Últimas:
Mexicano Emiliano Gamero este domingo na corrida de Gala à Antiga Portuguesa(vídeo) – RÁDIO TDS
Siga-nos

Últimas

Mexicano Emiliano Gamero este domingo na corrida de Gala à Antiga Portuguesa(vídeo)

Cavaleiro é um dos destaques do cartel deste domingo, em Alcácer do Sal.

Publicado

em

Alcácer do Sal

“Corrida de Gala à Antiga Portuguesa”

A Praça de Touros de Alcácer do Sal recebe este domingo a corrida de Gala à Antiga Portuguesa, onde se celebrará o centenário da alternativa de João Branco Núncio.

O Mexicano Emiliano Gamero é um dos destaques do cartel deste domingo e falou à TDS sobre a importância da corrida.

Serão lidados touros de Jorge de Carvalho, pelos cavaleiros Luís Rouxinol, Moura Caetano, Marcos Bastinhas, Emiliano Gamero, António Núncio e Francisco Núncio. Pegam os Forcados Amadores de Montemor-o-Novo e de Lisboa.

A corrida está integrada na edição deste ano da PIMEL .

Continuar a ler
Publicidade

SOUSEL

33º Torneio de Futsal de Sousel

Entre os dias 16 de junho e 13 de julho, o Pavilhão Gimnodesportivo recebe o maior evento da modalidade, que é já uma tradição no nosso concelho.

Publicado

em

Sousel

33.o Torneio de Futsal de Sousel

Sousel volta a ser palco de mais um espetáculo único de futsal. Entre os dias 16 de junho e 13
de julho, o Pavilhão Gimnodesportivo recebe o maior evento da modalidade, que é já uma
tradição no concelho.

A garantir a qualidade e o prestígio deste torneio está a homologação da Federação
Portuguesa de Futebol e da Associação de Futebol de Portalegre.

Inscrições Abertas

As inscrições para o torneio estão abertas até ao dia 7 de junho de 2024. As equipas
interessadas a participarem neste evento desportivo, que promete ser uma excelente
oportunidade de convívio, competição saudável e promoção do desporto, podem formalizar a
inscrição em papel ou online.
Podem inscrever-se equipas que se enquadrem nos escalões de infantis, juvenis, veteranos,
seniores masculinos ou seniores femininos.

O Município de Sousel disponibiliza toda a documentação necessária AQUI

Sorteio

O sorteio para determinar os jogos entre as equipas inscritas será realizado no dia 13 de junho de 2024, via ZOOM.

As equipas serão informadas sobre os horários dos jogos e as regras específicas do torneio, posteriormente, o calendário será publicado no Portal do Município, bem como na página de Facebook da autarquia.

Prémios Monetários

No final do torneio serão premiadas monetariamente 5 equipas – os 3 primeiros lugares do
escalão sénior masculino, o 1.o lugar do escalão sénior feminino e o 1.o lugar do escalão
juvenis.

Informações Adicionais

Para mais informações sobre o torneio, os interessados podem contactar o Serviço de
Desporto da Câmara Municipal de Sousel através dos seguintes contactos:
Email: desporto.juventude@cm-sousel.pt
Telefone: 268550105

Continuar a ler

Crime

Homem detido por violência doméstica fica em prisão preventiva

GNR presenciou agressões a esposa e menores

Publicado

em

Brejāo

Detido em flagrante

A GNR de Vila Nova de Milfontes, deteve em flagrante delito um homem de 46 anos, por violência doméstica, na localidade do Brejão, no concelho de Odemira.

No seguimento de uma denúncia, os militares da Guarda intercetaram o suspeito em flagrante quando se encontrava a ameaçar a vítima, sua companheira de 38 anos e restantes familiares menores, com recurso a uma reprodução de arma de fogo e uma arma branca.

No âmbito das diligências policiais, o suspeito foi detido e foi realizada uma busca domiciliária à residência do suspeito, que culminou na apreensão do seguinte material:

· Uma espingarda caçadeira;

· Uma pistola de airsoft;

· Nove doses de cannabis;

· 254 munições de vários calibres;

· Nove cápsulas de CO2;

· Uma faca.

O suspeito foi detido e presente no Tribunal Judicial de Odemira tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Esta operação contou com o reforço dos Postos Territoriais de Odemira, São Teotónio e Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Odemira.

A violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva.

Continuar a ler

destaque

Filme ‘CERROMAIOR’ exibido a turmas do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo

No final da projeção, conversou-se um pouco com Luís Filipe Rocha, o que permitiu perceber mais pormenores sobre o filme e a época em que acontece.

Publicado

em

Por

Foto: C.M. Montemor o Novo

Montemor-o-Novo

Filme CERROMAIOR exibido a turmas do Agrupamento de Escolas

A 14 de maio, no Cineteatro Curvo Semedo, teve lugar uma sessão de cinema para escolas, com a projeção do filme Cerromaior, 1980, de Luís Filipe Rocha. A sessão contou com a presença do realizador Luís Filipe Rocha, e foi realizada pelo Plano Nacional de Cinema, em parceria com o Cineclube de Montemor-o-Novo e Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo.

Com o privilégio de contar com a presença do próprio realizador, para falar com os alunos, e do Vereador do Pelouro da Cultura e Arte, Henrique Lopes, a iniciativa juntou turmas do 11º e 12º anos.

Após palavras iniciais em que se contextualizou aos alunos este filme absolutamente extraordinário de 1980, realizado no pós-revolução de 25 de Abril de 1974.

Recordamos que a película, que foi filmada na vila de Portel, retrata as injustiças vividas na sociedade rural dos anos 30, com a desigualdade marcante entre os agricultores e os latifundiários, numa adaptação ao cinema do primeiro romance de Manuel da Fonseca, escrito em 1943.

Continuar a ler

Crime

Três homens e duas mulheres detidos por tráfico de estupefacientes.

Publicado

em

Palmela

Cinco detidos por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Setúbal, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Palmela, ontem, dia 15 de maio, deteve cinco pessoas, três homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 19 e os 25 anos, por tráfico de estupefacientes no concelho de Palmela.

No âmbito de uma investigação por tráfico de produtos estupefacientes, os militares da Guarda realizaram um conjunto de diligências policiais que culminaram com o cumprimento de 13 mandados de busca, sete domiciliárias e seis não domiciliárias, nomeadamente, em veículos e anexos, no decorrer das quais foi possível apreender o seguinte material:

·         55 doses de heroína;

·         40 doses de haxixe;

·         17 doses cocaína;

·         Três doses de liamba;

·         Uma arma de fogo;

·         Duas armas de ar comprimido;

·         Seis armas brancas;

·         37 munições de diversos calibres;

·         Três carregadores de armas de calibre de guerra;

·         Três automóveis;

·         Um ciclomotor;

·         Uma botija de óxido nitroso;

·         Diverso material de corte, pesagem e acondicionamento de estupefacientes.

Os suspeitos foram detidos, constituídos arguidos e serão presentes hoje, dia 16 de maio, no Tribunal Judicial do Barreiro.

A ação policial contou com o reforço dos militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) dos Destacamentos Territoriais de Almada, Grândola, Montijo, Setúbal e Santiago do Cacém, NIC da Secção de Informações e Investigação Criminal de Setúbal, Núcleos de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) de Almada e Setúbal, Núcleo de Investigação de Crimes e Contraordenações Ambientais (NICCOA) de Setúbal, Destacamento de Intervenção de Setúbal, Grupo de Intervenção Cinotécnico (GIC) e Grupo de Intervenção de Ordem Pública (GIOP) da Unidade de Intervenção (UI), dos Comandos Territoriais de Évora e Santarém através dos seus Destacamentos de Intervenção e ainda com o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP), através do Comando Distrital de Setúbal e da Unidade Especial de Polícia (UEP).

Continuar a ler

BEJA

Beja volta ao período Romano

De 17 a 19 de maio acontece o IX Festival Beja Romana este ano sob o tema TERRITÓRIO E VILLAEROMANAS.

Publicado

em

Beja

Regressa ao Período do Romano de 17 a 19 de maio

Beja recebe, nos próximos dias 17 a 19 de maio, o IX Festival Beja Romana. TERRITÓRIO E VILLAEROMANAS é o tema desta edição em que a grandeza e imponência de Pax Julia se revive durante três dias no centro histórico da cidade.

