Últimas:
Arcebispo de Évora fala sobre Eutanásia. – RÁDIO TDS
Siga-nos

Religião

Arcebispo de Évora fala sobre Eutanásia.

EUTANÁSIA? Não à “negociabilidade da vida”

Publicado

em

Artigo de opinião de Senra Coelho

EUTANÁSIA? Não à “negociabilidade da vida”

Ao falar de Eutanásia, estamos a tocar no sentido do dom maior que, para nós crentes, Deus confiou ao Ser Humano: a vida. Sendo dom, ela é também tarefa, pois devemos preservá-la, respeitando a sua sacralidade e não a dispondo de modo arbitrário.

O Criador respeita a vida do Ser Humano. A Bíblia é – de longe- o livro que mais respeita o Ser Humano. Se a “espremermos”, o que sai? Sangue! Porque o que ela contém é VIDA!

A vida humana não pode ser encarada de modo subjetivo em que cada qual a usa e dispõe do modo que quer. O Ser Humano não vive isolado, mas em relação, não vive para si mesmo, mas a sua vida tem uma referência transpessoal e de responsabilidade na sociedade e para o bem comum. Embora inseridos num mundo tão heterogéneo, a vida de cada um de nós é única é irrepetível. 

Desde a sua conceção até à morte natural, a pessoa humana tem missão a cumprir, tem “utilidade”. Mesmo na debilidade e no sofrimento, não é “peso”, mas dom e sabedoria para os outros, pois a sua dignidade não é diminuída nem nunca se perde.

Perante este valor intrínseco e “inviolável” da vida humana – que a Constituição Portuguesa reconhece no artigo 24º, nº. 1-, como querer colocá-la de um modo tão superficial num “jogo” de vontade da Pessoa perante a dor e o sofrimento? Por que motivo a sociedade, reclamadora de tantos direitos e garantias, está a tratar de modo tão leviano o pressuposto de todos os direitos e bens terrenos? Queremos que o Estado de direito tenha um bom e eficaz sistema de saúde que garanta o diagnóstico e tratamento dos doentes sempre com a finalidade de defesa da vida humana. Não será a eutanásia uma oposição e até mesmo negação da medicina?

Na etimologia grega, Eutanásia significa “boa morte”. Hoje tem-se definido a eutanásia como «uma intervenção para terminar a vida de alguém, a seu pedido (informado, consciente e reiterado), quando este apresente sofrimento intolerável, estando em fim de vida».

Eliminar a dor, ou aniquilar a vida?

Assim, a eutanásia não é a eliminação da dor, mas a aniquilação da vida. A eutanásia não é a humanização do sofrimento e do fim da vida, mas a legalização da morte programada. A eutanásia é um modo fácil e ilusório de encarar o sofrimento, pois não reclama nem exige da sociedade a compaixão, o amor e a solidariedade para com os doentes. Neste contexto cultural, voltado para o “eu”, é difícil o Ser Humano sair de si mesmo e viver a compaixão, isto é, inclinar-se perante o sofrimento do outro, sofrer com ele, ser sinal de humanização.

O Ser Humano, instintivamente, luta pela vida e pela sua preservação; luta para que ela tenha qualidade e se possa prolongar ao máximo no tempo. Não é a eutanásia a negação disto mesmo? Será absolutamente seguro afirmar que é autêntica a manifestação de vontade dos doentes terminais que pedem a eutanásia? Nunca pode haver esta garantia absoluta.

Podem ser vários os fatores para “pedir a morte”: ideia instantânea, momento de desespero, intenção de viver sem dor e sem sofrimento, falta de carinho e de amor dos familiares e amigos, a solidão e o abandono.

A opção deve ser sempre pela vida e nunca pela morte. Morrer com dignidade não é programar a morte, mas programar a vida com condições humanamente dignas: a proximidade e o amor dos entes queridos, a ajuda dos cuidados que a medicina, hoje tão avançada, nos propõe e oferece.

Dizer sim à vida e não à legalização da eutanásia é afirmar que a vida é sagrada; é perceber que todos têm direito aos cuidados médicos e paliativos; é restabelecer a confiança na medicina e nos profissionais da saúde; é educar a sociedade para os valores do altruísmo, da solidariedade e da fraternidade; é construir uma sociedade que olha para a vida humana como dom inviolável.

