Últimas:
Ambientalistas querem novo aeroporto em Vendas Novas. – RÁDIO TDS
Siga-nos

Últimas

Ambientalistas querem novo aeroporto em Vendas Novas.

9 associações ambientais reprovam Montijo

Publicado

em

Foto: Valentino Cunha, vice pres. da C.M. de Vendas Novas (foto:TDS)

Vendas Novas

Opção Vendas Novas para novo aeroporto de Lisboa ganha luz verde para organizações ambientalistas

É uma boa notícia para Vendas Novas.

A nova localização do novo aeroporto de Lisboa pode mesmo aterrar na cidade das bifanas.

Se em Dezembro, do ano passado, uma decisão da Comissão Técnica Independente já apontava este recanto alentejano com uma das possibilidades, agora, esta segunda-feira, sai um novo parecer e desta feita por nove organizações ambientalistas.

Ou seja, o novo aeroporto em Vendas Novas é o mais “favorável” em termos ambientais e de saúde pública.

Com base na informação veiculada pela Zero, associação ambiental, as organizações sublinham que “na generalidade dos descritores ambientais e de saúde pública, Vendas Novas salienta-se como mais favorável, com excepção da dimensão florestal e dos recursos hídricos superficiais”.

Ainda no mesmo parecer, esta opção alentejana, e apesar de sofrer com alguma desertificação, leva vantagem em relação à segurança e navegabilidade aérea.

A TDS fez uma visita a uma das aldeias que, caso a ideia for para a frente, irão estar à porta do novo aeroporto- “Há uma mudança, no entanto, pode ser uma vantagem ou não. A evolução é assim e não há como voltar atrás”, refere Rosalina Ferreira, habitante da aldeia de Piçarras.

O autarca de Vendas Novas, Valentino Cunha, vice presidente da autarquia mostrou-se igualmente confiante na decisão recair para Vendas Novas e disse que o concelho ‘está preparado’.

A comissão técnica considerou que Alcochete é a opção mais vantajosa, com uma primeira instância a funcionar em modelo dual a par do Aeroporto Humberto Delgado.

No entanto, e depois destes novos dados, Vendas Novas torna-se também uma das soluções possíveis.

Continuar a ler
Publicidade
x
error: O conteúdo está protegido!!