Mas é na Praça da República, local onde se situava o forum e onde estão identificados dois templos romanos, um dos quais, o maior e mais monumental descoberto até hoje em território português, que acontece o grande bulício desta recriação.

Os mercados faziam parte da vida quotidiana das cidades na época romana e contribuíam para a sua dinamização.

16 de maio – só escolas – Herança Romana – Largo da Conceição e Largo de S. João (09h30-12h30 | 14h00-16h00)

Pax Romana

Quem a Beja chegasse há dois mil anos sabia que chegava a Pax Iulia, cidade em momento de franco progresso. Do povoado da Idade do Ferro não se fez tábua rasa, como parecem fazer crer alguns vestígios que se terão mantido de pé, e nos quais se poderá ainda ver um santuário em que a água seria elemento central.

Mas o Império crescia e consolidava-se, e com isso Pax Iulia ganhava estatuto e importância no contexto peninsular. Entre investigadores, prevalece o consenso de que entre os anos 31 e 15 a.C. à cidade terá sido atribuída o estatuto de colónia, garantindo-lhe prestígio e uma importância excecional na província da Lusitânia e na Hispania Romana. Uma moeda de bela cunhagem local, com o busto do imperador Augusto no anverso e a legenda de PAX IVL no reverso, é testemunho desse tempo, de uma progressiva monetização da economia e sinal da crescente estabilidade e conectividade garantida pela Pax Romana.

Este conceito de Paz Romana surge em textos de vários autores clássicos, Séneca, o Jovem, por exemplo, que por volta do ano de 55 d.C. pretende com esta designação descrever um período de relativa paz e estabilidade que surgiu dentro do Império Romano desde a ascensão de Augusto ao poder único até à morte do imperador Marco Aurélio em 180 d.C., já num contexto difícil de crescentes ameaças à estabilidade do império.

De difícil apreciação, esta Pax Romana será acima de tudo um conceito propagandístico, não obstante ser indiscutível o contraste com os conflitos incessantes dos anos da República, e, a partir de finais do século II d.C., do momento em que o império, nas palavras de um historiador romano, Dião Cássio, inicia a sua decadência de “um reino de ouro para um reino de ferro e ferrugem.”

Construída nos braços da guerra permanente, sustentada pela imposição de novos modos de vida, controlos burocráticos, intimidações militares, e outros recursos comuns a vários governos imperiais ao longo da história, o Império de Roma e a sua Pax Romana não deixaram de ter desafios, mas admite-se que pelo menos durante dois séculos, a hegemonia conquistada garantiu tempo e espaço para que se impusesse uma relativa pacificação política e uma certa homogeneidade de práticas culturais e sociais.

O comércio floresceu, e com esse florescimento muito terá beneficiado Pax Iulia, cidade no centro do sul da Lusitânia, uma província com capital em Mérida, e terra de bons barros que justificaram uma intensificação da exploração agrícola, como testemunham as abundantes villae cujos vestígios se encontram hoje dispersos pelo seu vasto território. Daqui exportava-se vinho, cereais, azeite, mas também muito minério, com os cursos fluviais, sobretudo o Guadiana e o Sado, a servirem de vias de expansão desta colónia romana, capital de conventus, para o vasto mundo Mediterrânico.

Com a riqueza então gerada, e como ostentação do seu estatuto, Pax Iulia tornou-se uma cidade monumental. Os vestígios arqueológicos encontrados ao longo do tempo e as importantes escavações das últimas duas décadas no centro da cidade atual, colocando a descobertos vestígios de um fórum romano cujo templo principal é o maior descoberto até hoje em território português, contribuem para consolidar a ideia de Pax Iulia como a mais importante cidade do sudoeste da Península Ibérica no período romano.

Continuar a ler

Últimas

Viana do Alentejo aderiu à Associação de Municípios Portugueses do Vinho

A promoção do território e dos seus produtos endógenos estão entre os objetivos da adesão de Viana do Alentejo à Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Publicado

em

Viana do Alentejo

Adere à Associação de Municípios Portugueses do Vinho

O Município de Viana do Alentejo aderiu, no passado dia 30 de abril, à Associação de Municípios Portugueses do Vinho, durante a assembleia intermunicipal da associação que decorreu na Casa do Campino, em Santarém, com a presença do presidente da Câmara, Luis Miguel Duarte.