Perguntas legítimas a uma proposta 

É à luz do mistério pascal de Jesus Cristo que nós, os crentes, devemos encontrar o sentido para a vida e para o sofrimento. A vida comporta sempre sofrimento: dele não podemos fugir, mas nele encontramos um desafio que nos faz crescer em humanidade. A eutanásia não faz parte do projeto da vida cristã. Porém, o assunto em questão não se esgota na perspetiva religiosa cristã.

Como vemos pela definição de “Eutanásia”, os defensores da sua legalização propõem que evitemos o sofrimento inútil, através de uma morte digna e assistida. Surgem perguntas legítimas a esta proposta.

O que será sofrimento inútil e por isso mesmo intolerável? O que comporta ele para além da dor, e como se pode medir para avaliar? Num contexto, onde «o conhecimento científico duplica praticamente de quatro em quatro anos» (Lucien Israel, Contra a Eutanásia, Paulus, 2016, p. 22), e onde os cuidados paliativos mais eficazes e o avanço da medicina encontram novas respostas à dor, como se definirão as fronteiras do “sofrimento inútil”? Como conciliam a dita liberdade de morrer com o dever de matar? Quem garante o rigor e a não corrosão das fronteiras da ética e da deontologia de cuidar da vida e de a não matar e o uso e o abuso de ‘eutanasiar’? Não haverá também nesta questão a aplicação da regra comum que a ‘oferta’ aumenta a ‘procura’ e que negociar a vida pode ser uma porta aberta para a sua banalização? Não será que ‘a vontade de morrer’ de muitos doentes apenas exprime estados patológicos superáveis perfeitamente e de vários modos?

Equipas médicas, doentes e cuidadores

Com todo respeito pelos que divergem desta compreensão da vida e procurando fazer caminho com todos eles na busca das melhores respostas para os problemas em aberto da dor e do sofrimento humanos, parece-me devermos concluir que só o que humaniza responde às questões humanas. Nesta perspetiva, e porque a Medicina não é uma ciência reduzida a máquina de elaborar diagnósticos e prescrever medicamentos, importa que o paciente possa depositar a sua confiança na consciência do seu médico e da equipa que com ele o trata. Claro, que a confiança advém de vários fatores técnico-profissionais; mas nunca o paciente com plena consciência se alheia ou prescinde da humanidade médica.

Neste âmbito, o médico não é apenas mandatário de maiorias sociológicas que fazem e desfazem Leis, nem das disposições subjetivas impostas pelos seus pacientes; é uma pessoa de consciência e com exigências deontológicas previamente assumidas. A confiança no ato médico gera a segurança do paciente em momentos muito vulneráveis e descompensados das suas vidas, por isso as balizas inegociáveis da vida devem ser dados adquiridos da ética em que se fundamentam os valores civilizacionais da Dignidade da Pessoa Humana. 

Perante a dor humana e com as possibilidades paliativas atuais, em alguns casos é legítima a pergunta: Quem sofre mais, o doente, ou aqueles que o rodeiam, incluindo os seus cuidadores e entes queridos em situação de perca? O valor da Vida não merecerá de todos esta partilha com o paciente?

Certamente, os médicos e suas equipas têm o dever de nunca se renderem à morte, mas de infundirem ao doente esperança, vontade e força de lutar; atitudes assentes no valor da confiança médica, pois, se «existem doenças incuráveis, não existem doenças intratáveis».

Numa Europa e num País envelhecido, nunca poderemos evitar legitimidade da pergunta: e se a eutanásia e tudo o que gira à sua volta evolui para uma «solução económica» e «uma solução técnica» para um dos maiores problemas da atualidade e parece que do seu futuro? Será desonesta esta interrogação? É que nesta questão da negociabilidade da Vida Humana, sabe-se como começa, mas nunca se sabe como acaba. Que o diga o século XX.

+ Francisco José Senra Coelho
Arcebispo de Évora

Continuar a ler
Publicidade
Junho 2023
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
Policias3 semanas atrás

Viana do Alentejo com novo posto da GNR em 2024

Obra vai custar mais de um milhão de euros e fica pronta em 2024.

Sociedade3 semanas atrás

Monte da Rocha com pouco mais de 10%. Castro Verde avança com campanha.

Autarquias avançam com medidas para combater falta de água

Notícia TDS1 mês atrás

Canil em Borba assaltado. Cães já foram recuperados.

Identificados indivíduos alegados autor dos roubos

SETÚBAL1 mês atrás

Ações ambientais no Estuário do Sado procuram voluntários

Ações a decorrer no concelho de Setúbal

PORTALEGRE1 mês atrás

Portalegre com concelhos em risco máximo de incêndio rural.

