Últimas:
Maioria dos habitantes de Lisboa e do Porto poupam até 500 euros mensais. – TDS
Siga-nos

NACIONAL

Maioria dos habitantes de Lisboa e do Porto poupam até 500 euros mensais.

Este evento teve lugar em dois momentos, um primeiro no Porto, a 18 de maio, e um segundo em Lisboa, a 25 de maio. Mais de de mil pessoas marcaram presença no evento.

Publicado

em

Lisboa e Porto

“conseguem poupar até 500 euros mensais”

 A maioria dos habitantes de Lisboa e do Porto indicam que conseguem poupar até 500 euros mensais e apenas uma pequena parte consegue ultrapassar os mil euros. No entanto, há diferenças regionais que são relevantes.

No Porto, a maior parte (51%) indica que apenas consegue poupar até 500 euros por mês. Já 29% indica que poupa entre esse valor e mil euros e 20% refere que é capaz de poupar mais de mil euros mensalmente.

  • A maior parte dos habitantes de Lisboa e do Porto apenas consegue poupar até 500€. Apenas uma pequena parte poupa mais de mil euros;

Já em Lisboa, perante a mesma pergunta, 42% dos inquiridos refere que consegue colocar até 500 euros de lado todos os meses. Por outro lado, 45% poupa entre 500 e mil euros e apenas 13% consegue arrecadar um valor superior a este ao longo do mês.

Já os objetivos de poupança estão alinhados. A poupança para a reforma é o principal objetivo para a poupança tanto no Porto (59%) como em Lisboa (71%). Em segundo lugar, os habitantes do Porto (32%) e de Lisboa (21%) dizem poupar para conseguirem adquirir uma casa.

Quanto aos principais ativos em que costumam investir, os ETFs levam o ouro, sendo os produtos favoritos tanto no Porto como em Lisboa (66% em cada uma das regiões). O pódio fica completo com a preferência pelo investimento em ações (50% no Porto e 52% em Lisboa) e em depósitos a prazo (44% no Porto e 38% em Lisboa).

São as principais conclusões de um estudo realizado pela XTB que procurou analisar os hábitos de poupança em Portugal, tipicamente um dos países europeus onde a população tem menos capacidade de poupança.

  • Principais objetivos da poupança passam por juntar dinheiro para a reforma e para comprar uma casa;

O Diretor da XTB Portugal, Eduardo Silva, sublinha que “para a XTB, entender os hábitos de investimento dos portugueses é bastante importante, não só para conhecermos melhor as necessidades dos nossos clientes, mas também para identificar as principais carências da população a nível de literacia financeira, uma das nossas principais missões”. Eduardo Silva acrescentou ainda que “todos os investimentos devem ser feitos de forma consciente e informada. É por isso que continuamos diariamente a disponibilizar informação de forma acessível sobre as melhores soluções de investimento para cada um”.

  • Dados foram recolhidos durante a mais recente edição do “Investing Day”, um evento organizado pela XTB para analisar o panorama geral atual nos mercados;

O inquérito foi realizado durante a mais recente edição do evento “Investing Day”, um evento realizado pela XTB dedicado à análise do panorama geral nos mercados nos primeiros meses de 2024, e que reuniu investidores e interessados em investir, juntando um total de 435 respostas.

Este evento teve lugar em dois momentos, um primeiro no Porto, a 18 de maio, e um segundo em Lisboa, a 25 de maio. Mais de de mil pessoas marcaram presença no evento para saberem mais sobre mercados financeiros com grandes especialistas como jornalista especialista em Finanças Pessoais Pedro Anderson, André Themudo, da BlackRock e a especialista em Finanças Pessoais.

x
error: O conteúdo está protegido!!