Na cerimónia que serviu para celebrar o 17º aniversário da associação, foram admitidos 18 novos associados, sendo atualmente 142 municípios.

A promoção do território e dos seus produtos endógenos estão entre os objetivos da adesão de Viana do Alentejo à Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Recorde-se que a primeira adega social portuguesa foi criada em 1893, no concelho de Viana do Alentejo, por António Isidoro de Sousa, pioneiro do movimento associativo no nosso país.

De salientar que, Viana do Alentejo, tem no concelho a produção do vinho “Hortas Velhas”, do produtor José Carlos Sítima que, nos 15 hectares de vinha, tem-se dedicado a plantar novas vinhas.

Continuar a ler

Futebol

AF Portalegre conta com um record de doze Seleções Distritais

Das doze, sete participam em Torneios Interassociações da Federação Portuguesa de Futebol sendo que as restantes cinco competem em Torneios Particulares.

Publicado

em

Portalegre

Associação de Futebol de Portalegre conta com um total de doze Seleções Distritais

Pela primeira vez na história da Instituição, a Associação de Futebol de Portalegre conta com um total de doze Seleções Distritais, oito de Futebol e quatro de Futsal.

Das doze, sete participam em Torneios Interassociações da Federação Portuguesa de Futebol sendo que as restantes cinco competem em Torneios Particulares.

Para o Presidente da Direção da AFP, Daniel Pina, este “é um dado que nos enche de orgulho de todos os que trabalham diariamente com as Seleções Distritais, desde o Staff da AFP, às Equipas Técnicas e Departamento Médico”.

O Presidente da AFP esclarece que “a criação das equipas que não participam nos Torneios da Federação visa essencialmente que os atletas trabalhem desde cedo em contexto de Seleção para que estejam mais bem preparados quando chegarem aos Interassociações”.

Daniel Pina conclui que “na AFP não se trabalha em busca de recordes”, mas realça que “estes têm ocorrido de forma natural e constante desde 2017” e que “todas estas marcas históricas se devem igualmente ao trabalho diário realizado pelos diversos agentes desportivos nos seus clubes”.

Continuar a ler

Desportos

Setúbal ao rubro. Vitória pode garantir subida. Comércio e Indústria e Olímpico do Montijo decidem quem sobe.

Chegou a fase decisiva em todos os campeonatos.

Publicado

em

Distrito de Setúbal

Campeonatos distritais ao rubro este fim de semana

Na 1ª Divisão Distrital, o Comércio e Indústria e o Olímpico Montijo SAD jogam no Campo da Liberdade. Este é o jogo que dá acesso à subida de divisão.

Ao Comércio, serve o empate ou a vitória, enquanto à equipa montijense só a vitória interessa. Aguarda-se um jogo cheio de emoção e casa cheia.

Domingo 17h00  |  O.Montijo SAD – Comércio Industria de Setúbal

Já na 2ª Divisão Distrital, no Campo do Pragal, teremos o jogo grande da jornada. O Almada recebe o U. Santiago do Cacém num jogo em que ambos precisam ganhar para sonharem com a subida de divisão.

Domingo 17h00  | Almada AC – União SC (Santiago Cacém)

Já no Campeonato Portugal, a 2ª fase começa este domingo à segunda volta e o Vitória FC  pode já carimbar a subida à Liga 3 em caso de vitória .

Domingo às 17h00  União Santarém SAD – Vitória FC.

Tarde cheia de emoções este domingo para amantes do desporto rei.

Continuar a ler

ALANDROAL

Festival “Soil to Soul” este ano no Alandroal

O evento regressa a Portugal nos dias 25 e 26 de maio, promovido pela Câmara Municipal do Alandroal e pela equipa do “Soil to Soul”, na Suíça.

Publicado

em

Alandroal

Está a chegar a edição deste ano do festival “Soil to Soul”, no Alandroal, para dar palco à agricultura regenerativa e educação alimentar.

O evento regressa a Portugal nos dias 25 e 26 de maio, promovido pela Câmara Municipal do Alandroal e pela equipa do “Soil to Soul”, na Suíça.

O festival pretende juntar gastronomia, música e muita animação, contando para isso com um alargado leque de chefes, produtores e artistas, numa iniciativa que tem como objetivo central a sensibilização para a conservação dos recursos naturais, sociais e culturais.

