede de apoio existente com uma perspetiva de autocuidado e de capacitação para que as exigências colocadas pela transição para contexto universitário sejam ultrapassadas de forma positiva”.

Ainda sobre os dados agora tornados públicos, a professora sublinha que “com a consciência da complexidade do fenómeno todos devemos estar envolvidos de forma concertada na promoção da saúde mental dos estudantes universitários, investigadores, intervenientes universitários, serviços de saúde, sociedade em geral, órgãos de decisão política e os próprios estudantes”.

Continuar a ler
Publicidade

Artigos recentes

Facebook

Justiça12 horas atrás

CHEGA faz queixa crime contra presidente da Câmara de Odemira.

Queixa já deu entrada nos serviços do MP

Incêndios12 horas atrás

Três helis no combate às chamas em Monforte

Incêndio continua ativo

ÉVORA12 horas atrás

Évora acolhe piloto inovador no domínio da dessalinização solar

Conheça este novo projeto que chega a Évora

A215 horas atrás

Trânsito condicionado na A2 em Grândola

A2, Grândola Trânsito condicionado Acidente em resolução na A2, entre os nós de Grândola -Norte e Grândola-Sul ao Km 117,...

Política21 horas atrás

PS vence Alcácer do Sal, Odemira e Grândola. CDU ganha em Sines. Movimento vence Sant.Cacém.

Veja as mudanças no litoral alentejano.

Política22 horas atrás

Ponte Sor: Rogério Alves é o novo presidente e PS faz pleno nas freguesias.

Autarca sucede a Hugo Hilário na presidência.

PEGÕES22 horas atrás

CHEGA vence Junta de Pegões.

Chega perde câmara do Montijo para Movimento popular.

Política22 horas atrás

Carlos Zorrinho vence e devolve câmara ao PS. Pinto Sá conquista Montemor. PSD vence em Vendas Novas.

PS vence em Évora, CDU em Montemor o Novo e PSD em Vendas Novas. Conheça os novos autarcas.

Política23 horas atrás

Vila Viçosa: PSD ganhou todos os mandatos e não tem oposição.

Inácio Esperança é o grande vencedor.

Política23 horas atrás

PSD vence Beja. PS garante Serpa. As maiores surpresas no Baixo Alentejo.

PSD garante câmara de Beja e CDU reconquista Aljustrel.

Política23 horas atrás

PS é quem mais vence no distrito de Portalegre. Rouba Monforte ao PCP. Em Ponte de Sor conquista Galveias.

Veja retrato do distrito de Portalegre

ELVAS1 dia atrás

Chega vence Assembleia Municipal em Elvas

Rondão Almeida venceu a câmara.

MONFORTE1 dia atrás

PS vence Monforte. CDU perde câmara e CHEGA desilude.

Rasquinho deixa IPDJ

GAVIÃO1 dia atrás

PS ganha primeira ‘câmara’ fechada no Alentejo.

Era vice presidente da autarquia

Acidentes1 dia atrás

10 feridos em acidente em Grândola

Dos quais 1 ferido ligeiro

Crime2 dias atrás

Quatro detidos por furto de animais

Detidos em flagrante delito

Notícia TDS2 dias atrás

‘Comando vermelho’ ataca em Évora. Sem abrigo foi espancado.

Inscrições na parede terão sido feitas com sangue da própria vítima

GALVEIAS3 dias atrás

Galveias: Freguesia mais rica do país recebe Irmãs dos pobres.

Prevê- se a sua chegada a Galveias na segunda quinzena de Janeiro de 2026.

Religião3 dias atrás

Saiba onde vai estar o Arcebispo de Évora

Atividades Principais do Arcebispo de Évora

BEJA3 dias atrás

CCDRA e IPBeja lançam Pós- Graduação em Gestão de Programas e Fundos Europeus

Assinatura de dois protocolos de colaboração consolidam a cooperação entre ambas as instituições e reforçam o compromisso conjunto com o...

SOCIEDADE3 dias atrás

Viana do Alentejo celebra mês sénior em outubro

Noite de fados, baile da pinha, passeio ao Zoomarine e uma sessão de contos são algumas das atividades que integram...

Opinião3 dias atrás

Opinião: a prevenção do Cancro do Fígado erradica a mortalidade.

Artigo de Opinião de José Presa, Hepatologista

Agricultura3 dias atrás

Produção de azeite: 850 milhões de quilos de azeitona, que deverão originar 115.000 toneladas de azeite.

Os lagares associados da OLIVUM, estimam a receção de cerca de 850 milhões de quilos de azeitona, que deverão originar,...

Saúde3 dias atrás

Dia Mundial da Saúde Mental

Foram abordados temas como a comunicação não-violenta, o estigma associado à doença mental, a valorização da saúde mental e omindfulness

CAMPO MAIOR3 dias atrás

Dois detidos em flagrante por burla

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas.

Agricultura2 semanas atrás

80 especialistas em Odemira a discutir o futuro da agricultura

7º Colóquio Nacional de Produção de Pequenos Frutos leva participantes a conhecer projetos de sustentabilidade de produção, otimização do uso...

Educação2 semanas atrás

IP Portalegre com 203 novas camas

Ministro da Educação esteve na inauguração

Crime2 semanas atrás

Dois detidos por roubo em herdade na Landeira

Individuos serão presentes a um juiz

SANTIAGO DO CACÉM2 semanas atrás

Detido por permanência ilegal em território nacional

Detido em Ermidas-Sado

Turismo2 semanas atrás

Turismo: Alentejo recebe Convenção Braztoa em 2026

O anúncio foi feito, em Córdoba (Argentina), durante o jantar oficial da Convenção Braztoa 2025.

ELVAS2 semanas atrás

GNR: Recuperação de animal de companhia desaparecido

Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas.

ELVAS2 semanas atrás

Futebol: O Elvas em todas as frentes

O Elvas vive um sábado especial, com três das suas principais equipas em competição, num sinal claro da vitalidade do futebol...

SINES2 semanas atrás

Portos: Sines reforça parceria com Sevilha

O Presidente da Autoridade Portuária de Sevilha, Rafael Carmona Ruiz, foi recebido pelo Conselho de Administração da APS, num encontro...

BEJA2 semanas atrás

Montenegro inaugura residência de alunos e é recebido com música

Veja vídeo

Futebol3 semanas atrás

Sorteio da Taça: Lusitano de Évora recebe Olivais e Moscavide

Veja mapa completo de jogos

SOCIEDADE3 semanas atrás

Furacão Gabrielle passa a tempestade e atinge o sul após passar pelos Açores.

Tempestade vai provocar vento, chuva intensa e agitação marítima, no sul.

Política3 semanas atrás

Jovens do CHEGA reunidos em Évora

Jovens do CHEGA ouviram André Ventura

cultura4 semanas atrás

Cabeço de Vide é ´O Lugar dos Sonhos´

Em exibição nos cinemas.

Crime4 semanas atrás

Quatro detidos por furto de metais não preciosos

O suspeitos foram detidos, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Redondo.

Desportos4 semanas atrás

Alina Korneeva vence Cartuxa Évora Ladies Open

Na final perante a espanhola Kaitlin Quevedo, primeira favorita e atual 179.ª do ranking WTA, Korneeva entrou determinada a resolver...

Outubro 2025
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Histórias antigas

Copyright © 2022 TDS - Rádio e Televisão do Sul | redação: info@televisaodosul.pt 266702926 |Comercial: dialogohabil@gmail.com Publicidade site | rádio: 266702926 917278022

x
error: O conteúdo está protegido!!