Últimas:
Combustíveis: reclamações aumentam 84% e descontos lideram queixas dos consumidores – TDS
Siga-nos
tds

SOCIEDADE

Combustíveis: reclamações aumentam 84% e descontos lideram queixas dos consumidores

Entre os motivos de reclamação em 2026, as falhas nos programas de benefícios e recompensas surgem em primeiro lugar, representando 27,11% do total

Publicado

em

Nacional | Combustíveis

Portugueses querem poupar, mas falhas nos programas de benefícios, campanhas ou promoções estão a dar dores de cabeça

Os portugueses estão a reclamar cada vez mais das redes e postos de combustível. Até agosto, o Portal da Queixa registou 665 reclamações, mais 84,21% do que no mesmo período de 2025 (361), fazendo com que, em apenas oito meses, o setor some quase tantas ocorrências como as registadas em todo o ano passado (667).

O aumento das reclamações surge acompanhado por uma mudança clara no tipo de problemas reportados: 40,15% das reclamações registadas em 2026 mencionam descontos, campanhas ou promoções, quando em 2025 esse peso era de 28,49%.

Os dados apontam, assim, para uma maior sensibilidade dos consumidores às oportunidades de poupança, mas também para dificuldades na concretização das vantagens anunciadas.

Entre os motivos de reclamação em 2026, as falhas nos programas de benefícios e recompensas surgem em primeiro lugar, representando 27,11% do total. Estão em causa problemas na atribuição ou cumprimento de benefícios e campanhas promocionais, incluindo pontos não creditados, ofertas não cumpridas e situações relacionadas com a comunicação das condições dos programas de fidelização.

Seguem-se as falhas na qualidade do serviço e atendimento, com 24,10%, e as questões financeiras e pagamentos, com 22,74%. Nesta última categoria estão incluídas situações como cobranças indevidas, problemas no processamento de pagamentos, preços incorretos ou não comunicados e reembolsos não efetuados.

O mês de maio destacou-se particularmente, com 150 reclamações, o valor mensal mais elevado de toda a série analisada e mais do dobro da média mensal do setor.

Queixas revelam problemas que vão da bomba ao pagamento

Os relatos dos consumidores mostram diferentes tipos de problemas. Há casos relacionados com a atualização dos preços dos combustíveis, diferenças entre o valor anunciado no placar e o preço efetivamente cobrado, e dificuldades na utilização de vales de combustível.

Apesar do aumento expressivo das reclamações, a satisfação média dos consumidores que avaliaram a experiência registou uma ligeira melhoria, passando de 5,98 em 2025 para 6,14 em 2026 (+2,61%).

Os dados mostram que os consumidores estão cada vez mais atentos às oportunidades de poupança nos combustíveis, mas também mais exigentes relativamente ao cumprimento das vantagens que lhes são anunciadas. O facto de as reclamações relacionadas com descontos, campanhas e programas de benefícios já representarem 40,15% das queixas, face a 28,49% no ano anterior, é particularmente revelador. Num contexto de forte pressão sobre o orçamento das famílias, um desconto ou um benefício deixou de ser apenas uma vantagem comercial: para muitos consumidores, é uma expectativa concreta de poupança. Quando o desconto não é aplicado, o benefício não é atribuído ou as condições da campanha não são claras, a frustração transforma-se rapidamente numa reclamação. Este aumento deve ser encarado pelo setor como um sinal de alerta para a necessidade de garantir maior transparência, consistência e eficácia na aplicação das campanhas e programas de fidelização.” — afirma Pedro Lourenço, Fundador do Portal da Queixa by Consumers Trust.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe o seu comentário

Copyright © 2022 TDS - Rádio e Televisão do Sul | redação: info@televisaodosul.pt 266702926 |Comercial: dialogohabil@gmail.com Publicidade site | rádio: 266702926 direção: dialogohabil@gmail.com 917810496

error: O conteúdo está protegido!!