O programa do festival, que visa sensibilizar a comunidade para a conservação de recursos naturais, está recheado de arte, cultura, gastronomia, e momentos musicais, com dois concertos (um em cada dia do festival), este ano a cargo de Sean Riley & The Slowriders, e de Gizmo Varillas, um letrista e músico espanhol, sendo que a música ambiente em ambos aos dias estará a cargo do DJ Rai, do Incógnito, que certamente irão animar o ambiente neste evento que se quer de convívio e partilha.

Com o mote “Somos o que comemos”, o evento contará com a presença de alguns chefs nacionais.

Confirmados estão já Francesco Ogliari (restaurante Tua Madre, Évora), Bruno Caseiro e Tomoe Hayase (Cavalariça, Évora), André Cruz (restaurante Feitoria), Lara Espírito Santo e George McLeod (Restaurabte Sem, Lisboa), Diogo Formiga, Mauro Alison, Vítor Adão (restaurante Plano, Lisboa) Anne Karen (restaurante Pastus, Oeiras).

Continuar a ler

SETÚBAL

Feira Náutica de Setúbal

Decorre no Cais 3 do Porto de Setúbal

Publicado

em

Porto de Setúbal

Recebe Feira Náutica de Setúbal

O Cais 3 do Porto de Setúbal vai receber, entre 16 e 19 de maio, a Feira Náutica, um evento organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e que conta com o apoio da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra.

A Feira Náutica vai contar com a participação de cerca de 40 expositores e pretende ser um espaço de negócio e oferta de serviços, de empresas locais e nacionais, nas áreas da náutica de recreio, pesca desportiva, caça submarina, mergulho, desportos de ar livre e turismo náutico e de montanha.

A APSS marcará presença com um espaço onde irá a promover e divulgar o desenvolvimento do turismo náutico em Setúbal e da Economia do Mar, através do aumento da oferta de serviços ligados à náutica de recreio, aos desportos náuticos e a outras atividades económicas, direta ou indiretamente associadas. Neste âmbito, será ainda incrementado o estabelecimento de sinergias, numa estratégia integrada para a defesa de um objetivo comum: a valorização e proteção do Estuário do Sado como um destino turístico de excelência.

O programa da Feira Náutica de Setúbal compreende a realização de atividades náuticas e de montanha, atividades lúdicas, workshops, concertos e animação musical e irá dispor de uma área dedicada à gastronomia, com vários espaços de street food.

Durante o evento vão também realizar-se várias provas desportivas, nomeadamente a Regata de Vela de Cruzeiro e um passeio de canoagem e paddle a partir do Parque Urbano de Albarquel.

A zona de exposição da edição 2024 da Feira Náutica de Setúbal funciona, no dia 16, das 18 às 21 horas, nos dias 17 e 18, entre as 10 e as 21 horas, e no último dia, a 19, entre as 10 e as 20 horas, enquanto a área de restauração encerra, nos quatro dias do evento, às 23 horas.

Continuar a ler

OURIQUE

Ourique recebe Olimpíadas da Segurança

As Olimpíadas da Segurança E-REDES regressam este ano com três etapas classificativas, a primeira realizou-se na Figueira da Foz, segue-se Ourique e por último Braga.

Publicado

em

Ourique

E-REDES realiza Olimpíadas da Segurança

A E-REDES realiza a segunda etapa das Olimpíadas da Segurança Regionais no dia 17 de maio, no Parque de Treinos JJ Tomé, em Ourique, entre as 9h30 e as 15h30.

As Olimpíadas da Segurança E-REDES regressam este ano com três etapas classificativas, a primeira realizou-se na Figueira da Foz, segue-se Ourique e por último Braga. Estas etapas regionais vão servir como eliminatórias para a grande final agendada para o próximo ano. Este formato facilita a participação de equipas de diversas regiões, fomenta a partilha de conhecimentos e experiências, e consolida o compromisso da organização com a segurança em todas as suas operações.

Três equipas compostas pelos técnicos da E-REDES, e de três prestadores de serviços- CME, TBT, Visabeira – competem entre si na execução de atividades do seu dia a dia, com foco no cumprimento dos procedimentos de segurança, destacando o trabalho de todos os eletricistas, que diariamente asseguram a presença de energia onde ela é precisa.