A nível nacional estão 60 concelhos com idêntica classificação.

Agricultura1 mês atrás

Porco alentejano em risco de extinção(entrevista)

Situação de seca agrava se no baixo Alentejo

Agricultura1 mês atrás

Última Hora: Ministra da Agricultura aguarda pelo IPMA para avançar com estado de calamidade

Ministra diz que a decisão pode ser tomada nos próximos dias.

Sociedade1 mês atrás

Romaria a Cavalo chegou a Viana do Alentejo.(entrevista)

Presidente da autarquia faz balanço em exclusivo à TDS

BEJA1 mês atrás

Paquistanês viola mulher em Beja

Homem fica em prisão preventiva

MONTEMOR-O-NOVO1 mês atrás

Ana Abrunhosa promete obras no Convento da Saudação com fundos europeus(vídeo)

Ministro da Cultura já tinha visitado o monumento

ÉVORA1 mês atrás

PSP aborda a violência doméstica, em Évora.

No próximo dia 28 de abril, pelas 09H00, no Auditório da Fundação Eugénio de Almeida.

Religião1 mês atrás

Novo bispo de Baucau estudou em Évora

D. Leandro Maria Alves foi aluno do Seminário Maior de Évora

Policias1 mês atrás

GNR emite 10 mil autos em 7 dias

Operação “RoadPol – Velocidade” 

Crime1 mês atrás

Cocaína e Haxixe motivam 3 detenções

Detidos 2 homens e uma mulher

Artes1 mês atrás

Miguel Rego apresentou o seu novo livro em Évora

Obra foi apresentada na Biblioteca de Évora.

PONTE DE SOR1 mês atrás

O melhor da região ‘mostrou-se’ em Ponte de Sor

Reportagem da TDS: Feira dos Sabores em Ponte de Sor mostrou o mais genuíno da terra

Artes1 mês atrás

‘Vamos indo com cuidado e com paciência’, diz responsável da cultura no Alentejo.(exclusivo TDS)

Entrevista exclusiva à TDS

Acidentes1 mês atrás

Motociclista morre após despiste

Acidente às primeiras horas do dia

Sociedade2 meses atrás

Alentejano La Féria festeja 250 representações de ‘Cinderela’

O encenador, natural do Alentejo, mantém casa no concelho de Moura.

Agenda2 meses atrás

“À Conversa com… Nuno Nepomuceno”, em Odemira

Dia 22 de abril na biblioteca municipal

Sociedade6 dias atrás

Autarca de Viana do Alentejo visita S. Miguel, Cabo Verde. (entrevista)

ÉVORA1 semana atrás

A festa do Benfica em Évora (veja as imagens)

Alvito5 dias atrás

Encontros de Alvito regressam a partir de sexta-feira (entrevista)

ÉVORA6 dias atrás

Sismo de magnitude 2.9 foi registado em Évora

Últimas1 semana atrás

19ª edição da Festa da Primavera de Aguiar (entrevista)

GRÂNDOLA6 dias atrás

Piquenicão Distrital do MURPI junta mais de 600 pessoas em Grândola

GRÂNDOLA7 dias atrás

Encontro da Canção de Protesto de 2023 em Grândola

MONTEMOR-O-NOVO4 dias atrás

Atletas de Montemor-o-Novo homenageados na 16.ª Gala do Desporto do Alentejo Central

Desportos7 dias atrás

XX Montemor Ladies Open arrancou no fim de semana

ODEMIRA4 dias atrás

Festival de marchas populares anima concelho de Odemira

GRÂNDOLA7 dias atrás

A Rota das Tabernas de regresso a Grândola

ODEMIRA4 dias atrás

Feitur – feira de turismo do sw em Vila Nova de Milfontes

Acidentes5 horas atrás

Dois feridos por explicar em V.Viçosa

Últimas6 dias atrás

Viana do Alentejo assinala Dia Mundial da Criança

MÉRTOLA6 dias atrás

Festas da Vila de Mértola com início no dia 17 de junho (entrevista)

PONTE DE SOR5 dias atrás

Inscrições abertas para ocupação dos tempos livres em Ponte de Sor (entrevista)

REGUENGOS DE MONSARAZ3 dias atrás

Festas de Santo António em Reguengos de Monsaraz

Desportos7 dias atrás

Kika Jorge defronta australiana Parnaby na primeira ronda

destaque4 dias atrás

Feira comercial e agrícola de Poceirão até domingo (entrevista)

