Religião
Simpósio assinalou os 75 anos do Dogma da Assunção da Virgem Maria
O simpósio teve uma assembleia muito participativa, pelo que os momentos de debate foram também enriquecedores para todos.
Publicado
12 horas atrásem
Vila Viçosa
Simpósio que assinalou os 75 anos do Dogma da Assunção da Virgem Maria
Decorreu em Vila Viçosa, no dia 25 de outubro de 2025, o Simpósio Temático Internacional “Maria, uma Mulher entre o Humano e o Divino: Teologia, Cultura e Arte”. Este evento reuniu, no Cine-Teatro Florbela Espanca, alguns investigadores provenientes de vários países – Roménia, Espanha e Portugal –, que refletiram sobre a temática da doutrina assuncionista que há 75 anos, no dia 1 de novembro de 1950, foi proclamada dogma pelo papa Pio XII. Organizado pelo Instituto da Padroeira de Portugal para os Estudos de Mariologia (IPPEM), em colaboração com o Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta, o simpósio teve duas grandes sessões: uma matutina, valorizando sobretudo a perspetiva teológica; a outra vespertina, mais dedicada à cultura e à arte.
De manhã, depois da sessão inaugural, ouvimos três intervenientes. O professor Ioan Dura da Universidade de Olvidius (Constança, Roménia) refletiu sobre as implicações teológicas do referido dogma numa perspetiva ecuménica, envolvendo não apenas o catolicismo, mas também a teologia ortodoxa. Ele sublinhou sobretudo o valor do corpo humano no cristianismo, não apenas numa dimensão escatológica, mas também na realidade quotidiana, e o modo como essa valorização desafia as sociedades atuais e a sua cultura hedonista. Depois, duas outras conferências complementaram esta abordagem teológica. A professora Ianire Angulo Ordorika da Faculdade de Teologia de Granada refletiu sobre o tema em perspetiva bíblica: “Maria, mulher singular, na Bíblia”. Numa abordagem verdadeiramente inovadora, mostrou a singularidade da figura de Maria à luz dos dois evangelhos menos usados nas reflexões mariológicas, ou seja, em Marcos e Mateus. A sua reflexão ajudou a compreender melhor o título do simpósio: a mediação mariana entre o humano e o divino. Seguiu-se depois uma conferência da professora Maria Isabel Roque da Universidade de Évora, que refletiu sobre a importância da festa da Assunção à luz de um influente documento do século xviii, o Santuário Mariano de frei Agostinho de Santa Maria. Ao longo da nossa história, Nossa Senhora da Assunção foi uma das principais festas litúrgicas e foi muito acarinhada pelo povo português, como o provam admiravelmente os vários volumes da mencionada obra.
Na sessão da tarde foi mais dedicada à cultura e à arte. O professor Porfírio Pinto da Universidade Aberta de Lisboa fez um breve recorrido pela representação das cenas assuncionistas (Dormição, Assunção e Coroação da Virgem Maria) na arte portuguesa, quer nas imagens de vulto, quer na pintura, no azulejo ou ainda no vitral. O professor José Eduardo Franco da mesma universidade mostrou como a doutrina assuncionista inspirou também vários carismas de congregações religiosas, ao mesmo título que outras doutrinas cristológicas ou mariológicas. A Virgem Maria, mãe e discípula, nunca deixou de inspirar os vários apostolados eclesiais. O doutor Carlos Filipe, presidente do IPPEM e investigador da Universidade de Lisboa, abordou o tema da devoção e arte relacionados com a invocação da Senhora da Boa-Morte em Vila Viçosa, expressão muito concreta e extraordinária da doutrina assucionista. Na última conferência do dia, o professor Marco Daniel Duarte do Departamento de Estudos de Fátima e Cátedra dos Estudos de Fátima da Universidade Católica Portuguesa trouxe-nos um estudo de caso, envolvendo a bandeira da União Europeia, acerca dos usos e significados da iconografia de inspiração mariana, mais concretamente a imagem apocalíptica da coroa de doze estrelas, utilizada na iconografia imaculista.
O simpósio teve uma assembleia muito participativa, pelo que os momentos de debate foram também enriquecedores para todos. Foi depois encerrado, pelas 17h30, foi lida uma mensagem do senhor arcebispo de Évora, D. Francisco José Vilas Boas Senra de Faria Coelho que se dirigiu de modo particular a todos os participantes, evidenciando a importância e oportunidade deste encontro promovido pelo IPPEM.
Outras notícias recomendadas
-
Opinião: Os mil homens escravizados por D. Afonso Henriques
-
Clarisse Campos é a nova presidente da Câmara de Alcácer do Sal
-
25 jovens da Bulgária, Macedónia do Norte, Hungria, Roménia e Turquia vão estar em Évora
-
475 militares estiveram envolvidos na segurança da Baja Portalegre
-
Embarcação da GNR abalroada no Rio Guadiana. Um militar morreu.
-
Livro reproduz obras na Matriz de Samora Correia
-
Instalação da Assembleia de Freguesia de Ponte de Sor
-
Como nasceu a expressão “estou de banco” utilizada nos hospitais lisboetas
-
Campanha da azeitona 2025 poderá registar quebra de 20% face ao ano anterior
-
Rogério Alves tomou posse como novo presidente da Câmara de Ponte de Sor
-
Vinhos do Alentejo transformam fitas de rótulo em caixas de transporte
-
1º Encontro de Terapia Ocupacional
-
Luís Metrogos é o novo presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo
-
Aguas de Santo André apoiam Bombeiros locais
-
GNR:Comando Territorial de Portalegre faz 17 anos
-
48 Horas Alentejo celebra 30 edições com novos campeões
-
Opinião: Os 1500 registos de obras de arte roubadas que a PJ portuguesa guarda
-
Porto de Sines: Visita do novo Coordenador Europeu do Corredor Atlântico
-
ULSAC certificada como Escola de Reanimação pelo Conselho Português de Ressuscitação
-
Comércio online: reclamações disparam 64% em 2025
-
Comissão propõe medidas de apoio à renovação geracional na agricultura para garantir a alimentação, a agricultura e o futuro rural da Europa
-
39ª edição da Baja Portalegre 500 já mexe
-
Montargil: Apreensão de máquina ilegal de jogo de fortuna ou azar
-
Beja recebe a 1.ª edição das Jornadas da Grávida
-
Colóquio debate “A problemática da água na Bacia do Sado: Desertificação, Demografia e Alterações Climáticas”
-
GNR encerra estabelecimento por violação das regras de saúde pública
-
76% dos portugueses usam viatura própria diariamente para ir trabalhar
-
Atletas do Clube Mourense conquistam títulos regionais
-
Professora de Évora vence Prémio Professor Bibliotecário
-
Mulher de 19 anos detida por posse de armas proibidas







You must be logged in to post a comment Login