Agenda

09h30 – Welcome Coffee

10h00 – Abertura

10h30 – Atividades

13h00 – Almoço

15h00 – Entrega de Prémios

15h15 – Encerramento

Continuar a ler

ALCÁCER DO SAL

Alcácer do Sal discute transportes públicos.

“Os Transportes Públicos Ferroviários e Rodoviários”, é o tema para a iniciativa de 18 de maio.

Publicado

em

Alcácer do Sal

Transportes públicos

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Alcácer do Sal, tem analisado a dificuldade dos Utentes aos diversos Transportes Públicos.

Em causa estão as seguintes preocupações:

– No Transporte Público Ferroviário, os Utentes poderiam ir trabalhar ou estudar em Lisboa, combatendo assim a especulação imobiliária, e poupar nos custos de alojamento e transporte, de e para Alcácer do Sal, caso existisse Comboio de Passageiros. Uma vez que a linha está electrificada, e passa o Comboio de Mercadorias, é inadmissível que o Comboio não pare nesta Cidade. Também se fala muito em descarbonização, é impensável como não existe este tipo de Transporte.

– No Transporte Público Rodoviário, os Utentes têm muitas dificuldades em aceder a este tipo de Transporte, porque fora do Período Escolar, as Carreiras são quase inexistentes.
Também ao fim de semana e feriados, os Utentes não têm qualquer tipo de Transporte Público para se deslocarem à Sede de Concelho, ou entre as diversas Freguesias.
– No Serviço Rede Expressos, também este gênero de Serviço não para nesta Localidade.
Segundo a Comissão de Utentes refere que os habitantes ” no Concelho de Alcácer do Sal, estão completamente arredados nas suas deslocações por Transportes Públicos.
A Comissão de Utentes do Concelho de Alcácer do Sal, aceitou o convite por parte do Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) para realizar uma acção, no âmbito da comemoração dos 50 anos da Revolução do 25 de Abril, sob o lema “Abril é avanço, é mais e melhores Serviços Públicos”, tendo como tema “Os Transportes Públicos Ferroviários e Rodoviários”.
Este evento vai realizar-se no dia 18 de Maio, às 15:00, no Auditório da antiga Junta de Freguesia de Santiago (Alcácer do Sal).
Esta iniciativa tem como Convidado, o Sr. Carlos Humberto de Carvalho, Primeiro Secretário da Área Metropolitana de Lisboa.
Os Utentes dos Transportes Públicos no Concelho de Alcácer do Sal, pretendem dizer ao Governo exigir mais e melhores Transportes Públicos, apontando algumas soluções para a resolução do problema.

Continuar a ler

Acidentes

Jovem projetado de carrossel, em Moura, em estado estável.

Desrespeito por normas de segurança na origem do acidente.

Publicado

em

Moura

Jovem entrou no Hospital de Beja em estado grave

O jovem de 12 anos terá ignorado as regras básicas de segurança.

‘Antes do carrossel terminar a última volta o jovem colocou-se de joelhos provocando a projeção’, segundo referiu Paulo Mendonça, proprietário do carrossel.

Adiantando, “Estava aqui um colega dele e ele estava de joelhos..isto vai para cima e para baixo e ele foi projectado,” referiu.

O jovem foi transportado para o Hospital de Beja em estado grave mas está a evoluir favoravelmente.

“Ele está bem, já falei com o pai”, adiantou o proprietário do carrossel que esteve nos últimos dias numa feira em Moura.

O carrossel foi encerrado por opção do proprietário e não voltou a funcionar .

Continuar a ler

CICLISMO

Morreu o repórter Fernando Emílio, um dos maiores conhecedores do ciclismo nacional.

Era natural do Ciborro (Montemor-o-Novo)

Publicado

em

Ciborro, Montemor o Novo

Morreu um dos homens que mais sabia de ciclismo em Portugal

Fernando Emílio, jornalista, 77 anos, faleceu ontem, após prolongada doença oncológica.

Tratado pelo ‘Padrinho’ por ter iniciado muitos jovens no jornalismo ao nível do ciclismo, era um dos mais conceituados especialistas portugueses de ciclismo e esteve presente, ao serviço de vários meios de comunicação social, em nada menos de 50 Voltas a Portugal.

