Religião
Morreu o padre Moisés Janela Antunes
Tinha 63 anos de idade.
Tinha 63 anos de idade.
Publicado
9 meses atrásem
Évora
Morreu o padre Moisés Janela Antunes
Na última madrugada, dia de Todos os Fiéis Defuntos, faleceu o Padre Moisés Janela, no Hospital Curry Cabral, em Lisboa.
Tinha 63 anos de idade.
O Arcebispo de Évora, em seu nome pessoal e em nome da Arquidiocese, apresentou sentidas condolências à extremosa família do Rev.º Padre Moisés, nomeadamente à mãe D. Judite Janela, e aos irmãos Mário, Amândio e António.
Por decisão da sua família, as Exéquias irão decorrer na sua terra natal, em Rapoula do Côa, concelho do Sabugal, na Diocese da Guarda.
Será celebrada Missa de Corpo Presente, sob a presidência de sua Excelência Reverendíssima, D. Manuel Felício, Bispo da Guarda, pelas 16h00 deste domingo, 3 de novembro, na igreja paroquial de Rapoula do Côa. Seguindo-se de imediato o funeral para o cemitério local.
Recorde-se que o sacerdote diocesano, na tarde de 18 de outubro, tinha sido helitransportado do Hospital do Espírito Santo em Évora para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa. O Padre Moisés tinha sido submetido a uma intervenção de urgência na noite de 10 de outubro.
Entretanto, o seu estado de saúde agravara-se no dia 12 de outubro, tendo sido na altura internado nos cuidados intensivos do Hospital do Espírito Santo de Évora.
De Rapoula do Côa para a Arquidiocese de Évora
O Padre Moisés Janela Antunes nasceu a 9 de fevereiro de 1961, em Rapoula do Côa, concelho do Sabugal, na Diocese da Guarda.
No ano de 1981 chegou ao Seminário de Évora, onde estudou teologia. Seis anos depois, no dia 13 de Dezembro, em 1987, foi ordenado presbítero no Santuário da Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa.
No primeiro ano enquanto padre fez parte da equipa de formadores do seminário de Vila Viçosa. Nos dois anos que se seguiram trabalhou no concelho de Reguengos de Monsaraz.
Em 1990 foi nomeado Pároco de Santa Eulália e São Vicente, ainda professor de Religião e Moral nas escolas de Campo Maior.
Mais tarde foi nomeado também pároco de Barbacena e de Vila Fernando, no concelho de Elvas.
Em 2012, quando fez 25 anos de sacerdotes (ver entrevista abaixo), era Barbacena, Vila Fernando e Terrugem, acompanhando o caminho Neocatecumenal em Elvas.
Após o grave acidente e depois de mais de um ano de hospitalização e recuperação foi vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Évora. Depois foi vigário paroquial de Montemor-o-Novo e capelão da Santa Casa da Misericórdia local.
Em 26 de 2019, o Padre Moisés Janela Antunes, tendo sido desvinculado da paroquialidade in solidum de Nossa
Senhora do Bispo (Montemor-o-Novo), Nossa Senhora da Vila (Montemor-o-Novo), Ciborro, São Geraldo, São Mateus e Silveiras, foi nomeado Pároco de São Cristóvão (Montemor-o-Novo) e Santa Susana (Alcácer do Sal) e Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo.
Em 11 de julho de 2020 foi também nomeado Pároco de Santiago do Escoural (incluindo os centros de culto de São Brissos e Casa Branca).
A 11 de julho de 2023, mantendo as Paróquias, foi nomeado Pároco da Paróquia de Santa Susana e, sendo dispensado da Capelania da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo, foi nomeado Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Alcácer do Sal.
A 24 de julho de 2024, o Rev. Padre Moisés Janela Antunes, mantendo as atuais funções, foi nomeado Pároco das Paróquias de Santiago e S. Maria em Alcácer do Sal, Palma e Vale de Guizo e Santa Catarina de Sítimos, tendo o senhor Arcebispo lhe concedido dois vigários paroquiais, o P. Júlio Alberto Carlos, como Vigário Paroquial das Paróquias de Santiago do Escoural, S. Cristóvão, Santa Susana e Santa Catarina de Sítimos. E o Padre Leonardo Hilunanye, como Vigário Paroquial das Paróquias de Santiago e Santa Maria de Alcácer do Sal, Palma e Vale de Guizo.
Entrevista ao P. Moisés por ocasião das Bodas de Prata Sacerdotais
A 16 de dezembro de 2012, a Paróquia de Nossa Senhora da Graça de Barbacena, no concelho de Elvas, comemorou as bodas de prata sacerdotais do seu Pároco na altura, o Pe. Moisés Janela Antunes. A igreja Matriz foi pequena para acolher as cerca de três centenas de pessoas que marcaram presença, entre familiares, paroquianos e amigos.
A concelebração Eucarística foi presidida pelo arcebispo de Évora, D. José Alves, e contou com a presença de D. Manuel Madureira Dias, bispo emérito do Algarve, sete sacerdotes e dois diáconos.