Alvito7 dias atrás

Município de Alvito assinala dia mundial da criança

Sociedade6 dias atrás

Autarca de Viana do Alentejo visita S. Miguel, Cabo Verde. (entrevista)

ÉVORA1 semana atrás

A festa do Benfica em Évora (veja as imagens)

Alvito5 dias atrás

Encontros de Alvito regressam a partir de sexta-feira (entrevista)

ÉVORA6 dias atrás

Sismo de magnitude 2.9 foi registado em Évora

Últimas1 semana atrás

19ª edição da Festa da Primavera de Aguiar (entrevista)

GRÂNDOLA6 dias atrás

Piquenicão Distrital do MURPI junta mais de 600 pessoas em Grândola

GRÂNDOLA7 dias atrás

Encontro da Canção de Protesto de 2023 em Grândola

MONTEMOR-O-NOVO4 dias atrás

Atletas de Montemor-o-Novo homenageados na 16.ª Gala do Desporto do Alentejo Central

Desportos7 dias atrás

XX Montemor Ladies Open arrancou no fim de semana

ODEMIRA4 dias atrás

Festival de marchas populares anima concelho de Odemira

GRÂNDOLA7 dias atrás

A Rota das Tabernas de regresso a Grândola

ODEMIRA4 dias atrás

Feitur – feira de turismo do sw em Vila Nova de Milfontes

Acidentes5 horas atrás

Dois feridos por explicar em V.Viçosa

Últimas6 dias atrás

Viana do Alentejo assinala Dia Mundial da Criança

MÉRTOLA6 dias atrás

Festas da Vila de Mértola com início no dia 17 de junho (entrevista)

PONTE DE SOR5 dias atrás

Inscrições abertas para ocupação dos tempos livres em Ponte de Sor (entrevista)

REGUENGOS DE MONSARAZ3 dias atrás

Festas de Santo António em Reguengos de Monsaraz

Desportos7 dias atrás

Kika Jorge defronta australiana Parnaby na primeira ronda

destaque4 dias atrás

Feira comercial e agrícola de Poceirão até domingo (entrevista)

Alvito7 dias atrás

Município de Alvito assinala dia mundial da criança

ÉVORA1 semana atrás

A festa do Benfica em Évora (veja as imagens)

Sociedade1 mês atrás

Romaria a Cavalo chegou a Viana do Alentejo.(entrevista)

MONTEMOR-O-NOVO1 mês atrás

Olímpio Galvão diz que o ‘caminho está delineado’ para as obras do Convento da Saudação

MONTEMOR-O-NOVO1 mês atrás

Ana Abrunhosa promete obras no Convento da Saudação com fundos europeus(vídeo)

Artes1 mês atrás

Miguel Rego apresentou o seu novo livro em Évora

Artes1 mês atrás

‘Vamos indo com cuidado e com paciência’, diz responsável da cultura no Alentejo.(exclusivo TDS)

BEJA1 mês atrás

‘Beja Merece Mais’ reforça importância do aeroporto de Beja.

Sociedade2 meses atrás

Alentejano La Féria festeja 250 representações de ‘Cinderela’

Mora2 meses atrás

Padre de Mora traz tradição do norte para o Alentejo.(vídeo)

Agenda2 meses atrás

As famosas ‘torres humanas’ vão chegar a Elvas

Política2 meses atrás

André Ventura em Évora (vídeo)

Últimas2 meses atrás

Já viu o maior navio de carga que atracou em Portugal ? Está em Sines. (drone)

ÉVORA2 meses atrás

Custos do novo Hospital Central do Alentejo vão disparar (vídeo)

Economia2 meses atrás

Espaços de incubação de empresas inaugurado por Ana Abrunhosa

ALCÁCER DO SAL2 meses atrás

Cuidadores informais com Workshop em Alcácer do Sal (entrevista)

ALCÁCER DO SAL2 meses atrás

Torrão Doce a decorrer.

ESTREMOZ2 meses atrás

FIAPE2023: Feira está de volta a Estremoz (entrevista)

Economia2 meses atrás

António Costa elogia investimento da Repsol em Sines (vídeo)

Últimas2 meses atrás

Em Abril “Flores Mil”, em Grândola.

Agricultura2 meses atrás

Agricultores envolvem-se em confrontos com a PSP (vídeo)

x
error: O conteúdo está protegido!!