Em 2023, no decorrer da última prova da volta a Portugal, recebeu as insígnias de Sócio de Mérito da Federação Portuguesa de Ciclismo como reconhecimento pela longevidade do seu trabalho, quer a noticiar quer a comentar a modalidade pela qual era apaixonado.

“Alentejano, natural do Ciborro (Montemor-o-Novo) e residente em Évora, Fernando Emílio transpirava jornalismo e ciclismo por todos os poros. Era um ‘monstro’ que atingira um patamar que todos nós, jornalistas desta casa e de todas as outras queriam, um dia, atingir”, refere o jornal ‘A Bola’ aonde atualmente escrevia as suas crónicas.

«É uma figura incontornável do ciclismo e do jornalismo português», resumiu o diretor da Volta, Joaquim Gomes, aquando da homenagem que, em agosto de 2023, recebeu por parte da organização da Volta a Portugal.

As últimas homenagens podem ser feitas na Igreja do Álamos. O seu funeral será amanhã, domingo, ás 15horas.

Continuar a ler

ALJUSTREL

Alentejano José Neto é a jovem promessa do Benfica

Publicado

em

Crédito - Sport Lisboa e Benfica

José Neto,

Jovem alentejano assina contrato profissional com os encarnados

Chama-se José Neto, tem 16 anos, é natural de Aljustrel e tem o futuro nos pés.

Dentro do campo a sua posição é lateral-esquerdo, e enverga a camisola do Sport Lisboa e Benfica, apresentando-se com o número 13. Fora do campo, o clube da Luz está atento à sua evolução e, por isso, assinou um contrato profissional com o futebolista.

Das cores do SC Mineiro Aljustrelense, a jovem promessa saltou para a capital em 2017/18, para representar as águias, onde se mantém há 7 anos.

Quanto ao seu percurso, o defesa foi Campeão Nacional de Iniciados em 2022/23 e na presente temporada, José Neto totaliza 16 jogos pelos Juvenis, sendo um deles em representação da equipa Sub-17.

O pupilo dos encarnados foi ainda chamado pela primeira vez às seleções nacionais, durante esta época, na qual conta com três internacionalizações pelos Sub-16.

Um percurso notável do jovem futebolista que vê agora o seu esforço traduzido na assinatura de um contrato profissional com o Sport Lisboa e Benfica.

Continuar a ler

Agricultura

Ministro da Agricultura vai receber da ACOS uma lista com os problemas do setor

Publicado

em

Rui Garrido, presidente da ACOS

ACOS,

Ministro da Agricultura vai receber da ACOS uma lista com os problemas do setor

Depois de vários políticos terem marcado presença na Ovibeja, que terminou no domingo passado, a Associação de Agricultores do Sul (ACOS) está a elaborar uma lista que engloba os problemas atuais que os agricultores enfrentam atualmente no Alentejo.

De recordar que o anterior governo, liderado por António Costa, e com Maria do Céu Antunes na pasta da agricultura, não reuniu o consenso entre agricultores. Exemplo disso foi a manifestação que houve a nível nacional  por parte dos agricultores, em Fevereiro deste ano, e que demonstrou a insatisfação dos profissionais para com o governo anterior face ao corte de apoios.

Ora novo governo, novas medidas, e segundo Luís Montenegro, primeiro-ministro, o objetivo é agora aproximar os agricultores do Ministério da Agricultura e haver um consenso entre ambas partes.

Em declarações aos meios de comunicação, Rui Garrido, presidente da ACOS, refere que aquando a vinda de Montenegro à Ovibeja, falou-lhe nos problemas atuais do setor na qual o recém eleito primeiro-ministro lhe pediu para enviar por escrito todas as dificuldades que vivem atualmente.

A carga burocrática excessiva do PEPAC, a redução das ajudas, a perda de importância do Ministério da Agricultura ou até o olival não estar elegível para investimento na zona do EFMA – Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva, são alguns dos problemas elencados por Rui Garrido e que vão constar na lista que José Manuel Fernandes, Ministro da Agricultura e Pesca, irá receber nestes dias.

Continuar a ler

MOURÃO

“Ambulância Social” em Mourão faz a diferença

Publicado

em

Município de Mourão

Mourão,

“Ambulância Social” já ajudou 62 municípes

Há cerca de um ano, a Câmara Municipal de Mourão e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários assinaram um protocolo de cooperação, designado – Ambulância Social.