Por ocasião da celebração das Bodas de Prata Sacerdotais, o jornal “a defesa” fez uma entrevista ao P. Moisés Janela Antunes, que agora reproduzidos na íntegra:
“a defesa” – Pode contar-nos, de forma breve, a sua história vocacional?
Padre Moisés Antunes (MA) – Nasci a nove de Fevereiro de 1961, em Rapoula do Côa, conselho do Sabugal, na Diocese da Guarda. Sou o mais velho de uma família de quatro irmãos. O ambiente familiar era saudável. Era costume rezarmos todos os dias antes das refeições bendizendo a Deus pelos alimentos.
Ao domingo o pai não dizia “Ide à missa”, mas “Vamos à missa”. Neste dia o trabalho era dispensado, e o tempo disponível era utilizado para estar com a família ou jogar à bola. À noite era habitual rezar-se o terço em família.
Aos dez anos fui para o seminário do Fundão como algo natural. Nas férias, era costume fazermos corridas até à igreja, sendo o vencedor o acólito dessa missa.
No ano de 1981 vim para o seminário de Évora, onde estudei teologia. Seis anos depois, no dia 13 de Dezembro, em 1987, fui ordenado no santuário da Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa.
“a defesa” – Relate-nos, de forma breve, as principais actividades (pastorais, profissionais…) que desenvolveu ao longo destes 25 anos?
MA – No meu primeiro ano enquanto padre fiz parte da equipa de formadores do seminário de Vila Viçosa. Nos dois anos que se seguiram trabalhei com dois colegas no concelho de Reguengos de Monsaraz. Os meus colegas eram o padre Perdigão e Eduardo Manso, sábios e zelosos pelas coisas de Deus, e com os quais aprendi.
Em 1990 vim paroquiar para Santa Eulália e São Vicente, ainda professor de Religião e Moral nas escolas de Campo Maior.
Mais tarde fui nomeado também pároco de Barbacena e Vila Fernando.
Actualmente possuo três paróquias: Barbacena, Vila Fernando e Terrugem. Também acompanho o caminho Neocatecumenal em Elvas, onde caminho na comunidade mais antiga.
“a defesa” – Ao cumprir 25 anos de ordenação, que balanço faz?
MA – Após 25 anos de ordenação, o balanço que faço é positivo. Sinto que Deus me ama e me aceita como eu sou. Estou agradecido e contente.
“a defesa” – Que votos faz para o futuro?
MA – O Senhor providenciará. Estou confiante, Deus é o Senhor da História e continua a intervir.
Confio o meu destino às mãos do Senhor, ele saberá o que é melhor para mim e para a sua Igreja.
Oiça testemunho de habitante local
Furtados 140 quilos
Recolha começa hoje
O autarca denuncia que estes atrasos têm impactos diretos na vida dos passageiros, com chegadas tardias ao trabalho e eventuais...
A colaboração entre a APSS e o Clube de Vela do Sado reforça o compromisso de ambas as entidades para...
É um projeto de descentralização cultural, destinado prioritariamente às comunidades rurais, residentes em locais onde não existem salas de cinema.
Sendo os casos mais graves, no Concelho de Odemira, com mais de 13.000 Utentes sem Médico
A sessão contou com a presença de representantes de todas as autoridades, agentes de navegação e instalações portuárias do Porto...
Portalegre volta a destacar-se pelas descidas no arrendamento, enquanto Beja e Évora aceleram no mercado de compra
El Quintas não ouviu presencialmente a sentença.
A animação vai ser dividida em três espaços: o Palco Cidade junto à ponte que dá nome à localidade, o...
Está agendada para o dia 28 de junho, num percurso de 17 km entre Porto Covo e Vila Nova de...
De realçar que toda a produção das herdades da Freguesia que a Junta administra diretamente, hortícolas, azeite, vinho, frutas é...
Meio aéreo pesado de Ourique não ajudou.
Reportagem TDS esta manhã em Carregueiro com o resultado do incêndio de ontem.
Voltou a normalidade com o efectivo no terreno em forma de prevenção e rescaldo.
Alentejo continua em alerta vermelho
Mourão Calor intenso Mourão vai ser um dos concelhos mais quentes do país. A previsão aponta para maximas de 42...
Mau estado da estrada coloca em risco condutores. IP diz que não tem obras previstas.
Animação durante todo o mês.
Tempo instável em toda a região
Tribunal confirma factos da acusação.
Está a ser ouvido.
Trágico acidente de Nisa fez duas vítimas mortais.
7 meios aéreos no conjunto dos dois incêndios.
Teatro Garcia de Resende
Políticos entram na campanha do Almirante
Candidato comprou uns chinelos e um típico 'talego' alentejano.
Toda a reportagem na TDS
É o primeiro vencedor alentejano.
Via cortada.
Autopsia à vítima deverá ser feita esta quinta feira.
IPMA 'assustou' banhistas.
Também patente está uma exposição sobre o autor d' Os Lusíadas.
Não se registaram feridos.
Os 3 assaltantes são de nacionalidade brasileira
Saiba qual o atleta que conseguiu o feito.
Ponte de Sor assinala os 40 anos de elevação a cidade.
O jogo está marcado para sábado, a partir das 14:00, em Zenica, na Bósnia.
Um dos maiores interpretes da musica portuguesa.