Um projeto social que tem como finalidade “assegurar o transporte não urgente de doentes seniores e vulneráveis, economicamente carenciados, para estabelecimentos e serviços do Serviço Nacional de Saúde (SNS) ou entidades com contrato ou convenção para prestação de cuidados de saúde, visando facilitar o acesso desse segmento da população a consultas, internamentos ou exames complementares de diagnóstico e terapêutica”.

Um projeto que tem agradado os munícipes que até então já ajudou 62 habitantes, numa vila raiana que tem muitos residentes idosos.

Sob 4 rodas, a ambulância já efetuou 127 viagens, percorrendo mais de 30 mil quilómetros.

 

Continuar a ler

cultura

“FICO” satisfeito por estar de regresso a Viana do Alentejo

Completa a sua terceira edição e já está a conquistar o público em geral.

Publicado

em

Programa da 3a edição do FICO

Viana do Alentejo,

FICO – Festival em Viana do Alentejo vai estar estar de “mãos dadas” com os visitantes

O Festival de Ilustração e Criatividade em Olaria (FICO) é organizado pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo em conjunto com a Associação Passa ao Futuro.

“Nestes dias há workshops criativos, uma exposição de olaria pintada e uma feira de cerâmica e olaria”, refere Paula Neves, vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo.

Um evento que começa esta sexta feira e que termina no domingo. Durante estes dias, a arte de trabalhar o barro, a cultura e a inovação vão ser o principal chamariz deste festival.

Até à vila alentejana irão viajar ilustradores, designers, jovens ceramistas, artesãos e entusiastas da olaria para uma série de atividades.

Praça da República, antiga biblioteca e o castelo são os locais que vão acolher esta iniciativa

Continuar a ler

Sociedade

Feira da Saúde no Alandroal irá promover um estilo de vida mais saudável

O evento acontece nos próximos dias 17 e 18 deste mês e realiza-se na Praça da República.

Publicado

em

Crédito - impulsiveaddiction

Feira da Saúde,

Feira da Saúde no Alandroal irá promover um estilo de vida mais saudável

Rastreios gratuitos, jogos para crianças, aulas de Pilates, ginástica para séniores, entre outras atividades, são algumas das iniciativas que a Feira da Saúde, no Alandroal, que a população dos mais novos aos graúdos pode participar.

Um programa diversificado e que é organizado pelo Município de Alandroal. “O objetivo é promover a atividade física, mobilizando a população em geral para a prática desportiva regular, nomeadamente como complemento da saúde e de um estilo de vida saudável e sensibilizando a comunidade para a importância da saúde nas suas vidas”, refere o Município.

O evento acontece nos próximos dias 17 e 18 deste mês e realiza-se na Praça da República.

Continuar a ler

Últimas

Pensionistas e reformados mais carenciados vão ter mais apoios do Governo

Publicado

em

Pensionistas e reformados,

Pensionistas e reformados mais carenciados vão ter mais apoios do Governo

Foi a pensar nos pensionistas e reformados, que ontem, quinta feira, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou três medidas que têm o objetivo de aumentar os rendimentos mensais destas pessoas mais vulneráveis.

Depois de uma reunião de Conselho de Ministros, em que estas ideias foram expostas e aprovadas, Montenegro explicou aos meios de comunicação que a Governo decidiu aumentar a 100% a comparticipação dos medicamentos com receita médica para os beneficiários do Complemento Solidário.

Uma comparticipação que até então estava fixada em 50% e que agora vai chegar até 145 mil pensionistas e reformados.

Outra das medidas prende-se com o Complemento Solidário para Idosos (CSI). O Governo vai aumentar o valor do complemento de 550 euros para 600 euros, ou seja, um aumento de 50 euros.

Por fim e ainda referente ao CSI, os idosos podem candidatar-se, a partir de agora, de forma independente sem terem que comprovar os rendimentos dos filhos.

Um Complemento que é pago mensalmente em dinheiro e que é destinado aos idosos com baixos recursos e aos pensionistas de invalidez sem Prestação Social para a Inclusão.

Continuar a ler

Últimas

x
error: O conteúdo está protegido!!